Autor Tópico: [TUTORIAL] Montagem de Disparadores para flash auxiliar  (Lida 56923 vezes)

pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2005, 20:10:35
Tenho recebidos algumas mensagems privadas sobre o assunto, a maioria e perguntando como montar.
Como se trata de um circuito eletronico, se não sabe nada, mas nada mesmo sobre o assunto, recomendo comprar uma pronto, ou pedir a algum amigo que entenda de eletronica montar um, baseando nos esquemas por mim postatos ou de outros.
E NÃO tenho o layout das placas de circuito impresso e nem fotos detalhadas da montagem.

Citar
neocosmo:
Só uma pergunta: isso não pode queimar os circuitos das câmeras com o uso/tempo?
Não, isso não e ligado diretamente na camera, o flash e disparado pela luz do flash da camera.

Citar
Eu usei um flash Troni similar na minha Canon Rebel XT e funcionou, mas fui orientado a não usar mais porque poderia queimar os circuitos, com a alta tensão/coisa assim....
Sim, se o conector do flash for de alta tensão, vai queimar a camera na primeira tentativa de uso. E pelo jeito não queimou, ou a camera aceita alta tensão, ou o flash e de baixa.

Citar
E com esse mecanismo que vc fez não seria/teria o mesmo efeito?
Quando se usa um flash externo conectado diretamente a camera, o flash embutido costuma ser desligado. Usando o esquema aqui descrito, vão ser dois flashes iluminando o assunto.

Citar
lincoln_designer
 Me digam, esse circuito funciona com qualquer Flash ?
Sim, funciona com qualquer flash.

Citar
Cateysson
 Amigo, vc teria algum esquema de Radio Flash ?
Não tenho.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Wagner de Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • http://fotolog.maisrapido.com/wagnerdequeiroz
Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:44:54
Citar
Amigo, vc teria algum esquema de Radio Flash ?

Existem no mercado, um kit de transmissor e receptor, em UHF, ideais para isso.
O esquema do flash de radio é mais chato
na verdade voce pode adaptar o circuito com este aqui.

Estou pensando em fazer um mas a treta é o transmissor e receptor que são carinhos

35 reais o par, (Daqueles que se usa em receptor de portao automatico. São bem confiaveis e não interferem em nada).

Voce compra dois integrados pra conversar com estes transmissores de FM, acho que o circuito completo (Fora o seu flash) deve sair por pelo menos uns 80 / 90 Reais.
Wagner de Queiroz[/b]
MSN:perobaqueiroz@hotmail.com
Olympus D590Zoom+ Tripé de mesa w060 e tripe WT3760
Cartao xD 16Mb Sniff


eduardoturati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://www.convitesindaia.com
Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2006, 21:34:09
Viu me tire uma duvida, no circuito 2 como funiona a aliemntação do circuito? pq pelo que eu percebi ele não tem nenhuma alimentação externa, como ele faz então para saturar o transistor?
Desconheço o circuito do flash, por acaso ele usa algum tipo de tensão que fica "na ponta" da sapata do flash??
grato


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2006, 18:41:48
Citar
Viu me tire uma duvida, no circuito 2 como funiona a aliemntação do circuito? pq pelo que eu percebi ele não tem nenhuma alimentação externa, como ele faz então para saturar o transistor?
Desconheço o circuito do flash, por acaso ele usa algum tipo de tensão que fica "na ponta" da sapata do flash??
grato

Nos contatos do Flash tem um tensão de aproximadamente 200Volts (ou bem mais), a energia para parte do cirtuito vem dai. Similar ao telefone. a propria linha alimente o aparelho.
Esse circuito ira só funcionar com flash ditos de alta tensão.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



eduardoturati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://www.convitesindaia.com
Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2006, 00:34:43
OK, mais me desculpe a ignorancia quanto a parte dos acessorios fotograficos...como eu sei se o flash é de alta tensão ou não??
Estou com 2 flash's aqui e tentei fazer com que o circuito funciona-se nos 2, mias nada. Bom não sei qual o tamanho conhecimento vc tem em eletronica, mais o que me acontecia era que quando o LDR deixava a tensão passar para a base do transistor, pra que a tensão pude-se ser conduzida do coletor para o emissor e assim acionar o TIC, o coletor do trsnaistor ia a zero tb assim como a base, dessa forma não havia tenão para no gate do triac. Desconfio que isso seja por que talvez eu esteja usando flash's de "Baixa tensão" por isso queria saber como faço para diferenciar um do outro?? To usando um flasj Mirage m44 e um veio q naum tem nem marca.
Grato.
 


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #20 Online: 06 de Junho de 2006, 00:53:22
Paragrafo abaixo foi incluido ao texto principal.

Ambos os circuitos foram projetados para funcionar com flash de alta voltagem, para saber se o seu flash e desse tipo, de posse de um voltimetro (multimetro na funcão para medir tensão), na escala dc (cc) mais alta, com o flash ligado e carregado (piloto aceso), meça a tensão entre os pinos de contacto do flash, se for medido uma tensão acima de 100Volts em modulo, trata se de um flash de alta voltagem.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



VanHelsing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2006, 17:18:15
Citar
Dois circuitos para disparar um flash auxiliar pelo disparo do flash embutido da camera.
O Circuito 1 e para cameras que fazem um pré-disparo, normalmente em modo automático, possui uma chave para escolher se quer no primeiro disparo ou no segundo.
O Circuito 2 e para cameras que só fazem um disparo, algumas em modo manual.
Opcionalmente ambos podem ser usados para converter a alta tensão do flash, para baixa, compativel com as cameras digitais.
Os circuitos foram testados com um flash Tron S-200 e com as cameras canon A300 e A95.



O circuito 1 tem como base um contador de decada cmos 4017, ele conta quantos disparos de flash ocorreram, a chave S2 na posição 1 dispara no primeiro, e na outra posição no segundo disparo do flash da camera, o circuito pode ser modificado para que o disparo do flash ocorra com outras contagens, até 9.
D9, R3 e C1 formam uma linha de retardo, dando um tempo para que o SRC T2 dispare antes de resetar o contador, ficando pronto para a próxima foto.
Algumas vezese o reset pode não ocorrer de forma automática, nesse caso pressione o botão S2.
O LED1 acende quando o contador estiver na posição correta.
A chave S3 seleciona se vai ser usando o fototransitor ou um outro meio de disparo, como por exemplo o conector da camera.
A alimentação do circuito pode vir das baterias do próprio flash se o circuito for embutido dentro dele, verifique antes se a polalidade do terra (comum) do circuito do flash e compativel com a do disparador.

O circuito 2 e tão simples que até dispensa uma explicação para o seu funcionamento :), o mais importante nele ea malha formado pelo R11, C2 e D1, que forma um redutor de tensão de 300V para 6.2V, permitindo que se possar usar flash de alta tensão nas cameras com circuto de disparo que so suporta tensões baixas.

Em ambos os circuitos, quando um luz intensa atinge o fototransistor, ele fecha o circuito (para o gnd), fazendo com que o contador avançe ou que o transistor Q1 entre em condução disparando assim o SRC T4.
O valor do resistor R6 ou R7 podem ser auterados para contralar a sensibilidade do fototransistor, quanto maior mais sensivel será a luz, valores entre 1K e 100K podem ser experimentados.

O circuito 1 montado em uma plaquinha:


O flash antes de ser modificado para abrigar o circuito:


Depois da adaptação:

Na frente temos o fototransisor, logo acima do S-200, na parte trazeira além da chave  on/off ea janela do neon, agora temos o led e as duas chaves, e um jack p2 (que não consta no esquema) para conectar um cabo extensor, os contatos sa base também estão ligados.

Foto de teste:


Planilha de Custos:
Flash tron S-200  R$17,00
1 TIC106D R$2,50
1 Resistor R$0,05 (10 x 0,50)
1 Fototransistor PL331 R$1.60
1 CD4017 R$1,00
1 BC558 R$0,25
1 chave de duas posições R$1,00
1 Diodo 1N4148 R$0,05 (10 x 0,50)
Outros componetes não sei o custo atual, mas deve estar abaixo de um real a unidade.

Desculpem não fazer um passo a passo bem detalhado, isso iria levar um tempo consideravel para ser feito.

incluido em 06/06/2006
Ambos os circuitos foram projetados para funcionar com flash de alta voltagem, para saber se o seu flash e desse tipo, de posse de um voltimetro (multimetro na funcão para medir tensão), na escala dc (cc) mais alta, com o flash ligado e carregado (piloto aceso), meça a tensão entre os pinos de contacto do flash, se for medido uma tensão acima de 100Volts em modulo, trata se de um flash de alta voltagem.
Olá!!

  Onde encontrar este fototransistor?

  Eu não estou achando nem similares para comprar.

  []'s
  Ismael


eduardoturati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://www.convitesindaia.com
Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2006, 20:46:17
Citar
Citar
Dois circuitos para disparar um flash auxiliar pelo disparo do flash embutido da camera.
O Circuito 1 e para cameras que fazem um pré-disparo, normalmente em modo automático, possui uma chave para escolher se quer no primeiro disparo ou no segundo.
O Circuito 2 e para cameras que só fazem um disparo, algumas em modo manual.
Opcionalmente ambos podem ser usados para converter a alta tensão do flash, para baixa, compativel com as cameras digitais.
Os circuitos foram testados com um flash Tron S-200 e com as cameras canon A300 e A95.



O circuito 1 tem como base um contador de decada cmos 4017, ele conta quantos disparos de flash ocorreram, a chave S2 na posição 1 dispara no primeiro, e na outra posição no segundo disparo do flash da camera, o circuito pode ser modificado para que o disparo do flash ocorra com outras contagens, até 9.
D9, R3 e C1 formam uma linha de retardo, dando um tempo para que o SRC T2 dispare antes de resetar o contador, ficando pronto para a próxima foto.
Algumas vezese o reset pode não ocorrer de forma automática, nesse caso pressione o botão S2.
O LED1 acende quando o contador estiver na posição correta.
A chave S3 seleciona se vai ser usando o fototransitor ou um outro meio de disparo, como por exemplo o conector da camera.
A alimentação do circuito pode vir das baterias do próprio flash se o circuito for embutido dentro dele, verifique antes se a polalidade do terra (comum) do circuito do flash e compativel com a do disparador.

O circuito 2 e tão simples que até dispensa uma explicação para o seu funcionamento :), o mais importante nele ea malha formado pelo R11, C2 e D1, que forma um redutor de tensão de 300V para 6.2V, permitindo que se possar usar flash de alta tensão nas cameras com circuto de disparo que so suporta tensões baixas.

Em ambos os circuitos, quando um luz intensa atinge o fototransistor, ele fecha o circuito (para o gnd), fazendo com que o contador avançe ou que o transistor Q1 entre em condução disparando assim o SRC T4.
O valor do resistor R6 ou R7 podem ser auterados para contralar a sensibilidade do fototransistor, quanto maior mais sensivel será a luz, valores entre 1K e 100K podem ser experimentados.

O circuito 1 montado em uma plaquinha:


O flash antes de ser modificado para abrigar o circuito:


Depois da adaptação:

Na frente temos o fototransisor, logo acima do S-200, na parte trazeira além da chave  on/off ea janela do neon, agora temos o led e as duas chaves, e um jack p2 (que não consta no esquema) para conectar um cabo extensor, os contatos sa base também estão ligados.

Foto de teste:


Planilha de Custos:
Flash tron S-200  R$17,00
1 TIC106D R$2,50
1 Resistor R$0,05 (10 x 0,50)
1 Fototransistor PL331 R$1.60
1 CD4017 R$1,00
1 BC558 R$0,25
1 chave de duas posições R$1,00
1 Diodo 1N4148 R$0,05 (10 x 0,50)
Outros componetes não sei o custo atual, mas deve estar abaixo de um real a unidade.

Desculpem não fazer um passo a passo bem detalhado, isso iria levar um tempo consideravel para ser feito.

incluido em 06/06/2006
Ambos os circuitos foram projetados para funcionar com flash de alta voltagem, para saber se o seu flash e desse tipo, de posse de um voltimetro (multimetro na funcão para medir tensão), na escala dc (cc) mais alta, com o flash ligado e carregado (piloto aceso), meça a tensão entre os pinos de contacto do flash, se for medido uma tensão acima de 100Volts em modulo, trata se de um flash de alta voltagem.
Olá!!

  Onde encontrar este fototransistor?

  Eu não estou achando nem similares para comprar.

  []'s
  Ismael
OLa´, pelo conhecimento q tenho creio q vc possa ao invez de usar um fototransistor, usar um LDR, é isso mesmo onome vai na eletronica e pede um ldr.
Tentei montar o circuito mais simples mais naum funfou :( pq o flasj=h q ia usar naum da a tensão suficiente, os 2 q tentei, alis um é ttl então da 5 volts no terminal.....qunado tiver tempo vou tentar montar o mais complexo, pelo q pude analisar ele tem uma alimentação a parte, ou seja não usa a tensão do flash, dai as chances de funcionar com qualquer falsh é maior!!
Abraços!


VanHelsing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2006, 21:00:39
Olá!!

  Mas você pode alimentar o circuito mais simples também. Alimente-o com 6V e ligue as saídas do SCR totalmente isoladas ao flash.

  Quanto ao LDR, a resposta dele é mais lenta que de um fototransistor.


  []'s
  Ismael


eduardoturati

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
    • http://www.convitesindaia.com
Resposta #24 Online: 06 de Julho de 2006, 14:59:38
Uma pergunta:
alguem aqui alem do cara q postou os ciscuitos conseguiu fazw-los funcionar?
estava vendo o data sheet do cd4017 e reparei umas coisinhas.
por exemplo os pinos 8 e 16 do ci são de alimentaçao, 0 e 6 volts, só q o pino 8 naum vai direto no gnd e o ino 16 nem é usado...
naum consegui fazer funcionar esse circuito ainda...sera q alguem pode me dar uma ajudinha caso tenha conseguido:
meu msn é eduardoturati@yahoo.com.br
se alguem quiser ver o data sheet ta aqui o endereço http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf...ILD/CD4017.html
valeu!


VanHelsing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #25 Online: 06 de Julho de 2006, 18:05:50
Citar
Uma pergunta:
alguem aqui alem do cara q postou os ciscuitos conseguiu fazw-los funcionar?
estava vendo o data sheet do cd4017 e reparei umas coisinhas.
por exemplo os pinos 8 e 16 do ci são de alimentaçao, 0 e 6 volts, só q o pino 8 naum vai direto no gnd e o ino 16 nem é usado...
naum consegui fazer funcionar esse circuito ainda...sera q alguem pode me dar uma ajudinha caso tenha conseguido:
meu msn é eduardoturati@yahoo.com.br
se alguem quiser ver o data sheet ta aqui o endereço http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf...ILD/CD4017.html
valeu!
Olá!!

  Geralmente este tipo de desenho não traz os pinos de alimentação do CI.

  Pode alimentar nesses pinos que vai funcionar.

  Eu só testei o circuito número 2. Apesar do flash que eu tenho aqui ter mais de 200V nos pinos, quando ligado no circuito cai para 40V.

  Alimentei o circuito externamento e liguei o SCR isolado aos pinos do flash. Funcionou perfeitamente!!

  []'s
  Ismael


Edgar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2006, 10:11:35
Olá pessoal, comprei tudo.. e levei a uma eletronica junto com o esquema postado aqui, o cara me entrega segunda, vamos ver ne? hehehe soh nao encontrei o fototransistor ainda, mas ja fiz o pedido, deve chegar ate amanha..

Vou usar em um frata 140 de mao, disparando com um Sigma DG500 super numa rebel xt..

Valeu ai.. abracos


MAIKEL ROBERT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #27 Online: 16 de Julho de 2006, 23:38:58
Ei amigo será que eu posso usar dois flashs para serem disparados juntos?
será que sicronizam os dois?
quero usar em STILL.. será que dá pra usar dois flash's?

ABRAÇOS VALEU

 
Clique na assinatura para visualizar meu FLICKr[/font]

*** Assinatura removida: regra 5.2 ***


Edgar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #28 Online: 17 de Julho de 2006, 22:21:56
que merda, fiz tudo.. e nao funcionou nada.. vou levar no tecnico amanha pra revisar.. pelo menos nao pegou fogo ne? hehehehe  


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #29 Online: 18 de Julho de 2006, 20:04:54
LDR no lugar do fototransitor NÃO vai funcionar.
Em locais muito iluminados, tbm não vai funcionar.
A parte de deteção da LUZ esta super simplificado, a ideia original era usar o fototransistor quase grudado no flash da camera.
Se tiver um mouse velho, de bolinha, daqueles que não andam mais, pode usar os fototransistores que tem neles, cuidado para não confundir com o led infravermelho.
Na plaquina, as vezes, tem a identificação de qual e qual.

MAIKEL, sim pode usar quantos flash que desejar, mas cada um tem que ter o seu proprio circuito disparador.
Até da para fazer disparar varios flases apartir de uma unica foto celula, mas terias que fazer mudanças nos circuitos.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S