Autor Tópico: Fotos de objetos com fundo branco  (Lida 11102 vezes)

hailflex

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 22 de Janeiro de 2014, 18:13:44
Pessoal,

Preciso tirar umas fotos de objetos em fundo branco, no momento, os objetos seriam brigadeiros e trufas. Dei uma olhada por ai e já aprendi muita coisa, mas ainda tenho dúvida de qual equipamento comprar.

Pensei em usar uma sombrinha difusora, mas não sei qual luz usar para esse fim e qual a potência necessária, visando um bom custo/benefício.

Alguém tem alguma dica?


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2014, 22:52:11
- Mesa de vidro sobre cavaletes
- 3 softbox, pode ser esses baratos de rosca padrão E27
- Qualquer lente na casa dos 50 a 90mm, usar entre f8 a f18
- fotos com sobra usar cartolina para fundo infinito
- fotos sem sobra comprar prateleira de vidro e deixar suspensa sobre o fundo

O resto é cartolinas para rebater, isopores, fitas para prender e posicionar as coisas, tudo o que vc encontra numa papelaria.


hailflex

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2014, 00:08:32
Obrigado pela resposta!

Quanto à lente, tenho uma 18-135mm aqui. Acho que não vou ter problemas.

Não entendi o porque da mesa de vidro... não vou forrar com papel branco?

O softbox não cria uma sombra mais nítida que usando a sombrinha difusora? Se eu usar 3, não vou ter 3 sombras? Deveria usar o softbox mais a sombrinha? Já vi alguns exemplos assim...
Além disso, devo usar lâmpada de quantos watts na rosca E27?


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2014, 03:03:43
 Com uma mesa de vidro vc pode usar um softbox por baixo da mesa dando um pouco mais de liberdade com posicionamentos. Vc consegue fazer exatamente a mesma coisa com sombrinha ou softbox, a diferença no still é pouca, o que importa mais é mobilidade e eu prefiro softbox, mas vai de gosto. Recomendo 3 fontes de luz, mas vc não precisa usar sempre as 3, acredito que na maioria vc vá usar 1 ou 2, a terceira normalmente vc deve usar atrás.
 Se for usar lampadas fluorescentes boas tipo FLC recomendo no mínimo 35W, isso já vai te obrigar a usar tempos de exposição acima de 1s.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2014, 11:29:26
P/ o fundo 100% é melhor uma mesa de vidro, esqueça papel ou qualquer outro material, só vai ter que se preocupar em a luz de fundo ser mais potente que a luz do assunto... um exemplo de um fundo 100% coma  mesa de vidro:



Mesmo um produto branco vc não vai ter problemas, a foto ja sai assim, pronta, sem nenhuma edição p/ sombras ou fundo...



Quanto ao softbox e a sombrinha mesmo em produtos faz diferenca sim, no contraste, reflexo, area iluminada, principalmente dependendo do tamanho do modificador  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


hailflex

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2014, 19:33:37
Interessante!!

Não tinha necessidade de ser fundo 100%
Acho que uma sombra mais difusa fica legal em alguns materiais e pra usar em websites também, mas foi bom aprender essa técnica.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2014, 22:34:46
Interessante!!

Não tinha necessidade de ser fundo 100%
Acho que uma sombra mais difusa fica legal em alguns materiais e pra usar em websites também, mas foi bom aprender essa técnica.

Esta sombra vc pode fazer usando fundo infinito, mas eu particularmente prefiro colocar ela artificialmente no Photoshop.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2014, 07:29:30
Interessante!!

Não tinha necessidade de ser fundo 100%
Acho que uma sombra mais difusa fica legal em alguns materiais e pra usar em websites também, mas foi bom aprender essa técnica.

Então eu sugiro http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


lyarid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:52:58
Olá,

Peço perdão por reviver um topic praticamente closed, mas estou precisando exatamente desta solução que o leonobox reproduziu no exemplo de fundo 100%.
Procuro o mesmo resultado porém com escala um pouco maior (almofadas 45x45cm entre outros).

Qual equipamento foi utilizado? Flash parece ser da Atek, consigo encontrar os mesmo equipamentos lá?
Consigo reproduzir tal resultado apenas com luz continua fluorescente?

Agradeço todo o esforço, procuro investir em equipamento para fotografia still para e-commerce.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 14:54:35
Olá,

Peço perdão por reviver um topic praticamente closed, mas estou precisando exatamente desta solução que o leonobox reproduziu no exemplo de fundo 100%.
Procuro o mesmo resultado porém com escala um pouco maior (almofadas 45x45cm entre outros).

Qual equipamento foi utilizado? Flash parece ser da Atek, consigo encontrar os mesmo equipamentos lá?
Consigo reproduzir tal resultado apenas com luz continua fluorescente?

Agradeço todo o esforço, procuro investir em equipamento para fotografia still para e-commerce.

Vc consegue o mesmo resultado com qualquer tocha, o importante é o controle da luz. Se vc for lojista verifique se realmente vale a pena, normalmente o custo de um fotografo é muito menor do que o seu deixando a loja de lado.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 14:59:32
Sempre uso esta técnica para fundo 100% branco. Ainda adiciono uma segunda foto somente contraluz e uso esta no canal alpha para entregar o recorte perfeito.

Acabei de fotografar 400 peças acrílicas, transparentes, e o cliente pediu fundo transparente ao redor e no interior das peças, para aplicação em fundos levemente coloridos.

É muito fácil este tipo de trabalho, pelo fato de ser extremamente previsível.

Ótimas explicações.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 10:02:12
Sempre uso esta técnica para fundo 100% branco. Ainda adiciono uma segunda foto somente contraluz e uso esta no canal alpha para entregar o recorte perfeito.

Acabei de fotografar 400 peças acrílicas, transparentes, e o cliente pediu fundo transparente ao redor e no interior das peças, para aplicação em fundos levemente coloridos.

É muito fácil este tipo de trabalho, pelo fato de ser extremamente previsível.

Ótimas explicações.

Tenho um cliente que precisa de tudo recortado e também tem peças transparente. Eu duplico um canal e estouro ele todo no preto e branco criando a mascara. Acho mais rápido assim, mesmos as mais complicadas não passa de poucos minutos.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 10:11:57 por NATTIS »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 10:50:27
Tenho um cliente que precisa de tudo recortado e também tem peças transparente. Eu duplico um canal e estouro ele todo no preto e branco criando a mascara. Acho mais rápido assim, mesmos as mais complicadas não passa de poucos minutos.

A vantagem do contraluz é a precisão a mais, já que o objeto fica 100% escuro, um canal alpha perfeito. Mas é basicamente a mesma coisa que você faz com a foto normal. E só preciso um clique a mais. Na hora de converter, basta mandar ambos os arquivos abrirem já em camadas no PS e tem até uma action pra já abrir com o fundo transparente. Coisa de segundos. Fizemos um catálogo de 1200 ferramentas assim, foi muito produtivo.

O resultado é este, fotos saem direto da câmera para o catálogo, diminuindo os custos de produção de todo o material:
http://www.midiaarte.com.br/midiafoto/catalogo/catalogo-worker-2012/


« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 10:56:30 por Claudio Rombauer »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 12:14:38
A vantagem do contraluz é a precisão a mais, já que o objeto fica 100% escuro, um canal alpha perfeito. Mas é basicamente a mesma coisa que você faz com a foto normal. E só preciso um clique a mais. Na hora de converter, basta mandar ambos os arquivos abrirem já em camadas no PS e tem até uma action pra já abrir com o fundo transparente. Coisa de segundos. Fizemos um catálogo de 1200 ferramentas assim, foi muito produtivo.

O resultado é este, fotos saem direto da câmera para o catálogo, diminuindo os custos de produção de todo o material:
http://www.midiaarte.com.br/midiafoto/catalogo/catalogo-worker-2012/

Vou tentar fazer no seu esquema para ver se consigo agilizar ainda mais, o que seria ótimo para mim.

Imagine que os fotógrafos anteriores de meus clientes removiam o fundo no recorte manual! Ficava tudo serrilhado e ainda cobravam caro. Segue o link de uma peça que eles provavelmente demorariam 1 dia para fazer, e nesse nosso esquema é em pouquíssimo tempo: http://www.flickr.com/photos/117135188@N03/12449108644/in/photostream/lightbox/


lyarid

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 14:56:58
Vc consegue o mesmo resultado com qualquer tocha, o importante é o controle da luz. Se vc for lojista verifique se realmente vale a pena, normalmente o custo de um fotografo é muito menor do que o seu deixando a loja de lado.

Legal, obrigado NATTIS. Na verdade já sou o "fotógrafo" contratado para a tarefa hahaha.

Sempre uso esta técnica para fundo 100% branco. Ainda adiciono uma segunda foto somente contraluz e uso esta no canal alpha para entregar o recorte perfeito.

Acabei de fotografar 400 peças acrílicas, transparentes, e o cliente pediu fundo transparente ao redor e no interior das peças, para aplicação em fundos levemente coloridos.

É muito fácil este tipo de trabalho, pelo fato de ser extremamente previsível.

Ótimas explicações.

Essa é interessante  :ponder: Não tinha pensando em usar o alpha. Você faz uma foto do produto no fundo branco e manipula no photoshop com outra foto no mesmo local sem o produto?
Bom, antes de comprar qualquer coisa vou fazer uns testes com o que tenho.

Agradeço a todas a dicas.