Autor Tópico: Fotometria na Nikon  (Lida 10720 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Novembro de 2012, 15:53:51
Primeiro deixem eu explicar como costumo medir a luz com minha câmera. Sempre deixo em spot e no manual. Aí acho um ponto mediano na cena e ajusto abertura e obturador para expor legal lá e deixo fixo no manual para tirar as fotos, só medindo de novo se houver uma mudança significativa na iluminação.

Ocorre que quando faço isso há um medidor no visor da minha D70 com um zero no meio e a uma barra que corre para o negativo ou positivo. Notei que geralmente prefiro quando esse medidor marca superexposição (um ou dois pontinhos) do que quando "zera".

Isso tem hoje me dado um sentimento de que a medição é insuficiente e fiquei imaginando formas de fotometrar melhor. Talvez medir em mais de um canto e fazer uma média. Enfim, ainda não me decidi sobre isso. Estou lendo o livro do Armando Vernaglia Jr para melhorar minha fotometria.

Tirando os óbvios estouros ou subexposição excessiva. Como funciona a superexposição e subexposição com relação ao ruído nas Nikon. Tende um pouco para um lado ou outro pode aumentá-los?

Ainda não separei uma tarde para ficar tirando várias fotos da mesma cena com medições diferentes para saber qual gera o melhor resultado.

E por incrível que parece nunca ajustei minha câmera para ficar toda no automático.  :)

Claro que a parte teórica eu sei como é, mas existe um guia prático para a boa fotometria nas Nikons?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2012, 16:28:13
Carcarah, vou dar meu pitaco porque fotometria spot é universal, independendo de marca. Na fotometria spot a câmera sempre fotometra baseado no cinza 18%. Por isso que se vc está fotometrando spot, não pode esperar que a barra fique sempre no meio, vai depender da zona para onde o ponto estiver apontando. Se fotometrar o céu claro, vai ter que jogar o ponteiro um ponto e meio para cima mais ou menos, se fotometrar uma área escura vai ter que jogar para baixo, abaixo do zero.

Se realmente queres utilizar fotometria spot, procure material sobre o "Sistema de Zonas". Serve para qualquer câmera que use fotometria spot, seja Nikon, Canon ou qualquer outra.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2012, 16:45:38
Eu não tenho spot na minha 350D porém uso sempre a medição central, não gosto das outras, pois sempre terá um momento em que terei que usar a central, e ficar mudando isso a todo momento não acho legal, portanto eu me adaptei e sempre uso ela, eu faço a fotometria junto do foco, se por exemplo eu for fotografar um retrato, eu fotometro no rosto, junto com o foco e depois recomponho a cena e faço a foto.

Estou errando?

Na yashica FXD (analogica) do meu pai, a medição central é menor ainda chegando a quase ser spot, só considera o circulo onde se faz o foco no split image, já queimei foto por este motivo, eu tinha focado onde queria e compus a cena, quando revelei fui ver escuro, perguntei ao meu pai, ele disse que eu não tinha fotometrado corretamente, e eu insisti que sim, ele olhando a foto me disse, você fotometrou no ponto central da foto aqui, ou no rosto? Nem respondi, depois desse dia não errei mais na yashica dele que é praticamente spot.

Na minha Electro é medição total com peso central, pra ela funciona bem... e nunca errei por conta do fotometro.

Na minha 350D eu tava até querendo instalar o CHDK pra liberar o spot, mas por enquanto não estou precisando a medição central está me atendendo bem, e já estou acostumado com a questão de que ao tirar o centro do local fotometrado o fotometro vai marcar sub ou super.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2012, 16:52:29
Isso é outro ponto, não costumo fotometrar o rosto, mas o ponto mais próximo de cinza que tiver. Simplesmente porque não sei se a cor da pele desvia-se em quantos pontos do cinza médio. Ainda tem a questão do tom da pele, se é mais claro ou escuro. Nunca fui atrás de arrumar um cartão cinza para mim, mas vontade já tive, só que essas coisas não são vendidas em supermercados e é um saco viver fazendo encomendas, mais ainda do que as que já faço :)))
« Última modificação: 12 de Novembro de 2012, 16:54:43 por Carcarah »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2012, 17:07:25
Não precisa ir muito longe para ter um cartão cinza não... olha aqui:
http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1711&Itemid=35

Só imprimir em papel fosco pedindo para não alterarem nada, e pronto, tem seu cartão aí... baratinho e rápido...

Depois me ensina como usar!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2012, 12:59:15
Carcarah, vou dar meu pitaco porque fotometria spot é universal, independendo de marca. Na fotometria spot a câmera sempre fotometra baseado no cinza 18%. Por isso que se vc está fotometrando spot, não pode esperar que a barra fique sempre no meio, vai depender da zona para onde o ponto estiver apontando. Se fotometrar o céu claro, vai ter que jogar o ponteiro um ponto e meio para cima mais ou menos, se fotometrar uma área escura vai ter que jogar para baixo, abaixo do zero.

Se realmente queres utilizar fotometria spot, procure material sobre o "Sistema de Zonas". Serve para qualquer câmera que use fotometria spot, seja Nikon, Canon ou qualquer outra.
2X


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2012, 13:27:31
Sobre tons de pele: de acordo com o que li sobre o sistema de zonas que o Alexandre falou, a pele branca geralmente é 1 ponto a mais de exposição em relação ao cinza 18% (pelo que li e teste que fiz, uso assim hoje), dependendo da cor da pele pode variar menos ou mais.
Para pele negra, 1 ponto a 1,5 ponto abaixo.

Espero ter ajudado.

Abcs
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 13:28:01 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:12:54
Então se a pessoa fotometrar com um cartão 18, e apontar a camera para uma pessoa branca parda, o fotometro vai marcar 1 ponto a mais? Aí sendo o correto fazer a exposição se baseando nisso, ou zerar na pele?
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:29:23
O fotômetro sempre mede o cinza 18%.

Se vc apontar para uma pessoa de pele clara e colocar o ponteiro no zero, a câmera irá entender que vc está apontando para algo com refletividade igual ao cinza 18%. Mas isso não é verdade, a pele clara é mais ou menos 1 ponto mais claro que o cinza 18%. Zerando o fotômetro, a câmera irá tentar levar a pele branca ao mesmo nível do cinza 18%, deixando a cena subexposta.
Então neste caso, vc deverá colocar o ponteiro de forma que indique superexposição de 1 ponto.

Isso não é regra clara, depende de vários fatores:

- Existem peles claras, peles menos claras e peles mais claras. Cada uma requer uma regulagem diferente que só vem com a prática;
- A variação que vc tem que aplicar varia também com a faixa dinâmica do sensor. Não é igual para todas as câmeras;
- Medição spot não significa que apenas um pontinho no centro é medido. Normalmente essa medição refere-se a um círculo ao redor do ponto central. Nas Nikon não sei como é, nas Canon a medição spot refere-se ao círculo que se vê no viewfinder ao redor do ponto de foco central e equivale a mais ou menos 4% da área do viewfinder. Então, se estiver focando algo que tenha variação de refletividade nesta área, a medição spot pode não ser totalmente precisa.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:34:07
O fotômetro sempre mede o cinza 18%.

Se vc apontar para uma pessoa de pele clara e colocar o ponteiro no zero, a câmera irá entender que vc está apontando para algo com refletividade igual ao cinza 18%. Mas isso não é verdade, a pele clara é mais ou menos 1 ponto mais claro que o cinza 18%. Zerando o fotômetro, a câmera irá tentar levar a pele branca ao mesmo nível do cinza 18%, deixando a cena subexposta.
Então neste caso, vc deverá colocar o ponteiro de forma que indique superexposição de 1 ponto.

Isso não é regra clara, depende de vários fatores:

- Existem peles claras, peles menos claras e peles mais claras. Cada uma requer uma regulagem diferente que só vem com a prática;
- A variação que vc tem que aplicar varia também com a faixa dinâmica do sensor. Não é igual para todas as câmeras;
- Medição spot não significa que apenas um pontinho no centro é medido. Normalmente essa medição refere-se a um círculo ao redor do ponto central. Nas Nikon não sei como é, nas Canon a medição spot refere-se ao círculo que se vê no viewfinder ao redor do ponto de foco central e equivale a mais ou menos 4% da área do viewfinder. Então, se estiver focando algo que tenha variação de refletividade nesta área, a medição spot pode não ser totalmente precisa.

Exatamente isso.

Mede o cartão e zera o fotometro. Depois puxa 1 ponto pra bater a fotometria da pele ja que, se deixar o fotometro zeradoa 18%, digamos que vc tera a pele com um tom de cinza meio estranho (isso pra p&b).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:54:06
Legal! É interessante ter esse cartão? Tem aquele pra balancear o WB também...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:55:18
Nunca tive problemas com fotometria... Eu não costumo olhar na regua de medição, eu faço à olho mesmo...
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 16:56:35 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2012, 16:57:38
A olho que quer dizer é, que, faz uma foto e ve como fica, daí acerta, e faz a foto depois?
Se for assim eu também faço isso, pois eu vou na do fotometro, faço uma foto, se ficar legal tiro outra me preocupando com outros aspectos, se não faço compensações e refaço a foto...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2012, 17:00:56
Pra fotometrar no olho, vc tem que ser bão com força ou ter a tabela Sunny 16 na cabeça aí faz os ajustes na exposição conforme as alterações de ISO e tudo o mais.

Agora se vc faz uma foto no modo de Prioridade de Abertura (por exemplo), bate se a fotometria ficou legal e refaz a foto aumentando ou diminuindo a abertura, a câmera está fotometrando pra vc, coloca a velocidade necessária pra fazer uma foto de acordo com a medição. Ou seja, vc não fez nada a não ser alterar abertura, fazer o foco, compor e clickar.

Cadê a fotometria nesse processo?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2012, 17:32:39
Eu sempre uso modo Manual, se não a foto não seria minha e sim da camera... Tambem não tenho uma Sunny 16 na cabeça kkkkk... Foi só costume mesmo de calcular, quem sabe um dom :assobi: :D 8-)
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px