Autor Tópico: Foco na D600  (Lida 3311 vezes)

Fernando Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 12 de Outubro de 2013, 12:47:44
Olá gente, estou tendo uma dificuldade para focar fotos de pessoas em conjunto, ex. as fotos posadas com familia amigos etc., como a d600 tem bastante pontos de foco, geralmente ela foca bem mais (nitidamente) o ponto que esta demarcado, mais nesse caso onde eu preciso ter um foco em conjunto. Fiz um book externo de um casal, tinha uma ponte, cada um ficou de um lado, meu objetivo era pegar a foto como um todo. coloquei o ponto focal centralizado (como fazia com a minha guerreira d90) resultado: ela focou mais o centro(uns arbustos que tinha em todo o fundo) e deu um leve desfoco no casal. Na tela da maquina ficou bom, mesmo colocando zoom, mais no pc deu para ver o leve foco que ela deu no centro. Qual dos sistemas de foco da d600 vcs me recomendam neste caso. de menos pontos ou mais.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:14:17
Não entendi, o que seria foco em conjunto? Será que você não precisa de mais profundidade de campo?
D600 - E-M10


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:25:02
Não entendi, o que seria foco em conjunto? Será que você não precisa de mais profundidade de campo?
2x, ou usar foco central, focar onde quiser (meio aperto no disparador), reposicionar a câmera e terminar o disparo.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2013, 13:32:26
Planos focais diferentes com grandes aberturas nunca vai dar certo mesmo, a não ser que caia na hiperfocal, o que exigiria uma grande distância entre o fotógrafo e o assunto fotografado, despendendo da distância focal e abertura utilizadas.

Nas FF o problema é ainda mais acentuado, um f/4 corresponde praticamente a um f/2.8 em uma cropada.

http://www.dofmaster.com/dofjs.html

- Manter as pessoas na mesma linha horizontal
- Diminuir a abertura para aumentar a área em foco

Fotos em grupo utilizando uma FF eu usaria, dependendo do tamanho do local e da distância focal, f/8 e encontrar um ponto médio de distância para efetuar o foco.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2013, 13:33:03 por ArmandoFerreira »


Fernando Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2013, 20:21:03
Na d600 podemos mudar na configuração o numero de pontos, automático (nem pensar), 3d, 5, 9, 18, 39 pontos. fiz testes com todos eles, no visor da máquina nada muda, e as deferenças entre eles também não consegui notar, alguém de vcs que ja trabalhou na d600 ou na d800 (que acredito que seja semelhante), me auxilie qual seria o melhor para fotografar planos com pessoas que foquem como um todo, sem um ponto específico e pessoas em conjunto em eventos


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2013, 21:00:10
Na d600 podemos mudar na configuração o numero de pontos, automático (nem pensar), 3d, 5, 9, 18, 39 pontos. fiz testes com todos eles, no visor da máquina nada muda, e as deferenças entre eles também não consegui notar, alguém de vcs que já trabalhou na d600 ou na d800 (que acredito que seja semelhante), me auxilie qual seria o melhor para fotografar planos com pessoas que foquem como um todo, sem um ponto específico e pessoas em conjunto em eventos

Acho que entendi o que você está querendo dizer, vejamos, selecionando 39 pontos de foco, você focaria toda a área dos 39 pontos, mas isso não está funcionando, é isso?

Se for isso, é normal amigo, os 39 pontos de foco não significa que toda a área ficara em foco, ela vai focar o motivo mais próximo, ou com melhor contraste, e se a lente estiver aberta, aquelas pessoas que estiverem levemente atrás ou a frente do plano ficará fora de foco, na D90 talvez isso passasse despercebido, pois por ser cropada ela tem um comportamento um tanto diferente no quesito profundidade de campo.

PS: Os 39 pontos ativos seria o modo automático não? Pelo menos na Canon é assim!

« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, 21:04:19 por Roberto Dellano »


Fernando Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2013, 23:32:01
Acho que entendi o que você está querendo dizer, vejamos, selecionando 39 pontos de foco, você focaria toda a área dos 39 pontos, mas isso não está funcionando, é isso?

Se for isso, é normal amigo, os 39 pontos de foco não significa que toda a área ficara em foco, ela vai focar o motivo mais próximo, ou com melhor contraste, e se a lente estiver aberta, aquelas pessoas que estiverem levemente atrás ou a frente do plano ficará fora de foco, na D90 talvez isso passasse despercebido, pois por ser cropada ela tem um comportamento um tanto diferente no quesito profundidade de campo.

PS: Os 39 pontos ativos seria o modo automático não? Pelo menos na Canon é assim!

Assim, os 39 pontos não ficam ativos, fica apenas 1, que é o que vc seleciona manualmente, vou dar um exemplo da minha dificuldade, imagine  duas pessoas sentadas em um sofá de 3 lugares, uma pessoa sentada em canto do sofá, deixando o assento do meio vago. vc fica a uns 3 a 4 metros deles, e vc quer uma foto com o sofá e os dois sentados com um foco igual para o sofá e as duas pessoas, certo. vc coloca o ponto de foco no centro. e faz a o foco, hehehe, o resulto que estou obtendo é um pequeno, mais visível foco no centro do sofá, e um pequeno desfoque nos dois sentados na extremidade. Gostaria de saber se alguém sabe se tem alguma configuração na d600 que eu consiga ter um foco mais amplo neste caso, focando tudo igual.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2013, 23:40:28
Assim, os 39 pontos não ficam ativos, fica apenas 1, que é o que vc seleciona manualmente, vou dar um exemplo da minha dificuldade, imagine  duas pessoas sentadas em um sofá de 3 lugares, uma pessoa sentada em canto do sofá, deixando o assento do meio vago. vc fica a uns 3 a 4 metros deles, e vc quer uma foto com o sofá e os dois sentados com um foco igual para o sofá e as duas pessoas, certo. vc coloca o ponto de foco no centro. e faz a o foco, hehehe, o resulto que estou obtendo é um pequeno, mais visível foco no centro do sofá, e um pequeno desfoque nos dois sentados na extremidade. Gostaria de saber se alguém sabe se tem alguma configuração na d600 que eu consiga ter um foco mais amplo neste caso, focando tudo igual.

Independente da câmera (pode ser até analógica) existem três possibilidades para solucionar o caso:

Fechar o diafragma da lente a uma abertura em que a profundidade de campo abranja toda a cena (F7.1 ou maior), e isso pode implicar em ter muita luz para compensar a pequena abertura.

Se distanciar do assunto, que também aumenta a profundidade de campo, porem precisa de espaço.

Usar Grande Angular, que vai causar distorção na imagem.

Que eu saiba, não existe como burlar a profundidade de campo, independente da câmera (não sei se a tal LITO faz isso).


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2013, 03:25:54
Planos focais diferentes com grandes aberturas nunca vai dar certo mesmo, a não ser que caia na hiperfocal, o que exigiria uma grande distância entre o fotógrafo e o assunto fotografado, despendendo da distância focal e abertura utilizadas.

Nas FF o problema é ainda mais acentuado, um f/4 corresponde praticamente a um f/2.8 em uma cropada.

http://www.dofmaster.com/dofjs.html

- Manter as pessoas na mesma linha horizontal
- Diminuir a abertura para aumentar a área em foco

Fotos em grupo utilizando uma FF eu usaria, dependendo do tamanho do local e da distância focal, f/8 e encontrar um ponto médio de distância para efetuar o foco.
Independente da câmera (pode ser até analógica) existem três possibilidades para solucionar o caso:

Fechar o diafragma da lente a uma abertura em que a profundidade de campo abranja toda a cena (F7.1 ou maior), e isso pode implicar em ter muita luz para compensar a pequena abertura.

Se distanciar do assunto, que também aumenta a profundidade de campo, porem precisa de espaço.

Usar Grande Angular, que vai causar distorção na imagem.

Que eu saiba, não existe como burlar a profundidade de campo, independente da câmera (não sei se a tal LITO faz isso).

Retire a lente da câmera que nada ficará focado e assim terás um foco uniforme  :D  Brincadeira!!!
 
Isto é um assunto de ótica no qual, o alinhamento de um conjunto de lentes pelo qual chamamos de objetiva precisa se posicionar conforme a distância dos objetos permitindo que a imagem chegue nítida no obturador, o objeto focado é o que vai estar nítido enquanto o resto não estará em foco pois a distância das lentes está ajustada para um objeto e não para os outros, enquanto utilizar aberturas grandes sendo f/4 terás um comprimento focal menor e terás um efeito chamado de efeito Boqueh principalmente se tiveres muito perto do assunto fotografado e tiver objetos distante mas usando uma abertura menor, sendo f/15 terá um comprimento focal maior e assim um desfoque menor, mas sempre terás um desfoque mínimo.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2013, 14:58:07
Cara, deixa eu entender: digamos que tu fique de frente pra um sofá de 3 lugares, e em cada uma das extremidades tem uma pessoa sentada. Tu seleciona o ponto de foco central, e aí tu mira no meio do sofá, e as pessoas saem levemente desfocadas?

Se tu usa uma abertura grande, e as duas pessoas se encontram no mesmo plano, foca em uma delas, recompões a cena e dispara. Se tu mirar no meio do sofá, vai acabar por delimitar o foco no encosto ou na parede, e aí as pessoas que por óbvio estão um pouco mais próximas da câmera sairão um pouco desfocadas...
Tecpix + motorola do guga


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:08:57

coloquei o ponto focal centralizado (como fazia com a minha guerreira d90)
resultado: ela focou mais o centro

bom, pelo jeito a câmera está funcionando.
sugiro ler mais sobre o Profundidade de Campo.

« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 15:09:14 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:13:17
Cara, deixa eu entender: digamos que tu fique de frente pra um sofá de 3 lugares, e em cada uma das extremidades tem uma pessoa sentada. Tu seleciona o ponto de foco central, e aí tu mira no meio do sofá, e as pessoas saem levemente desfocadas?

Se tu usa uma abertura grande, e as duas pessoas se encontram no mesmo plano, foca em uma delas, recompões a cena e dispara. Se tu mirar no meio do sofá, vai acabar por delimitar o foco no encosto ou na parede, e aí as pessoas que por óbvio estão um pouco mais próximas da câmera sairão um pouco desfocadas...


Se é o que eu entendi, exatamente, não focar no meio do sofá pois o foco irá todo pro sofá e as pessoas ficaram desfocadas então foque em uma das pessoas e mova a câmera pra cima, pra baixo ou pros lados (pra frente ou pra trás perderá o foco) quanto a abertura usando uma abertura menor como é o caso de f/12 até uns f/22 o comprimento focal é maior e o desfoque do sofá menor. Lembrando que quanto menor for abertura, menor a velocidade do obturador e maior o ISO então não tente de primeira um f/22
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:17:24
bom, pelo jeito a câmera está funcionando.
sugiro ler mais sobre o Profundidade de Campo.

Conheço uma ótima apostila sobre fotografia, essa é pro cara tirar fotos boas até com super-compactas basta conhecer a câmera

Aprenda a fotografar em 7 lições disponível em www.dicasdefotografia.com.br tem sobre foco e profundidade de campo também e é bem resumida
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/