Autor Tópico: Foto de moda em Estúdio  (Lida 3696 vezes)

Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2014, 10:09:44
Olá Marcelo!

Qual a finalidade das fotos? Divulgação das roupas? Foi pra uma loja?
(isso é só curiosidade mesmo  :))

Gostei das fotos, mas achei um pouco sub, senti falta de luz. E também incomodou um pouco as manchas que aparece no fundo de algumas fotos.  :ok:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2014, 10:18:34


Gostei das fotos, mas achei um pouco sub, senti falta de luz. E também incomodou um pouco as manchas que aparece no fundo de algumas fotos.  :ok:

2x... principalmente iluminação no rosto da modelo.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2014, 10:31:10
Olá Marcelo!

Qual a finalidade das fotos? Divulgação das roupas? Foi pra uma loja?
(isso é só curiosidade mesmo  :))

Gostei das fotos, mas achei um pouco sub, senti falta de luz. E também incomodou um pouco as manchas que aparece no fundo de algumas fotos.  :ok:

A dona da loja elabora as roupas e a irmã que tem jeito de modelo me conhece e me contrata para ajudar com as fotos na divulgação...
Nas outras fotos que fiz no estúdio deixei o fundo totalmente branco e a garota parecia estar flutuando...Agora quero encontrar um meio de deixar a sombra sob ela, mais natural, ainda não consegui isso!!!
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2014, 10:32:59
2x... principalmente iluminação no rosto da modelo.

Você acha que o rosto deveria ficar mais iluminado? Por que? E como conseguiria isso?
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2014, 10:51:38
A dona da loja elabora as roupas e a irmã que tem jeito de modelo me conhece e me contrata para ajudar com as fotos na divulgação...
Nas outras fotos que fiz no estúdio deixei o fundo totalmente branco e a garota parecia estar flutuando...Agora quero encontrar um meio de deixar a sombra sob ela, mais natural, ainda não consegui isso!!!

EU prefiro o fundo branco.
Você tentou colocar uma placa reflexiva no chão (ps ou fórmica).... o reflexo ou sombra ajudam a não parecer flutuando.
Quanto a iluminação no rosto, aumentar um pouco a exposição geral ou ajustar o posicionamento da iluminação... ou ainda um rebatedorzinho.
Abs.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2014, 11:22:35
EU prefiro o fundo branco.
Você tentou colocar uma placa reflexiva no chão (ps ou fórmica).... o reflexo ou sombra ajudam a não parecer flutuando.
Quanto a iluminação no rosto, aumentar um pouco a exposição geral ou ajustar o posicionamento da iluminação... ou ainda um rebatedorzinho.
Abs.

Usei um fundo enorme de oxford branco, duas tochas uma de cada lado ( na altura do rosto das modelos e com sombrinhas brancas), dois flashes no chão voltados para o fundo, a luz da sala estava acesa, não utilizei nenhum rebatedor...Abs
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2014, 16:17:53
Marcelo, está faltando brilho nas fotografias. As tochas estão muito longe das modelos e o fundo está descuidado.

Afaste as modelos do fundo e use os flashs mais de cima para baixo que a sombra vai sumir com a impressão que elas estariam levitando.

O tratamento nos pés das modelos pode melhorar muito.

Um bom fundo seria o de papel. Não é tão caro assim.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2014, 16:52:24
Marcelo, está faltando brilho nas fotografias. As tochas estão muito longe das modelos e o fundo está descuidado.

Afaste as modelos do fundo e use os flashs mais de cima para baixo que a sombra vai sumir com a impressão que elas estariam levitando.

O tratamento nos pés das modelos pode melhorar muito.

Um bom fundo seria o de papel. Não é tão caro assim.

Afastar do fundo eu afastei, o estúdio é pequeno...Posso usar as tochas mais altas, mas e os pés ficariam mal iluminados?
O ponto de foco que usei ficou deslocado do centro, para cima 3 ou 4 pontos, percebi que os pés ficaram meio desfocados, tem como resolver isso?
O fundo que mandei fazer acho bom, mas depois de passar, dobro e amassa no transporte, teria que passar no local e monta-lo em seguida....Pretendo prende-lo, da próxima vez de tal modo que não se mova e enrugue...
Obrigado
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2014, 03:26:04
Cara, vou falar a forma que EU fotografo lookbook e que tive bons resultados. Cada um faz de uma forma, porem eu faço assim

Duas tochas pro fundo normalmente em carga total, estourando até 2 pontos, um octosoft de 90cm superior/frontal a um metro e meio da modelo, normalmente em carga total iluminando totalmente a modelo, vario a distancia do octo até conseguir uma compensaçao ideal sem precisar baixar a carga pela metade.

Uso uma placa de plastico reflexivo(PVC) sob os pés da modelo para ter o reflexo e nao dar essa sensaçao de flutuaçao, uso fundo de papel

Normalmente uso aberturas médianas e nao tao fechadas, como f5.6(raramente se usa esse tipo de abertura para fotografia em estudio com flash) ou suba uns dois bons pontos de ISO caso tenha uma camera que aguente tranquilamente sem perda de qualidade.

Tente angulos mais baixos, os angulos que voce usou ficaram MUITO fechados, pouco espaço livre sob, sobre e nas laterais da imagem, alguns cortes nao favoreceram além do angulo superior ter achatado a modelo,  fazendo-a parecer menor e mais "larga". Quando fotografo lookbook mantenho a camera num tripe numa altura de no maximo 1m e fotografo o lookbook inteiro com controle remoto para nao haver alteraçoes que ficam esquisitas na impressao do catalogo.


Nao sei qual sua camera, se for cropada, tente fotografar pelo menos com uma 50mm, se for fullframe, 85mm, abaixo disso normalmente enquadraras mais de perto e teras distorçoes visiveis. Uma coisa que faço é usar a distancia focal de 24mm(em crop) porém fotografando na posiçao horizontal, posteriormente faço o crop da imagem para manter a padronizaçao, assim nao há distorçoes visiveis que prejudiquem a imagem.


Outra coisa, convença a contratar uma modelo, nao adianta, esse tipo de job pede modelos profissionais senao nao há rendimento e fica com cara de amador sempre(mesmo que voce faça uma fotografia sensacional). Outra coisa que tem que ser valorizada é o tratamento, tanto de cores quanto de pele, que eu nao vi nas imagens. Outra coisa que faltou foi maquiagem, essa make-up nao valoriza em nada as modelos, nem a roupa, nem a fotografia. Maquiador é tao importante quanto o fotografo nesse tipo de job.


Exemplo de fotos minhas que usei essas infos:

http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/12145040495/

http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/12145301353/

Espero ter ajudado, abrs  :ok:
« Última modificação: 13 de Março de 2014, 03:33:55 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2014, 04:54:26
Cara, vou falar a forma que EU fotografo lookbook e que tive bons resultados. Cada um faz de uma forma, porem eu faço assim

Duas tochas pro fundo normalmente em carga total, estourando até 2 pontos, um octosoft de 90cm superior/frontal a um metro e meio da modelo, normalmente em carga total
....

Espero ter ajudado, abrs  :ok:

Não sei nada do tema... Mas adorei... esta disponibilidade...   :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
 :ok:

E as dos demais tb...  :clap: :clap: :clap: :clap:
« Última modificação: 13 de Março de 2014, 04:54:52 por i9forex »
A. Fernandes


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2014, 09:36:21
Cara, vou falar a forma que EU fotografo lookbook e que tive bons resultados. Cada um faz de uma forma, porem eu faço assim

Duas tochas pro fundo normalmente em carga total, estourando até 2 pontos, um octosoft de 90cm superior/frontal a um metro e meio da modelo, normalmente em carga total iluminando totalmente a modelo, vario a distancia do octo até conseguir uma compensaçao ideal sem precisar baixar a carga pela metade.

Uso uma placa de plastico reflexivo(PVC) sob os pés da modelo para ter o reflexo e nao dar essa sensaçao de flutuaçao, uso fundo de papel

Normalmente uso aberturas médianas e nao tao fechadas, como f5.6(raramente se usa esse tipo de abertura para fotografia em estudio com flash) ou suba uns dois bons pontos de ISO caso tenha uma camera que aguente tranquilamente sem perda de qualidade.

Tente angulos mais baixos, os angulos que voce usou ficaram MUITO fechados, pouco espaço livre sob, sobre e nas laterais da imagem, alguns cortes nao favoreceram além do angulo superior ter achatado a modelo,  fazendo-a parecer menor e mais "larga". Quando fotografo lookbook mantenho a camera num tripe numa altura de no maximo 1m e fotografo o lookbook inteiro com controle remoto para nao haver alteraçoes que ficam esquisitas na impressao do catalogo.


Nao sei qual sua camera, se for cropada, tente fotografar pelo menos com uma 50mm, se for fullframe, 85mm, abaixo disso normalmente enquadraras mais de perto e teras distorçoes visiveis. Uma coisa que faço é usar a distancia focal de 24mm(em crop) porém fotografando na posiçao horizontal, posteriormente faço o crop da imagem para manter a padronizaçao, assim nao há distorçoes visiveis que prejudiquem a imagem.


Outra coisa, convença a contratar uma modelo, nao adianta, esse tipo de job pede modelos profissionais senao nao há rendimento e fica com cara de amador sempre(mesmo que voce faça uma fotografia sensacional). Outra coisa que tem que ser valorizada é o tratamento, tanto de cores quanto de pele, que eu nao vi nas imagens. Outra coisa que faltou foi maquiagem, essa make-up nao valoriza em nada as modelos, nem a roupa, nem a fotografia. Maquiador é tao importante quanto o fotografo nesse tipo de job.


Exemplo de fotos minhas que usei essas infos:

http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/12145040495/

http://www.flickr.com/photos/andreluisjacob/12145301353/

Espero ter ajudado, abrs  :ok:

Eu tenho 2 tochas e 4 sombrinhas, 3 flashes, 2 nikons e 1 metz, 4 cactus v5, 2 sapatas fotocelulas, assim consigo disparar tudo que tenho....

Talvez posicionando as duas tochas, mais altas e precisarei de uma placa de plastico reflexivo(PVC) sob os pés da modelo....terei sombras menos acentuadas e menores....

Usei aberturas 5.6, na lente 24-85mm, na  minha nikon d600 eu usei até iso 320...Tenho uma lente 50mm, 1.4, mas o espaço não permite usá-la...
Como percebi que os pés não ficaram nítidos, pensei em diminuir para 6.3 ou 7.0...

O que vc disse foi que fotografando em 24mm, seria melhor eu fazer sempre horizontal a foto, mesmo sendo vertical o que quero, para depois eliminar as distorções no crop?
A curva de desempenho da lente 24-85mm, pede para melhor desempenho em 24mm, abertura de f8.0...

Obrigado

Como tenho 1,80m em muitas situações eu fotografei sentado
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2014, 11:50:21
Que lente eh essa? 35mm? Se tiver espaco usa uma 85mm para corpo inteiro.


marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2014, 14:52:29
Olá Marcelo!

Qual a finalidade das fotos? Divulgação das roupas? Foi pra uma loja?
(isso é só curiosidade mesmo  :))

Gostei das fotos, mas achei um pouco sub, senti falta de luz. E também incomodou um pouco as manchas que aparece no fundo de algumas fotos.  :ok:

2x   Falou o brilho, nos olhos e nas modelos.
« Última modificação: 13 de Março de 2014, 14:52:48 por marianoasa »
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2014, 15:18:55
Que lente eh essa? 35mm? Se tiver espaco usa uma 85mm para corpo inteiro.

Usei está : lente nikon 24-85mm f 3.5 - 4.5
Estúdio pequeno, nem com a Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g dá para usar...
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD