Autor Tópico: Tamron 17-50mm 2.8 (A16)  (Lida 10690 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 19 de Janeiro de 2013, 03:01:57
Adquiri hoje uma Tamron 17-50mm f/2.8 do modelo A16 sem motor de foco embutido. Estou EXTREMAMENTE satisfeito com os resultados desta lente, pois não imaginava que ela fosse "tudo isso". Posso dizer que é a melhor lente que tive até hoje !!! Já possui as 18-55mm VR, 18-70mm IF-ED, 50mm 1.8D e 35mm 1.8G, e a única que teve resultados como os dessa Tamron foi a 35mm 1.8G, mas não tinha a flexibilidade de uma zoom.
Pretendo manter essa lente enquanto eu usar DX, só vendo ela se for pra pegar um modelo novo com motor de foco embutido.

Sei que muitos aqui do forum adoram essa lente, talvez seja até a mais queridinha, e já tem alguns reviews por aqui, mas vou contribuir com o meu.

FOCO: Um pouco lento, não é tão preciso, e bastante barulhento... Talvez seja só nesse modelo (A16) que não tem motor de foco embutido.

CORES: Comparando com as outras lentes que já usei, ela tem um contraste um pouco baixo.

NITIDEZ: Já gostei da nitidez dela desde f/2.8... Em f/4 ela já é bem nítida, e de f/8 pra cima eu ainda não usei.

BOKEH: Tem um bom bokeh em f/2.8 em 50mm, e em f/4 ainda é agradável. Já em 17mm ou em 24mm ela tem uma boa claridade com profundidade de campo relativamente longa.

CORPO/ESTÉTICA: O anel de zoom é duro e é um lente bem pesada para seu tamanho.

FOTOS:
f/2.8
1/40s
ISO 1000

f/2.8
1/250s
ISO 1000

f/4
1/60s
ISO 1000

(todas as fotos foram feitas em RAW numa D7000 e convertidas para JPEG sem nenhuma edição)
Em todas as fotos o fundo estava a menos de 1,5m.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2013, 03:20:48
Adquiri hoje uma Tamron 17-50mm f/2.8 do modelo A16 sem motor de foco embutido. Estou EXTREMAMENTE satisfeito com os resultados desta lente, pois não imaginava que ela fosse "tudo isso". Posso dizer que é a melhor lente que tive até hoje !!! Já possui as 18-55mm VR, 18-70mm IF-ED, 50mm 1.8D e 35mm 1.8G, e a única que teve resultados como os dessa Tamron foi a 35mm 1.8G, mas não tinha a flexibilidade de uma zoom.
Pretendo manter essa lente enquanto eu usar DX, só vendo ela se for pra pegar um modelo novo com motor de foco embutido.

Sei que muitos aqui do forum adoram essa lente, talvez seja até a mais queridinha, e já tem alguns reviews por aqui, mas vou contribuir com o meu.

FOCO: Um pouco lento, não é tão preciso, e bastante barulhento... Talvez seja só nesse modelo (A16) que não tem motor de foco embutido.

CORES: Comparando com as outras lentes que já usei, ela tem um contraste um pouco baixo.

NITIDEZ: Já gostei da nitidez dela desde f/2.8... Em f/4 ela já é bem nítida, e de f/8 pra cima eu ainda não usei.

BOKEH: Tem um bom bokeh em f/2.8 em 50mm, e em f/4 ainda é agradável. Já em 17mm ou em 24mm ela tem uma boa claridade com profundidade de campo relativamente longa.

CORPO/ESTÉTICA: O anel de zoom é duro e é um lente bem pesada...

Não entendi como a lente é " tudo isso" se vc disse:

Foco pouco lento, não tão preciso e barulhento
Contraste um pouco baixo
Fica bem nítida em f/4
Anel de Zoom duro
Pesada

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2013, 03:21:48 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2013, 12:03:40
Não entendi como a lente é " tudo isso" se vc disse:

Foco pouco lento, não tão preciso e barulhento
Contraste um pouco baixo
Fica bem nítida em f/4
Anel de Zoom duro
Pesada

Eu falei na questão de qualidade de imagem.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2013, 13:08:02
peguei uma tamron e no manual diz q é a A16 mas ela tem motor foco achei estranho a sua não ter.

Quanto a foco eu achei bem satisfatório, praticamente a mesma velocidade da 35 1.8, ele erra mais em situações de baixa luminosidade, mas tem q estar bem escuro, raro as vezes em q ficou caçando aqui comigo.
O anel de zoom tbm achei um pouco pesado comparado a 18-55 mas nada q atrapalhe.
Unica coisa q eu achei q incomoda um pouco eh o peso.

mas gostei muito dela, otimo custoxbeneficio


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2013, 13:35:25
Eu falei na questão de qualidade de imagem.
:ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2013, 14:15:12
Existem dois modelos da A16: o com motor (built-in motor) e o modelo sem. A com motor de foco (a que tive) dizem ser a melhor (e com foco mais rápido).
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2013, 14:16:48
peguei uma tamron e no manual diz q é a A16 mas ela tem motor foco achei estranho a sua não ter.

Quanto a foco eu achei bem satisfatório, praticamente a mesma velocidade da 35 1.8, ele erra mais em situações de baixa luminosidade, mas tem q estar bem escuro, raro as vezes em q ficou caçando aqui comigo.
O anel de zoom tbm achei um pouco pesado comparado a 18-55 mas nada q atrapalhe.
Unica coisa q eu achei q incomoda um pouco eh o peso.

mas gostei muito dela, otimo custoxbeneficio


Peso? Achava ela pesada? Então nem pense em comprar uma 24 70 2.8 ou a 70 200 2.8 da Nikon.. :shock:
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Thico Marques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2013, 15:03:48
A minha é com motor de foco, de fato não é dos mais rápidos. Mas, pelo menos pra mim está excelente. Adoro essa lente ( rimou...)

É um pouco pesada sim.

D5100
18-55 mm (kit), Nikkor 35 mm 1.8 G, Nikkor 55-200 mm VR, Tamron 17-50 mm 2.8,  SB 400

"Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, é por que não estava suficientemente perto "


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2013, 15:11:18
A lente eh top... em nitidez! Peca em outros aspectos q depois eu posto aqui.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2013, 21:20:13
Vamo combinar que a lente parece de brinquedo!

A construção das tamrons (as que tive a oportunidade de pegar: 17-50mm f/2.8, 28-75mm f/2.8 e 90mm f/2.8) normalmente é muito fraca!

Nitidez, realmente não tem comentários!
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2013, 21:41:05
A minha 28-75mm 2.8 da tamron eh exatamente como essa lente: muito nitida jah em 2.8 mas transmite fragilidade. Nao eh dessas lentes robustas de aluminio q duram decadas como as mecanicas da Nikon ou as zoom claras para full frame atuais que Nikon fabrica hj.

O foco eh meio sentimental e varia muito com a camera usada. Situaçoes de baixo contraste ( como umas dunas q fotografei com ela e a lente nao ficava na areia! Tinha q focar em algum arbusto rasteiro!!! ), numa D7000, ela sofre um bocadinho. Numa D300s, com certeza ela foca bem melhor!

Lente pesada!!!??? A 18-70mm 3.5-4.5 q vc tinha eh mais pesada! Uma lente q pesa 400 a 450g nao eh pesada, Rafael. Pesada, eu particularmente considero 750g pra cima, q eh o peso de uma 70-300mm VR.

Contraste, eu acho na medida! Nao tem as cores de uma lente Nikon prime, mas tb, nao se percebe uma nitida alteraçoes de cores como uma Sigma 70-300mm 4.5-6.3 macro q eu passei pra frente a preço de banana por causa disso.

Contraste pesado tem a 18-55mm VR q vc estah vendendo. Bata fotos com as duas lentes e compare.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2013, 21:50:01
A minha 28-75mm 2.8 da tamron eh exatamente como essa lente: muito nitida jah em 2.8 mas transmite fragilidade. Nao eh dessas lentes robustas de aluminio q duram decadas como as mecanicas da Nikon ou as zoom claras para full frame atuais que Nikon fabrica hj.

[...]

Lente pesada!!!??? A 18-70mm 3.5-4.5 q vc tinha eh mais pesada! Uma lente q pesa 400 a 450g nao eh pesada, Rafael. Pesada, eu particularmente considero 750g pra cima, q eh o peso de uma 70-300mm VR.

[...]

Eu não achei ela frágil... Parece ter uma boa construção para o preço que se paga.

E quanto ao peso, eu disse que ela é pesada para seu tamanho pequeno...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2013, 21:53:37
Aih eu concordo: ela eh barata pela imagem q ela te dah, parece mais leve a primeira vista, pelo seu tamanho. Uma 50mm 1.8G eh quase do tamanho dela e pesa quase a metade.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2013, 09:25:16
Demorei para responder pois com o meu ipod touch fica difícil escrever bastante e caçar os links e colocá-los aqui.

Vamos lá...... Eu fui um feliz proprietário de uma Tamron 17-50 2.8 s/ VC e c/ motor de foco. Só vendi por que minhas prioridades em equipamento fotográfico foram se alterando nos últimos meses.
O link abaixo é do review que fiz da minha lente.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77683.0

A lente realmente tem cores e contraste equilibrados e a nitidez dela é muito boa já em 3.5 e excelente na casa dos 5.0.
O foco da minha era muito bom (talvez por que tivesse motor de foco).
A construção bem sólida e densa quando comparado à lentes de kit como a 18-55. O anel de zoom é bem mais pesado/firme para movimentá-lo. Não concordo com os comentários de que ela frágil, pelo contrário, a minha era muito bem construída e parruda.

Abaixo tem dois links de um comparativo com a 35 1.8 G que, na minha opinião, é a melhor lente de custo benefício para o sistema DX Nikon (desculpem eu ser repetitivo mas EMHO é um fato inegável) mas muitos não a usam por ser fixa.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=77683.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78772.0 - Esse tá mais "científico" e mais claro.

Contudo, em termos de NITIDEZ e FOCO, gostei mais da Tamron do que da 50 1.8 D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2013, 13:02:02
[...]

A lente realmente tem cores e contraste equilibrados e a nitidez dela é muito boa já em 3.5 e excelente na casa dos 5.0.
O foco da minha era muito bom (talvez por que tivesse motor de foco).
A construção bem sólida e densa quando comparado à lentes de kit como a 18-55. O anel de zoom é bem mais pesado/firme para movimentá-lo. Não concordo com os comentários de que ela frágil, pelo contrário, a minha era muito bem construída e parruda.

[...]

Contudo, em termos de NITIDEZ e FOCO, gostei mais da Tamron do que da 50 1.8 D.

Eu já achei ela boa em f/2.8, e bem nítida em f/4 e também concordo que ela é bem construída !!!

Quanto a 50mm 1.8D, eu achava ela mais nítida do que a Tamron, mas não gostava pq era fixa.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px