Autor Tópico: Quais os espaços de cor vocês usam?  (Lida 14602 vezes)

Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Online: 10 de Dezembro de 2012, 14:39:44
Sobre espaço de cor, como vocês costumam trabalhar?

Em que espaço:
- Fotografam?
- Editam no PS (caso utilizem junto com o LR)?
- Exportam para internet?
- Exportam os arquivos para álbuns, portfólios e outras impressões?

Sempre convertem para CMYK no caso de impressão?

Obrigada!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2012, 14:42:02
Eu uso SRGB
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:53:52
O correto é fotografar em RAW, aí na hora da conversão você decide qual espaço de cor usar.
O padrão para WEB é sRGB, falando em WEB veja http://www.gballard.net/psd/go_live_page_profile/embeddedJPEGprofiles.html

Tem muita informação boa aqui http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
Principalmente a parte Color Space Workfow Guidelines

Simplificando, se manda “revelar” em mini lab, sRGB é suficiente, mas se vai usar estas impressoras
inkjet cheias de cartuchos coloridos(8 ou 12), então vai querer usar um espaço de cor que contenha todo
o gamut da impressora, no caso o ProPhoto RGB.

CMYK só se o cliente pedir...
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 15:54:59 por Pictus »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2012, 15:59:56
Antes eu sempre usava sRGB, mas li em alguns locais que o Adobe RGB contém mais informação e é melhor principalmente pra RAW, e desde então tenho usado ele. Mas não sei exatamente o quanto disso é verdade, se alguém souber explicar direito eu agradeço, vou acompanhar o tópico.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:03:51
Acompanhando! :snack:
Fábio Pedro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:09:44
sRGB em 99% das vezes. Mesmo essas impressoras mais sofisticadas que dizem ter um gamut imenso, continuam imprimindo por dithering, e só em algumas situações é que usar outro tipo de espaço de cor faz diferença. Na verdade tem que testar em cada caso.

Concordo plenamente com o Pictus, para minilab sRGB mesmo.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:33:06
AFShalders,
O problema não é o dithering e sim o sRGB que é limitado...
Quer saber qual o espaço de cor adequado para determinada impressora?
Vai em http://www.iccview.de/content/view/3/7/lang,en/
e compara o perfil da impressora com os espaços de cor...

Impressora Canon Pixma Pro 95000 Mark II x sRGB, Adobe e Prophoto





Recomendo ver o
Everything you thought you wanted to know about Color Gamut and RGB Working Spaces
High resolution: http://digitaldog.net/files/ColorGamut.mov
Low Res (YouTube): http://www.youtube.com/watch?v=n0bxSD-Xx-Q

Estes links e outros estão lá no http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 03:07:49 por Pictus »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:51:36
Antes eu sempre usava sRGB, mas li em alguns locais que o Adobe RGB contém mais informação e é melhor principalmente pra RAW, e desde então tenho usado ele. Mas não sei exatamente o quanto disso é verdade, se alguém souber explicar direito eu agradeço, vou acompanhar o tópico.
sRGB é um padrão aceito na internet, então se você usa isso podemos pressupor que o destino das fotos é a internet (browsers  e monitores).
A forma de apresentação de cores que foi escolhida está diretamente relacionada com o destino dessa imagem. Cada dispositivo de saída tem seu peril próprio (o monitor tem um, a impressora tem outro e a imporessora do minilab tam o seu)
Se você trabalha com sRGB e todos os laboratórios aceitam arquivos nesse espaço de cor, é responsabilidade do laboratório obter na impressão as cores mais próximas possível do que você vê no monitor. Igual é fisicamente impossível, e o fato é que em alguns laboratórios suas fotos podem ficar bem diferentes.
A maneira de ter controle sobre isso é complexa e passa pela fase de meter a mão no bolso. Do contrário, melhor usar sRGB mesmo, ou Adobe RGB (que também é um padrão) e esquecer disso.
Mas, disposto a gastar alguma grana, a primeira coisa que você deve ter é um calibrador, um equipamento que fará as vezes de colorímetro e que vai lhe ajudar a ter fidelidade na sua imagem do monitor.
Que fidelidade é essa? Bem, você vai ver como a coisa será impressa, não verá a imagem que mais gosta no monitor, mas a verdade da sua impressão.
Você vai criar um perfil para o seu monitor e ele estará ligado a um perfil de sua impressão.
Acontece que o espaço de cor de um monitor é diferente do espaço possível de duas impressoras distintas e as duas também distintas entre si.
O seu sistema fará as transcrições das cores para cada periférico para o qual a foto for mandada.
Normalmente, você manda sua foto para uma gráfica ou laborátório e eles assumem esse tratamento de cor. Nesse caso dificilemnte você poderá prever exatamente como seu trabalho sairá, pois você não tem o controle da saída.
Essa questão de cor é bem mais complicada do que parece. Só para se ter uma idéia, se você for expor suas fotos, a iluminação do local onde seu trabalho será exposto influirá totalmente no que será visto por todos. Se for de tungstênio verão uma coisa, se for com lâmpadas eletrônicas o resultado será diferente, se for ao ar livre com luz do dia verão algo distinto também e por aí vai.





Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2012, 17:00:45
Boa parte das minhas fotos o destino é a rede mesmo, mas as fotos de casamento o destino é a impressão. A minha maior dúvida é se a diferença entre os 2 espaços (sRGB e AdobeRGB) é realmente visível. eu tenho um calibrador de monitor, sempre uso antes de iniciar o trabalho de um casamento.

Valeu!


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:00:49
Tetê,

Na prática, o perfil de cor do emissor tem que bater com o perfil de cor do receptor. Não adianta voce exportar pra ex. AdobeRGB ou ProPhotoRGB se o ampliador não vai respeitar seu espaço de cor e imprimir em sRGB. Tem uns labs que enviam pra vc o perfil de cor da impressora deles e voce salva/exporta a sua foto usando este perfil, pra ter certeza que não vai dar diferença muito grande no resultado da impressão.
Eu uso na câmera AdobeRGB, no LR pra exportar jpeg o mesmo, se tiver que editar no PS exporto em tiff 16bits e AdobeProPhotoRGB. Se o resultado dessa edição for para o lab, uso o perfil fornecido, se for pra web, na hora de salvar como JPEG uso sRGB porque a net não usa AdobeRGB e se vc ignorar isso suas fotos saem lá no servidor meio "apagadas",

[]s,

RSalles

 
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:13:14
Li (não me lembro onde) que para editar a imagem, como é o caso do formato RAW, seria melhor trabalhar em sRGB. Desde então, deixei a câmera assim, mesmo fotografando em jpge também.  :ok:


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2012, 18:16:48
RSalles, será que foi você que postou isso no outro fórum?

Vim aqui pra dizer pro pessoal que encontrei alguém que postou no http://www.forumfotografia.net algo interessante e é quase igual ao que escreveu...rs
De toda forma, vale a pena conferir gente, olha só: (na verdade, acho que não é  o RSalles não... o cara escreve em português de Portugal).

Em reposta a uma pergunta que outra pessoa fez  sobre adobe rgb e srgb:

"Sem te poder ajudar no que concerne ao Lightroom, que nunca usei, queria perguntar primeiro que tudo, porque razão fotografas em sRGB, que é dos espaços de cor mais reduzidos da familia RGB?
Ao fotografares em sRGB estás logo a limitar a abrangência cromática que é possivel captar pela maquina. O que aconselho é fotografares em RAW no espaço de cor Adobe RGB, e, dependendo do destino final das tuas imagens (seja net, minilab, offset, giclée etc) usas no teu programa de edição o espaço de cor adequado. Sempre que quiseres dar uma utilização diferente à mesma imagem, tens sempre o original em Adobe RGB que podes voltar a converter.
Por exemplo, fotografas em Adobe RGB, e as imagens vão ser usadas para a net, então colocas o LR em sRGB para quando abrir trabalhares logo nesse espaço (contraste, cores, saturação etc). E agora perguntas, então, se o Adobe RGB é mais abrangente porque não trabalhar nesse espaço? Não trabalhas nesse espaço neste caso especifico porque o destino dessas imagens vão ser para a net, e, caso as tivesses trabalhado em Adobe RGB e depois as convertesses para sRGB notavas logo uma desaturação da imagem, daí sugerir que trabalhes a imagem no espaço em que vai ser exportado. Agora, se vais fazer por exemplo, impressão giclée com as tuas imagens, ja deverás trabalhar no espaço Adobe RGB e exportas tambem nesse espaço. Repara que não adianta fotografares em sRGB para depois exportares em Adobe RGB (que é um espaço mais largo) esperando que vás ganhar em termos de cor, tal como tb não adianta converteres de Adobe RGB para sRGB e voltar mais tarde a converter para Adobe RGB na esperança de recuperares alguma coisa... isso é como ter um copo de 500ml (Adobe RGB) cheio, tentares colocar esse conteudo todo num copo de 350ml (sRGB) (transborda e perde liquido) e voltares a por o que resta no copo de 500ml. Ou seja, o recipiente é de 500ml (AdobeRGB) mas só tem 350ml (sRGB).

Não sei se isto vai ajudar mas o meu workflow é o seguinte (qando não é para a net, ou seja, a maior parte das vezes):
- fotografar em RAW e em Adobe RGB
- programa de conversão de RAW em Adobe RGB
- Exportar em TIFF 16 Bits
- edição do TIFF em Photoshop em Adobe RGB
- exportar em JPG (iStockphoto ) ou TIFF (CMYK se for para offset).

Deste modo tenho 3 files para cada imagem: 1 RAW, 1 Tiff 16 Bits (de edição) e 1 JPG ou TIFF final.

Em relação ao ProPhoto, pelo que li só tem vantagem se a maquina tiver esse espaço (mas tb podes aplicá-lo no RAW converter) e para trabalhos em 16 bits.

Vês grandes diferenças quando convertes de ProphotoRGB para sRGB porque o PPRGB é MUITO maior. Alias o PPRGB ainda é maior do que o Adobe RGB!! Podes ver isso clicando aqui."



RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:20:07
Dborah,

Não fui mas assino embaixo, é exatamente isso,

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2012, 23:40:15
Lembrei-me de onde li.
Foi no próprio menu da Nikon, então as palavras abaixo não são minhas, mas sim da Nikon.
sRGB:-Escolha para imagens que serão impressas ou em apresentações sem quaisquer alterações adicionais.
Adobe RGB:- Tem uma gama mais ampla do que sRGB, o que faz com que seja adequado para aplicações de impressão comercial


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2012, 00:30:31
AFShalders,
O problema não é o dithering e sim o sRGB que é limitado...


Sim, mas o problema é mais complicado que isso. Uma coisa é o que as especificações das impressoras dizem. Outra coisa é o que você consegue com tintas não originais, tipo de papel, calibração do monitor, profile da impressora e por aí vai.

Não adianta muito usar um determinado espaço de cor se tudo não estiver muito bem azeitado. Ainda acho que o melhor mesmo é dar uma de São Tomé: Ver para crer e aí decidir o que vale mais a pena.

E o dithering pode ter a ver sim, indiretamente. É uma forma descontínua que SIMULA uma forma contínua, baseado na falta de acuidade visual. Vai depender do algoritmo que a impressora usa e do tamanho dos pontos... Nas imporessoras mais modermas isso não é tanto problema. É por isso que uma Dye gera uma imagem bem mais fluida que uma jato de tinta mesmo esta ultima tendo até 2 ou 3 vezes a resolução.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 00:36:18 por AFShalders »