Autor Tópico: Efeito boken/ fundo desfocado - Me ajudem a partir da analógica para digital  (Lida 5520 vezes)

mirellaalvess

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Olá gente!  :) Acabei de me cadastrar no blog, SOU NOVA AQUI E EM FOTOGRAFIA!!!!! Eu acabei de comprar uma Nikon D3200 + lentes 18-55 e 55-200, não tenho nenhuma experiência com fotografia digital, nem portátil, mas antes eu tinha uma máquina Nikon analógica F-301 c/ uma lente 35-70mm, e fazia muitas fotos, algumas até legais, e muitas com o 1º ou 2º plano desfocado (Boken, né?)!  :doh: Gente, não tenho muita experiência, mas fazia bons retratos, mas estou tento MUITA DIFICULDADE pra efetuar esse tipo de efeito na digital. COMO CONSIGO?

Estive pensando em comprar uma lente 50mm. Ela num é mais clara é tem mais abertura, será que conseguirei resultados legais? Boas fotos? Com esse conjunto de lente que já possuo, vale a pena, de verdade, comprar uma 50mm? Por favor, me ajudem tô perdidinha, super nova no assunto, ainda com muitas dificuldade pra mexer na minha digital!!! :) :) :) :) :)
Lela Santos


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2013, 08:41:36
Se voce tinha analogica, era muito mais facil conseguir bokeh porque elas trabalham com filme 35mm ja sua 3200 tem o sensor muito menor que um quadro de filme, daí a dificuldade mas nao é dificil, basta abrir bem a lente colocar o motivo perto e o fundo longe. No proprio viewfinder voce ja percebe o efeito, mas isso tambem depende das caracteristicas da lente. Com uma f3.5 é um pouco mais dificl mas nao impossivel.

A 50mm não é mais aberta, pelo contrario, quanto maior a milimetragem mais fechada, pra sua camera uma 35mm é o ideal. Se veio de analogica, os mesmo principios vale pra as digitais.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:06:36
Como já foi dito, o mesmo cenário da sua analógica se repetirá agora na digital. A diferença é que, como sua digital possui sensor APS-C, menor que os antigos filmes de 35mm (que hoje são os full-frame), a profundidade de campo será menor. Ou seja, com uma mesma lente, na mesma abertura de diafragma, o desfoque da sua analógica será mais pronunciado que na D3200. Apesar disso, é relativamente fácil conseguir o mesmo efeito na sua digital, basta usar as dicas que o colega acima já deu e/ou utilizar lentes mais rápidas, como você mesma está cogitando. Para retratos de meio-corpo ou de rosto, a 50mm f/1.8 é a pedida. Mais fechados, uma 85mm. Mais abertos, de corpo inteiro, aí a 35mm que o colega sugeriu também é mais interessante.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:11:56
Acho que ela disse que a 50mm tem mais abertura. Se for isso ela está certa em relação ao kit, pois a 50 é f/1.8. Se quiser bokeh para retratos, a 50mm será melhor neste quesito do que a 35mm. Porém, como o Pedro já disse, devido ao fator de crop da sua câmera, a 35mm seria melhor para uso geral. De qualquer forma, dá para fazer muita coisa com as lentes que já tem. Em termos gerais, seria combinar maior distância focal com menor abertura.

Aqui dá pra ver um pouco mais sobre profundidade de campo e usar a calculadora para ir entendendo como funciona: http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/depth-of-field.htm

Acho que para quem está vindo de filme para uma câmera de sensor DX, é importante saber que o fator de crop altera a distância focal equivalente em 1.5x (no caso de câmera Nikon, nas Canon o fator é 1.6x). Ou seja, uma lente 35mm montada em uma câmera DX seria equivalente a 35 x 1.5 = 52.5mm em termos de filme 35mm ou câmera com sensor FX. Uma 50mm seria equivalente a 75mm.

Na parte de tutoriais da Cambridge in Colour e Digital Photography School tem muita coisa legal para ir entendendo o mundo digital, além de diversos canais de videos no youtube e outros sites internet afora.

P.S. Para ver o efeito no viewfinder não é necessário usar o botão de previsão de profundidade de campo?


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:24:00
Citar
A 50mm não é mais aberta, pelo contrario, quanto maior a milimetragem mais fechada

acho que ela está falando em abertura do diafragma...não em angulo de abertura...

nesse caso a 50mm f1.8 ou f1.4 são mais claras e terão melhor bokeh que a 35mm f2.8 que é a mais barata...



Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:40:05
acho que ela está falando em abertura do diafragma...não em angulo de abertura...

nesse caso a 50mm f1.8 ou f1.4 são mais claras e terão melhor bokeh que a 35mm f2.8 que é a mais barata...

A 35mm também é f/1.8  :ok:


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2013, 09:46:39
bom dia ! acredito que a 50mm 1.8 seria o ideal para retratos com fundo desfocado , gosto da 50 pois tem muito pouca distorçao  , para ter o mesmo dof da 50 mm vc tem que se aproximar muito da pessoa , o que vai gerar um rosto redonto
abraço


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2013, 10:09:43
A 35mm também é f/1.8  :ok:

é verdade...é que não vi que era nikon... canon não tem f1.8



junior santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2013, 10:46:10
Pegue a 50mm vai conseguir o seu Bokeh hahaha
e para fazer com a 18-55 aproxime mais na maior abertura ou da zoon para 55mm e fique perto do assunto ja tera um bokeh legal
na 55-200 a mesma coisa em 100-200 na abertura maxima tmb tera bokeh muito bom


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2013, 10:31:04
Em termos gerais, seria combinar maior distância focal com menor abertura.

Corrigindo: Em termos gerais, seria combinar maior distância focal com maior abertura.

Seria menor o número depois do f/, mas representa uma abertura maior...


mirellaalvess

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2013, 20:41:24
Gente antes de tudo, brigadão pelas dicas! Eu tava me referindo a claridade e maior abertura em relação ao meu Kit e não a todas lentes. Queria saber se vale a pena, com o kit q já tenho, adquirir uma 50mm. Será q vale?
Lela Santos


mirellaalvess

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2013, 21:19:19
FAZ UM SEMANA QUE COMPREI A MÁQUINA, Mas Certo, acho q ENTENDIIII!!!  :clap: :clap:  Hoje passei o dia cutucando minha máquina.. e acho estou conseguindo entender como desfocar tanto o primeiro plano como o segundo.   Até consegui fazer um boken!!!!!!!!!!! :D Tentei com a 18-55, e obtive resultados, mas n consigo fazer isso com minha lente 55-200!!
Vou sair pra fotografar essa semana, e mostro minha fotos pra vcs :)))
GENTEEEEEEEEEEEEE, Outra coisa, fui tentar tirar foto de um passarinho q estava no muro, de longe, de dia, com 55-200. Ficou muito ruim!!! Não consigo focar, nem deixa o passarinho nítido, não estou conseguindo usar essa e lente pra nada. Ahh gente desculpa minha ignorância, mas nuca usei Tele, na minha máquina analógica tbm não tinha esse botões de P, S, M, A, Retrato,... estou com um pouco de dificuldade pra saber como combinar essa funções com abertura, velocidade e tals. :)
Lela Santos


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2013, 21:23:59
  Até consegui fazer um boken!!!!!!!!!!!

Bokeh  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2013, 22:04:13
na minha máquina analógica tbm não tinha esse botões de P, S, M, A

Tá de sacanagem, né? :shock: Tive até que procurar uma imagem no google para não achar que estou louco. A F-301 tinha sim, modos P e A. :ok:

O que me leva à pergunta: como você tirava foto com filme? Você sabia o que estava fazendo, para não usar P ou A (já que nem sabia que tinha) e ajustar abertura e velocidade?

Se você sabia o que estava fazendo, basta ler o manual da sua câmera que você vai entender em 10 segundos como controlar a digital.  :ok:
D600 - E-M10


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2013, 00:55:09
 :snack: