Autor Tópico: Sincronização do Flash  (Lida 9401 vezes)

Gustavo Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 14 de Outubro de 2013, 11:11:43
Amigos, tenho uma D5200 e o sincronismo do flash da câmera só atinge a 1/200. Gostaria de saber que flash externo comprar para atingir sincronismo com velocidades maiores de obturador? Gosto de tirar fotos de pássaro e esporte e venho tendo muitas dificuldades com o flash interno, sou iniciante e gostaria de contar com a ajuda dos amigos do forum.


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2013, 11:19:58
Se estiver falando do flash dedicado não vai encontrar velociades maiores do que essa.
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com


Gustavo Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2013, 11:45:16
kbg, obrigado pela ajuda. A pergunta é porque quando tinha uma hx1 conseguia flash até a 1/2000. Pensei que com uma reflex conseguiria pelo menos o mesmo de sincronismo. A pergunta se refera a um flash externo, tipos sb 200, 300, 7000 etc. Será que consigo algum que sincronize a mais de 1/200? Por favor me ajude



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2013, 12:22:10
Cada câmera tem uma velocidade bem conhecida chamada de máxima velocidade de sincronismo do flash. Basicamente é até qual velocidade a primeira cortina abre completamente antes da segunda cortina começar a encerrar a exposição (fechando-se). Ir além desta velocidade, no caso de um flash disparar uma única vez, faz com que parte da imagem fique coberta por uma das cortinas. Existe, entretanto, um modo de disparo do flash chamado Hi-Speed Sync (ou o equivalente a isso no mundo Nikon), onde o flash acende várias vezes sucessivas, de tal modo que toda a cena seja iluminada à medida que as cortinas abrem e fecham. O problema é que para disparar várias vezes sucessivamente, o flash precisa disparar com potência menor, pois o restante da potência armazenada nos capacitores vai ser necesária para os demais disparos, neste modo pode-se usar o flash mesmo a 1/8000 seg.

O flash em si ocorre em um intervalo de tempo bem menor (coisa de 1/4000 a 1/8000), de tal modo que se o flash é que vai iluminar o objeto, o mesmo estará congelado, mesmo que uses 1/200 (ou 1/250 em alguns modelos mais avançados de corpo de câmera), já que o flash (mais curto) é que os congelará.

O ideal, entretanto, é que uses o flash mais para preenchimento, a não ser que seja em mata fechada, quando precisarás dele em maior escala.

Espero que a info acima tenha ficado clara o suficiente.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 12:22:46 por jauvane »
JVc.


Gustavo Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2013, 12:33:57
Jauvane, sou leigo, não entendi a parte que vc diz em velocidade de 1/4000, mesmo que fique a 1/200, totalmente sem entender, desculpe-me. E isso com flash interno? ou com externo? e qual seria necessário comprar? Uma imagem típica de exemplo seria o beija flor aqui em casa, preciso acionar o flash mas ele fica só no 1/200, então as asas e o próprio corpo em algumas partes que ele se movimenta em voo, ficam totalmente borradas, enquanto quando fazia a mesma foto com uma hx1, o flash ficava sincornizado em até 1/2000. Não consigo compreender, comprei uma camera melhor e tenho limitações que não esperava. Vontade de chorar aqui, hehe]


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2013, 12:45:47
Não tem a velocidade do beija flor, mas tome como exemplo as fotos do colega Edubastos:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92655.0

Ele deixa a câmera com o diafragma aberto (modo Bulb) e dispara o flash só na hora da foto (foto à noite). Assim ele congela a imagem.

Como suas fotos são de dia, talvez dê certo o que o que o colega Gustavo Rangel sugeriu, velocidade alta (1/2000), para congelar o movimento e o flash em multi (o flash fica "piscando").

A sincronia do flash com a câmera tem limitação na própria câmera (no caso da minha, a velocidade máxima é de 1/160)


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2013, 14:33:19
Jauvane, sou leigo, não entendi a parte que vc diz em velocidade de 1/4000, mesmo que fique a 1/200, totalmente sem entender, desculpe-me. E isso com flash interno? ou com externo? e qual seria necessário comprar? Uma imagem típica de exemplo seria o beija flor aqui em casa, preciso acionar o flash mas ele fica só no 1/200, então as asas e o próprio corpo em algumas partes que ele se movimenta em voo, ficam totalmente borradas, enquanto quando fazia a mesma foto com uma hx1, o flash ficava sincornizado em até 1/2000. Não consigo compreender, comprei uma camera melhor e tenho limitações que não esperava. Vontade de chorar aqui, hehe]

Esqueça sobre "flash interno". Pesquise sobre Nikon flash auto fp.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:02:41
Jauvane, sou leigo, não entendi a parte que vc diz em velocidade de 1/4000, mesmo que fique a 1/200, totalmente sem entender, desculpe-me. E isso com flash interno? ou com externo? e qual seria necessário comprar? Uma imagem típica de exemplo seria o beija flor aqui em casa, preciso acionar o flash mas ele fica só no 1/200, então as asas e o próprio corpo em algumas partes que ele se movimenta em voo, ficam totalmente borradas, enquanto quando fazia a mesma foto com uma hx1, o flash ficava sincornizado em até 1/2000. Não consigo compreender, comprei uma camera melhor e tenho limitações que não esperava. Vontade de chorar aqui, hehe]

O tempo que o flash fica aceso é de cerca de 1/4000 a 1/8000 segundos. Foi issoque quiz dizer. I.e. se tua objetiva estiver aberta durante 1/200 de segundo e somente o flash iluminar o objeto, este estará congelado pela pequena duração do pulso de luz. Se a luz ambiente também ilumina teu objeto, entretanto, a luz que vier do objeto fora do período de duração do flash pode deixar tua foto com borrão de movimento, se 1/200 seg for pouco para congelar o objeto, é claro..
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 15:03:15 por jauvane »
JVc.


Gustavo Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2013, 15:59:54
Então no exemplo que colocquei acima, do beija flor por exemplo, tenho como comprar um flash externo e bater a foto com mais de 1/200, que é o máximo que consigo? como fazer? desculpem-me a ignorância.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:18:27
Então no exemplo que colocquei acima, do beija flor por exemplo, tenho como comprar um flash externo e bater a foto com mais de 1/200, que é o máximo que consigo? como fazer? desculpem-me a ignorância.

A solução mais prática para "congelar" um beija-flor é utilizar um flash externo e eliminar a luz ambiente, por meio do uso de pequenas aberturas. Assim, somente a luz do flash será registrada, congelando o assunto mesmo que a câmera esteja em 1/200 ou abaixo.

No caso de esportes, não há escapatória. Você precisa de muita luz (ou ISO alto) e lentes claras, ou estar muito próximo da ação para poder utilizar flash.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, 16:23:14 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:32:20
Então no exemplo que colocquei acima, do beija flor por exemplo, tenho como comprar um flash externo e bater a foto com mais de 1/200, que é o máximo que consigo? como fazer? desculpem-me a ignorância.

Existem duas opções:
1- Procura no manual da tua câmera algo parecido com Hi-Speed Sync (este termo é o usado pela Caon, a Nikon deve usar algo equivalente). Usando o Hi-Speed Sync podes selecionar velocidades até 1/8000 seg na câmera e o flash automaticamente pisca como necessário para iluminar as várias fatias da imagem (resultantes do movimento das cortinas).
2- Fecha a abertura da lente bastante, usa 1/200 que é o máximo que tua câmera aceita sem a opção acima e tira a foto normalmente com o flash. A câmera terá o sensor exposto por 1/200 segundo, mas o flash acende por 1/4000 segundo ou menos, motivo pelo qual o beija-flor estará congelado (duração do flash).

Idealmente aprende a usar ambas as opções... No Youtube podes encontrar explicações de como a 1a. e 2a. cortina funcionam no obturador da tua câmera. O DVD do Michal "The Maven" Andrew mostra isso com uma animação excepcional, mas não o achei rápido no YouTube. Talvez esteja só nos DVDs dele mesmo...
JVc.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2013, 16:44:16
Então no exemplo que colocquei acima, do beija flor por exemplo, tenho como comprar um flash externo e bater a foto com mais de 1/200, que é o máximo que consigo? como fazer? desculpem-me a ignorância.

Esqueça sobre "flash interno". Pesquise sobre Nikon flash auto fp.


Gustavo Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2013, 17:14:11
Obrigado a todos pela atenção, pesquisando aqui as sugestões dos colegas.


Gustavo Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2013, 17:44:00
Caramba!!! Acabei de ver que a nikon d5200 não tem auto fp. Ser leigo é uma droga, resultado não posso bater fotos velozes com flash nesta máquina.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2013, 17:59:18
Pode. Usa a opção 2 acima :)
JVc.