Visitante
Câmeras Mirrorless - ajuda na escolha.

Autor Tópico: Câmeras Mirrorless - ajuda na escolha.  (Lida 5198 vezes)

Offline almor67

• Membro Ativo
Câmeras Mirrorless - ajuda na escolha.
« Online: 08 de Fevereiro de 2013, 12:45:52 »
Boa tarde,

Não sei se aqui é o espaço ideal, mas não achei um espaço específico para câmeras mirrorless.

Finalmente vendi todo meu equipamento, uma D300s, duas lentes (18-105mm VR e uma 70-300mm VR) mais um flash SB-600. O motivo da venda, para quem não acompanhou, é que quase não fotografava mais, achava a câmera grande, pesada, muito coisa para levar em viagem, etc. Apesar da D300s ser excelente, não adianta ter uma ótima câmera e não usar. Estou feliz com minha decisão e agora quero partir para o sistema mirrorless, mais compacto, e ver se assim fotografo mais e com mais frequência.

Minha dúvida é a seguinte: fiz algumas pesquisas e estou inclinado a comprar uma Sony NEX-6. Pensei na NEX-7, que está muito bem falada, mas parece que a NEX-6 está entregando uma qualidade de imagem tão boa quanto e é um pouco mais barata. Um vendedor em uma loja aqui do Rio me disse: Só vendo NIKON e CANON, as SONY não tem preço de revenda aqui no Brasil, é difícil vender depois. Bem, não sei se é verdade, mas também não acho que devo comprar uma câmera pensando no momento em que quiser trocá-la e sim na qualidade que esta me dará e no prazer de fotografar. De qualquer maneira alguém sabe se essa informação procede? Pelo que vi as mirrorless Canon e Nikon, pelo menos por enquanto, não estão apresentando uma qualidade tão boa quanto as Sony. Uma outra opção é a Olympus OM-D E-M5. mas é um pouco mais cara que a Sony, então só compraria se a diferença realmente compensar.

Gostaria da opinião e sugestão de quem já usa ou entende do sistema, vale qualquer opinião. Por favor, me ajudem a fazer uma compra mais acertada. Minha intenção, no caso da Sony, seria adquirir a câmera com uma lente 18-55mm, uma lente 55-210mm, um flash externo e outros acessórios de praxe, como bateria extra, cartões de memória SD, etc. Sugestão de acessórios importantes também é bem vinda.

Desde já agradeço a todos que puderam e quiseram opinar.

Abraços,

Achilles
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Rio de Janeiro
Panasonic LUMIX DMC-FZ1000 - Flash Panasonic DMW-FL360L - Filtro Polarizador Circular Tiffen - Filtro UV Tiffen

Dreamstime
Flickr

Offline Fernandez

• Colaborador(a)
Re:Câmeras Mirrorless - ajuda na escolha.
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 13:24:55 »
Cara, eu não sei muito sobre elas, só o que vejo o pessoal daqui falando mesmo... Mas pelo que tenho visto a OM-D 5 está muito bem cotada entre o pessoal por muitos motivos, facilidade de encontrar lentes por exemplo é uma delas...
Mas logo logo aparece o pessoal que realmente manja ;)
Abraço e boa sorte! Acho que está indo pra um caminho muito promissor mesmo
Tecpix + motorola do guga

Online Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 14:01:26 »
Eu pesquisei muito (deve ter umas 60h acumuladas entre fóruns, youtube e review durante minhas merecidas férias de final de ano) sobre mirrorless pois também pretendo migrar em breve. Vamos lá, minhas considerações:

Sobre a Sony NEX:
a. Tem melhor rendimento ISO em comparação à uma OMD, trabalhando com 1 stop de vantagem.
b. OS EVFs são os mais top do mercado com 2.2 M de pixels.
c. Os menus de navegação são mais intuitivos.
d. Vá de NEX 7, visto que você veio de uma DSLR top em termos de comandos, pois ela apresenta dois dials (coisa que a NEX 6 não tem).
e. O grip da 6 e 7 é muito bom.
f. O grande ponto negativo das NEX são as lentes pois tem pouca oferta e pouquíssimas top (essas custam bem caro).

Sobre OMD e sistema M4/3:
a. As lentes são sensacionais (entenda-se, principalmente, nitidez) e com excelente custo benefício.
b. A OMD apresenta ISO excelente até 1.600 e usável com segurança a 3.200.
c. A OMD tem o estabilizador de imagem ninja que permite tirar fotos em 1/10 com sucesso (permiti evitar ISOs elevados).
d. O foco é rápidíssimo e preciso (ligeira vantagem sobre NEX).
e. A ergonomia não é das melhores quando comparada à NEX mas, usada com o grip, fica show de bola
f. Na OMD, o acabamento é melhor e, principalmente, há selamento contra chuva e intempéries.
g. Processamento jpeg da OMD é melhor.
h. OMD é mais carinha.
Nikon D700 + AF-S 35 1.8 G ED FX + AF-S 85 1.8 G - SB-910
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg

Offline almor67

• Membro Ativo
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 14:01:56 »
Fernandez, muito obrigado por sua opinião.
Pena a Olympus ser mais cara, só a comprarei se realmente compensar.

Vamos esperar mais opiniões,

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Rio de Janeiro
Panasonic LUMIX DMC-FZ1000 - Flash Panasonic DMW-FL360L - Filtro Polarizador Circular Tiffen - Filtro UV Tiffen

Dreamstime
Flickr

Offline Pictus

• Moderador(a) Global
  • Referência
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
« Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 06:44:17 »
Qualquer coisa que não seja Nikon/Canon tem dificuldade de revenda no Brasil...

Olhando no http://www.dxomark.com elas são virtualmente equivalentes.

Baixa alguns RAWs, faz o seu tratamento e manda imprimir...
Não esquecer de verificar que lente foi usada, geralmente usam o que tem de melhor disponível no momento, que pode
não ser o ideal e principalmente a lente que vc vai usar.

http://www.dpreview.com/reviews/sonynex7/27
http://www.imaging-resource.com/PRODS/omd-em5/omd-em5THMB.HTM
http://www.focus-numerique.com/test-1583/compact-sony-nex-6-bruit-electronique-12.html

Difícil escolha...  :snack:
A OMD-5 é mais máquina, visual retro, corpo com IS e selada:ok:
Se for pelo quesito imagem, a NEX ganha *se* usar com lente que preste e não duvido qualquer dia sair
uma NEX FF, já existe uma
A NEX da para comprar parcelado com garantia no Brasil e tem o  esquema do desconto lá do Sony Style.

Para pensar...
O Kurt Munger que tem um site sobre Sony, passou a testar micro 4/3 também, olha o que ele escreveu...  :o
”If you enjoy using your APS-C Sony SLT cameras, the CZ16-80mm or 16-50mm SSM are both excellent once you zoom in just a bit.  If you enjoy
photography and want a small camera system with tack sharp images, I'd jump to the micro 4/3 with the Olympus E-M5; I did, and it's absolutely
awesome with their newest lenses!  More lens reviews to follow!”

Vindo de uma cara que sabe o que faz e tem os brinquedos todos na mão... :assobi:

Outro cabra cheio de brinquedos interessantes.

Kai - DigitalRevCom - Olympus OM-D E-M5 Hands-on  :D

Kai - DigitalRevCom - Sony NEX-6 - Two Different Opinions  :D
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 11:07:05 por Pictus »

Offline mad666

• Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 09:34:54 »
Se curte lentes mecanicas, pode ir de NEX sem medo de ser feliz! :ok:

Se preferir usar as lentes proprietarias da camera, iria de M4/3. A nao ser q ISO alto seja algo fundamental na sua escolha. Aih tb eh ponto a mais para as NEX 6 e 7.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!

Offline Lordakner

• Referência
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 10:05:04 »
Se curte lentes mecanicas, pode ir de NEX sem medo de ser feliz! :ok:

Eu uso a dupla ZZ (Zeiss & Zuiko-OM+4/3) na OMD.
Querer mais do que isso é pecado, mas se o indivíduo não ligar para o inferrno, parece que existem adaptadores até das lentes de óculos para o sistema MFT.
:)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/

Offline Lordakner

• Referência
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 10:10:26 »
Sei que não é um dado muito técnico, mas ( NMHO) essa Sony é feia de doer. :)

Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/

Offline mad666

• Referência
  • "Aprendendo a cada dia..."
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 11:10:34 »
Sei que não é um dado muito técnico, mas ( NMHO) essa Sony é feia de doer. :)

Nex 3,5,6 ou 7, sao todas iguais por fora. A marca nao investe num diferencial estetico, como a Olympus. Uma pena...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!

Offline lsd

• Membro Ativo
« Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 12:11:54 »
No seu lugar, eu iria de Olympus ou Panasonic.

Eu já tive uma NEX-7 e achei a ergonomia dela ruim, embora houvessem muitas coisas que eu gostava nela, principalmente o LCD movel (permitindo usá-la como uma Rollei, pendurada), e a imagem em si, que de fato é muito boa. Os JPEGs que saem dela são bem ruins, tenha isso em mente.

A Oly tem selagem e um ótimo estabilizador no corpo, a Sony era pra ter isso, as suas cameras SLR/SLT têm, é uma pena terem tirado isso do projeto. A qualidade de imagem da Oly é quase nada diferente das Sony... pelas imagens que se acham na internet.

Ah, quanto a ISO alto, a NEX-5 vai pouca coisa melhor que a 7, segundo o Luminous Landscape e outros sites. Na época que eu tinha a 7, eu só podia compará-la com a D7000, e, a meu ver, ela perdia pra D7000 tanto em ISOs baixos como altos, tinha rúido quase imperceptível mesmo em ISO 200...

Offline Pope

• SysOp
  • Referência
    • Renato Pope
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 15:55:12 »
Eu iria de MFT pelas lentes...
Minha opção seria:
1. OM-D
2. NEX 6
3. NEX 7
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr