Autor Tópico: Ética na captura  (Lida 2652 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Online: 26 de Março de 2014, 12:26:26

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2014, 12:51:44
Hoje em dia, com pai e filho se matando, não dá pra se surpreender com esse tipo de absurdo.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2014, 12:56:08
Pior é que estive em Maragogi e até tirei as tais fotos.

Na época, não imaginei que o fato de jogar ração para aproximar os peixes tivesse algum efeito danoso, até porque fiz um mergulho com tubo nas proximidades e lá o mar é naturalmente repleto de peixes de todas as espécies, perto e longe do local onde ficam os turistas e os fotógrafos. Além disso, os peixes não sofrem nenhum tipo de dano direto, apenas se aproximam dos turistas, coisas que fora das piscinas, nas áreas de mergulho, eles também fazem.

Enfim, em minha ignorância não vi mal algum na atitude dos fotógrafos e fiquei bem satisfeito com as fotos. Não imaginaria que tal ato pudesse ter estas consequências.



« Última modificação: 26 de Março de 2014, 12:57:50 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2014, 13:09:45
Pior é que estive em Maragogi e até tirei as tais fotos.

Na época, não imaginei que o fato de jogar ração para aproximar os peixes tivesse algum efeito danoso, até porque fiz um mergulho com tubo nas proximidades e lá o mar é naturalmente repleto de peixes de todas as espécies, perto e longe do local onde ficam os turistas e os fotógrafos. Além disso, os peixes não sofrem nenhum tipo de dano direto, apenas se aproximam dos turistas, coisas que fora das piscinas, nas áreas de mergulho, eles também fazem.

Enfim, em minha ignorância não vi mal algum na atitude dos fotógrafos e fiquei bem satisfeito com as fotos. Não imaginaria que tal ato pudesse ter estas consequências.

Acredito que a diferença seja o quanto a pessoa faz isso, Alexandre.
Se a pessoa vai lá, de vez em quando, não trará dano. Mas tem  gente que fica direto alimentando os peixes, não para. Aí, o danado acostuma com o "bolsa-ração" e não quer trabalhar pra comer, kkkk
Aí vai se estendendo o rolo, prejudicando toda a cadeia...

 :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2014, 13:21:28
Mike, sem a menor intenção de tomar partido ou defender, mas achei um pouco estranha a notícia. Pelo menos quando estive lá, tinha fiscalização para todo lado. As visitas eram feitas em horários determinados, sob as vistas dos fiscais. Durante o mergulho fui avisado pelos mergulhadores que acompanharam para não tocar em nenhum peixe ou no coral para evitar que ele se quebrasse.

Enfim, fiscalização tinha aos montes e isso foi o que me causou estranheza. Se realmente causa dano, os fiscais já deveriam ter impedido sem que fosse necessária a intervenção da PF, salvo se essa foi uma intervenção de "força", causada pela insistência dos fotógrafos em praticar um ato que já sabiam danoso e sobre o qual já tinham sido advertidos.

Mas também, isso já faz 5 anos. Ano passado fui novamente, mas como já conhecia e tinha a filhota pequena, não fiz o passeio até as piscinas.



 

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2014, 13:23:40
Eu tive lá em maragoggi. Achei aquilo um absurdo. Nem sei porque demoraram tanto tempo pra acabar com essa farra. Eu fui lá em 2009. Alem dessa galera ainda tinha gente vendendo churrasquinho e queijo coalho dentro d`agua. Fiquei decepcionado pois fiz 2000km de carro até lá. Fiquei tao puto que desci até a bahia pra fugir daquela farra toda :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2014, 14:30:58
Eu tive lá em maragoggi. Achei aquilo um absurdo. Nem sei porque demoraram tanto tempo pra acabar com essa farra. Eu fui lá em 2009. Alem dessa galera ainda tinha gente vendendo churrasquinho e queijo coalho dentro d`agua. Fiquei decepcionado pois fiz 2000km de carro até lá. Fiquei tao puto que desci até a bahia pra fugir daquela farra toda :)

Veja só, eu fui na mesma época e não tinha nada disso, estava tudo organizado, tinha limite de pessoas e bastante fiscalização. Talvez tenha pego por acaso uma semana de "fiscalização prá ingles ver" e depois voltou tudo à mesma bagunça de sempre. Sabe-se lá.



« Última modificação: 26 de Março de 2014, 14:31:25 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2014, 14:40:11
Como vcs foram a bastante tempo, pode ser que o pessoal tenha abusado nos ultimos anos, e com isso, forçaram a proibição.

Aliás, em tudo que acontece, sempre é o  exagero dos Gérsons que ferra a vida do pessoal de bem.

Um exemplo off-topic: Antigamente, era permitido comprar pneu no Paraguai. Mas só um por CPF, a cada 30 dias. Funcionava bem, porque o cara ia, levava a família pra ver as cataratas ou Itaipú, trocava seus pneus e vinha embora, feliz da vida. Eu troquei os pneus do meu Monzão assim...
Aí, os espertinhos, como sempre fazem, começaram a colocar dois, três pneus em cada roda, pra revender. Com isso, o pessoal que vende pneu no Brasil ficou fulo, fez lobby e proibiram a importação. Da última vez que soube, pneu tava com 85% de imposto, mesmo que não ultrapasse a cota dos U$ 300,00.

Aí, os caras que trocam de pneu a cada dois anos, se lascaram, kkkkk

É o típico brasileiro fazendo brasileirice. HUE HUE BR...
« Última modificação: 26 de Março de 2014, 14:40:52 por Mike Castro »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2014, 14:40:37
Não conheço Maragogi... mas o que me pergunto é: os "fotógrafos" ou turistas foram informados dessa proibição? Eles sabiam e estavam em desacordo com as normas; ou é uma questão local que quem está lá sempre já sabe, mas não quem está a passeio.
Explico: fui a Porto de Galinhas e lá os próprios jangadeiros (regulamentados para te levar até as piscinas naturais) davam ração e pão para os turistas jogarem aos peixes.
Se está explícito em cartazes, avisos e orientações dos guias e fiscais, tudo bem com a punição... agora se é uma prática até mesmo incentivada pelo pessoal do turismo local.
Abs.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2014, 14:53:06
melhor para os peixes comerem pão e ração do que irem para a frigideira ou se engasgarem com as montanhas de plástico que flutuam nos oceanos.
Acho que em certas coisas existe um excesso de zelo e em outras mais importantes passam batido.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2014, 15:09:37
Citar
Este tipo de prática prejudica a conservação da biodiversidade, uma vez que favorece algumas espécies em detrimento de outras, que acabam tendo que fugir do local, ocasionando impactos ambientais.


Rapaz, falando como biólogo... Existem dezenas de motivos para proibir o povo de dar comida aos peixes, mas esse citado no artigo pra mim não faz o menor sentido! Acho que é totalmente válido impedir que se alimente os peixes com pão e ração, são comidas que podem ser extremamente prejudiciais à saúde dos peixes, mas aí a dizer que outras espécies precisam fugir do local é demais pra minha cabeça. Não consigo imaginar isso acontecendo de verdade na natureza.  :ponder:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2014, 15:19:13

Rapaz, falando como biólogo... Existem dezenas de motivos para proibir o povo de dar comida aos peixes, mas esse citado no artigo pra mim não faz o menor sentido! Acho que é totalmente válido impedir que se alimente os peixes com pão e ração, são comidas que podem ser extremamente prejudiciais à saúde dos peixes, mas aí a dizer que outras espécies precisam fugir do local é demais pra minha cabeça. Não consigo imaginar isso acontecendo de verdade na natureza.  :ponder:
Ele tava falando da espécie humana que tem que fugir porque fica tomando picada de peixe nas pernas.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2014, 15:21:49
E como sempre essa pratica so acontece porque tem mercado pra isso. Fica aquele monte de turista besta achando o máximo porque vai levar uma fotinha com um monte de peixe em volta. Aí eles pagam pros caras porque sabem que os peixes so ficam em volta deles por causa da comida, né?

p.s quando cheguei de barco lá e vi aquele monte de gente fazendo selfie e caras e bocas pra foto em cima dos barcos, percebi a cagada que eu tinha feito.
« Última modificação: 26 de Março de 2014, 15:23:08 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya