Autor Tópico: Tokina 11-16mm f/2.8 AT-X 116 Pro DX  (Lida 4891 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Online: 14 de Setembro de 2013, 09:54:43
Pessoal,

Resolvi criar este tópico para compartilhar, em primeiro lugar, a minha alegria de estar com a minha nova lente em mãos e também postar as minhas primeiras impressões e imagens com a lente. A motivação do tópico veio também do fato de esta ser uma das lentes GA mais recomendadas para câmeras com sensor DX nos foruns de fotografia na internet.

Vou basicamente transcrever parte do post que fiz para o meu blog, onde registro minhas experiências fotográficas e espero que outros usuários do forum que, por ventura, tenham a mesma lente possam contribuir com informações e imagens.

Em primeiro lugar, achei a lente bem nítida, como os reviews e opiniões que havia lido anteriormente pela internet afora, sendo considerada uma das melhores grandes angulares para câmeras com sensor no formato APS-C. Algumas métricas de performance da lente podem ser encontradas no site do DxOMark.

Achei a construção da lente muito boa, melhor que a Tamron 17-50mm f/2.8 VC e muito melhor que a Nikkor 55-200mm f/4-5.6G VR. Possui mount em metal e possui um bom peso, ficando bem balanceada com o corpo da D7000. Achei o foco manual fácil de se utilizar, mas ainda não estou certo sobre a praticidade do sistema de focus clutch da Tokina, em que se alterna entre modos manual e automático deslizando-se o anel de foco. O parassol que acompanha a lente também é de boa qualidade.


IMG_1026 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr

Ainda sobre a escolha da lente, optei pela versão I da lente sobre a versão II, que possui motor de foco e um coating para reduzir a incidência de flares, principalmente por ser mais barata (cerca de US$ 100.00 a menos lá fora), aproveitando a vantagem do motor de foco da câmera para economizar um pouquinho.

Como já era de se esperar, deve-se tomar cuidado ao fazer fotos em que elementos simétricos estão presentes, pois qualquer inclinação vertical ou horizontal se faz perceptível na assimetria que se apresenta, como em algumas das fotos apresentadas abaixo.


Fine Arts_2 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr


Fine Arts_4 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr

Enfim, estou bem empolgado com as possibilidades da nova lente e aproveito a oportunidade para mostrar estas fotos feitas em situações distintas e ainda com pouco contato com a lente, mas acredito que dão uma boa noção do alcance e desempenho dela, assim como dificuldades que um iniciante na arte fotográfica deve esperar enfrentar. Espero que em breve eu possa estar postando mais fotos com esta lente, feitas com calma, com auxílio de um tripé e outros acessórios.


DSC_6529 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr


DSC_6554_01 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr


Fine Arts_1 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2013, 14:21:59
 :ok:
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Reicon

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2013, 14:25:15
Parabéns pelo review Carlos. Muito bom.  :ok:
Essa lente está na minha wish list e provavelmente vai ser minha nova aquisição. Tive que adiar por causa do dólar.
Se importaria em dizer quanto pagou e onde comprou?
Me disseram mesmo que a construção era mais robusta que a Tamron. Seria interessante para complementar o review vc colocar suas impressões sobre as vinhetas e nitidez nas bordas.

Abc.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2013, 21:41:08
Parabéns pelo review Carlos. Muito bom.  :ok:
Essa lente está na minha wish list e provavelmente vai ser minha nova aquisição. Tive que adiar por causa do dólar.
Se importaria em dizer quanto pagou e onde comprou?
Me disseram mesmo que a construção era mais robusta que a Tamron. Seria interessante para complementar o review vc colocar suas impressões sobre as vinhetas e nitidez nas bordas.

Abc.

Reicon,

Paguei US$ 569,00 na B&H (pedi pela internet para entregar no hotel em que eu estava em Sugar Land, Houston-TX, USA). Vi que neste mês o preço dela caiu para US$ 499.

Não observei problema acentuado com vinheta na lente, enquanto nas bordas observei apenas aquela distorção característica de grandes angulares (nada elém do normal, eu acho.).

Apenas me desapotou um pouco o filtro Cokin P, que diz cobrir lentes com até 82mm de diâmetro, mas que provoca uma vinheta absurda nesta lente. Consegui utilizar sem vinheta apenas em 14mm (pedir de 11-13mm da lente).


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2013, 00:45:55
Lente muito bacana mesmo! Não por coincidência, todas as fotos dela q vejo estão com foco afiado e cores/contrastes muito bons.
Parabéns pela aquisição e review!
E as fotos....  :clap: :clap: :clap:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2013, 01:19:49
Bom review. Faltou comentar sobre vinhetas, distorção e AC.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2013, 07:33:23
Bom review. Faltou comentar sobre vinhetas, distorção e AC.

TSouto, obrigado pela opinião! Foi o meu primeiro review e é bom mesmo ouvir feedback do pessoal.  :ok:

Em relação às características da lente, acabei colocando um link para o DxoMark com ela montada na D7000, visto que ainda não me sinto com embasamento técnico suficiente para fazer esse tipo de avaliação.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2014, 19:21:21
Pessoal, depois de praticamente 6 meses fiz um post complementar ao anterior, com a adição de algumas fotos para mostrar o comportamento em cada DF e abertura. Espero que possa ser útil:

http://doinfinitoaobokeh.blogspot.com.br/2014/03/grande-angular-parte-2.html

 :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2014, 21:45:18
Pessoal, depois de praticamente 6 meses fiz um post complementar ao anterior, com a adição de algumas fotos para mostrar o comportamento em cada DF e abertura. Espero que possa ser útil:

http://doinfinitoaobokeh.blogspot.com.br/2014/03/grande-angular-parte-2.html

 :ok:
Podia fazer um review aqui no MF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2014, 04:28:06
Essa lente é muito boa, fizem que é a melhor zoom GA que existe no mercado. Tenho uma Tokina AT-X 116 PRO DX-II 11-16mm f/2.8. pra nikon que utilizo às vezes no Steady cam, e digo que vale cada centavo do investimento.