rsrs... A Nikon é engraçada.
Minha leitura da coisa (posso estar enganado)...
A empresa quer f#der o seu próprio cliente.
Não forneço peça. Não dou treinamento. Não forneço instrumental. Não forneço software de diagnóstico. EXCETO para os centros de reparo qualificados (23 nos EUA. Muito pouco para os padrões americanos. Então pense se esse pessoal precisar pegar as encrencas que quando em vez inevitavelmente pipocam, e mandam cam's do mundo todo para o reparo, como p. ex., naquele caso do vazamento de óleo do sistema de rebatimento do espelho). Resultado: preços altos, imensas filas de espera e clientes insatisfeitos com o pós venda. Com o passar do tempo vai enraizar o raciocínio de que o conserto Nikon é um porcaria, mas os produtos continuam fantásticos.
Daí, pensam os experts da empresa, o cliente não vai se dar o trabalho de reparar a cam/lente/flash e vai comprar uma nova. O sistema capitalista induz isso mesmo: Consertar para quê, se posso ter um novo?
PRA MIM, é um tiro no pé!!!!