Autor Tópico: D3100 é uma profi. ou semi ? alguém pode me responder ! agradeço !  (Lida 5458 vezes)

Rafaelleocard

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
já pesquisei bastante

tô iniciando a fotografar casamento e ñ sei se ela é uma câmera ideal pra isso ?


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2012, 16:58:21
Rafael,

Ideal não é.

Ela é uma DSLR de entrada, ou seja, para iniciantes. E a D3200 já a substituiu.

Hoje a Nikon classifica, em seu catálogo, suas DSLR's assim:

Consumidor: D3200 (iniciante) ->  D5100 (intermediário) -> D7000 (avançado)
Profissional: D800/D800E (compacta) -> D4 (top)

Quanto a equipamento para fotografar casamentos, logo alguém vai lhe orientar melhor aqui...  tá muito longe da minha 'alçada'...

 :ok:


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2012, 22:48:09
já pesquisei bastante

tô iniciando a fotografar casamento e ñ sei se ela é uma câmera ideal pra isso ?

Ideal > D700 D3 D3s D4

nessa ordem.

motivos? iso elevado, qualidade de imagem, tamanho do arquivo.

D800 não é uma solução ideal.

para casamentos dois corpos é o mínimo. o que você diz para os noivos se a sua única camera para de funcionar no momento mais importante tão planejado?

backup é pre-requisito, não é opcional.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2012, 15:38:28
já pesquisei bastante

tô iniciando a fotografar casamento e ñ sei se ela é uma câmera ideal pra isso ?

Pelo amor de Deus, isso não é nada pessoal.

Para um fotógrafo sério, responsável e comprometido com o trabalho assumido, CASAMENTO é um serviço que exige muito. Não só de equipamento, mas, e principalmente, de conhecimento por parte de quem vai executar aquele serviço.

Vou fazer uma pergunta mas não responsa pra mim nem para ninguém, a não ser somente pra você mesmo: "Você está, de fato, preparado para assumir uma responsabilidade desse tamanho?".

Vamos dizer que eu ganhe na loteria amanhã, fique muito rico e compre um Boeing 747. Ora, o simples fato de eu me tornar dono de um avião como esse, não quer dizer que eu automaticamente já seja considerado um piloto devidamente habilitado para operar esse aparelho.

Reflita um pouco.

Se o que eu escrevi te incomodar de alguma forma, então, peço dois favores:
1. Que perdoe minha sinceridade;
2. Que você ignore; faça de conta que nunca leu isso.
-22.352971,-48.775582


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2012, 19:32:09
Se for DX tem de ser uma D7000. Ter um segundo corpo como backup é fundamental.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2012, 10:33:52
Pelo amor de Deus, isso não é nada pessoal.

Para um fotógrafo sério, responsável e comprometido com o trabalho assumido, CASAMENTO é um serviço que exige muito. Não só de equipamento, mas, e principalmente, de conhecimento por parte de quem vai executar aquele serviço.

Vou fazer uma pergunta mas não responsa pra mim nem para ninguém, a não ser somente pra você mesmo: "Você está, de fato, preparado para assumir uma responsabilidade desse tamanho?".

Vamos dizer que eu ganhe na loteria amanhã, fique muito rico e compre um Boeing 747. Ora, o simples fato de eu me tornar dono de um avião como esse, não quer dizer que eu automaticamente já seja considerado um piloto devidamente habilitado para operar esse aparelho.

Reflita um pouco.

Se o que eu escrevi te incomodar de alguma forma, então, peço dois favores:
1. Que perdoe minha sinceridade;
2. Que você ignore; faça de conta que nunca leu isso.
Caro Braga
voce nao errou nem uma virgula.
Pode se fazer um excelente casamento
com uma d3100, d90, d300, d4, ou d6578563454.
Em eventos a "pecinha que aperta o botao", e muito importante.
abs.


Erivaldo Cesidio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2012, 10:43:00
Caro Braga
voce nao errou nem uma virgula.
Pode se fazer um excelente casamento
com uma d3100, d90, d300, d4, ou d6578563454.
Em eventos a "pecinha que aperta o botao", e muito importante.
abs.
Apoiados!
Mas aí lanço a pergunta. Como o amigo poderia inciar nessa carreira? Quais os primeiros passos? Sabemos que a experiência é fundamental, tão ou mais importante do que ter um bom equipamento. Mas como adquirir a tal experiência? Como conseguir desenvolver sua técnica, seu estilo? Seria experimentando em eventos sem compromisso profissional? Seria como ajudante de um fotógrafo mais renomado? Quais os primeiros passos?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2012, 19:55:07
Já vi casamento sendo feito com uma D70s (há tempos). Que, apesar do corpo mais robusto, não chega aos pés da qualidade da D3100.

Os colegas estão corretíssimos: Uma D4/D800E/D3x/D3s, são apenas câmeras. A câmera não é profissional, o profissional é o cara que aperta o botão, e pode fazer com uma D2H, uma D4, uma F5 (aliás essa foi um sonho), ou uma D5000 ou qualquer outra câmera.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2012, 20:32:09
Já vi casamento sendo feito com uma D70s (há tempos). Que, apesar do corpo mais robusto, não chega aos pés da qualidade da D3100.

Os colegas estão corretíssimos: Uma D4/D800E/D3x/D3s, são apenas câmeras. A câmera não é profissional, o profissional é o cara que aperta o botão, e pode fazer com uma D2H, uma D4, uma F5 (aliás essa foi um sonho), ou uma D5000 ou qualquer outra câmera.
Perfeito! 2x
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafaelleocard

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2012, 21:04:19
 :D
pessoal obrigado de coração a todos já me ajudou um pouco !


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2012, 22:19:40
Um bom fotógrafo tira boas fotos com qualquer câmera.
Já frequentei casamentos na era do filme em que usaram uma Pentax K1000 e todo tipo de câmera manual que vc possa pensar, só confiando no olho, no cálculo da distância e no flash.
Se a foto ficar ruim a culpa não é da câmera, basta vc saber usar com fluência o material que VOCÊ dispõe, basta saber aonde iniciam e acabam as limitações do equipamento e trabalhar dentro desses limites.
Com boas lentes e um bom flash dedicado é possível você fotografar um casamento inteiro com qualquer câmera usando uma mesma velocidade abertura do início até o fim em caso de necessidade, e todas ficarão boas, graças ao seu flash que fará todo o trabalho nesse caso. :ok:
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, 22:29:07 por fcsergio »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2012, 12:16:16
Perfeito! 2x
quando so existia a d70s, so trabalhavamos com ela, e ninguem morreu por isso, :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2012, 12:25:42
Apoiados!
Mas aí lanço a pergunta. Como o amigo poderia inciar nessa carreira? Quais os primeiros passos? Sabemos que a experiência é fundamental, tão ou mais importante do que ter um bom equipamento. Mas como adquirir a tal experiência? Como conseguir desenvolver sua técnica, seu estilo? Seria experimentando em eventos sem compromisso profissional? Seria como ajudante de um fotógrafo mais renomado? Quais os primeiros passos?
a resposta e começar pelo inicio.
vai num estudio, produtora, casa do fotografo, etc,
e começa sendo assistente,(nesta fase nao precisa comprar NADA)
depois de certo tempo, vira foto 3,
depois foto 2,
e depois tal vez se transforme em Fotografo.
se quiser encurtar o processo,
pode comprar qualquer maquina,
e se transformar em aventureiro que faz bico de fotografo so nos sabados. :aua: :aua:


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2012, 13:11:46
Um bom fotógrafo tira boas fotos com qualquer câmera.
Já frequentei casamentos na era do filme em que usaram uma Pentax K1000 e todo tipo de câmera manual que vc possa pensar, só confiando no olho, no cálculo da distância e no flash.
Se a foto ficar ruim a culpa não é da câmera, basta vc saber usar com fluência o material que VOCÊ dispõe, basta saber aonde iniciam e acabam as limitações do equipamento e trabalhar dentro desses limites.
Com boas lentes e um bom flash dedicado é possível você fotografar um casamento inteiro com qualquer câmera usando uma mesma velocidade abertura do início até o fim em caso de necessidade, e todas ficarão boas, graças ao seu flash que fará todo o trabalho nesse caso. :ok:

Lembro que em 2003 eu fui "fotografo" da missa especial que fizemos para os 50 anos de casados dos meu avós, a maquina utilizada foi a Yashica FX-D com lente 50/1.7 que meu pai tem até hoje, utilizei o flash automatico dela, e filme ISO100. Eu não sabia nada, meu pai chegou para mim e disse, filho coloca aqui no X que a camera faz tudo sozinho, deixa a abertura aqui conforme mostra o flash que ele calcula sozinho, só se preocupe com o foco, procure linhas para facilitar o foco, como por exemplo a gravata dos homens.
E assim foi, clicando e clicando, sem nem imaginar se estava certo ou não, só seguindo as sabias palavras do meu pai, e eu fiz as fotos desse evento, e ficaram fotos muito boas por parte do equipamento.
O que faltou claro, era conhecimento de minha parte, mas eu tinha 15 anos e não tinha noção alguma de composição ou qualquer outra coisa relacionada a foto...

Isso é uma clara demonstração que o equipamento mesmo que defasado garante o que ele foi proposto a fazer só dependendo de quem o manuseia...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2012, 12:12:41
Ideal não é, mas é uma ótima camera que se aliada a um bom set de objetivas, um bom flash, um bom olhar, conhecimento técnico e experiência, dá conta do recado.  Tem seus limites, mas se souber explorar...
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias