Autor Tópico: Dúvida básica flash TTL  (Lida 1840 vezes)

affalcao

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Online: 03 de Outubro de 2013, 01:11:43
Quando uso flash rebatido preciso compensar a exposição ? Existe uma perda de potência que não é "vista" pelo flash devido ao fato de a fotometria ser feita no objeto a ser fotografado e o flash ser direcionado para o teto quando teoricamente deveria ser direcionado para frente ?

Aproveitando, posso ajustar a câmera de modo que a cena fique subexposta e com melhor qualidade ( tipo ISO 200, quando o ideal seria usar 1600) e deixar o flash compensar a exposição ?


Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
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Rafael.l

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Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2013, 02:20:53
cara, compensar no ttl serve para compensar o erro de leitura, como no caso de apontar para algo preto e ele disparar forte demais.
então mesmo rebatendo tem q fazer a compensação, ele vai medir a potencia necessária com o pré flash e fazer a compensação de acordo com o valor q vc colocou.

se vc baixar o iso vai aumentar a potencia do flash e ele vai acertar a exposição desde q tenha potencia para isso, mas reduzindo o iso vc vai ter q baixar tbm a velocidade para manter a luz ambiente, se vc manter a mesma velocidade só vai aparecer oq o flash iluminar


marciomendonsa

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Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2013, 09:33:44
cara, compensar no ttl serve para compensar o erro de leitura, como no caso de apontar para algo preto e ele disparar forte demais.

E se tiver preto e branco numa mesma cena? Por exemplo: Um carro branco e outro preto.


jauvane

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Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2013, 10:49:46
Quando uso flash rebatido preciso compensar a exposição ? Existe uma perda de potência que não é "vista" pelo flash devido ao fato de a fotometria ser feita no objeto a ser fotografado e o flash ser direcionado para o teto quando teoricamente deveria ser direcionado para frente ?
Quem faz a medição é a cãmera (TTL = Through the Lens), de tal modo que seja qual for o caminho que a luz fizer, quando ela alcançar o sensor a câmera avaliará a potêmncia e calculará quanto precisa aumentar (ou diminuir) para uma exposição adequada. Se o objeto fotografado for escuro, o sistema se enganará e enviará luz demais (o inverso ocorre se o objeto for muito claro). É aí que usas a compensação de exposição (ou quando desejas um efeito diferenciado de propósito).

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Aproveitando, posso ajustar a câmera de modo que a cena fique subexposta e com melhor qualidade ( tipo ISO 200, quando o ideal seria usar 1600) e deixar o flash compensar a exposição ?

Se usares TTL a câmera tentará ajustar a iluminação. Desde que o flash tenha potência suficiente o que mencionas funcionará. Lembrando que quando o flash dispara a 100% de potência ele demora mais para estar pronto para novo disparo. O ideal é não precisar usar os 100% de potência, mas ela está lá para isso (se precisares de mais luz que o que o flash pode fornecer, a cena ficará subesposta).
JVc.


Rafael.l

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Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2013, 12:45:19
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E se tiver preto e branco numa mesma cena? Por exemplo: Um carro branco e outro preto.

depende da medição, se estiver usando matricial q vai medir o quadro inteiro e for metade branco metade preto ele vai ficar equilibrado.


Roberto Dellano

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Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 16:12:07
E se tiver preto e branco numa mesma cena? Por exemplo: Um carro branco e outro preto.

Manda o carro preto acender o farol....  :assobi: :assobi:


Lucas Estêvão

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Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2013, 17:02:33
Aproveitando, posso ajustar a câmera de modo que a cena fique subexposta e com melhor qualidade ( tipo ISO 200, quando o ideal seria usar 1600) e deixar o flash compensar a exposição ?

Como o pessoal já falou, poder pode, mas não é o mais comum por vários motivos. Um deles é que precisaria de vários flashes espalhados pelo ambiente pra dispararem ao mesmo tempo e iluminarem de forma heterogênea, do contrário ficaria artificial a luz vindo apenas de um lado da sala/teto. Quando se baixa muito a exposição ambiente a luz do flash fica muito direcional e visível (nota-se a diminuição gradual dela a ponto de ver o outro lado da sala escuro), então a melhor solução pra isso (caso tu não queira gerenciar 4 flashes bem espalhados pela sala) é balancear com a luz ambiente. Ah, por isso a galera prefere câmeras que façam boas fotos mesmo com ISO mais alto (e quem faz melhor isso atualmente é full-frame). :)

E se tiver preto e branco numa mesma cena? Por exemplo: Um carro branco e outro preto.

Manda o carro preto acender o farol....  :assobi: :assobi:

hahahaha boa, Dellano!

Se tiver um objeto preto e um branco na mesma cena e ambos ocuparem mais ou menos o mesmo percentual da cena o melhor a se fazer é não compensar nada. Compensando pra cima exporia corretamente o carro branco, mas o preto ficaria muito claro e o inverso também, sendo assim, lixe-se o preto e branco. Os dois serão cinza, um mais escuro e outro mais claro.

Entretanto, a forma correta de fotografar tal cena seria utilizar dois ou mais flashes separados e com potências diferentes, então se conseguiria superexpor o carro branco e subexpor o preto. Em um trabalho de marketing, por exemplo, pra fotografar uma de cena desse tipo o fotógrafo com certeza não usaria TTL, mas sim flashes com potências manualmente reguladas com base na exposição obtida por um fotômetro de luz incidente, pra acertar 100% a luz dos dois carros.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 17:10:20 por lestevaos »


Adam-ES

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Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2013, 17:34:23
Manda o carro preto acender o farol....  :assobi: :assobi:

 :eek: :eek: :eek:
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marciomendonsa

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Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2013, 07:32:18

Se tiver um objeto preto e um branco na mesma cena e ambos ocuparem mais ou menos o mesmo percentual da cena o melhor a se fazer é não compensar nada. Compensando pra cima exporia corretamente o carro branco, mas o preto ficaria muito claro e o inverso também, sendo assim, lixe-se o preto e branco. Os dois serão cinza, um mais escuro e outro mais claro.
:ponder:

Obrigado. Esclareceu minha dúvida.

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Entretanto, a forma correta de fotografar tal cena seria utilizar dois ou mais flashes separados e com potências diferentes, então se conseguiria superexpor o carro branco e subexpor o preto. Em um trabalho de marketing, por exemplo, pra fotografar uma de cena desse tipo o fotógrafo com certeza não usaria TTL, mas sim flashes com potências manualmente reguladas com base na exposição obtida por um fotômetro de luz incidente, pra acertar 100% a luz dos dois carros.

Puxa vida.


Mr. Hyde

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Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2013, 11:19:36
Movendo tópico...

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