Autor Tópico: [Dúvida] Valor a se cobrar  (Lida 6514 vezes)

Pedro Redel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Online: 19 de Dezembro de 2013, 15:19:12
Olá a todos,

Tenho dois trabalhos a fazer, mas estou em dúvida que preço cobrar, gostaria da opinião de vocês porque tenho medo de cobrar muito a mais, ou pior, muito a menos.

Primeiro Job:

Tenho que editar 4 vídeos de no máximo 4min cada de um produto de cabelo. O vídeo funciona da seguinte forma; Tenho que fazer a arte com a logo da empresa do produto, tenho o material filmado das modelos utilizando o produto mostrando o antes e depois, terei que fazer também algum bg para introduzir o produto (não pense bobagens! haha) e ai entra um off explicando o procedimento e monto o vídeo conforme o off, tipo, "agora lava-se o cabelo" ai tenho que colocar a imagem lá da mulher lavando e etc. Bom são 4 produtos, ou seja, 4 vídeos. E depois farei autoração disso tudo, fazendo um menu, com o vídeo na integra e depois eles separados.

Quanto deveria cobrar para este serviço?


Segundo Job:

São vídeo aulas com chroma key, são 10 vídeo aulas com cerca de 10min cada. Aulas de mandarim. Vão querer algum tipo de arte, usando o chroma como uma lousa virtual, são sei bem como ira funcionar ainda, mas pense como uma lousa virtual. Também terá autoração com as aulas separadas.

Quanto deveria cobrar para este serviço?

PS: Sei que estou na area de edição, mas este segundo job sou eu que vou produzir, filmar e tudo mais. Ou seja, vídeo, áudio, enfim! Se alguém souber ai o quanto essa produção custaria  :)

Não sei se fui claro nas minhas explicações, qualquer coisa tento explicar novamente haha


Obrigado!!!  :D


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2013, 15:24:57
Quanto tempo vai levar para concluir cada atividade?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pedro Redel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2013, 15:43:17
Bom, não sei dizer ao certo. Mas acredito que o primeiro job eu consiga fazer em 3 dias, considerando fazer a arte com calma, editar bunitinho, colorir e autorar.

O segundo como é uma aula, e se o chroma não me der dor de cabeça e tudo ocorrer bem, 1 dia esta pronto.

Fico um pouco perdido em tempo, porque sempre que vou editar algo, faço um pouco por vez, porque costumo ter um prazo de sei lá, 15 dias para uma coisa que edito em 2 dias no máximo, ai fico fazendo bem tranquilo e acabo por não saber ao certo o tempo que gastei no trabalho.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2013, 16:42:51
Entenda que ninguém vai poder te dizer "Cobre 100 reais". Você vai precisar estudar o mercado, entender seus custos, o valor do seu trabalho e principalmente o valor percebido pelo cliente.

Dois exemplos:

1. Um cara com um equipamento top, que já investiu muito em aprimoramento, cursos, etc.
2. Um cara com equipamento bem básico, que está iniciando, aprendeu o que sabe pela internet.

Qual dos dois deve cobrar mais?
Resposta: Aquele que souber demonstrar melhor o valor do seu serviço para o cliente!

Pode ser que o sujeito 2 seja muito introvertido, fique gaguejando, não saiba descrever bem as vantagens de trabalhar com ele... Ou pode ser arrogante, dizendo "meu trabalho é muito bom e por isso cobro caro", mesmo sem conseguir demonstrar isso. Resultado: mesmo tendo potencial para entregar um serviço melhor, pode não ser contratado, enquanto o sujeito 2, se souber se expressar bem, enfatizar seus pontos fortes e contornar os pontos fracos, pode conseguir o trabalho!


Tem muita coisa a se levar em consideração, dê uma olhada no excelente site do Léo Castro, é para fotógrafos mas você pode aproveitar as dicas: http://marketingparafotografos.com.br/tag/quanto-cobrar-por-fotografia

E por fim, pra você ter uma base, tem a conta que eu considero totalmente errada, mas que muita gente faz: Pegue o salário que você acha que merece, divida por 22 e multiplique pelo tempo gasto.
Ex. Salário mínimo = 678
Por dia = 30 reais
Em 4 dias = 120 reais

Digo que considero esta conta errada porque leva em consideração o que você acha que seu trabalho vale. A chave aqui é valor percebido pelo cliente. Se ele achar que seu trabalho vale 30.000 reais e você cobrar 28.000, ele vai achar que está barato e vai te contratar. Se você cobrar 100 reais e ele achar que vale 50, vai estar caro.

Segue alguns valores da cidade de SP para você se basear:
- Diária de uma faxineira: 80 reais (apto de 2 quartos)
- Hora de um faz tudo (anjo do lar, marido de alguel): 70 reais
- Diária de um auditor ISO 9001: 400 reais
- Diária de consultor (engenheiro metalúrgico, com mestrado): 1000 reais

Boa sorte aí!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Pedro Redel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2013, 17:04:36
Entendo, muito obrigado pelo texto que fez, esclarece bastante coisa. Mas o que me falta mesmo é saber uma media para basear meu preço. Por exemplo, este primeiro job que citei, para mim é algo muito simples de se fazer (talvez um pouco trabalhoso), e aceitei por um valor X, ai comentei com um amigo que me disse que esse valor X deveria ser XX. Ai to meio perdido, claro que esse segundo trabalho eu vou cobrar o que vou gastar, para locação de equipamentos e etc. Mas ai o quanto a mais eu cobro além desse valor de custo? E a edição? Enfim, ainda continuo perdido, entendo perfeitamente o que disse com seu texto, mas além desses valores dos gastos que tenho para fazer o serviço, considerando que uso equipamentos "top" e também sou formado, nao tenho nenhuma media de preços para eu dizer "AHHH é esse valor que cobram mais ou menos, então o meu posso fazer desta forma", sei que ninguém vai chegar e dizer, tal trabalho é tanto, mas apenas algo aproximado para eu me achar ai e colocar o meu valor sem extrapolar nem para mais nem para menos. Resumindo, trabalho com isso a 4 anos, mas algo me diz que meus preços estão bem errados, errados para menos. =/ (Desculpe se meu texto estiver confuso, se estiver é o reflexo de mim mesmo no momento haha)

obrigado.  :D

PS: Li o texto que me indicou, realmente é muito bom e esclarecedor.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 17:08:51 por Pedro Redel »


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2013, 13:32:33
esse calculo por horas trabalhadas é furada, pois seguindo a lógica quanto melhor você for, menos tempo ira levar, então quanto melhor, menos você ganha? aprender a cobrar é necessário, pois de nada adianta você ser o melhor se isso não convergir no seu bolso.

uma amiga da minha namorada pediu pra eu ver quanto eu cobrava pra fotografar ela gravida em estudio, eu como to começando a fazer bicos e por ela ja ter ajudado minha namorada antigamente, resolvi cobrar um valor simbólico x, ela me falou que uma empresa daqui, alias uma das maiores acho, cobrou 2/3 do valor que eu pedi, mas ela fechou comigo, acho que pensou que uma empresa com gastos aluguel funcionários, ta cobrando menos que um freelancer, a qualidade deles deve ser duvidosa.

esse assunto é um assunto complicado, porem é algo pra se preocupar, eu só sei que ninguém que é renomado no que faz, cobra pouco.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2013, 13:44:27
esse calculo por horas trabalhadas é furada, pois seguindo a lógica quanto melhor você for, menos tempo ira levar, então quanto melhor, menos você ganha? aprender a cobrar é necessário, pois de nada adianta você ser o melhor se isso não convergir no seu bolso.

uma amiga da minha namorada pediu pra eu ver quanto eu cobrava pra fotografar ela gravida em estudio, eu como to começando a fazer bicos e por ela ja ter ajudado minha namorada antigamente, resolvi cobrar um valor simbólico x, ela me falou que uma empresa daqui, alias uma das maiores acho, cobrou 2/3 do valor que eu pedi, mas ela fechou comigo, acho que pensou que uma empresa com gastos aluguel funcionários, ta cobrando menos que um freelancer, a qualidade deles deve ser duvidosa.

esse assunto é um assunto complicado, porem é algo pra se preocupar, eu só sei que ninguém que é renomado no que faz, cobra pouco.


Discordo, a lógica de cobrar por horas trabalhadas é perfeita, quanto melhor vc for em determinada atividade, maior é o valor da sua hora, logo, vc vai ganhar mais e não menos.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2013, 14:10:06
pegue um pedreiro que cobre 100 reais por dia, dai você chama ele pra um serviço ele esta cobrando 150, ai você o questiona e ele fala, a meu querido é que agora eu fiz uns workshops e agora sou um melhor profissional ai o preço subiu né.

e outro porem, uma hora de um tipo de trabalho, não é a mesma que a de outro, eu discordo e muito desse método, pois já vi nego utilizando dele também pra cobrar por sites, mas respeito sua opinião, só peço que reflita melhor, pois a longo prazo isso tende a não dar certo.


Discordo, a lógica de cobrar por horas trabalhadas é perfeita, quanto melhor vc for em determinada atividade, maior é o valor da sua hora, logo, vc vai ganhar mais e não menos.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2013, 17:06:05
pegue um pedreiro que cobre 100 reais por dia, dai você chama ele pra um serviço ele esta cobrando 150, ai você o questiona e ele fala, a meu querido é que agora eu fiz uns workshops e agora sou um melhor profissional ai o preço subiu né.

e outro porem, uma hora de um tipo de trabalho, não é a mesma que a de outro, eu discordo e muito desse método, pois já vi nego utilizando dele também pra cobrar por sites, mas respeito sua opinião, só peço que reflita melhor, pois a longo prazo isso tende a não dar certo.


Para o mesmo serviço tem pedreiro que cobra X e tem outros que cobram 2X, o segundo está com a hora de serviço mais cara, e nada impede de o primeiro quando achar que ganhou mais experiência aumentar o seu preço.

Eu não acho muito legal especificar exatamente as horas que serão na hora de passar o orçamento, pois existem outros fatores, existe o bom-senso, existe aquele cliente que vc quer "fazer um agrado" e acaba trabalhando um pouco mais do que havia estipulado, etc. Mas, para mim é um método muito eficiente para usar como base (ou seja, somente para a sua planilha) na hora de definir seus valores.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto