Autor Tópico: Review pessoal da AF-S 35 mm 1.8 G  (Lida 7446 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 09 de Julho de 2012, 22:12:23
Acho bastante válido nós usuários comuns de DSLRs postarmos as nossas impressões sobre as lentes e equipamentos que compramos, testamos, usamos, etc... porque boa parte dos sites de review são em inglês (para mim não é dificuldade mas para muitos ainda é uma barreira) e extensamente técnicos. Depois de 4 meses a lente chegou e usei por algumas vezes em condições diversas: luz do dia, sombra, ambientes internos com pouca luz, fotos posadas, cenas com movimentos rápidos, etc...
Tentei dividir em alguns fatores:
Abertura
Realmente as aberturas 1.8, 2.2 e 2.8 propiciam um bokeh bem legal e permitem, na minha D3100, usar ISO de 800 e 1.600 para evitar o flash externo
Nitidez
A nitidez é muito boa já em 1.8 mas percebi que na faixa de 3.5 a 5.6 a sua nitidez é incrível. Em aberturas de 7 e 8 eu achei a lente do kit (18-55) igual ou superior neste quesito. PS.: Não tirei muitas fotos ainda nesta faixa de abertura para validar 100% esta afirmação. Talvez outros usuários possam confirmar ou contrariar a minha opinião.
Focagem
Foi a minha grande decepção pois o desempenho na velocidade e precisão do foco considerei mais "confuso" e lerdo quando comparado à lente do kit.
Construção, tamanho e design
Por ser quase toda em plástico, é bem leve, portátil, visualmente com parasol fica bonita e charmosa. A D3100 já é leve, usando essa lente então fica campeã nesse quesito.
Apesar do plástico empregado em toda ela, o acabamento é de primeira e me pareceu ligeiramente superior à lente do kit. PS.: Lembrando que é feita na China também.
Cores e contraste
Também achei bem melhor comparado à lente do kit. Parece ser sempre mais vivo e com melhor definição.

Conclusão prévia:

Realmente é uma lente obrigatória para todos que tem uma DSLR. Tem muito mais prós do que contras. Não sei dizer se é no quesito nitidez ou foco mais precisa ter um pouco mais de cuidado para não ter fotos com efeito blur. O fator de ser fixa acho que é a menor preocupação de todas pois se a composição não ficar aquelas coisas, um simples crop resolve.

Deixo aqui espaço para comentários a favor ou contra ao meu rápido review pois tenho só duas semanas com essa lente e a minha experiência com lentes primes está só começando.
No próximo post coloco fotos em algumas ocasiões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2012, 22:25:10
Fotos com pouca luminosidade.

1. ISO 1600, f/1.8, 1/80


2. ISO 1600, f/2.2, 1/200 - Dá pra ver o bokeh tbm


3. ISO 1600, f/1.8, 1/60


Fotos em ambiente com luz. Teste de bokeh e nitidez
4. ISO 800, f/1.8, 1/4000


5.  ISO 800, f/2.8, 1/3200


6. ISO 200, f/1.8, 1/4000


7. ISO 100, f/2.8, 1/800
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2012, 05:48:41
Tenho uma dessas e adoro pela leveza, foco rapido, nitidez e contraste na medida certa!!! Muito bom o review.

Uma ressalva a esse trecho:

"Focagem
Foi a minha grande decepção pois o desempenho na velocidade e precisão do foco considerei mais "confuso" e lerdo quando comparado à lente do kit."

Uma das lentes mais lerdas da Nikon eh a 18-55mm VR. Nao pode uma 35mm 1.8G ser mais lenta no foco q uma 18-55mm VR do kit. Testa aih pq nao era pra isso ocorrer.
« Última modificação: 10 de Julho de 2012, 05:56:27 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


caiobr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2012, 06:57:50
Também tenho esta lente e a do kit que uso na d5000 e na d300... para mim a velocidade do foco é superior a 18-55, principalmente em ambientes de pouca luz....
Ficaram bacanas as fotos, apenas a primeira achei que a cadeira ficou em foco e o rosto da criança não! De qualquer modo belas fotos, parabéns!  :clap:


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2012, 08:49:32
Em primeiro lugar, excelente a iniciativa do tsouto. Podíamos fazer isso com outras lentes...
Com relação à velocidade de focagem, faço coro com os colegas. Tenho uma 35 igual à lente em análise e uso em uma D300. O foco é beeeem mais rápido que a 18-55. O que pode estar acontecendo com o tsouto? Alguém tem algum palpite? Será que por não ter motor de foco no corpo, a D3100 leva mais tempo pra focar?

Abs!
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2012, 14:29:14
Pode ser influencia do sistema de foco da D3100. Mas mesmo assim, era pra ser mais rapida q a 18-55mm VR.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


konowaluka

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
  • YES MAN...
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2012, 14:54:20
Gostei muito de suas fotos, realmente a 35mm é uma lente essencial para aprender fotografia. :ok:
Canon T3i, 50mm f/1.8, Speedlite 600ex, EF 24-105mm f/4L IS USM, Compacta Nikon Coolpix P300


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2012, 15:21:24
Na minha D200 o foco é uma beleza também  :ok:
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2012, 18:52:58
Deixei o modo de focagem configurado em AF-S e área de focagem automática. Será que se ficasse em AF-A e pontual seria melhor?

Agradeço os comentários até agora. A intenção deste review pessoal foi justamente agregar conhecimento para mim mesmo e pro pessoal do MF. Seria realmente muito interessante que mais usuários compartilhassem as suas opiniões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


patyamorim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2012, 00:13:22
acompanhando o topico , to querendo comprar uma dessas.
nikon D7000 d70
lente 18 70mm
lente 50mm 1.8
FLASH YN 560


Zé Luis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2012, 20:10:04
Parabéns Tsouto por sua iniciativa. :clap:
Tb tenho essa lente mas a utilizei pouco, assim não tenho o que acrescentar.
Acompanharei para aprender com os foristas. :ok:
abs


Renata Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2012, 12:08:52
Tsouto,

Excelente iniciativa! Estou acompanhando o tópico pq quero comprar esta lente... na verdade estou indecisa entre a 35mm 1.8 e a 50mm 1.8 !!!  Ambas parecem ser fantásticas...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2012, 12:46:46
Minha sugestão. Vá de 35 mm. É muito mais por questões de composição do que por diferenças técnicas entre as lentes.
Um DF menor faz diferença. Seria muito legal que tivesse uma AF-S 18 mm 1.8 G. A GA faz mais falta do que uma tele.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2012, 12:51:59
Tem a 24mm 2.8D q nao eh cara mas nao tem motor de foco. Nao fica tao aberta como a 18mm numa DX, mas jah dah pra brincar...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


rafaelduraes

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - r a f a e l .
Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2012, 23:17:40
Pô, muito bom o review, veio na hora certa pra mim.  :ok:

Seguinte,
to entrando bastante na área das fotografias de show (a principio, só de bandas menores, "undergrounds"). Olhando por todo o fórum, decidi que o ideal era adquirir uma lente mais clara pra esse tipo de foto, e to quase decidindo pela 35mm, pelo preço, que tá compatível com o que eu posso gastar, e também pela enorme quantidade de elogios que eu vejo ela recebendo. Mas tenho algumas dúvidas ainda: ela possui estabilizador de imagem? Esse recurso e o motor de foco, são compatíveis com a minha D5100, certo?

Desculpem a ignorância, mas é que eu vi muitas informações distorcidas internet afora.

Abraço,
Rafael Durães
Nikon D5100 + 18-55mm