Autor Tópico: Tudo sobre tubos de extensão para fotos macro  (Lida 42333 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 23 de Julho de 2012, 18:39:28
Pessoal, como futura usuária de tubos de extensão, vou abrir esse tópico para que possamos concentrar em um mesmo espaço, informações úteis a respeito de seu uso. Quero tentar deixar esse tópico o mais abrangente possível. Tem várias informações espalhadas pelo fórum, mas acho legal termos um espaço único para concentrá-las e facilitar futuras consultas.
Conto com a ajuda dos entendidos, hehe.
Bem, vou começar com alguns questionamentos aqui.
- Como funcionam os tubos de extensão (o que eles fazem exatamente, que nos permitem maior ampliação)?
- Como tirar melhor proveito do seu uso? (somente 1? combinaçaõ de mais de 1? quando é melhor combinarmos mais de 1 tubo, quando é melhor utilizarmos só 1?)
- Existe algum tipo de objetiva que se beneficiará mais da utilização do tubo? tipo objetivas mais claras, objetivas que já vêm com a função macro (no caso, qdo falo em "macro", refiro-me às lentes macro da nikon, pois sei que elas na verdade fazem um "close up". Na nikon, quem faz macro mesmo são as lentes micro, correto?? não sei como é a denominação na canon...), objetivas fixas ou com "zoom"...
- Como podemos chegar a uma ampliação 1:1 com os tubos? Que tipo de objetiva (ou combinação tubo + objetiva) nos permitiria isso? E a perda de luz, é significante?
- Quais são as melhores marcas, dentre tubos com e sem contatos?

De início é isso. Quem tiver mais dúvidas e quem puder colaborar com respostas, irei agradecer imensamente.  :ok:
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 18:42:35 por Helena Bsb »


Luiz Piovesana

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 466
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 18:52:43 por MEGA_VET »




Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2012, 19:59:28
Vou juntar aqui algumas citações interessantes, aqui do forum:

Esse fala da diferença entre tubo de extensão e teleconverter. Já responde o primeiro questionamento que fiz.
rbjordan,

o tubo extensor é um acessório que afasta a lente da câmera. Ele é só um tubo e não tem elementos ópticos, por isso não há perda na qualidade da imagem. O efeito do uso dele é a diminuição da distância mínima de foco do da lente no corpo, útil para fotos macro.

O tele conversor tem elementos ópticos e serve para aumentar o comprimento focal da lente. Por ter elementos ópticos, ele faz com que haja perda na qualidade da imagem, muitas vezes imperceptível.

Esse post do AlexandreS fala sobre a perda de luz.
Acho que o pessoal está confundindo... Uma coisa é tubo extensor, outra é tele converter..

A quantidade de luz perdida no tubo extensor é mínima, se o tubo tiver contatos não afeta o AF. Já com tele converters, um TC 1.4x rouba um ponto de luz, um TC 2x rouba dois pontos de luz. A maioria das cameras, com exceção da série 1 se não me engano, consegue fazer AF com aberturas mínimas de f/5.6 ou maior. Então uma lente com mínimo em f/5.6 com TC 2x vai para f/8 e perde o AF.


Ops... Pensei certo e escrevi errado. Uma lente f/5.6 com um TC 2x vai para f/11 e perde o AF
Bem, não sei se ele se refere a apenas 1 tubo de extensão... acredito que 3 tubos acoplados juntos (68mm), devem gerar perda de luz relativamente significativa, será que não??
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 20:04:01 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2012, 20:14:26
Sobre ampliação, retiro um trecho do artigo do Tacio Philip
http://www.macrofotografia.com.br/artigos/et-tc.shtml

"A ampliação alcançada com ET vai depender tanto da distância focal da lente a ser utilizada quanto da extensão utilizada, sendo que para o uso da lente em posição de foco 'infinito', segue a fórmula:
ampliação = extensão / distância_focal

Exemplo:
Com o uso de uma lente 50 mm e um ET de 25 mm chegamos a seguinte ampliação:
ampliação = 25/50 = 1/2
Ou seja, você consegue uma ampliação de 1/2, ou em outras palavras, de 1:2.

Exemplo:
Com o uso de uma lente 50 mm e um ET de 50 mm chegamos a seguinte ampliação:
ampliação = 50/50 = 1
Ou seja, você consegue uma ampliação de 1, ou em outras palavras, de 1:1 ou lifesize."

mais uma citação, desse outro artigo
http://www.macrofotografia.com.br/artigos/tubodeextensao.shtml
"Na prática podemos observar que o uso de tubo de extensão com uma lente normal do kit não é a melhor escolha nem para ganho de ampliação nem para distância de trabalho. Entretanto, se você já tiver uma lente macro essa é com certeza a melhor opção para ganho de ampliação sem perda de qualidade de imagem."


 


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2012, 22:51:09
Sua ideia muito me interessa  :D

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72657.msg715998#msg715998
- Tubos extensores simples: Não degradam a imagem e perdem pouca luz. Normalmente fornecem boa magnificação, mas o foco é bem complicado. Quando utilizado com lentes eletrônicas, deve-se utilizar alguns macetes (que funcionam na Canon, não sei nos outros mounts) para fechar o diafragma da lente e assim obter uma profundidade de campo maior. Uma alternativa é utilizar lentes antigas e adaptadores com o controle de diafragma no corpo. Eu uso esta opção com lentes M42 com adaptadores para Canon EOS. Os tubos extensores conseguem maior magnificação com lentes mais angulares, embora a distância de foco também seja menor.

- Tubos extensores com contatos: A única diferença é que os contatos permitem o controle do diafragma e assim consegue-se usar lentes eletrônicas comuns. O autofoco também é preservado, mas normalmente não se usa autofoco com macro de grande magnificação.

Lente Mecânica M42 (Helios 44-M 58mm f/2.0) com tubo de extensão simples


Lente Mecânica M42 (Takumar 50mm f/1.4) com tubo de extensão simples
« Última modificação: 23 de Julho de 2012, 22:53:56 por fabiodjs »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2012, 09:05:17
Obrigada pela sua contribuição!
Eu gostaria que alguém entrasse com dicas de marcas de tubos com contatos. Sem contato, acredito que tanto faz como tanto fez, qualquer coisa que a gente ache, vai servir. Mas gostaria de dicas de bons tubos com contatos. Sei que existem os Kenko. Mais alguma marca pra gente incluir nas pesquisas?


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2012, 13:33:55
Segundo este...

http://digitalcave.ca/resources/photography/extensiontubes.jsp
Os tubos chineses (como ele mesmo chama) são bons o suficiente, mas podem ser um pouco inferiores aos da Kenko quando usado com teleobjetivas maiores, por não ficar totalmente fixado.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2012, 13:45:54
Segundo este...

http://digitalcave.ca/resources/photography/extensiontubes.jsp
Os tubos chineses (como ele mesmo chama) são bons o suficiente, mas podem ser um pouco inferiores aos da Kenko quando usado com teleobjetivas maiores, por não ficar totalmente fixado.

Huuuum, interessante esse detalhe de uso com objetivas maiores. Tem uma pessoa aqui que tem tubos Kenko, vou chamá-lo pra dar seu parecer aqui.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2012, 14:51:21
Cheguei tarde no tópico rsrsrs.

Sobre os tubos com contatos não posso falar nada pois não tenho experiência. Uma vez vi alguém falando para procurar tubos em que os contatos não fiquem visíveis internamente, já que estes poderiam gerar reflexão de luz e diminuição da qualidade. Neste modelo aqui, da Meike http://www.dealextreme.com/p/meike-auto-focus-macro-extension-tube-set-for-canon-dslr-82130?item=30 dá para ver claramente que os contatos ficam aparentes. Agora se realmente degradam a imagem, não sei dizer.

Quanto ao uso de tubos sem contatos, como já falei no outro tópico sobre macro e foi citado alguns post's acima, são baratos mas o uso é um pouco mais complicado.

Como a profundidade de campo é curtíssima, vc não vai conseguir bons resultados com a lente com o diafragma todo aberto. Simplesmente espetar uma 50mm f/1.8 em um tubo sem contatos não vai gerar bons resultados. Para que se consiga uma profundidade de campo maior, é necessário fechar o diafragma.

Nas Canon's se consegue isso da seguinte forma: Coloca-se a lente na câmera, escolhe-se a abertura desejada (f/16 por exemplo), pressiona-se o botão de previsão de profundidade de campo fazendo com que o diagrama vá para a abertura escolhida e com o botão ainda pressionado, desconecta-se a lente da câmera. Assim, ela ficará com o diafragma fechado na abertura escolhida.
O problema é que com o diafragma fechado, pouca luz chega até o sensor e fazer o foco é muito complicado pela falta de luz.

Por isso muitos que usam tubos  sem contatos preferem utilizar lentes antigas, que tem o controle de diafragma através de dial na própria lente. Vc pode focar com a lente toda aberta e fechar o diafragma na hora de clicar. Exige conhecimento diferenciado de fotometria, pratica para fazer o foco e mantê-lo enquanto fecha o diafragma, mas depois de pegar o jeito dá bons resultados.

Se vc encontrar uma lente mecânica antiga como uma Helios 44 como a que usei para fazer a foto da mini-flor amarela por um bom preço, aí começa a valer a pena. Já vi gente comprando a Helios por valores de 25,00 a 50,00 reais em lojas de fotografia que trabalha com material usado. Somado um tubo de extensão padrão de $9 (no DealExtreme) e um anel adaptador para a sua câmera (para a Canon EOS um anel adaptador com confirmação de foco de última geração custa em média $12 no ebay) vc tem um bom conjunto para começar a brincar de macro. E se for usuário Canon, ainda vai poder usar a lente de forma manual para fotografar, como mostrado aqui neste post Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.

Não sei se já postei antes, mas aqui vão mais algumas feitas com a Helios 44 e tubos simples


Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr


Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr


Pistilos de Lírio por Alexandre.Schuster, no Flickr

Aqui tem uma foto dos equipos dos meus primeiros experimentos com macro. Foram abandonados o close-up e a lente zoom pela baixa qualidade final. A lente bem da esquerda é a Helios 44m 58mm f/2.0, uma das lentes mais comuns que existem, já que eram a lente do kit das câmeras Zenith, a DSLR russa de filme que provavelmente foi a DSLR de filme mais vendida do mundo. Ao lado, uma Ricoh Rikenon 50mm f/1.7. Na direita, um adaptador simples sem confirmação de foco para adaptar lentes de rosca M42 em baioneta EOS.


Macro ! por Alexandre.Schuster, no Flickr

Para quem não conhece estas lentes manuais, aqui está uma Marexar 28mm f/2.8 de rosca M42. Nunca testei para macro, tenho que fazer isso :) Notem que a abertura é setada via anel na própria lente:

Lente Marexar 28mm f/2.8 por Alexandre.Schuster, no Flickr

E como eu disse antes, a opção por este tipo de tubo de extensão com este tipo de lente ainda pode levar à utilização "normal" da lente nas câmeras Canon (nas Nikon não é possível, pelo menos de forma simples, devido à distância de registro, mas isso é outro papo que foge ao escopo deste tópico) Aqui uma feita apenas com a Helios

Flores na Calçada por Alexandre.Schuster, no Flickr

E re-lembrando que independente do tipo de tubo utilizado, fotografia macro requer aberturas pequenas. E aberturas pequenas requerem luz. Muito raramente irá se conseguir bons resultados sem o uso de um flash.

Abçs

« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 14:57:42 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2012, 15:21:58
Olá Helena e pessoal.....

Tbém não tenho experiência com tubos extensores, mas isso tem data pra acabar.. :clap: :clap:.... dia 13/08 chega de fora minha OM-D e um dos acessórios que comprei é um kit com 2 tubos Kenko com conectores eletrônicos (contatos).

Na internet os conectores com contato da Kenko (ela tem pra Nikon e Canon tbém) são bastante elogiados. Nas DSLR a espessura dos tubos é bem maior do que no formato M4/3.... não sei quanto isso influência na questão de perda de luz de um formato em relação ao outro. Alguém sabe???

Os tubos que comprei tem 10mm e 16mm (podem ser usados separados e/ou acoplados o que resulta em um tudo de 26mm)





« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 15:23:02 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2012, 16:02:02
Muito obrigada, Alexandre e André!
Eu pretendo comprar futuramente tubos com conexão mesmo. Os kenko ainda estão em primeiro lugar na escolha, até o momento, me pareceram ser os melhores.

Alexandre, eu uso nikon, e das minhas 5 lentes, 4 têm diafragma controlado por anel, então nesse quesito, tô bem, rs.
Eu pretendo usar uma lente que tenho que já é macro (que na verdade, na nikon é uma close up) com o tubo, pra melhorar a ampliação.
Não é uma coisa para já, vou ver se consigo quem traga esses tubos Kenko pra mim. Se não rolar, compro do Tacio mesmo.
Eu na verdade preferia uma boa nikkor micro, mas como nenhuma custa 200 dólares, o jeito vai ser me entender com os tubos mesmo.  :D


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2012, 16:44:01
Helena, esqueci de mencionar isso. A Nikon tem boas lentes mais antigas com controle de diafragma na lente. E que também podem ser usadas nos corpos mais novos.  :ok: :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2012, 15:37:06
Existe diferença entre os tubos com "montagem de metal" e os de plásticos?





E os tubos da própria Canon? são melhores?



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2012, 16:59:51
Existe diferença entre os tubos com "montagem de metal" e os de plásticos?





E os tubos da própria Canon? são melhores?



Olha, eu acho que o que deve mudar de tubo pra tubo, é mais o material mesmo, os mais caros devem ter material de melhor qualidade.  Acredito que o metal traga mais resistência ao encaixe do tubo.
E os tubos da canon seriam mais caros do que os da kenko provavelmente só pelo nome mesmo. Assim imagino, hehe. A Nikon tbém tem tubos de extensão, e são mais caros do que os "genéricos".
« Última modificação: 26 de Julho de 2012, 17:02:14 por Helena Bsb »