Autor Tópico: Dúvida preço parto e foto de bebê  (Lida 20520 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 20:42:06
Geralmente quem contrata vê algum portfólio e tem uma noção da qualidade do serviço. Já vi fotógrafo fazer 18 fotos iguais, do mesmo ângulo, só apertando o botão mais vezes. Não entendo a insegurança, mas a foto ficou boa.

Além disso a mesma "pose" pode ter 2, 3 ângulos bons, com uns 2 ou 3 enquadramentos diferentes, para dar opção de escolha para o cliente. (Neste caso, de 4 a 9 fotos por pose/ambiente/roupa/cenário...)
Então tá, né. Pelo visto é tirar 100 pra dentro dessas 100 escolher algo que preste. É que a minha maneira de trabalhar é diferente. O que passo para o cliente já é a escolha final. Acho complicado o cliente entender que dentro dessas 100 que ele pagou pra ter só vai ter uma porcentagem disso que preste. Acho que acaba sendo, muitas vezes, má vontade (devido ao tempo) do fotografo em selecionar as fotos. Selecionar fotos dá um baita trabalho.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, 20:42:36 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 10:04:15
É muito dificil colocar um valor no serviço dos outros. O custo é algo concreto, matemático, mas o valor é subjetivo. Uma história real para ilustrar: Meu pai certa vez colocou um imóvel para vender. Um corretor disse que valia 1000 patacas (não sei a cotação da pataca, faz muitos anos). Ele ficou com esse número na cabeça. O imóvel ficou a venda por mais de 3 anos. Ofereceram 700 patacas, ofereceram 450 e mais um carro, ofereceram um imóvel de menor valor e mais 100 patacas, mas meu pai ficou irredutível: o imóvel vale 1000 patacas, não aceito menos que isso. Um dia cheguei para ele e disse "Pai, sei que para nós este imóvel vale muito, crescemos aqui, temos ótimas lembranças, é um lugar super agradável e gostaria que seus netos se divertissem aqui como nós nos divertimos. Mas este valor é emocional. Não importa a avaliação do corretor, o 'verdadeiro' valor da propriedade é quanto alguém está disposto a pagar por ela." Depois de alguns meses, ele vendeu por 600 patacas. Ou seja, naquele momento, o valor do imóvel era 600, pois era o valor que tinha alguém disposto a pagar e outro alguém disposto a receber.

Vale a mesma coisa para o serviço de um fotógrafo. Se eu, que não sou fotógrafo, apenas um curioso com uma câmera, pedir 5 mil reais para fotografar um parto, está caro? Se eu encontrar uma clientela disposta a pagar esse valor, não está caro, está no preço. Se o Sebastião Salgado for anunciar seu serviço de fotografar partos por 300 reais em um hospital de baixa renda, e ninguém se dispuser a pagar essa quantia, está barato? Não, está caro. O valor percebido é menor do que o preço pedido.

Tudo depende.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 12:24:51

....
o momento do parto é mágico,tanto uma filmagem como fotografia de parto é lindo,claro que não se faz o registro da genitália da mulher,o bebê saindo e tals, o registro é feito do ambiente,o acontecimento,isso é único na vida de uma mulher.

...



De absoluto acordo.
concordo com a parte do hospital que o ralgarve citou, realmente é um lugar horrível, frio, aonde as mulheres (tanto as que têm parto vaginal qto parto cirúrgico) sofrem todo tipo de violência (sem sequer saber que estão sofrendo essa violência).
Mas qdo é parto com respeito (coisa RAÍSSIMA, infelizmente), é a coisa MAAAAAAAAIS LINDAAAAAAAAAAAAAAAA de se ver.  :wub: :wub: :wub:
Eu choro litros com vídeos e fotos de parto, hehe. Adoro. É realmente um momento MUITO especial na vida de quem está aguardando a chegada do bebê.

André, tenho uma conhecida que é fotógrafa e doula, e trabalha com parto. Se interessar, posso ver com ela como ela trabalha. Mas pelo que vc disse, não vai fazer as fotos, certo?
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 12:31:42 por Helena Bsb »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #18 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 17:45:05
Então tá, né. Pelo visto é tirar 100 pra dentro dessas 100 escolher algo que preste. É que a minha maneira de trabalhar é diferente. O que passo para o cliente já é a escolha final. Acho complicado o cliente entender que dentro dessas 100 que ele pagou pra ter só vai ter uma porcentagem disso que preste. Acho que acaba sendo, muitas vezes, má vontade (devido ao tempo) do fotografo em selecionar as fotos. Selecionar fotos dá um baita trabalho.

to pensando em aderir essa estratégia.
deixar o cliente escolher as fotos é muitas vezes trágico,no caso do álbum.
acho que pré selecionar é bom mas entregar já pronto é outro papo.

vou experimentar em um ou dois eventos.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 19:41:06
Outro dia perguntei quanto deveria cobrar por um evento e me mandaram pesquisar junto a outros fotógrafos da minha região, me fazendo até passar por um suposto cliente.  Achei muito válida essa dica.  Temos que saber o preço cobrado pelo mercado e aí decidir se cobramos acima ou abaixo.

Mas achei a ideia de fotografar parto interessante. Taí um mercado que eu desconhecia. Mas me preocupa as condições de iluminação na sala de parto.  Será que dá para tirar umas fotos boas sem flash ? ( Acredito que não seja legal usar flash nesse ambiente).

abraços
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 19:46:17
Outro dia perguntei quanto deveria cobrar por um evento e me mandaram pesquisar junto a outros fotógrafos da minha região, me fazendo até passar por um suposto cliente.  Achei muito válida essa dica.  Temos que saber o preço cobrado pelo mercado e aí decidir se cobramos acima ou abaixo.

Mas achei a ideia de fotografar parto interessante. Taí um mercado que eu desconhecia. Mas me preocupa as condições de iluminação na sala de parto.  Será que dá para tirar umas fotos boas sem flash ? ( Acredito que não seja legal usar flash nesse ambiente).

abraços

E desde quando sala de parto tem luz baixa??  :no:
A não ser que haja um mínimo de respeito pela mulher, a luz não será baixa. Não sei o quão alta é, mas não é luzinha baixa não.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 19:51:03
E desde quando sala de parto tem luz baixa??  :no:
A não ser que haja um mínimo de respeito pela mulher, a luz não será baixa. Não sei o quão alta é, mas não é luzinha baixa não.
Pois é, pouca luz só se for em parto humanizado e domiciliar.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 19:54:45
Entrei uma vez numa sala de parto quando do nascimento do meu filho, há 5 anos atrás e não me lembro da iluminação.  Imaginei que fosse semelhante à luz que temos em casa, no quarto, sei lá.

Amanhã vou pra porta de uma maternidade oferecer meus serviços. Será que rola ? :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 20:03:13
Entrei uma vez numa sala de parto quando do nascimento do meu filho, há 5 anos atrás e não me lembro da iluminação.  Imaginei que fosse semelhante à luz que temos em casa, no quarto, sei lá.

Amanhã vou pra porta de uma maternidade oferecer meus serviços. Será que rola ? :D

opa, dizaí se deu certo, rsrs.  :D :D

Ah, e se ele nasceu através de uma cirurgia, pode ter certeza de que era luz alta .imagina cortar um monte de coisa e depois ter que costurar no escuro, hehe.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 20:04:08 por Helena Bsb »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 20:05:07
Entrei uma vez numa sala de parto quando do nascimento do meu filho, há 5 anos atrás e não me lembro da iluminação.  Imaginei que fosse semelhante à luz que temos em casa, no quarto, sei lá.

Amanhã vou pra porta de uma maternidade oferecer meus serviços. Será que rola ? :D
Então, eu odeio quando os hospitais fazem acordo com determinados fotografos impedindo que outros atuem no hospital. Acho isso um absurdo.  >:(
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 20:38:34
Então, eu odeio quando os hospitais fazem acordo com determinados fotografos impedindo que outros atuem no hospital. Acho isso um absurdo.  >:(

Ah...eu digo que sou o pai e vou fotografar meu filho. O problema é se o pai de verdade vai aceitar. :)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #26 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 22:20:05
Ah...eu digo que sou o pai e vou fotografar meu filho. O problema é se o pai de verdade vai aceitar. :)

ai tu vai arrumar uma senhora encrenca mano  :fight:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 22:45:13
Algumas maternidades têm fotógrafo próprio e cobram uma fortuna.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #28 Online: 01 de Março de 2014, 04:10:40
André, tenho uma conhecida que é fotógrafa e doula, e trabalha com parto. Se interessar, posso ver com ela como ela trabalha. Mas pelo que vc disse, não vai fazer as fotos, certo?

Que legal Helena! Entao, quase certo que iremos fechar sim, o ensaio ja esta marcado, só falta ela me confirmar o parto!

Me adicione no facebook(se voce tiver) pra trocarmos essa idéia melhor por inbox www.facebook.com/andrejacobfotografia
@jacobfotografiacriativa


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #29 Online: 01 de Março de 2014, 20:49:08
Então, eu odeio quando os hospitais fazem acordo com determinados fotografos impedindo que outros atuem no hospital. Acho isso um absurdo.  >:(

Nestas situações ou o hospital é o dono do serviço de fotografia ou cobra uma porcentagem do trabalho do fotógrafo.

Ah...eu digo que sou o pai e vou fotografar meu filho. O problema é se o pai de verdade vai aceitar. :)

Não deve dar certo (a não ser que o pai e a gestante resolvam abrir mão da presença do pai na hora do parto, hoje garantida por lei federal).