Autor Tópico: Nikon D5100 + SB-700  (Lida 9821 vezes)

Rodolfo Kubiak

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Fevereiro de 2013, 16:23:52
Bom, tenho algumas dúvidas a respeito sobre esse conjunto (D5100+SB-700). Quanto mais leio, mais fico confuso. Sei que se o SB-700 estiver na sapata ele funciona no modo i-TTL ou o qual você escolher. Ai vem as dúvidas:

Para usar o flash fora da sapata (sem rádio, cabo, etc), eu ponho ele em Remote, ajusto o grupo e o canal:

a) sem ter o rádio, cabo, etc., eu preciso disparar o flash pop-up para disparar o SB-700 fora da sapata, correto?
b) com a D5100 ele funciona em i-TTL fora da sapata? Existe alguma que faça isso?
c) se não, eu precisarei utilizar ele no modo manual, correto?
d) para disparar o flash pop-up e acionar o SB-700, eu preciso configurar alguma coisa na D5100 para ela ser Master? Ou só por o pop-up em EV -3/0, para não influenciar a luz do SB-700?
e) a D5100 possui um receptor infravermelho, com ele, eu consigo comunicar a máquina com o flash?
f) na D5100 eu preciso por a grupo e o canal? Que eu saiba, isso é só se o SB-700 fosse o Master, daí colocaria nele qual dos grupos eu gostaria de "mandar", correto?

Para usar (difusor e o gel), no SB-700:

g) preciso alterar alguma configuração no flash para ele reconhecer que está com o difusor ou o gel? Ou não?

A princípio acho que é só, mas se eu lembrar de algo, venho pedir ajuda.
Faça com tudo com amor para que haja o melhor de si!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 16:49:26
a) sem ter o rádio, cabo, etc., eu preciso disparar o flash pop-up para disparar o SB-700 fora da sapata, correto?
Sim

b) com a D5100 ele funciona em i-TTL fora da sapata? Existe alguma que faça isso?
D5100 não comanda flash externo, ele vai funcionar só no manual

c) se não, eu precisarei utilizar ele no modo manual, correto?
ver b

d) para disparar o flash pop-up e acionar o SB-700, eu preciso configurar alguma coisa na D5100 para ela ser Master? Ou só por o pop-up em EV -3/0, para não influenciar a luz do SB-700?
não tem oq configurar n d5100 pois ela não comanda flash, vc pode acionar o sb700 por fotocelula apenas, se não quiser interferencia, baixa a potencia do pop up q da pra colocar no minimo 1/32. tente tapando ele com a mão, talvez funcione tbm.

e) a D5100 possui um receptor infravermelho, com ele, eu consigo comunicar a máquina com o flash?
o infravermelho q tem na camera eh para controle remoto apenas

f) na D5100 eu preciso por a grupo e o canal? Que eu saiba, isso é só se o SB-700 fosse o Master, daí colocaria nele qual dos grupos eu gostaria de "mandar", correto?
idem "d"

Para usar (difusor e o gel), no SB-700:

g) preciso alterar alguma configuração no flash para ele reconhecer que está com o difusor ou o gel? Ou não?

o gel eh pra corrigir a temperatura de cor então não precisa mudar nada no flash, o gel só vai aumentar ou diminuir a temp de cor
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 16:51:34 por Rafael.l »


Rodolfo Kubiak

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 17:42:14
Rafael te agradeço muito, agora sim intendi, pois antes eu lia em um site, dizia uma coisa dai lia em outro dizia outra, então virou um reboliço, mas agora ficou tudo certo. A D5100 não comanda flash a partir de qual modelo que a câmera já consegue comandar? Existe algum acessório que controle o flash fora da sapata em TTL ou só mesmo se a câmera tiver esse comando?
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2013, 17:43:11 por Rodolfo Kubiak »
Faça com tudo com amor para que haja o melhor de si!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 18:57:32
a d7000, d90 etc da pra fazer isso, mas da pra usar um radio flash pra usar fora da camera, tem os mais baratinhos ai na faixa de 20~50 dolares mas só funcionam no modo manual, tem um pixel king q falaram q eh bonzinho e funciona no modo ttl mas ta $130, eu estou esperando o youngnuo y622 N , ja tem esse modelo pra canon e o pessoal parece estar gostando, o da nikon dizem q eh pra sair logo, se sair com o mesmo preço da canon vai ser uns $80 + ou -


Rodolfo Kubiak

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 20:32:44
mas dai com esses da para usar em ttl
Faça com tudo com amor para que haja o melhor de si!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 22:16:14
com esse yn622 da


Rodolfo Kubiak

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2013, 22:44:25
vou espera mais um poucão para comprar um radio flash, agora que vou adquirir o meu 1° flash, tenho que aprender primeiro a mexer nele para dai se aventurar com ele fora da sapata. Rafael obrigadão mesmo por esclarecer essas dúvidas, se eu me lembrar de alguma volta aqui no tópico.
Faça com tudo com amor para que haja o melhor de si!


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2014, 16:23:06
Oiii

ressucitando um tópico...

Sabem me dizer se posso usar a luz de foco do sb700 para focar mas sem ter q disparar o flash para ajudar em fotos de maior exposição mas sem a necessidade de flash?
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm