Autor Tópico: Tela de focalização bipartida para lentes Nikkor MF em DSLR Nikon AF  (Lida 5334 vezes)

osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Bom Dia!
Alguém daqui já usou telas de focalização bipartidas para fazer foco manual em câmeras DSLR Nikon autofocus?
Agradeço antecipadamente qualquer informação


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2014, 12:38:15
Bom Dia!
Alguém daqui já usou telas de focalização bipartidas para fazer foco manual em câmeras DSLR Nikon autofocus?
Agradeço antecipadamente qualquer informação

Osteiner, eu uso. No modo auto-foco, não há muita diferença, mas como tenho muitas lentes manuais, ele é útil pra caramba.

O meu está instalado em uma D7100 e o viewfinder dela é pequeno e escuro. Acertar o foco por ali é difícil e aquela bolinha de confirmação de foco não é nada precisa. A tela de focagem bipartida fez toda diferença do mundo.

Saiu caro pra caramba. Comprei a que encontrei de melhor, a KatzEye, com todos os tratamentos e "plus". O modelo foi a KatzEye “Plus” Split Prism w/Microprism Collar, com o opcional OptiBrite™ Brightness Enhancement Treatment, que garante que a metade da esfera central não escureça nas operações com menor luminosidade.

A tela ficou em U$160.00, com mais U$ 41,00 de frete e, ainda mais 225,00 REAIS de impostos aqui. Uma porrada, mas valeu cada centavo. Mas, repito, a coisa só faz diferença quando você usa lentes manuais. No AF, não ajuda e nem atrapalha.

A troca da peça é super simples. Eles mandam uma chavinha e eu mesmo troquei em menos de 5 minutos (e não sou NADA habituado a essas coisas.

Bom, é isso, espero ter colaborado.

abraço.



mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2014, 12:45:03
Ah, o site da Katzey:
http://www.katzeyeoptics.com/cat--Nikon-DSLRs--cat_nikon.html

E, não. Eu não trabalho pra empresa. Acontece que gostei muito mesmo da coisa.

Há quem tenha experimentado uns modelos de fabricação chinesa, bemmmm mais baratos, e tem tidos bons resultados.

abç.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2014, 13:09:38
Eu comprei uma xing ling para 5d e achei um lixo. Muito escura! Nem se compara a minha nikon FA, com tela original.

Recomendo da ketzeye tb!!
D600 - E-M10


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2014, 13:22:28
Essas xinling não valem a pena. São muito escuras e quem enxerga mal como eu sofre. Acabei jogando no lixo.

Queria pegar um Katzeye, mas o bicho é caro.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2014, 13:36:45
Eu comprei uma xing ling para 5d e achei um lixo. Muito escura! Nem se compara a minha nikon FA, com tela original.

Recomendo da ketzeye tb!!

Kokimoto,

Achei o da Katzeye ainda melhor que o da minha antiga Nikon F. É claro que o visor da F é imenso se comparado ao da D700, mas a tela de focagem é melhor. Com o tratamento OptiBrite, não acontece aquele efeito de a meia lua da circunferência central escurecer. Fiquei impressionado de ver como a coisa funciona.

abç.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2014, 14:46:03
As telas da Katz valem cada centavinho.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2014, 16:03:13
E ainda dei sorte, pois a entrega foi bastante rápida, ainda mais considerando que o produto é feito por encomenda.
Recebi aqui no Brasil 22 dias após fazer a compra pela internet.


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Março de 2014, 23:46:47
mautorre, Kokimoto e AFShalders,

Obrigado pelas informações, era exatamente isso que eu queria saber!
Pois via as xing ling no Ebay por menos de US$20,00 e as da Katzeye com o tratamento para se utilizar lentes mais escuras por US$ 160,00 e achei caríssimo.
Vocês então acham que vale o investimento na Katzeye?
Estou utilizando uma Nikkor Q 135 2.8 e estou adorando, mas fazer o coco é difícil>


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2014, 20:16:31
Só agora, dando uma pesquisada descobri esse tópico, tenho muita curiosidade sobre tela de focalização e quanto a sua utilidade, as perguntas são as seguintes:

01.Em que parte do corpo da Câmera é colocada a tela ?

02.Ela auxilia em focar manualmente mesmo em visor escuro (Câmeras DSLR de entrada)

Além desses que enumerei alguma outra utilidade ?

Fico muito grato a quem possa ajudar nessas minhas dúvidas.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2014, 21:09:12

01.Em que parte do corpo da Câmera é colocada a tela ?


vc substitui a tela de foco, focusing screen na imagem.


Citar
02.Ela auxilia em focar manualmente mesmo em visor escuro (Câmeras DSLR de entrada)



vc vai ver parecido com isso pelo viewfinder, não vai ficar mais claro e se comprar um de má qualidade na verdade vai ficar mais escuro.
aqui um bom fabricante http://www.katzeyeoptics.com/
se possivel opte pelo tratamento OptiBrite™ Brightness Enhancement Treatment



Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2014, 14:06:30

Obrigado pela atenção Rafael, na sua opinião vale a pena esse investimento ? essa marca que você citou parece quem bem carinha.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Junho de 2014, 15:06:01
cara eu não tenho isso na minha câmera, baseado no meu achismo e nos relatos de quem tem ou ja teve da pra dizer q vale sim se vc não gostar de lentes af ou for usar bastante foco manual.

Essa eh cara mas eh qualidade garantida, os mais baratos são mais escuros, e alem de ficar pior pra focar ainda interfere na leitura do fotometro da câmera, então eh melhor gastar um pouquinho mais, mas gastar uma vez.  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2014, 22:43:48
Tem uns detalhes que vocês precisam saber antes de investir.

- Nem sempre o foco fica cravado de primeira. As vezes tem que usar uns espaçadores para regular a distancia entre a tela de foco e o prisma. Só fica 100% de primeira se a espessura for exatamente a mesma.

- Dependendo da camera aquelas marcas luminosas do ponto de foco não funcionam. Por exemplo, na maioria das Rebels, mesmo tendo aquele retângulo do ponto gravado na tela de foco, ele não fica destacado, aparecendo só uma luz difusa do led. Na canon 5D por exemplo, funciona. Na verdade funciona nas câmeras que tem o sistema de destaque dos pontos de foco em uma tela secundária para isso.

- A imensa maioria das telas de foco dão diferença na fotometria. As chinesas vagabundas são escuras demais. Algumas especiais da Katz são claras demais. Depende da câmera e da tela base que eles usarem. Tenho 4 telas Haoda e todas dão um ligeiro desvio, na 5D por exemplo é de -1/2 ponto. Na Sigma SD14 é de -3/4 de ponto. Na 450D com uma chinesa era de +1 ponto. Resolve-se compensando obviamente.

- Vale somente se você usa objetivas de foco manual com frequencia. Não recomendo essas chinesas genéricas, são simplesmente horrendas.


TalesPSG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2014, 00:58:05
Eu sou apaixonado pela focagem bipartida.

Uma pena que não possa ser usada no modo manual das lentes automáticas. Ou pode?
Com certeza ficaria muito tentado a comprar!!!
No entanto, somente uma lente minha é manual ::/

Mesmo assim, ótimo tópico! Fiquei muito feliz em saber que existe essa possibilidade para DSLRs.

Abração a todos!
Nikon D610 + Nikon D7000 + Nikon D5200 / Nikkor: 50mm 1.4G + 50mm 1.8G + 35mm 1.8G + 70-300mm 4-5.6G VR + 18-105mm 3.5-5.6 + 50mm 2.0 AI-S /Sigma 24-70mm 2.8 / Tamron 17-50mm 2.8 (não VC) / Sb-900 + YN460 + YN460