Autor Tópico: Finalidade das lentes Canon  (Lida 4712 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 26 de Março de 2014, 14:12:30
Sinceramente, não encontrei erros gritantes na tabela.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Março de 2014, 14:32:27
Sinceramente, não encontrei erros gritantes na tabela.

Contradição na própria tabela não é erro gritante para vc? Observe a 60mm macro.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Março de 2014, 14:33:50
Nattis, vc está generalizando.

A lista cita uma série de lentes para fotos de produtos e não existe uma lente que sirva para tudo. Não é porquê a 85mm f/1.8 não serve para fotografar uma caneca que ela não serve para fotografar produtos. Ela simplesmente não serve para fotografar todo o tipo de produto, mas isso nenhuma lente é capaz. Por este raciocínio a 180mm que vc citou também não serve para fotografar produtos, pois seria quase impossível fotografar um aspirador de pó ou um cortador de grama com ela.

O próprio Cláudio que é especializado neste tipo de foto acabou de dizer que a 85mm é excelente para produtos. Cada lente com sua aplicação dentro de um contexto maior.

 Eu sou fotografo exclusivo de produtos para e-commerce e afirmo com todas as letras que a 85mm f1.8 é uma lente quase inútil para esta area, vc não consegue enquadrar com sensor APS brincos, anéis, conectores e afins, em FF não consegue enquadrar calçados, latas de spray, ferramentas e afim, a não ser que fique longe e saia cropando.
 
 Vou ver se consigo pegar a 90mm aqui e fazer uma comparação do que vc consegue a 85cm como a 85mm e numa macro para vc ver a diferença enorme.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #18 Online: 26 de Março de 2014, 14:43:13
Eu sou fotografo exclusivo de produtos para e-commerce e afirmo com todas as letras que a 85mm f1.8 é uma lente quase inútil para esta area, vc não consegue enquadrar com sensor APS brincos, anéis, conectores e afins, em FF não consegue enquadrar calçados, latas de spray, ferramentas e afim, a não ser que fique longe e saia cropando.
 
 Vou ver se consigo pegar a 90mm aqui e fazer uma comparação do que vc consegue a 85cm como a 85mm e numa macro para vc ver a diferença enorme.

Tá bem. Foto de produto resume-se a brincos, anéis, conectores e afins.  Realmente aí ela não serve.  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Março de 2014, 14:53:29
Tá bem. Foto de produto resume-se a brincos, anéis, conectores e afins.  Realmente aí ela não serve.  :ok:

 Não, somente uma enorme porcentagem de produtos tem estes tamanhos ...  :)


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #20 Online: 26 de Março de 2014, 14:53:42
Como toda generalização, dizer que uma lente não serve pra fotografar produtos por causa de um caso especifico é estupidez... Cada um utiliza a lente como necessita, existem produtos de diversos tamanhos, não só do tamanho de brincos
Utilizei a 50mm 1.4 com uma APS-C (Que equivale quase a uma 85mm em FF) para fotografia gastronomica e achei ótima para tal, e um bolo ou prato de comida tem praticamente o mesmo tamanho que um sapato por exemplo ;)

Só pq vc não usa, não quer dizer que seja inútil para tal coisa :ok:


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Março de 2014, 15:03:23
 Fiz agora uns testes de prova e o imageshack esta agora cobrando para postar fotos. A 85cm na casa dos 90mm não consegui preencher  sensor de coisas como fotometro de mão, isqueiro, bracelete e calçado infantil, então não é somente de coisas muito pequenas que não da para trabalhar com a 85 f1.8. Quanto estava com ela em mãos só estava com as joias menores como citado anteriormente.
 


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 26 de Março de 2014, 15:04:33
Vejo duas interpretações possíveis:

1) A mais generalista, pensando no uso que normalmente se pensa ao imaginar uma lente.
2) Qualquer uso que possa ser feito com a lente.

Vou exemplificar com a EF-S 10-22mm, lente que gostaria de adquirir. Logo de imediato, ela remete a que? Arquitetura, landscapes... alguns diria que até por estes dois itens já ficaria implícito o quesito viagens... Mas aí pergunto? Ela não poderia fotografar produtos? Se eu quiser uma distorção criativa do meu produto, aumentando a sensação de profundidade do mesmo? E se o produto for algo grande, como na área automotiva ou naval? E retratos, que logo se pensa numa normal ou meia-tele... não posso fazer retratos com 10mm se for para divulgação de um palhaço de circo? Algo que queira chamar a atenção com um ângulo diferente?

Enfim, no meu entendimento, toda lente pode ter várias aplicações. Umas mais usuais, outras menos.

Quanto a tabela, sim, seria muito difícil colocar todas as possibilidades de todas as lentes. Se o fizessem, talvez alguém que comprasse a 10-22 listada para produtos ou retrato poderia querer um uso mais tradicional e achar que foi lesado pela indicação da própria Canon. Imagino que a tentativa dos publicitários foi a de listar, dentro de cada categoria de uso (cada íconezinho bonitinho), as objetivas que mais fariam sentido ao tema. Resta a cada um decidir se recorre cegamente a ela ou se pesquisa mais o que comprar...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Março de 2014, 15:09:53
Como toda generalização, dizer que uma lente não serve pra fotografar produtos por causa de um caso especifico é estupidez... Cada um utiliza a lente como necessita, existem produtos de diversos tamanhos, não só do tamanho de brincos
Utilizei a 50mm 1.4 com uma APS-C (Que equivale quase a uma 85mm em FF) para fotografia gastronomica e achei ótima para tal, e um bolo ou prato de comida tem praticamente o mesmo tamanho que um sapato por exemplo ;)

Só pq vc não usa, não quer dizer que seja inútil para tal coisa :ok:

É por isso que a tabela é estúpida, ela generaliza tudo, ou adiciona para tudo em uma ou nada para outra.
Minhas afirmações é baseada em teste pratico, tenho a 50mm f1.8, já tive a 85mm f1.8 emprestada, foram minhas primeiras lentes.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 26 de Março de 2014, 15:09:54
Fiz agora uns testes de prova e o imageshack esta agora cobrando para postar fotos. A 85cm na casa dos 90mm não consegui preencher  sensor de coisas como fotometro de mão, isqueiro, bracelete e calçado infantil, então não é somente de coisas muito pequenas que não da para trabalhar com a 85 f1.8. Quanto estava com ela em mãos só estava com as joias menores como citado anteriormente.

Não que eu discorde de você que uma macro facilite praticamente qualquer still de objetos, pensando em objetos como sendo algo que fique em cima de uma mesa. Mas, primeiramente, objetos não se restringem a isso. Você tem fotos de produtos como churrasqueiras, saco de ração animal, produtos esportivos, decorativos para a casa... enfim, várias coisas que são bem maiores do que as que VOCÊ está acostumado a trabalhar. E depois que, como já dito, tirando coisas realmente pequenas, acho que ela até faça algum serviço sim, mesmo que, definitivamente, não seja o uso mais comum dela.

Uma minha do carnaval, sem qualquer pretensão artística ou comercial: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/12959900683/
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2014, 15:16:02
Gente, eu trabalho em meio período com e-commerce também, fotografando roupas. Pra roupas, praticamente o tempo inteiro estou usando algo entre 70mm e 105mm (em uma câmera cropada). Jamais consigo fotografar algo com comprimento menor que isso, porque senão não consigo isolar o fundo e deixa-lo totalmente branco para recorte. Normalmente fico a uns 5m dos manequins.

Então dizer que uma 85mm não serve para fotografar produtos é generalizar demais. Obviamente ela serve, mas não serve para fotografar todos os produtos. Dizer que a maioria dos produtos são coisas pequenas também é generalizar demais, o mercado de roupas é enorme dentro do e-commerce, um dos maiores.

Mas enfim, acho que a tabela tem seus erros sim, mas no geral está bem bacana, serve como uma orientação inicial pra quem está na dúvida do que comprar...


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2014, 15:16:54
Não que eu discorde de você que uma macro facilite praticamente qualquer still de objetos, pensando em objetos como sendo algo que fique em cima de uma mesa. Mas, primeiramente, objetos não se restringem a isso. Você tem fotos de produtos como churrasqueiras, saco de ração animal, produtos esportivos, decorativos para a casa... enfim, várias coisas que são bem maiores do que as que VOCÊ está acostumado a trabalhar. E depois que, como já dito, tirando coisas realmente pequenas, acho que ela até faça algum serviço sim, mesmo que, definitivamente, não seja o uso mais comum dela.

Uma minha do carnaval, sem qualquer pretensão artística ou comercial: http://www.flickr.com/photos/95747741@N05/12959900683/

 Eu tiro fotos de bolças grandes, antenas Wifi, ferramentas grandes, nestas consigo na 85mm a mesma coisa que com minha macro 90mm, mas a questão é que a 85mm é limitada e na tabela generaliza falando que serve para produtos, a 180mm que é muito usada e voltada para pequenos objetos não esta marcado, sendo que o próprio fabricante desenvolveu ela para esta finalidade.
« Última modificação: 26 de Março de 2014, 15:25:12 por NATTIS »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2014, 15:23:58
Gente, eu trabalho em meio período com e-commerce também, fotografando roupas. Pra roupas, praticamente o tempo inteiro estou usando algo entre 70mm e 105mm (em uma câmera cropada). Jamais consigo fotografar algo com comprimento menor que isso, porque senão não consigo isolar o fundo e deixa-lo totalmente branco para recorte. Normalmente fico a uns 5m dos manequins.

Então dizer que uma 85mm não serve para fotografar produtos é generalizar demais. Obviamente ela serve, mas não serve para fotografar todos os produtos. Dizer que a maioria dos produtos são coisas pequenas também é generalizar demais, o mercado de roupas é enorme dentro do e-commerce, um dos maiores.

Mas enfim, acho que a tabela tem seus erros sim, mas no geral está bem bacana, serve como uma orientação inicial pra quem está na dúvida do que comprar...

 Se vc não esta limitado a um tipo e tamanho de produto a 85mm vai acabar ficando encostada, foi o que aconteceu comigo. Eu também tiro foto de roupas. A 85mm esta limitada para determinados produtos, comprei uma lente similar a ela sem limitação de distancia e acabou inutilizando a 85mm.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 26 de Março de 2014, 15:43:13
Beleza, essa discussão já está infrutífera, segue o tópico.  :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #29 Online: 26 de Março de 2014, 16:51:21
Um dia eu fotografei um computador, utilizando a EF 85mm f/1.8 e saiu perfeito.

***EDITADO***
2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 27 de Março de 2014, 12:03:05 por Mr. Hyde »