Autor Tópico: Sony Nex-F3 - Opiniões - Comprar ou não?  (Lida 87513 vezes)

nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Online: 27 de Dezembro de 2012, 19:00:45
Atualmente tenho uma ZS3 que no geral me atende bem, mas a questão do fundo escurecido por conta do flash me incomoda, como relatado no link a seguir --> http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72201.msg710408#msg710408

Apesar da culpa ser do flash, percebo que outras máquinas (até mesmo de alguns celulares - S2 por exemplo), o fundo fica com claridade mais próxima da que estou vendo no momento das fotos. É claro que as fotos com o S2 são bem inferiores às da ZS3, mas o problema do fundo não fica tão flagrante. Talvez, além da potência/alcance do Flash, o da ZS3 seja muito direcionado.. Sei lá...

Bom...desde a época da postagem acima estou de olho nas FZ150, SX40 e mais recentemente na FZ200. Desta 3 atualmente ficaria FZ200 (mas ai a compra seria só no meio do ano quando poderia pedir para um parente meu trazer dos EUA.

Ontem apareceu uma promoção no Submarino de uma Sony NEX-F3. Não resisti e gerei o boleto que vence amanhã. Ela saiu por R$ 989,10. O preço me pareceu fantástico já que esta máquina custa nos EUA em torno de 500 obamas.

Como tenho até amanhã para decidir, resolvi tirar umas dúvidas antes.

1) Comprando esta Sony posso esperar uma qualidade de foto BEM superior à da ZS3? O que esperar em termos de qualidade?
2) Como ela se sai em fotos noturnas ou em ambientes fechados?
3) O Flash dela é bom? Pode ser direcionado como na Lumix GF2?  (estou falando do flash que já vem com ela, não pretendo usar flash externo a princípio)
4) Ela cabe no bolso ou sem chance?
5) Permite bater foto enquanto filma?
6) Existe alguma lente que possa ser utilizada nela para que "se torne" uma superzoom?
7) Li algo sobre o possibilidade de usar lentes antigas e baratas nela utilizando um adaptador. É possível mesmo?
8) Uma coisa que gosto da ZS3 é o (25mm) wide angle. Facilita a vida na hora de tirar fotos quando a distância é curta em fotografo e objetos. Como é a lente da NEX-F3 em relação a esta questão?
9) E como ela se sai frente a FZ200? Ignorando a questão do zoom é claro.
10) Consigo comprar alguma outra máquina melhor ou muito semelhante nesta faixa de preço (R$ 989,10)?

Sei que são muitas perguntas, mas é que a dúvida é grande e o tempo para decisão é curto. Até então nunca tinha pesquisado por câmeras mirrorless.
Meu foco, pelo menos inicialmente, não será ficar trocando lentes. Quero apenas uma máquina para tirar ótimas fotos.

Desde já agradeço!

[]'s
nottlle



Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2012, 22:16:46
1) Sim qualidade de foto BEM superior à da ZS3, entenda qualidade mais nitidez, melhor range dinâmico, cores mais fiéis, menos aberração cromática e outras
2) em fotos noturnas, se sai melhor sim, dá pra usar até ISO1600 numa boa, mas vai ter que aprender a usar o flah pra ficar perfeita a foto.
3) não sei, masnenhum que vem em câmera reflex é bom, dá pra comprar outro depois, mas antes aprende a usar o dela
4) sem chance de caber no bolso. MAS a sx40 e a fz150 tambem não cabem e entregam imagens piores (na minha opinião)
5) pra quê isso ? rsrs e não
6) Se quer uma superzoom melhor compra uma superzoom. Mas pergunte-se antes se vc realmente vai usar uma "luneta" que tira fotos... porque dá pra comprar uma tele pra sony nex que vai ter mais qualidade de imagem. Falo isso porque a maioria não usa o range todo, quanto mais o final.
7) è possível usar lentes antigas e baratas nela utilizando um adaptador. E geralmente são lentes boas e baratas.
8) Equivale a 26mm em grande angular
9) Não dá nem pra comparar com essa câmera...
10) Melhor pra quê? depende do uso... se quer qualidade de imagem não, essa é a mais barata mesmo.


fabiogr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2012, 22:58:05
Acho que você fará uma excelente compra, pois esta é uma camera que de compacta só tem o tamanho, pois utiliza um sensor APS-C o mesmo das Sonys alpha 37 e 57, é sem dúvida uma boa escolha, depois de ter uma câmera dessas você nunca mais irá querer fotografar com câmeras compactas, mesmo aquelas superzoons que apesar da aparencia tem sensor pequeno e não entregam o que prometem. Depois ao longo do tempo dependendo do tipo de fotografia que voce for fazer talvez valha a pena você adquirir outras lentes como tele objetivas se você gosta de fotografar motivos pequenos e distantes tais como passaros animais e etc ou grande angular se você assim como eu gosta de fotografar paisagens.
Nikon D7100 + Nikon D5100 + Nikkor 18-105mm f3,5 - 5,6 VR + Nikkor 18-55mm f3.5-4.5 AF-S VR + Nikkor 70-300 f4,5 - f5.6 IF ED AF-S VR + Nikkor 35 mm f1,8 DX + Flash SB700, Sony SLT A33 + Sony SLT A77 + DT 18-135 f3.5 - 5.6 + DT 1855 f3,5 - 4,5 + DT 55200 f-4,5 - 5,6 + DT 11-18 + f4,5 - 5,6 + DT 16-50 f2,8 + Flash HVL 60, Nikon Coolpix S9300, Sony Cybershot DSC W215, Sony Cybershot DSC H5, Panasonic Lumix DMC FX-12, Sony CyberShot DSC P92


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2012, 02:23:08

1) Comprando esta Sony posso esperar uma qualidade de foto BEM superior à da ZS3? O que esperar em termos de qualidade?
2) Como ela se sai em fotos noturnas ou em ambientes fechados?
3) O Flash dela é bom? Pode ser direcionado como na Lumix GF2?  (estou falando do flash que já vem com ela, não pretendo usar flash externo a princípio)
4) Ela cabe no bolso ou sem chance?
5) Permite bater foto enquanto filma?
6) Existe alguma lente que possa ser utilizada nela para que "se torne" uma superzoom?
7) Li algo sobre o possibilidade de usar lentes antigas e baratas nela utilizando um adaptador. É possível mesmo?
8) Uma coisa que gosto da ZS3 é o (25mm) wide angle. Facilita a vida na hora de tirar fotos quando a distância é curta em fotografo e objetos. Como é a lente da NEX-F3 em relação a esta questão?
9) E como ela se sai frente a FZ200? Ignorando a questão do zoom é claro.
10) Consigo comprar alguma outra máquina melhor ou muito semelhante nesta faixa de preço (R$ 989,10)?

1- É um sensor aps-c em uma câmera minúscula. Dá pra esperar muita qualidade, ainda mais dependendo da lente que você vai  colocar na frente dela.
2- Ótima. Eu iria além na estimativa do cara acima. Dizem que os jpegs da 3 e da 5n são usáveis até ISO6400 - é o mesmo sensor da a580, basicamente
3- Numa gambiarra monstra, dá pra direcionar sim. Mas só pra cima, se não me engano...
4- Depende da lente que você coloca nela. E do seu bolso. Com a 18-55 que vem nela, é meio difícil. Agora, se você colocar uma lente panqueca como a 16/2.8 ou uma Minolta MD 45/2 ou uma Industar 50 3.5 que você acha a preço de banana por aí, vai caber tranquilo (tomando como referência um bolso interno de paletó)
5- Acho que não...mas isso é meio inútil, já que seria o mesmo que tirar um print screen de um vídeo no quesito resolução...
6- Sim, mas aí você vai jogar fora a portabilidade
7- Sim, é. Vide o que disse antes...
8- A quem vem junto? A qualidade é bem legal, ainda mais se você for usar jpegs que são corrigidos quanto à distorção e aberração pela própria câmera
9- São câmeras de propósitos diferentes... o sensor da fz2000 é bem menor...
10- Não! Eu mesmo teria comprado se não tivesse "acabado" de comprar minha a77

Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2012, 10:42:06
Muito obrigado pelas respostas/opiniões. Já me ajudaram bastante. Estou tendendo a comprar.
Novas respostas/opiniões são bem vindas já que só vou me decidir mesmo no fim do dia.

@Leo_M

Sobre as respostas...

5) Durante uma filmagem podem aparecer momentos que ficariam ótimos em uma foto. Acho uma opção interessante e está presente na FZ200.



@coposdeagua

Sobre as respostas...

3) Tem algum link demonstrando o que seria essa gambiarra?
4) Bom saber que é possível deixá-la mais portátil usando outras lentes, mas preciso estudar sobre elas já que sou leigo no assunto.
5) Realmente não tenho certeza de como isso funciona na FZ200, mas tinha entendido que ela batia foto mesmo, como se estivesse apenas fotografando, o que considero um recurso bem interessante. Se for apenas um print screen em termos de resolução ai o recurso já não é tão interessante, principalmente se nem flash usar.



@Todos

Lendo as especificações dela, percebi que ela não possui "Estabilizador de Imagem". Como este é um recurso muito comum nas compactas, estranhei a falta. Ela não possui mesmo? Até que ponto isso pode ser prejudicial? Ou é desnecessário este recurso para este "tipo" de câmera?

Novamente obrigado!

[]'s
nottlle

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 10:44:13 por nottlle »


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2012, 13:24:55
Ressalto que não usarei tripé em 99% das fotos, então essa questão de não possuir estabilizador de imagem pode ser preocupante.
Quando há estabilizador, este fica na lente ou no corpo da câmera?

[]'s
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2012, 13:37:28 por nottlle »


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2012, 13:58:16
Ressalto que não usarei tripé em 99% das fotos, então essa questão de não possuir estabilizador de imagem pode ser preocupante.
Quando há estabilizador, este fica na lente ou no corpo da câmera?

[]'s

No caso da NEX fica nas lentes. Todas as feitas especificamente para NEX são estabilizadas, se não me engano. No mais, acho que a necessidade de estabilização não é tão grande na NEX. Ela tem a cortina eletrônica, não tem partes móveis dentro dela e funciona bem em ISOs altos. Dá para manter a velocidade tranquilamente em 1/60 na maior parte das situações (levando em conta aquela regra velocidade do obturador = 1/distância focal da lente)
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2012, 16:15:09
Hoje ao consultar o boleto no site do Submarino vi que o vencimento é só dia 01/01/13 (no dia que comprei juro que vi que vencia hoje, 2812), então ganhei mais uns dias para pensar...


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2012, 16:20:51
Hoje ao consultar o boleto no site do Submarino vi que o vencimento é só dia 01/01/13 (no dia que comprei juro que vi que vencia hoje, 2812), então ganhei mais uns dias para pensar...

Você mora onde? Se tiver uma loja tipo uma Sony ou Fast shop da vida, vai lá testar uma!

Comigo foi amor a primeira vista!*



*Amor este que acabou quando peguei na a77 e vi que ela se adequava melhor as minhas necessidades.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2012, 16:35:54
Sou de Niterói/RJ.
Loja da Sony não sei se tem aqui não, mas Fastshop tem... Vou dar uma ligada para a loja para confirmar...


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2012, 21:14:55
Peguei essa promoção do submarino, só que fiado. Saiu por 1099 em 12x. Mês passado meu irmão comprou uma por mais de 1600 no extra. A queda no preço foi ótima. Na nota do submarino consta deconto de 400 reais. Ele está muito satisfeito. Ele fotografa até ISO 3200 e gostou muito da qualidade. Veja a foto que compara a qualidade em iso alto no dpreview. Ela se saiu com excelente resultados:
http://www.dpreview.com/reviews/sony-alpha-nex-f3/12
Estou aguardando a minha chegar.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


theusfalcao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Perfil :)
Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2012, 00:09:15
Eu comprei uma NEX C3 e é excelente. Pode comprar. Tenho menos de uma semana com ela. Eu utilizo até ISOs maiores que não fica granulado. Por mais que vc leia que as imagens são ótimas e que mesmo compacta se trata de uma câmera com lentes intercambiáveis (apesar de não ser fullframe) você se surpreenderá com a qualidade das imagens.


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2012, 16:04:21
Possivelmente as últimas perguntas antes de fechar a compra.

Passei na Fast shop ontem para ver a câmera pessoalmente.

Duas questões me incomodaram.

Uma já haviam me informado por aqui, o tamanho total com a lente exige que a câmera seja carregada no pescoço.

A outro questão é em relação à falta de botões. Os recursos são acessados basicamente via menu, mesmo os modos Auto, Manual etc.

Quanto a primeira questão não há muito o que fazer a não ser perguntar se existe câmera mais portátil (que caiba no bolso) que tire fotos com qualidade semelhante à NEX-F3 em ambientes fechados e/ou com pouca iluminação, isto é, fotos que não sejam tiradas em ambientes externos durante o dia. Optando pela NEX, vou ter que usar o recurso "bolsa da esposa" sempre que possível. hehehe  :D


Quanto ao acesso ao recursos via menu, eu testei um pouquinho, mas como não conheço onde fica cada coisa achei um pouco confuso/trabalhoso. Acredito que seria bem mais prático botões externos. Vocês que já estão usando, como está sendo na prática acessar/alternar os modos/recursos somente via menu?


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2012, 16:47:32
Possivelmente as últimas perguntas antes de fechar a compra.

Passei na Fast shop ontem para ver a câmera pessoalmente.

Duas questões me incomodaram.

Uma já haviam me informado por aqui, o tamanho total com a lente exige que a câmera seja carregada no pescoço.

A outro questão é em relação à falta de botões. Os recursos são acessados basicamente via menu, mesmo os modos Auto, Manual etc.

Quanto a primeira questão não há muito o que fazer a não ser perguntar se existe câmera mais portátil (que caiba no bolso) que tire fotos com qualidade semelhante à NEX-F3 em ambientes fechados e/ou com pouca iluminação, isto é, fotos que não sejam tiradas em ambientes externos durante o dia. Optando pela NEX, vou ter que usar o recurso "bolsa da esposa" sempre que possível. hehehe  :D


Quanto ao acesso ao recursos via menu, eu testei um pouquinho, mas como não conheço onde fica cada coisa achei um pouco confuso/trabalhoso. Acredito que seria bem mais prático botões externos. Vocês que já estão usando, como está sendo na prática acessar/alternar os modos/recursos somente via menu?

Quanto a primeira, não acredito que tenha alguma câmera com essa qualidade que permita você carregar ela no bolso sem que pareça que você está tendo uma ereção... a portabilidade no fim vai depender das lentes que vão te acompanhar...lembre das lentes panquecas que eu citei antes...

Quanto ao segundo, esse é um problema da maioria das mirrorless... as  únicas que realmente se aproximam de uma SLR para manusear  nas NEX são a 6 e a 7 (que são substancialmente maiores e mais caras - em outros sistemas acredito que sejam a GH-3 e OMD-1, que  não são nada pequenas, também)... mas essa responde melhor quem tem a câmera. No tempo que eu usei na loja ao menos (que foi muito), não me parecia tão incomodo....
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2012, 17:03:17
Quanto a primeira, não acredito que tenha alguma câmera com essa qualidade que permita você carregar ela no bolso sem que pareça que você está tendo uma ereção...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: