Autor Tópico: Nikon D5100 ou Canon 5D (clássica)  (Lida 2042 vezes)

ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Julho de 2013, 13:02:51
E ae pessoal.
Tenho uma Nikon D5100 com uma lente 18-105.
A pergunta é:
Para fotografar espetáculos, baixa iluminação com pessoas em movimento (dança), o que seria melhor?

Nikon D5100 + 18/105mm

ou

Canon 5D + 18/105 ou 18/135 (clássica 5d)


Seria exatamente esses 2 exemplos, sem lentes claras.

Pintou uma 5D com um preço bem interessante.

A 5D é Full Frame e a D5100 é uma câmera mais recente, o que eu deveria levar mais em conta, nesse caso?

Aguardo... obrigado!!!   :ok:


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2013, 13:11:53
Para espetáculo eu ficaria com a 5D + 85mm 1.8 ou 135mm f2... sobretudo pq as "18 alguma coisa" são EF-S e não entram na 5D. Abs!


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2013, 13:17:17
Acho que me equivoquei.
Na 5D seria a lente 24-105mm


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2013, 13:27:22
Aí muda de figura... 5Dc + 24-105 vai gastar entre 3,5 e 4k.
Esse conjunto em qualidade de imagem acredito ser muito superior à D5100+18-105, pois a 24-105 é f4 em todo o range, e por ser FF a 5D te dará melhor qualidade em iso alto, mesmo sendo limitado a 1600. Tenta fazer uma busca no flickr de fotos com esse conjunto, pode ter foto parecida com as que você quer fazer e dará pra ter uma idéia  :ok:


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2013, 10:24:52
Espetáculos NÃO tem baixa iluminação. Isto é um engano. Quando comecei a fotografar eu tinha esta impressão também !  :ok:. Na época do filme já vi gente comprar e indicar ISO2000 para show pelo movimento e pela escuridão. Coisa ridícula de chorar. Cara, os movimentos não são tão rápidos assim porque vc está longe do artista e porque vc acompanha, com a lente, o artista e o que mais tem ali é luz !!!
A pessoa do palco está sempre bem iluminada. E em excesso ! Vc precisará entender do fotometro muito bem (em shows, o mais dificil é a briga entre o fotógrafo, o fotômetro, o ponto da cena onde o fotometro está e o tamanho da área em torno dele que a camera usará para medir a luz (fotometro central (e a área dele (que em algumas cameras é ajustavel) versus fotometro de ponto). A escolha entre eles depende, também, da distancia focal da lente e da distancia que vc está do artista). Vc poderia optar por ajustar, o manual, nos olhos no comeco (perdendo as primeiras fotos) e depois manter no manual, mas a intensidade das luzes sobre os artistas mudam e destruirão suas fotos em certos momentos do show.
É comum que o excesso de luz sobre o artista, costume saturar a pessoa em destaque (ela fica branca) e o fundo do cenário continua escuro demais (só fica menos escuro)
O que vc precisa é de alcance e entender do fotometro (ponto x central, dependendo da sua distancia par ao artista e do comprimento da sua lente)
Eu iria de D5200 pelo fator de crop (alcance). Eu iria preferir lentes fixas para garantir a definição da D5200. Mas como sempre a Nikon mata os clientes com lentes carissimas e nada no meio. A 135 F2 que o colega acima falou, não terá foco automatico na D5200 (vc precisaria de uma D7100 para ter o foco dela). E uma AF-S 200mm F2 (que faria o foco automatico) custa 15mil.
Se vc quiser zoom pegue uma AF-S 70-200mm 2.8.
vc NÃO vai usar ISO alto em show. Vai precisar é de dynamic range (detalhes nas sombras). Pegaria qq nikon com dynamic range alto e colocaria o recurso d-lightning no maximo (ao lado da pessoa tem pouca iluminação e o dynamic range vai puxar os detalhes destas sombras e nao vai deixar a pessoa do centro branca/saturada).
Se vc botar iso alto, a pessoa do meio vai ficar branca de luz e as pessoas nos pontos escuros aparecerão mais. Será uma foto estragada. O que vc precisa é D-lighting no máximo e iso baixo (dependendo so show será ISO400, ISO 200, ISO 100). A luz sobre o artista é fortissima. Só precisa disso. (Ah e estudar seu fotometro muito bem. A briga toda será entre vc, o fotometro de ponto x central e os pontos de foco). Nunca use foco de área 3d foco ou qq coisa com nome bonitinho. É foco pontual, ou central (a escolha entre os dois vai depender do seu estilo, da sua distância do artista x o tamanho da sua lente e dos seus ajustes). Fotografar show, corretamente, não é simples.
« Última modificação: 27 de Julho de 2013, 10:56:44 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2013, 08:36:54
Aí muda de figura... 5Dc + 24-105 vai gastar entre 3,5 e 4k.
Esse conjunto em qualidade de imagem acredito ser muito superior à D5100+18-105, pois a 24-105 é f4 em todo o range, e por ser FF a 5D te dará melhor qualidade em iso alto, mesmo sendo limitado a 1600. Tenta fazer uma busca no flickr de fotos com esse conjunto, pode ter foto parecida com as que você quer fazer e dará pra ter uma idéia  :ok:

Eu vou dar uma pesquisada sim.. valeu Alexandre!
Abraço!


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2013, 08:42:10
Espetáculos NÃO tem baixa iluminação. Isto é um engano. Quando comecei a fotografar eu tinha esta impressão também !  :ok:. Na época do filme já vi gente comprar e indicar ISO2000 para show pelo movimento e pela escuridão. Coisa ridícula de chorar. Cara, os movimentos não são tão rápidos assim porque vc está longe do artista e porque vc acompanha, com a lente, o artista e o que mais tem ali é luz !!!
A pessoa do palco está sempre bem iluminada. E em excesso ! Vc precisará entender do fotometro muito bem (em shows, o mais dificil é a briga entre o fotógrafo, o fotômetro, o ponto da cena onde o fotometro está e o tamanho da área em torno dele que a camera usará para medir a luz (fotometro central (e a área dele (que em algumas cameras é ajustavel) versus fotometro de ponto). A escolha entre eles depende, também, da distancia focal da lente e da distancia que vc está do artista). Vc poderia optar por ajustar, o manual, nos olhos no comeco (perdendo as primeiras fotos) e depois manter no manual, mas a intensidade das luzes sobre os artistas mudam e destruirão suas fotos em certos momentos do show.
É comum que o excesso de luz sobre o artista, costume saturar a pessoa em destaque (ela fica branca) e o fundo do cenário continua escuro demais (só fica menos escuro)
O que vc precisa é de alcance e entender do fotometro (ponto x central, dependendo da sua distancia par ao artista e do comprimento da sua lente)
Eu iria de D5200 pelo fator de crop (alcance). Eu iria preferir lentes fixas para garantir a definição da D5200. Mas como sempre a Nikon mata os clientes com lentes carissimas e nada no meio. A 135 F2 que o colega acima falou, não terá foco automatico na D5200 (vc precisaria de uma D7100 para ter o foco dela). E uma AF-S 200mm F2 (que faria o foco automatico) custa 15mil.
Se vc quiser zoom pegue uma AF-S 70-200mm 2.8.
vc NÃO vai usar ISO alto em show. Vai precisar é de dynamic range (detalhes nas sombras). Pegaria qq nikon com dynamic range alto e colocaria o recurso d-lightning no maximo (ao lado da pessoa tem pouca iluminação e o dynamic range vai puxar os detalhes destas sombras e nao vai deixar a pessoa do centro branca/saturada).
Se vc botar iso alto, a pessoa do meio vai ficar branca de luz e as pessoas nos pontos escuros aparecerão mais. Será uma foto estragada. O que vc precisa é D-lighting no máximo e iso baixo (dependendo so show será ISO400, ISO 200, ISO 100). A luz sobre o artista é fortissima. Só precisa disso. (Ah e estudar seu fotometro muito bem. A briga toda será entre vc, o fotometro de ponto x central e os pontos de foco). Nunca use foco de área 3d foco ou qq coisa com nome bonitinho. É foco pontual, ou central (a escolha entre os dois vai depender do seu estilo, da sua distância do artista x o tamanho da sua lente e dos seus ajustes). Fotografar show, corretamente, não é simples.

Pela experiência que tenho, eu jamais conseguiria fotografar um espetáculo em um teatro com minha D5100 + 18/105 com um ISO em 100 ou 200 ou 400 por exemplo. Sabemos que não existe um padrão de iluminação e alguns espetáculos tem carência de luz. Outros tem uma boa iluminação. Eu fotografo grupos de dança, e fazem movimentos super rápidos, acredite em mim.
Eu tenho fotografado em RAW e geralmente uso ISO entre 800 e 1600, a velocidade fica entre 1/80 e 1/100. tenho conseguido resultados satisfatórios, mas quero melhores ainda.
Eu vou dar uma atenção ao que voc~e falou, sobre o recurso d-lighting e o foco eu já uso no pontual.
Muito obrigado... abraço!


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2013, 09:02:40
Pela experiência que tenho, eu jamais conseguiria fotografar um espetáculo em um teatro com minha D5100 + 18/105 com um ISO em 100 ou 200 ou 400 por exemplo.

La no menu de mudança de iso da D5100 nao deixa duvidas... fotos noturnas e ambientes artificiais so do iso 500 pra cima, coloque o EV em 1.7 e pronto.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2013, 10:27:31
FF é sempre FF. Vá de 5D clássica.


Sent from my iPad using Tapatalk 2
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ric2012

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2013, 10:03:54
Pessoal, obrigado por responder. Mas não vai rolar a 5D... foi negociada com outra pessoa.
Então, vou comprar uma D700... estou em busca de uma..
Abraço e obrigado!!!!