Autor Tópico: Sobre a lente Nikon 28mm f2.8 Manual  (Lida 7250 vezes)

Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 28 de Agosto de 2013, 08:23:36
Pessoal, estou interessado em uma lente que me possibilite pegar um grupo maior de pessoas e em lugares menos iluminados... Raramente uso o foco da lente em automático ( só quando fotografo em movimento) então pensei em comprar uma nikon 28mm f2.8 com foco manual, mas procurei na internet e não achei ninguém falando sobre a lente.
O preço dela é de R$300 e me agrada.
Oque vocês acham da lente? E as fotos em baixa iluminação?


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2013, 11:38:15
É uma lente fantástica.

O preço está bem abaixo do valor de mercado dela, que gira em torno de 600,00.

Precisa se atentar para alguns detalhes especiais para lentes manuais (que são mais antigas), estado geral (riscos, fungos, HAZE, óleo nas lâminas, diafragma duro e anel de foco duro/macio

Verifique também se a lente é Ai ou AI-S.   Lentes do inicio da década de 70 são PRÉ-AI que não encaixam em corpos mais profissionais (como as FF, D90, D7000 e D300s por exemplo).

Vale lembrar que, dependendo do modelo do seu corpo, você NÃO terá fotometria.
Os corpos que o fotometro funciona com lentes manuais: D7000, D7100, D300s  (D300 não), D2X, e todas fullframes

Você encontrou ela pela internet, loja física ou através de  amigo/conhecido?


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2013, 11:53:32
Você encontrou ela pela internet, loja física ou através de  amigo/conhecido?


Eu achei no mercado livre, mas na minha cidade ( Recife) e vou buscar e testar amanhã mesmo. O vendedor disse que estava em perfeito estado... vamos ver.
Quanto a fotometria, eu utilizo a D7000.

Matsyll, quanto ao haze e óleo nas lâmina, como identificar esses problemas no momento que eu for buscar?
Obrigado pelas dicas!


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2013, 13:13:18
è fácil identificar esses 2 problemas..


Com a objetiva em mãos, feche o diafragma em sua totalidade, olhe pra ele, contra a luz, e veja se possui marcas de óleo em suas lâminas.
Se tiver, dependendo da quantidade não é o fim do mundo, mas pode interferir um pouco.

Quanto ao HAZE, se tiver HAZE, esquece, não compre.
Haze é o esbranquiçamento de um ou mais elemento ótico (geralmente é a cola entre 2 elementos de um mesmo grupo ótico).
Basta você abrir o diafragma em sua totalidade e ,contra a luz, notar se está esbranquiçado ou não.

Depois de etstar no olho, plugue na câmera e teste.

Teste foco no infinito, foco minimo e note como está o contraste.

Atenção: Tenha certeza que a lente não seja PRÉ-AI, lentes pré-ai não encaixam na D7000 e necessitam de serviço técnico para convertê-la para AI-S


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2013, 13:28:49
Ok. Vou fazer todos os testes, amanhã coloco alguma imagem aqui. Muito obrigado mesmo pelas dicas!


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2013, 12:14:06
Ok. Vou fazer todos os testes, amanhã coloco alguma imagem aqui. Muito obrigado mesmo pelas dicas!

Acabei de comprar a lente, mas ela não estava em um estado tão bom quanto o vendedor tinha falado ( fique de olho na internet), por isso que sempre que vou comprar algo pela internet prefiro ir no local ver.
Paguei R$90,00 e segue uma fotografia que tirei no tamanho original e sem modificações, pra que vcs possam analisar:



A fotografia foi feita em RAW e transferida para jpeg sem qualquer modivicação.
Lente Nikon 28mm f/2.8 manual
Df 28mm
EX 1/60
iso 400
F22


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2013, 18:25:14
Acabei de comprar a lente, mas ela não estava em um estado tão bom quanto o vendedor tinha falado ( fique de olho na internet), por isso que sempre que vou comprar algo pela internet prefiro ir no local ver.
Paguei R$90,00 e segue uma fotografia que tirei no tamanho original e sem modificações, pra que vcs possam analisar:



A fotografia foi feita em RAW e transferida para jpeg sem qualquer modivicação.
Lente Nikon 28mm f/2.8 manual
Df 28mm
EX 1/60
iso 400
F22

pagou 90,00 reais por uma 28mm F/2.8 da nikkor?????? Funcionando, sem fungos e sem haze? :o

Pela imagem a ótica dela parece estar ok, depois posta umas fotos mais coloridas, algo de arquitetura com bastante detalhe para vermos o contraste e a nitidez da bixinha.

« Última modificação: 29 de Agosto de 2013, 18:26:36 por matsyll »


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2013, 18:34:23
pagou barato pra caramba... se nao tiver haze e tiver somente fungos por mais 100 vc limpa e fica com uma otima lente.
abs
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:13:54
Hoje acordei e liguei pra nikon brasil para saber como identificar uma lente PRE-AI, conforme o matsyll falou que não poderia colocar em minha D7000... O pessoal da nikon não sabia responder e pediram para responder em 24h, mas o cara tava lá querendo vender e eu foi ao encontro com os R$290, mas falei pra ele só pagava R$90 e ele pediu R$100, como eu estava na dúvida se era AI ou não eu só paguei os R$90. Testei ela  e leu tudo certinho. Depois adicionei as informações da lente na memória da câmera e ela até reconhece a abertura e a distancia focal no momento do clique.
Pra falar a verdade nem sei ainda a resposta da nikon, mas já que ela encaixou e reconheceu todas as informações só posso achar  que se trata de AI.

Agora a pouco fui fazer umas fotos e notei que o fotômetro ficava piscando, desliguei e troquei a lente e ele voltou ao normal, mas o que vcs acham que pode ser isso?


thiagopellison

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 392
  • Sexo: Masculino
  • Um cara de TI vidrado em fotografia...
    • Minhas Fotos no Flickr
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:36:06
Essa lente só vai funcionar em modo M e A na D7000 se nao me engano. A fotometria funciona a partir do momento que vc adiciona as infos da lente na camera.

Verifique se está nestes modos.

Abs
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:40:34
Essa lente só vai funcionar em modo M e A na D7000 se nao me engano. A fotometria funciona a partir do momento que vc adiciona as infos da lente na camera.

Verifique se está nestes modos.

Sim, tá tudo certinho. E tava funcionando direitinho só esse pequeno detalhe, o fotômetro piscando, mas foi só uma vez.


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2013, 20:22:10
Sim, tá tudo certinho. E tava funcionando direitinho só esse pequeno detalhe, o fotômetro piscando, mas foi só uma vez.

Minha camera não fotometra com lentes manuais então não posso te ajudar.
Mas posso te afirmar que as câmeras atuais, só fotometram em modo matricial com as lentes manuais. Pode ser que estava piscando porque não estava em matricial???

Sobre lentes AI, AIS e PRÉ-AI, você pode ler nesse link:  http://www.kehblog.com/2011/10/nikon-lenses-non-ai-ai-ai-s-and-aid.html

Essa pessoa não tinha nenhuma outra lente não? :p     :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 29 de Agosto de 2013, 20:23:10 por matsyll »


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2013, 21:23:43
matsyll, o link é bem interessante, mas fiquei com mais dúvidas pq nas fotos do site as lentes AI tem uma "orelha" e eu abri um novo tópico onde coloquei algumas imagens. Se você poder, com sua experiencia, dizer o que é essa lente eu vou ficar mais tranquilo. O link do novo tópico é esse: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91592.0

Acho que ele só tem as lentes com motor de foco, e acho que ele não quer vender.


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2013, 21:29:13
matsyll, o link é bem interessante, mas fiquei com mais dúvidas pq nas fotos do site as lentes AI tem uma "orelha" e eu abri um novo tópico onde coloquei algumas imagens. Se você poder, com sua experiencia, dizer o que é essa lente eu vou ficar mais tranquilo. O link do novo tópico é esse: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91592.0

Acho que ele só tem as lentes com motor de foco, e acho que ele não quer vender.

Já foi respondido.. Mas para não ficar sem resposta aqui:

As 28mm possuem tanto versões PRÉ-AI como AI-S.
A sua é AI-S pois não possui o anel caracteristico das pré-ai e você pode notar que as escalas de diafragma estão "duplicadas" no corpo da lente (caracteristica de lentes AI)
Alémd e tudo isso, lentes pré-ai NÃO conectam na D7000 (nas digitais encaixam somente nas familias D3100, D5100, D40 e D60)
« Última modificação: 29 de Agosto de 2013, 21:33:52 por matsyll »


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2013, 21:40:27
Matsyll, Obrigado mais uma vez!
Com certeza me ajudou muito!!