Autor Tópico: Materiais para fundo preto e fundo branco  (Lida 19956 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Online: 30 de Dezembro de 2013, 07:53:54
Bom dia.

Amigos, gostaria de saber que tipo de tecido (ou outro material) poderia comprar para fazer fotos caseiras com fundo preto e fundo branco.
Para fundo preto, recebi indicação do tecido viscolaicra. É a melhor opção?

A ideia é começar com fotos da família e pequenos objetos caseiros.

Saudações.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2013, 08:16:48
Bom dia Andre!!! Para fundo branco, tecidos elásticos são interessantes, pois pode esticálos bem para não aparecerem dobras, marcas. Ficará branco se o iluminar diretamente. Caso contrário, ficará cinza... para fundo preto, se for pequeno, veludo preto alemão é o melhor que tem, mas como é caro, aguarde a galera que faz foto em estúdio te dar alguma outra sugestão para fotos de pessoas...  :ok:


Cooler.M

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2013, 10:40:30
Tem também Helanca, que é um ótimo tecido e não cria vincos ou amassa com facilidade.
Mesmo judiando dele, uma esticada e qualquer vinco ou dobra fica bem leve ...

A viscolaicra você pode jogar bola em cima que não amassa e não cria vinco, o que é bom dependendo do seu uso.
[VENDO] WD MyBook Live 2TB - Solução em Backup (Nuvem Pessoal)
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95559.0


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2013, 11:02:45
E os rolos de papel? Nunca pensou neles?

No meu estudio, o fundo branco é fixo, com madeira MDF 12mm no chão, e a curva fiz com um tipo de madeira, parece aquela do fundo de guarda-roupa, com 6mm.
fiz o acabamento com Massa corrida, e pintei, ficou zerado...
O fundo escuro, comprei de papel cinza escuro, acho mais bacana que preto, um rolo daqueles de 2,7 por 11m.

Fiz o suporte numa metalúrgica, ficou bacana e muito mais barato que os suportes das marcas conhecidas.



andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2013, 11:55:14
Bom dia Andre!!! Para fundo branco, tecidos elásticos são interessantes, pois pode esticálos bem para não aparecerem dobras, marcas. Ficará branco se o iluminar diretamente. Caso contrário, ficará cinza... para fundo preto, se for pequeno, veludo preto alemão é o melhor que tem, mas como é caro, aguarde a galera que faz foto em estúdio te dar alguma outra sugestão para fotos de pessoas...  :ok:

Obrigado pela dica. Estou vendo que talvez tenha dificuldade para usar o fundo branco, pois parece ser necessário uma fonte de luz a mais para iluminar o fundo. Eu só tenho um flash (430 EXii).


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2013, 11:56:31
Tem também Helanca, que é um ótimo tecido e não cria vincos ou amassa com facilidade.
Mesmo judiando dele, uma esticada e qualquer vinco ou dobra fica bem leve ...

A viscolaicra você pode jogar bola em cima que não amassa e não cria vinco, o que é bom dependendo do seu uso.

Valeu pela dica. Entre a helanca e o viscolaicra, quais você acha melhor de trabalhar?


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2013, 11:59:12
E os rolos de papel? Nunca pensou neles?

No meu estudio, o fundo branco é fixo, com madeira MDF 12mm no chão, e a curva fiz com um tipo de madeira, parece aquela do fundo de guarda-roupa, com 6mm.
fiz o acabamento com Massa corrida, e pintei, ficou zerado...
O fundo escuro, comprei de papel cinza escuro, acho mais bacana que preto, um rolo daqueles de 2,7 por 11m.

Fiz o suporte numa metalúrgica, ficou bacana e muito mais barato que os suportes das marcas conhecidas.

Obrigado pela sugestão.
O meu apartamento é bem pequeno. Terei que improvisar algo aqui na minha sala.
Como as minhas pretensões são ainda bastante amadoras (fotos casuais da família e de alguns pequenos objetos) acho que não tenho como investir (ainda) em suportes e rolos de papel. O tecido poderei pendurar no suporte da cortina que tenho aqui na sala.
Mas, como disse, valeu pela sugestão.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2013, 12:46:50
Então para fotos de família ou objetos vale mais investir nos rolos de papel. Procure por "fundo de papel BD" (BD é a marca) tem várias cores e duas larguras, 2,70 e 1,35 metros. O rolo de 1,35 é barato e bem interessante para fotos em locais sem muito espaço. É um papel grosso, se assemelha a uma cartolina, e a superfície possibilita um ótimo resultado nas fotos.

Outra alternativa especificamente para fotos de família, tem os fundos com acabamento pintado de alguns fabricantes como por ex a Painel de MG. São centenas de modelos e tecidos, para retratos recomendo escolher algum entre os manchados ou enuviados, mas tbm tem opções como os texturizados ou riscados, veja pelo no site deles.
http://www.painelmg.com.br/index.php/menufundos/submenu-fundoenuviado2
http://www.painelmg.com.br/index.php/menufundos/submenu-fundomanchado2
http://www.painelmg.com.br/index.php/menufundos/submenu-texturizadocenario-2
http://www.painelmg.com.br/index.php/menufundos/submenu-fundolistrado2

Fazendo um arranjo bacana entre luz, afastamento e profundidade de campo, consegue-se resultados bacanas com esses fundos pintados, pelo menos eu gosto muito.


Na praia dos tecidos fique com o que os colegas ja falaram, pra mim o tecido ideal é aquele que quando tira do bag e desdobra não fica marcado, ai tem a Helanca (ou Helanquinha) e alguns outros. A Helanca é bom porque não tem muito brilho, inclusive é o tecido que se usa normalmente para chroma key, pois é fácil de transportar (dobrado como um lençol).


Não recomendo o TNT puro, que é barato porem limitado e requer maior cuidado para fotografar.


Abs,
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, 12:49:01 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2013, 19:54:34

Na praia dos tecidos fique com o que os colegas ja falaram, pra mim o tecido ideal é aquele que quando tira do bag e desdobra não fica marcado, ai tem a Helanca (ou Helanquinha) e alguns outros. A Helanca é bom porque não tem muito brilho, inclusive é o tecido que se usa normalmente para chroma key, pois é fácil de transportar (dobrado como um lençol).



Se for de Sampa, rua Tres Rios tem várias lojas e escolha preferencialmente de natação, mais resistente e menos brilho


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2013, 20:00:04
Isso eh algo que eu nunca me perguntei. Quando comecei eu usava lencol branco e preto e fazia gambiarra para pendurar na parede. Depois quando eu fui comprar stands para sustentar meus lencols (digo.. meu fundo infinito) junto com os stands veio um tecido parecido com meus lencols so que um pouco mais grosso, pesado e muito mais comprido.

Eu nao tenho a paciencia que vcs tem de ficar indo atras de algo expecifico, como se ouvesse "o material correto". Eu ja teria ido em uma loja comprado lencol ou ido em uma loja de tecidos procurado por algo que fosse bom o suficiente.

A unica diferenca do lencol que eu usava e do meu "fundo infinito profissional" (que eh so um pano) eh que o "profissional" eh bem mais comprido e pesado e da um trabalhao de dobrar e guardar.

Algumas das minhas fotos saiam com as marcas das dobras do tecido mas eu nao ligava para isso quando a intencai nao era necessariamente fundo ininito. Mas quando eu realmente queria fundo infinito, para o fundo brando vc usa um flash apontado para ele, atras da modelo ou de lado, junto com flags caso vc queira evitar flare na lente ou que a luz atinja a modelo se nao desejado. Ou se estiver matando sombras com 2 flashs e difusores sao o suficiente (dependendo do tamanho do difusor e distancia do fundo) para iluminar o fundo de maneira que fique infinito. Para fundo infinito preto, basta manter maior distancia do fundo e fotografar com softbox e snoots, junto com grids se necessario. Tchadan! Fundo infinito.

Mais tarde eu acabei comprando diferentes tecidos como acessorios para as minhas fotos, principalmente nu artistico, e de quebra as vezes uso alguns deles como fundo.



PS: Meu primeiro rebatedor largo profissional foi um pedado grande de papelao com folha metal de cozinha... Usei por um bom tempo em estudio. So comprei um rebatedor largo mais tarde pq o meu de papelao era mais facil de danificar em dias mais humidos e mais dificil de dobrar e transportar. Se eu so fotografasse em estudio eu usaria ele para sempre. :D

PS2: Eu nunca tive snoots profissionais (que nao passam de pedacos de plasticos). Eu sempre usei cartolina preta e canudinhos de beber preto para fazer grids.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, 20:20:52 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2013, 20:06:46
Obrigado pela dica. Estou vendo que talvez tenha dificuldade para usar o fundo branco, pois parece ser necessário uma fonte de luz a mais para iluminar o fundo. Eu só tenho um flash (430 EXii).
Usar o fundo branco nao tem dificuldade nenhuma, vc ainda pode usar. A sua dificuldade e tornalo "infinito" na foto. ;)


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 31 de Dezembro de 2013, 08:47:49
Oq eu mais uso é papel...

Ja existem diversos tópicos falando sobre fundo infinito, tipos de materiais usados...segue dois deles:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56693.0

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=46683.0
 
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).