Visitante
Champagne estourando

Autor Tópico: Champagne estourando  (Lida 9741 vezes)

Offline Beto Eterovick

• Colaborador(a)
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Champagne estourando
« Online: 05 de Março de 2005, 20:14:09 »
Outro dia conversei com uma possível cliente que queria uma foto de uma champagne estourando! Acabou que ela resolveu fazer outro tipo de mídia, mas a minha dúvida continuou! Conversei com um fotógrafo publicitário amigo meu e ele me disse que pegasse uma garrafa vazia de champagne e tira-se o fundo! Depois prega-se a rolha a uns 4, 5cm da boca da garrafa com um arame ou coisa parecida, passando o arame por detrás da rolha. Depois pega-se uma mangueira d'água e esguicha-se pela entrada cortada sem parar e vai tirando as fotos! Idéia genial não acham? Mas a idéia não é dele! Ele leu e me falou!

O que eu queria saber é se alguém conhece outra técnica menos trabalhosa (tirando a técnica de comprar 30 champagnes e ir abrindo uma por uma...rsrsrsr) e que não faça tanta bagunça com água desse jeito!

Abraços,
 ;)  

Offline Leo Terra

• SysOp
  • Referência
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Champagne estourando
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2005, 21:36:54 »
Beto, conheço pelo menos umas 4 técnicas de estouro de espumante, tenho até making off disso, mas este tipo de splash é um dos segredos de profissão mais bem guardados pelos fotógrafos que os desenvolvem, é muito complicado desenvolver métodos realmente efetivos para splashs desse tipo e os fotógrafos que os desenvolvem costumam manter a 7 chaves pois é uma enorme vantagem competitiva.
Aqui em Ribeirão por exemplo eu sou o único que domino esta técnica, na verdade eu e o Eduardo Pigari que normalmente me acessora neste tipo de foto.
Só para vc ter uma noção:
POC

Desta vez eu infelizmente não poderei te ajudar pois este tipo de cenografia é um tipo de vantagem competitiva muito ENORME para ficar divulgando publicamente.... :(

Só te digo que a técnica do seu amigo é trabalhosa e pouco eficiente (água não tem o mesmo efeito de espumante ;))
E por fim que Splash faz sugeira e bagunça mesmo, não tem como evitar, são sinônimos.... :)
« Última modificação: 05 de Março de 2005, 21:39:13 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com

ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.

Offline Beto Eterovick

• Colaborador(a)
Champagne estourando
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2005, 22:05:33 »
Bom Leo, não sabia que a técnica era tão bem guardada assim a sete chaves!  :huh: Pelo menos o Christoph Herh, que me contou a técnica, não disse nada e me falou na boa, mesmo sendo concorrentes, pois estou começando a atuar em algumas áreas que ele atua!

Mas respeito o seu sigilo em não divulgar. Afinal, são segredos da profissão que se adquire com o tempo e realmente fazem o diferencial!

Sua resposta, apesar de poder paracer negativa, tornou-se pra mim extremamente positiva, pois me incentivou a procurar respostas. Não vou descançar enquanto não conseguir fazer uma foto de splash de espumante. rsrsrsr Tornou-se um desafio, e eu os adoro! rsrsrs

Quando eu conseguir fazer a foto coloco na net e peço sua avaliação, combinado? ;)

Um abraço,

Offline Leo Terra

• SysOp
  • Referência
Champagne estourando
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2005, 22:52:30 »
Beto te darei umas dicas, tente conseguir mas procure não divulgar as suas conquistas nesta área, elas serão um grande diferencial, esta tecnica que lhe foi informada é uma técnica de domínio público ;)
A dica é o seguinte, 90% dessas fotos são feitas com técnicas de cenografia, geometria e jogos de luz, se concentre nisso, pense em como fazer um cenário que gere uma imagem como a que vc procura, independente das peripécias que vc tenha que fazer para obter a imagem. É tudo questão de cenografia, geometria e luz. ;)
Leo Terra

Offline Beto Eterovick

• Colaborador(a)
Champagne estourando
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2005, 22:57:25 »
Ok Leo, valeu pelas dicas! Quando tiver um tempinho tentarei, e pode ter certeza que vou conseguir!!! Nunca desistirei, até conseguir o resultado que quero!

Valeu!!!
Abraços,

Offline Marcelo Medeiros

• Conhecendo
  • *
    • http://
Champagne estourando
« Resposta #5 Online: 06 de Março de 2005, 10:07:04 »
Olá Beto,

Certamente a técnica usada pelo Leonardo não deve ser a mesma que eu conheço. Bom, existe uma que é muito interessante, mas requer um pouco de habilidade com eletrônica.

Trata-se de um circuito eletrônico que aciona um flash a partir de um estímulo sonoro (uma gota caindo na água, a rolha saltando da garrafa etc.). Tudo acontece no escuro, a câmera fica em Bulb. Mas quando o flash é acionado, a cena no exato momento do splash é então registrada.

Tudo isso está bem explicado em uma matéria sobre splashes na Revista Fotografe Melhor, edição de janeiro/2005. Creio que não divulguei nenhum "segredo de estado", pois essas informações são públicas.

Gostaria de saber do Leonardo em quais aspectos a técnica dele é melhor que esta que descrevi.

Um abraço.

Offline Beto Eterovick

• Colaborador(a)
Champagne estourando
« Resposta #6 Online: 06 de Março de 2005, 11:32:14 »
Olá Marcelo, já lí sobre essa técnica! Quanto à habilidade em eletrônica não tem problema. Meu irmão é engenheiro elétrico! rsrsrs.

Mas o problema de usar essa técnica é que vou ter apenas uma foto por estouro de champagne, concorda? E isso inviabilizaria minha produção! Se não gostar da foto feita na primeira vez? Ou o cliente não gostar? As técnicas cenográficas acredito serem as melhores para esse tipo de fotografia! Vc nem se dá o trabalho de comprar uma champagne! É só usar uma garrafa vazia! O resto ainda estou tentando arquitetar e descobrir! Quando conseguir coloco a foto no ar para mostrar!

Abraços,

Offline Matheus

• Colaborador(a)
    • http://www.mundofotografico.com.br
Champagne estourando
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2005, 11:34:37 »
è galera ..

alguem ja tentou misturar vinagre com bicarbonato? ocs tem q ver o estouro q dá ...

mas será um estouro pra cada foto tb .. heheh ... enxe a garrafa com vinagre e joga o bicarbonato dentro .. depois coloca a rolha e balança ...

ocs vão ver a pressão q dá ...

Offline Beto Eterovick

• Colaborador(a)
Champagne estourando
« Resposta #8 Online: 06 de Março de 2005, 11:40:16 »
Legal Matheus. É a química ajudando..........
Não tinha pensado nisso! Com certeza entrará nas minhas intermináveis tentativas.. rsrsrsrs

Obrigado,

Offline Matheus

• Colaborador(a)
    • http://www.mundofotografico.com.br
Champagne estourando
« Resposta #9 Online: 06 de Março de 2005, 12:01:29 »
Não sei se o efeito q a champagne dá ele liquido aí terá tb ..

mas pode-se fazer um tratamento na foto tb depois .. pra ver se fica semelhante ...

Offline Leo Terra

• SysOp
  • Referência
Champagne estourando
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2005, 15:31:16 »
A questão da técnica eletrônica é que ela não é um splash, quando muito pega a rolha formando um rastro, a qualidade fica muito duvidosa, pois a velocidade é muito alta e requer um flash extremamente veloz para conseguir congelar, porém não mostra o líquido saído, tente simplesmente estourar um espumante, vc verá que no momento do estouro não há líquido saído em momento algum... :)
Leo Terra