Autor Tópico: Próximas compras  (Lida 3171 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 16 de Maio de 2013, 20:10:42
Olá pessoal,
Estou tentando organizar definitivamente minha lista de prioridades pra definir o que eu preciso comprar com mais urgência, mas no meio do caminho apareceram algumas dúvidas...

Minha maior prioridade atual é comprar um computador, pois meu notebook de quase 2 anos está no final de sua vida útil. A bateria já não dura mais nem 1h, tem que ficar o tempo todo na tomada; As teclas já estão frouxas; Configuração ultrapassada; Etc.
A única coisa que eu compraria antes do computador seria uma 70-300mm VRII se aparecesse uma ótima oportunidade de uma usada.

Então a lista de prioridades em ordem é mais ou menos essa:
* Computador                                               cerca de 3200,00  (CPU, monitor, birô, cadeira, teclado, mouse, som, etc)
* Nikkor 70-300mm VRII                                cerca de 1600,00 nova 
* 85mm 1.8G                                                cerca de 1600,00 nova  (se eu for comprar uma das duas abaixo não compro essa)
* 80-200mm 2.8D ou 70-200mm 2.8G VRI      cerca de 1700,00 usada ou 3500,00 usada
* Acessórios (grip, pilhas, bateria extra, etc)    cerca de ---------

Os dois primeiros itens eu gostaria de comprar esse ano ainda, mas sei que é praticamente impossível, o resto vem depois...

Bem, as principais dúvidas são:
1- Vale a pena pagar mais que o dobro na 70-200mm 2.8G VRI envés da 80-200mm 2.8D?
2- Entre os dois primeiros itens da lista de prioridades, qual deles seria o primeiro se a lista fosse sua? Não sei se avaliei bem quando priorizei o computador.
3- Tendo uma 70-200mm 2.8G VRI torna dispensável possuir a 85mm 1.8G por já ser um distância focal coberta no meu futuro kit ou a 85mm 1.8G poderia ter alguma finalidade mais específica? Estou tentando avaliar bem essa questão pra não disperdiçar dinheiro que eu posso investir em outra coisa.

Eu pretendo comprar tudo dessa lista até o final de 2014, mas claro, até lá muita coisa pode mudar.


Obrigado à todos.
« Última modificação: 16 de Maio de 2013, 20:13:27 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2013, 20:16:31
Só pra fazer uma complementação na primeira pergunta: Um dos principais motivos que me deixam com um pé atrás em relação a 80-200mm 2.8D é a falta do VR, pois eu não tive boas experiências com lentes nessa faixa de distância focal sem estabilizador.

O uso dela seria em 70% das vezes em ambientes internos à noite onde geralmente a velocidade com ISO 1600 e abertura f/2.8 fotografando sem flash fica entre 1/60s e 1/100s. Essa velocidade é suficiente pra usar 200mm sem estabilização?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2013, 21:51:57
Rafa, com certeza computador ruim é horrível para quem mexe com fotos e internet bastante tempo. Meu Desktop não tá dando muito conta de processar o RAW da 6D (20MP), senti diferença notória quando sai da D90 (quase 50% mais leve).
Portanto, priorize o computador.

No meu gosto, iria de 85 1.8 antes de qualquer outra lente. Motivo: qualidade ótica inquestionável. Porém, você já teve duas fixas e não se adaptou. Será que realmente você irá se adaptar com essa? Seria uma pena se isso acontecesse.

Deixaria a 70-300 para depois mesmo porque é escura. Entretanto, sei que gostas de tirar fotos de aves.

Bateria extra, grip, etc.. só justifica se fotografar profissionalmente. Quantas vezes a bateria realmente te deixou na mão mesmo quando carregada 100%?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


VitorK.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
  • Química + Fotografia
    • 500px
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2013, 22:28:15
1) Não sei dizer está. Minha prioridade este ano é Tamron 70-200 2.8 sem VC. Eu amo retratos, e com ela eu terei todas as faixas legais em uma lente de boa qualidade. Eu não tenho como pegar a 85mm 1.8 e a 135 f/2 tão rapido. Eu iria de 70-200 por ser mais clara.
2) Computador. Você tem a 70-300 antiga (?) então a versão com VR pode esperar um pouco ainda. E nada mais chato que tratar uma foto e o computador travar. Eu mesmo comprei um quando comprei minha D5100, uns meses depois, claro.
3) Com a 70-200 2.8, você vai ter um range efetivo maior que a 85mm, como o tsouto falou que você não se adaptou com primes, eu ficaria com a 70-200, ainda mais porque você gosta de pegar passáros em suas fotos, a 70-200 vai servir para tal e tambem para uns retratos quando quiser faze-los.

Sempre é bom ter uma bateria extra no bolso, nunca se sabe né.
C: Nikon D5100
L: Nikkor 50mm f/1.2 Ais + AF-S 50mm f/1.8G + AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G DX + AF-S 24-85mm F/3.5-4.5 ED + Holga HL-N 60mm f/8
A: YongNuo YN-467II + YN-622N

500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2013, 23:03:03
Rafa, com certeza computador ruim é horrível para quem mexe com fotos e internet bastante tempo. Meu Desktop não tá dando muito conta de processar o RAW da 6D (20MP), senti diferença notória quando sai da D90 (quase 50% mais leve).
Portanto, priorize o computador.
Realmente o computador é a maior prioridade, pretendo pegar ele até o final desse ano, mas não é tão fácil pra mim aparecer com mais de 3 mil reais em 6 meses.


No meu gosto, iria de 85 1.8 antes de qualquer outra lente. Motivo: qualidade ótica inquestionável. Porém, você já teve duas fixas e não se adaptou. Será que realmente você irá se adaptar com essa? Seria uma pena se isso acontecesse.
Não tive problema de adaptação com as fixas não, até gosto, só vendi ela pra comprar a Tamron 17-50mm, mas se eu não tivesse precisado vender ainda estaria com a 50mm 1.8D. A 35mm 1.8G eu vendi porquê não gostava do ângulo muito aberto.

Acho que 85mm é o mínimo pra mim em uma fixa. Queria mesmo era a 135mm f/2 DC mas não dá pra mim.


Deixaria a 70-300 para depois mesmo porque é escura. Entretanto, sei que gostas de tirar fotos de aves.
Bem, entre as lente ela é minha prioridade principal mesmo sendo escura. A única lente rápida/clara que serviria pra mim nessa faixa de range seria a 200-400mm f/4G VR, mas essa eu acho que nunca vou ter...

Como já disse em outros tópicos, eu nem gostava de fotografia propriamente dita no início, só gostava de registrar aves. Só me interessei por fotografia depois que tive a 35mm 1.8G.


Bateria extra, grip, etc.. só justifica se fotografar profissionalmente. Quantas vezes a bateria realmente te deixou na mão mesmo quando carregada 100%?
Na verdade a bateria nunca me deixou na mão, mas como eu pretendo fazer umas fotos em eventos pra juntar uma grana é necessário ter uma bateria reserva.

E o grip é questão de gosto mesmo, acho muitíssimo mais confortável.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2013, 23:04:45
1) Não sei dizer está. Minha prioridade este ano é Tamron 70-200 2.8 sem VC. Eu amo retratos, e com ela eu terei todas as faixas legais em uma lente de boa qualidade. Eu não tenho como pegar a 85mm 1.8 e a 135 f/2 tão rapido. Eu iria de 70-200 por ser mais clara.
2) Computador. Você tem a 70-300 antiga (?) então a versão com VR pode esperar um pouco ainda. E nada mais chato que tratar uma foto e o computador travar. Eu mesmo comprei um quando comprei minha D5100, uns meses depois, claro.
3) Com a 70-200 2.8, você vai ter um range efetivo maior que a 85mm, como o tsouto falou que você não se adaptou com primes, eu ficaria com a 70-200, ainda mais porque você gosta de pegar passáros em suas fotos, a 70-200 vai servir para tal e tambem para uns retratos quando quiser faze-los.

Sempre é bom ter uma bateria extra no bolso, nunca se sabe né.
Obrigado por comentar!

Se eu puder, com certeza prefiro a 70-200mm 2.8G VRI do que a 85mm 1.8G, mas vamos ver se essa cabe no meu bolso... Lembrando que isso é um plano futuro, lá pro final de 2014.

Não tenho nenhuma 70-300mm.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2013, 00:05:48
Rafa, a dica da 70-200 é muito boa. Uma Tamron nova tá uns 1.500 dólares.
Em relação ao computador, compra um Dell parcelado no cartão e já era.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2013, 00:08:59
Rafa, a dica da 70-200 é muito boa. Uma Tamron nova tá uns 1.500 dólares.
Em relação ao computador, compra um Dell parcelado no cartão e já era.
Se for comprar será a versão I da Nikon que é a que vale mais a pena usada, em torno de 3500,00.

E o computador vai ser lá da TeraByteShop à vista quando eu puder...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2013, 07:42:50
Se for comprar será a versão I da Nikon que é a que vale mais a pena usada, em torno de 3500,00.

E o computador vai ser lá da TeraByteShop à vista quando eu puder...
Cara um Mac Mini com 16 Gb de RAM sai por R$3550,00 bo site da Apple e podendo parcelar em 12X! E com desconto para estudante fica R$3364,00
« Última modificação: 17 de Maio de 2013, 07:45:08 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2013, 08:05:03
Como já foi citado por vários, a prioridade deve ser o computador, até porque é fundamental ter um bom computador, não só para mexer com fotografia, mas com qualquer outra coisa, só acho que se você pesquisar um pouco mais, você encontra um preço melhor.

Quanto as lentes, acho que você deve priorizar o que você quer primeiro, uma qualidade melhor, ou um range maior.

Se a lista fosse minha, eu colocaria a 70-300 na frente (inclusive ela já está mesmo na minha lista de próximas aquisições), pra você poder fotografar aves, que pelo que parece, é o que você realmente curte fazer.
Depois eu compraria a 85mm (essa também está na minha lista de próximas aquisições, mas só mais para frente...), e só pensaria nas outras lentes se, depois de ter essas duas, eu sentisse a necessidade de comprá-las, porque muitas vezes a gente acaba querendo algumas coisas sem ter, na prática, real necessidade.

Quanto a questão de baterias, grips e etc, eu acharia o grip dispensável, mas como você diz que é uma questão de gosto sua, eu deixaria ele por último ainda assim. Para fazer os eventos, acho que é válido ter um conjunto de 8 pilhas recarregáveis para o flash (talvez você nem use a carga toda das 4 primeiras, mas se tratando de um evento e de um trabalho para um cliente, é sempre bom ser precavido porque a gente nunca sabe o que pode acontecer) e compraria uma segunda bateria para a câmera, para deixar sempre na mochila carregada, porque como citei acima, é sempre bom ser precavido com esse tipo de coisa, e aí depois, quando sobrar uma grana, você compra o grip.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2013, 13:14:00
Cara um Mac Mini com 16 Gb de RAM sai por R$3550,00 bo site da Apple e podendo parcelar em 12X! E com desconto para estudante fica R$3364,00
Por esse preço não dá, já não tenho dinheiro pra o que eu escolhi na Tera Byte Shop, quem diria esse, sem contar que precisa comprar monitor, teclado, mouse, som, birô, cadeira...

Tem um lá com a configuração mais baixa por 2499,00 mas mesmo assim é muito caro pra mim...

E eu prefiro me manter no Windows já que eu já estou acostumado.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2013, 13:16:35
Como já foi citado por vários, a prioridade deve ser o computador, até porque é fundamental ter um bom computador, não só para mexer com fotografia, mas com qualquer outra coisa, só acho que se você pesquisar um pouco mais, você encontra um preço melhor.

Quanto as lentes, acho que você deve priorizar o que você quer primeiro, uma qualidade melhor, ou um range maior.

Se a lista fosse minha, eu colocaria a 70-300 na frente (inclusive ela já está mesmo na minha lista de próximas aquisições), pra você poder fotografar aves, que pelo que parece, é o que você realmente curte fazer.
Depois eu compraria a 85mm (essa também está na minha lista de próximas aquisições, mas só mais para frente...), e só pensaria nas outras lentes se, depois de ter essas duas, eu sentisse a necessidade de comprá-las, porque muitas vezes a gente acaba querendo algumas coisas sem ter, na prática, real necessidade.

Quanto a questão de baterias, grips e etc, eu acharia o grip dispensável, mas como você diz que é uma questão de gosto sua, eu deixaria ele por último ainda assim. Para fazer os eventos, acho que é válido ter um conjunto de 8 pilhas recarregáveis para o flash (talvez você nem use a carga toda das 4 primeiras, mas se tratando de um evento e de um trabalho para um cliente, é sempre bom ser precavido porque a gente nunca sabe o que pode acontecer) e compraria uma segunda bateria para a câmera, para deixar sempre na mochila carregada, porque como citei acima, é sempre bom ser precavido com esse tipo de coisa, e aí depois, quando sobrar uma grana, você compra o grip.
É isso mesmo que pretendo ir fazendo, nessa exata ordem.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


VitorK.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
  • Química + Fotografia
    • 500px
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2013, 20:38:52
http://www.youtube.com/watch?v=8PTNiH7bdUI
Para sua duvida entre 70-200 e 85
C: Nikon D5100
L: Nikkor 50mm f/1.2 Ais + AF-S 50mm f/1.8G + AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G DX + AF-S 24-85mm F/3.5-4.5 ED + Holga HL-N 60mm f/8
A: YongNuo YN-467II + YN-622N

500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2013, 21:27:39
http://www.youtube.com/watch?v=8PTNiH7bdUI
Para sua duvida entre 70-200 e 85
Vlw amigo! Ótimo vídeo.

Provavelmente irei de 85mm 1.8G por causa do preço, mas ainda realizo meu sonho de ter uma 70-200mm :wub:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


SoroCarlos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2013, 23:52:06
 Ao amigo Rafael :ok:

  Acompanho sua "inquietação" sobre as necessidades técnicas imediatas e a médio prazo, então venhamos:

  Como já mencionado anteriormente por diversos Amigos aqui no MF a prioridade é o PC, pois ele é uma extensão da sua câmera (qualquer que seja ela) e também proporciona acesso a outros "mundos virtuais" ( redes sociais, games, comunicação empresarial, compras on-line, ...) ..... é prioridade.

  Na Terabytes  .... conceituada loja de e-commerce do Paraná, acredito que seja este desktop:

  http://www.terabyteshop.com.br/t-professional/computador-t-professional-intel-i5-3470-3.20ghz-3-geracao--8gb-ddr3--hd-1tb--dvd-rw--nvidia-quadro-600--gab-thermaltake.ptml

  Como opção a mais, outras lojas tambem conceituadas: :

   http://www.waz.com.br/computador-e-notebook/desktop.html

   http://www.megamamute.com.br/Informatica/Computadores-1001.aspx/c

  http://www.pichau.com.br/home/categoria/familia_pai_id:1/computadores

   Quanto a lentes .... primeiro ... prá que  você esta precisando ? ... prá cobrir o seu range ? ..... porque uma tele ? .....
   Quando optamos por lentes zoons e principalmente de grandes intervalos focais, temos um detrimentos na qualidade da imagem final, pois sua construção é para atender todos os  ranges (praticidade) e haja elementos internos para tanto e é por isto que as fixas, muito embora com menor complexidade de construção (veja a cinquentinha), nos fornece uma melhor qualidade na imagem final ( sem pós -processamento por software) pois a função dela é para aquela distancia focal/abertura e concentra toda a sua potencialidade técnica naquilo a que se propõe ....... será ????
  Então compare a mesma regulagem de uma lente 70-300mm em 85 mm e uma fixa 85mm, ambas em f 5,6 para comprovar a qualidade final da imagem.
  Teles com range grandes, entregando qualidade óptica ....  são caríssimas.

  Comprar lentes novas ( e criamos nossos próprias necessidades) ... é normal e também uma" delícia" determinar sua escolha.

  Mas conhecimento, prudência e paciência são qualidades de um Bom Comprador de Lentes.

  Outra sugestão .... porque não incluir no rol das aquisições uns "vidrinhos" ..... mount M42, K, Leica R ou M, Exakta .... são verdadeiras obras primas ópticas antigas, e tem fixas com 200,300,400 mm

  Para iniciar-se  no mundo dos eventos ..... imprescindível ... baterias extras, pilhas recarregáveis para flash, monopé ou tripé reversível,mochila bem dimensionada ....

  Dica da pilha AA:     http://www.ebay.com/itm/270692684253?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

   Um Grande Abraço  :worship: