Autor Tópico: PWM em monitores LED - Importante.  (Lida 6038 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Online: 01 de Agosto de 2013, 12:38:00
Estou criando este espaço para discutir esta questão. O PIctus levantou esta questão no tópico sobre monitor LG e meio q deixei passar, reconheço, de bobeira.
De fato este é um problema em princípio grave. Tenho atualmente 2 monitores IPS: Um Samsung antigo LCD e uma LG IPS 234v. Este último embora o tenha a algum tempo (e antes um 22) usava muito pouco, pois ficava em outra residência. Agora, q comecei a usar ele de forma mais frequente passeia a sentir dors de cabeça e desconforto muito acentuado nos olhos. Não dei muita atenção ao fato por alguns motivos: Desconhecia tal problema - Usava pouco - Achava q poderia ser o tamanho maior da tela aliada a sua resolução bem maior q a do meu Samsung. - Falta de costume ou iluminação do local onde ele se encontra.

Enfim - Quando o Pitcus levantou esta questão passei a pesquisar sobre o fato e os efeitos decorrentes (sintomas físicos) e descobri q muito provavelmente é o q tem ocorrido comigo. A coisa ficou pior, pois tenho usado e terei de usar, por mais tempo este monitor. Pelo q pude entender, lendo de forma rápida sobre o assunto (com meu inglês meia boca), a coisa é simplesmente uma economia porca dos fabricantes q querem manter seus custos baixos.
Me parece uma questão relativamente grave.

Gostaria de discutir o assunto e principalmente: alguma maneira de eliminar ou mesmo diminuir tal problema nos monitores q já temos.
Me parece ter (perdi a página e tenho q sair agora) alguma alteração no Hardware q acaba ou diminui este problema, mas perde-se a garantia do fabricante. ALguem sabe informar sobre isso?

Outra coisa: POde-se usar a regulagem de imagem combinada do monitor e da placa de vídeo para amenizar o problema, mas não sei qual a efetividade disso.

Qualquer informação q possa direcionar para uma solução ou diminuição deste problema em nossos monitores será de grande valia.

Deixo meus sinceros agradecimentos ao Pictus por levantar esta questão e pedir desculpas por ter deixado passar algo tão importante.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2013, 12:56:31
Muito interessante!! Vou procurar saber mais a respeito.
De imediato achei essa matéria, bastante esclarecedora:

http://www.flatpanelshd.com/focus.php?subaction=showfull&id=1362457985

 :ok:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2013, 16:11:57
Vamos aguardar por mais participação. Estou muito enrolado até para pesquisar. Já sai, voltei e agora tenho q sair novamente. A noite um filho inquieto e acaba o dia. Mas vou ver se consigo mais informações.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2013, 16:22:20
Tem uma manobra q parece poder minimizar a situação, mas fiquei meio confuso com os textos; Salvo engano seria aumentar o brilho para o máximo no próprio monitor e depois fazer a correção via placa de vídeo. Alguem pode informar melhor a respeito desta manobra?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2013, 00:48:09
Alexandre Ricci;
Este e outros links estão no post sobre monitores e afins
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
Faz tempo que o link foi colocado, é o ultimo na parte sobre monitores.

Lúzio;
A solução é colocar o brilho em 100% ou talvez menos(80%/90% ?), depende da frequência
do PWM  e CALIBRAR definindo no programa de calibração o valor desejado que
geralmente pode ser algo entre 120 a 140 cd/m², a desvantagem é que quando se limita o
valor do brilho via calibração se perde MUITO contraste, mas não representa problema pois
o papel impresso tem muito menos contraste do que qualquer monitor, também vai perder
alguns tons devido a curva aplicada em 8 bits no LUT da placa gráfica.

Um teste fácil/tabajara é com um fundo branco balançar uma caneta ou um dedo, com
PWM vai formar um “leque com linhas”, aí aumenta o brilho que as linhas desaparecem.
+- isto aqui http://youtu.be/ru474L8N15w

Quanto a garantia, vai estar descrito no manual o valor máximo garantido.
Não lembro agora,  mas ACHO que é só Eizo que tem esta ressalva quanto ao
brilho máximo.

Pode ser que não seja o PWM, mas que sua visão já esteja cansada, boa hora para
fazer um checkup.

BTW, só aceito suas desculpas se você parar de disseminar de que não precisa de calibração...  :D


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2013, 12:27:10
"BTW, só aceito suas desculpas se você parar de disseminar de que não precisa de calibração...  :D"

kkkkkk Vou parar kkkkkk

Abração!!!
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2013, 15:50:25
Alexandre Ricci;
Este e outros links estão no post sobre monitores e afins
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
Faz tempo que o link foi colocado, é o ultimo na parte sobre monitores.

Ah sim, é que o Luzio abriu o tópico específico sobre o assunto e achei o link numa busca. Ainda não consegui ler aquele tópico todo, ele é muito completo e tem muito conteúdo, bom demais  :ok:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2013, 17:07:22
Fiz o teste aqui e tava terrível. Quando tinha ajustado (minha "calibração" via olhômetro) este LG 235v eu baixei o Brilho pelo ajuste do próprio monitor. Agora fiz o q já foi indicado para tentar amenizar o problema: Aumentar o brilho para o máximo no próprio monitor e contornar via placa de vídeo ou calibrador.
Deu uma boa melhorada (avaliei com o teste da caneta antes e depois) e minha cabeça e olhos estão sentindo bem menos. Não posso avaliar ainda totalmente devido ao efeito retardado das cervejas de ontem: Dor de cabeça   kkkkkkk
Mas parece q foi bem efetivo. Amanhã devo estar com a cabeça boa e verifico melhor isso. Outra coisa q tinha percebido é q o problema parecia piorar quando eu ligava a luz, q é fluorescente.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2013, 17:12:49 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2013, 18:49:50
Nem tinha visto o tópico quando criou, mas agora com menos de 2 meses com meu novo IPS224V já estou ficando com dor de cabeça depois de usar um dia todo sem sair...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2013, 15:18:35
Só para atualizar: Fiz o teste do lápis (pode ser o dedo também, pesquisem) e percebi o problema. setei o brilho pelos controles do próprio monitor para uns 75/80 e a calibração/ajustes/ compensação  ( target com olhômetro e atenção) via driver da placa de vídeo. Fiz nos meus 2 LG (sendo um o de última geração) e os problemas desapareceram e mantive a ótima qualidade de imagem.  coisa bem simples e sem nenhum radicalismo quanto a ajustes. Agora uso com total conforto. Muito fácil a correção.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2013, 15:20:46 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.