Autor Tópico: Lightroom o Photoshop, qual o melhor?  (Lida 3050 vezes)

Fabiana Eickhoff

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Online: 11 de Novembro de 2013, 18:51:22
olá pessoal!
Sou nova com fotografia, e tenho mtas, mtas, mtas dúvidas... :D E uma delas é qual o melhor programa para editar imagens photoshop ou lightroom?
Gostaria de saber para fazer um direcionamento para algum deles de forma verdadeira, pois hoje eu uso o lightroom, mas mais os presets q baixei... Noto q em algumas fotos eles não ficam bem... por isso penso q necessito mexer manualmente, mas de forma q a imagem não fique tosca...
Eu tenho feito algumas fotos de brincadeira, pra conhecer minha câmera e lentes de algumas pessoas, tipo amigos e família, queria saber se eu preciso usar o mesmo tom no tratamento das imagens tiradas num mesmo dia. Por exemplo, se eu vou ao parque com meus cachorros e meu marido e tiro fotos deles la e resolvo por um tom amarelado em uma das fotos, o ideal é q todas tenham o mesmo tom por ser no mesmo ambiente?
Só a nível de conhecimento sobre mim, tenho uma 60D, com uma 50mm e uma 18-200mm e estou iniciando um curso básico de fotografia na semana q vem.


Obrigada.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 19:28:35
xiiii fabiana esse papo já deu pano pra manga....

faz assim,escolhe os 2
instala trial e testa,vê qual vc gosta mais e fica com ele  :ok:

aqui tem quem usa os 2 ou um só ou nenhum  :ok:

eu só uso photoshop por gosto mesmo  :ok: acho mais fácil.

lightroom tem mais templates e formas mais rápidas de edição .

mas como já disse é questão de gosto.
se vc fizer a foto 90% boa a edição será mínima.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:09:53
O Lightroom é mais básico, se quer apenas ajustar uma foto, sem fazer coisas mirabolantes (retirar uma pessoa da cena, emagrecer alguém, adicionar um unicórnio, e etc) eu iria nele. Ele faz um excelente trabalho, e no meu uso, achei ele bem mais simples de aprender.

O photoshop é muito mais completo, te dá muitas possibilidades, mas demanda um pouco mais de estudo.

Eu tenho os 2, uso muito mais o lightroom, mas quero muito aprender a mexer mais a fundo no photoshop.

Hehehe, acho que não agreguei em nada
Tecpix + motorola do guga


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:16:27
O Lightroom é mais básico, se quer apenas ajustar uma foto, sem fazer coisas mirabolantes (retirar uma pessoa da cena, emagrecer alguém, adicionar um unicórnio, e etc) eu iria nele. Ele faz um excelente trabalho, e no meu uso, achei ele bem mais simples de aprender.

O photoshop é muito mais completo, te dá muitas possibilidades, mas demanda um pouco mais de estudo.

Sem falar que o Lightroom também faz a organização e classificação das fotos  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:34:18
engraçado que eu já acho o PS mais fácil kkk questão de uso.
para fazer o mesmo tratamento em todas as fotos é só criar uma ação e sair dando play  ;)


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:48:24
engraçado que eu já acho o PS mais fácil kkk questão de uso.
para fazer o mesmo tratamento em todas as fotos é só criar uma ação e sair dando play  ;)


lightroom também ...  no caso se chama sincronizar

uso apenas o LR 5 ... acho ele fantástico  :wub:
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2013, 21:50:58
depende pra que... eu uso os 2!

Adoro o Lightroom pra trabalhos que exigem menos, ou que tenham que ser feitos apenas ajustes de cores e tonalidade, usei por muito tempo só o LR, porém... depois que descobri o PS(no começo usava apenas para diagramar albuns) que vi os recursos para tratamento de pele, tonalidades, ajustes mais finos de cor... entao uso os dois atualmente
@jacobfotografiacriativa


fisiowilliam

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:35:49
Pegando carona no topico da amiga, vcs acham que estes cursos vendidos em dvd realmente ensinam a mexer com o PS e o LR? estou querendo iniciar o tratamento de imagens e me deparei com vários cursos em DVD, sera que vale a pena?


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2013, 00:29:16
Photoshop.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2013, 06:59:56
Utiliza os dois. Faz os ajustes básicos no LR e aquelas fotografias que precisam de um outro tipo de ajuste você exporta pra o PS, quando terminar volta com ela para o LR e classifica e arquiva.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2013, 08:16:13

lightroom também ...  no caso se chama sincronizar

E também é muito mais simples, basta selecionar tudo e clicar em um botão, não precisa criar action.




Pegando carona no topico da amiga, vcs acham que estes cursos vendidos em dvd realmente ensinam a mexer com o PS e o LR? estou querendo iniciar o tratamento de imagens e me deparei com vários cursos em DVD, sera que vale a pena?

No youtube tem a aula que você precisar sobre PS - LR



Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2013, 09:50:51
Ambos são ferramentas. O melhor vai ser aquele que você vai se sentir mais confortável usando. O melhor é instalar os dois e testar pra ver com qual forma de trabalho você se identifica.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2013, 09:55:10
Ambos são ferramentas. O melhor vai ser aquele que você vai se sentir mais confortável usando. O melhor é instalar os dois e testar pra ver com qual forma de trabalho você se identifica.

2X


FelipeLaureano

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2013, 10:01:04
O LR, e bem mais pratico para fotografos.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2013, 00:28:06
O LR, e bem mais pratico para fotografos.

Por que?

Uso o Ps, acho o Lr chatinho. E sou fotógrafo.