Autor Tópico: Iniciante - Ajuda em motagem Mesa Still  (Lida 7426 vezes)

Vinicius Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Novembro de 2012, 11:53:51
Bom dia!

Sou iniciante na área e estou arriscando em produzir as fotos do ecommerce da empresa que trabalho. Meu conhecimento de fotografia é baixo quase nulo, mas sempre tive vontade de aprender e estou estudando bastante desde então. Depois de muito estudo aqui no fórum e em outros posts pela internet, resolvi montar minha mesa still.
A principio comprei os seguintes componentes e já iniciei a montagem:

Fórmica Branca fosca 1,20x3,08
4 Luminárias Mesa Articuladas 45cm E27
4 Lâmpadas Fluorecentes 4U 34W 127V
1 Lâmpada Fluorescente Alto Fator 85W 6400K E27 127V
1 Tripé Universal 1,80


Segue foto da mesa tomando forma:





Ainda não fiz a instalação da lâmpada alto fato 85w, mas fiz algumas fotos e não consegui uma qualidade aceitavel, estou enviando abaixo uma foto de um produto que tirei.



No meu ponto de vista a foto tem muito ruído e além disso não consegui o branco desejado. Gostaria de lembrar que ainda não investi em uma câmera semiprofissional e estou utilizando uma Sony DSC-S750 Compacta. Sei que ela não é a ideal pois não consigo utilizar o modo manual completo, neste caso fiz só o ajuste do ISO colocando em 100.

Minha empresa liberou uma verba bem curta, aproximadamente R$600,00 para comprar uma câmera semiprofissional, depois de muitos orçamentos cheguei a uma opção interessante a FUJIFILM S4500 com tripé, cartão de memória de 16gb e uma bag por R$520,00 com frete incluso.

Gostaria de um ajuda, pois estou muito animado e acima de tudo interessado em dar continuidade nesse projeto e futuramente investir em uma câmera DSLR para fins profissionais e também como hobby.

Desde já agradeço a atenção de todos!!!

Obrigado!

« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 11:54:42 por Vinicius Lira »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2012, 13:25:08
Ajuda em que exatamente?? Vc fez um relato do que comprou, mostrou como montou, relata insatisfação com o equipo, mas não fala em que quer ajuda.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Vinicius Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2012, 13:40:12
Mr. Hyde primeiramente obrigado pela ajuda!
Como não tenho experiência qualquer ajuda será bem vinda. Mais primeiramente gostaria da saber se estou no caminho certo com os equipamentos que adquiri a principio? E o que preciso fazer para extrair uma melhor qualidade?



Vinicius Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2012, 13:50:10
Consegui uma câmera semiprofissional emprestada, amanhã vou fazer alguns testes e posto em seguida. Acho que essa forma e a mais fácil para esclarecer minhas dúvidas. 
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 13:56:13 por Vinicius Lira »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2012, 14:28:29
Vinicius (xará), bem, pelo que vi na foto já postada, acho que sua luz ainda está fraca, e também acho que precisa de mais luz vindo de frente, e usar as outras duas ligeiramente atrás para eliminar a sombra atrás.
acho que sou a pessoa menos indicada, pois entendo nada de still, mas dei uma analisada na foto com o pouco de conhecimento que tenho.

Pra ser sincero, uma camera "semi-profissional" como está chamando, vamos chamar de DSLR, não vai mudar a forma da luz montada no seu set, ela vai entregar mais qualidade na foto, CLARO!
Mas se não acertar a iluminação do still aí não vai resolver todo seu problema.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2012, 14:37:50
A mesa tá bacana.
A luz tá fraca. Vai precisar de bem mais potencia aí se quiser reduzir o ISO e fechar o diafragma para ganhar nitidez e DOF.
Vai ter que pensar uns esquemas para criar e retirar reflexos. Do jeito que está aí vc terá muitos problemas com isso.

Recomendo que compre o livro: "Luz, Ciência e Magia" da Editora Photos: http://www.lojaphotos.com.br/produto/3595856/LUZ-CIENCIA-E-MAGIA
Eu tenho a 1ª edição e é muito bom para entender o que é e como lidar com a luz, inclusive com uma série de ensinamentos de como trabalhar a luz em still (especialmente para domá-la em produtos que gerem reflexos).

Agora um questionamento... Não seria mais proveitoso se vcs contratassem um fotógrafo profissional para fazer isso?????

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Vinicius Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2012, 15:24:53
Muito obrigado pelas explicações Xará e Mr. Hyde, realmente estou sentindo a iluminação muito fraca com as 4 luminarias, amanhã vou instalar iluminação superior, que na realidade vai ser um softbox caseiro com uma Lâmpada Fluorescente Alto Fator 85W 6400K E27 127V, além disso vou trocar as lâmpadas das 4 luminárias. Vocês poderiam me indicar a melhor lâmpada neste caso?

Sobre o questionamento Mr. Hyde, na minha região existem poucos profissionais que fazem esse trabalho em especifico, como já estou no ramo, achei essa oportunidade perfeita para me especializar em ecommerce. Sei que é bem trabalhoso, mais quero muito dar continuidade nesse projeto.

Esqueci de mencionar a câmera que consegui para fazer os testes é uma Fuji S4000, assim que melhorar a questão da iluminação posto os novos testes.

Obrigado!!!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2012, 16:46:18
Sou iniciante em fotografia e tenho feito algumas experiências com iluminação, apenas para uso próprio - fotografar minha coleção de Hot Wheels. Montei com menos potência - pelo tamanho das miniaturas e atenuei a luz com caixas de sapatos e papel de seda. Para o flash não ficar tão direto, montei um "rebatedor" para a Canon SX 240 - foto 2, do lado direito. Do lado esquerdo um atenuador para o flash.

Deixo sempre em ISO 100, fecho ao máximo a abertura (para maior profundidade de campo) e deixo a câmera decidir a velocidade e não uso tripé, para maior liberdade na composição.

Abaixo exemplos das fotos.

1.


2.


Exemplos:







- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Vinicius Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2012, 10:48:05
Muito obrigado pelas dicas Alexandreranieri, estou trabalhando na iluminação da mesa e provavelmente amanhã vou fazer uns testes. Em seguida posto as fotos!!!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2012, 13:09:29
still a princípio parece fácil, mas se não tiver os equipamentos necessários vai pecar ou por falta de luz, ou DOF ou sombras.
acompanhando o tópico.


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2012, 15:19:44

As fotos dos hotwells estão melhor iluminadas... tenta copiar o esquema de iluminação utilizado por ele!
Fora que aquelas luminárias utilizadas diretamente, vai gerar um reflexo muito forte!
Utilizar rebatedores (isopor) e difusores (papel de pipa branco) improvisados pode melhorar e muito seu resultado!


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2012, 19:45:45
Vinicius, como foi dito a iluminação não está ok.

Talvez você já tenha visto, mas tem um post do Leonardo com exemplos de iluminação:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0;topicseen



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2012, 20:03:34
As fotos dos hotwells estão melhor iluminadas... tenta copiar o esquema de iluminação utilizado por ele!
Fora que aquelas luminárias utilizadas diretamente, vai gerar um reflexo muito forte!
Utilizar rebatedores (isopor) e difusores (papel de pipa branco) improvisados pode melhorar e muito seu resultado!

As duas primeiras fotos que postei são o esquema que eu montei... bem amador, mas resolveu o problema do excesso de sombras e do flash endurecer a foto.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Vinicius Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2012, 13:43:25
Boa tarde senhores,

Peço desculpa pelo atraso no feedback do post, durante esse tempo fiz algumas modificações na mesa, acrescentei 2 rebatedores nas laterais para suavizar as sombras e adicionei uma Lâmpada Fluorescente Alto Fator 85W 6400K na parte superior. Essa lâmpada fica suspensa dentro de uma "soft box" caseira aonde consigo regular a altura com auxilio de uma roldana. Além disso, compramos no Black Friday uma Fujifilm Finepix S4500 que estava com um preço bem interessante, ela chegou ontem e estou aprendendo a utilizar os recursos mas tenho estudado bastante desde então e espero que vocês me auxiliem nesse empreitada.

Foto da mesa com os rebatedores e o "soft box":


Exemplos:






rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2012, 14:51:54
Cara, melhorou bastante... teste colocando um difusor naquela lampada da direita, achei mto reflexo desse lado, e acredio q fique melhor com um leve reflexo somente de um lado.