Autor Tópico: [TUTORIAL] Montagem de Disparadores para flash auxiliar  (Lida 56938 vezes)

Edgar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #30 Online: 19 de Julho de 2006, 17:26:39
Citar
LDR no lugar do fototransitor NÃO vai funcionar.
Em locais muito iluminados, tbm não vai funcionar.
A parte de deteção da LUZ esta super simplificado, a ideia original era usar o fototransistor quase grudado no flash da camera.
Se tiver um mouse velho, de bolinha, daqueles que não andam mais, pode usar os fototransistores que tem neles, cuidado para não confundir com o led infravermelho.
Na plaquina, as vezes, tem a identificação de qual e qual.

MAIKEL, sim pode usar quantos flash que desejar, mas cada um tem que ter o seu proprio circuito disparador.
Até da para fazer disparar varios flases apartir de uma unica foto celula, mas terias que fazer mudanças nos circuitos.
Olá amigo

Eu fiz o circuito exatamente igual ao numero 1.. com todos os opcionais inclusive.. mesmo sem eu ter o fototransistor.. era pra ele disparar o flash, eu clicando no disparador externo ne? ou seja fechando os dois fios do fototransistor por exemplo.. ou nao?


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #31 Online: 20 de Julho de 2006, 15:11:47
Isso mesmo, partando o disparador manual ou curto circuitando os fios do fototransistor, o flash deveria disparar.
O led (LED1) ser para avisar que o cirtcuito esta corretamente 'armado', tem que estar aceso. e quanto o flash e disparado (da camera), tem que piscar e dispar o flash nele ligado, as vezes ele fica apagado e não dispara o flash, nesse caso esta em modo de pré flash, mas so percebeu uma piscada, tem que apertar o botão de reset.
Se o led não acende, tem um erro sério nessa montagem.
Se o led acende e apaga (como descrito) eo flash não dispara, pode ser a ligação ao flash que esta invertido.
O circuito foi projetado para usar flash de alta voltagem, caso o seu não seja desse tipo, não vai funcionar.
Para flash de baixa voltagem (ditas como compativel com as digitais), uma parte do circuito precisa ser modificado, substituindo o SCR por um transistor NPN de baixa potência.

OBS: Em esquemas de circuitos digitais, as ligações da alimentação para os CIs não são desenhadas, sub entende-se que isso já esta ligado aos locais corretos. Ou seja, no 4017 o pino 8 deve ser ligado o GND eo pino 16 ao (+).

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



VanHelsing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #32 Online: 20 de Julho de 2006, 15:20:04
Olá!!

  Eu montei o circuito 2 e esta funcionando perfeitamente com um TRON S300.

  Eu usei o fototransistor TIL78.

  Eu fiz o desenho da PCB, se alguém quiser posto aqui.

  pksato, qual software você usou para desenhar os circuitos???

  []'s
  Ismael

 


Edgar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #33 Online: 21 de Julho de 2006, 22:00:01
Citar
Isso mesmo, partando o disparador manual ou curto circuitando os fios do fototransistor, o flash deveria disparar.
O led (LED1) ser para avisar que o cirtcuito esta corretamente 'armado', tem que estar aceso. e quanto o flash e disparado (da camera), tem que piscar e dispar o flash nele ligado, as vezes ele fica apagado e não dispara o flash, nesse caso esta em modo de pré flash, mas so percebeu uma piscada, tem que apertar o botão de reset.
Se o led não acende, tem um erro sério nessa montagem.
Se o led acende e apaga (como descrito) eo flash não dispara, pode ser a ligação ao flash que esta invertido.
O circuito foi projetado para usar flash de alta voltagem, caso o seu não seja desse tipo, não vai funcionar.
Para flash de baixa voltagem (ditas como compativel com as digitais), uma parte do circuito precisa ser modificado, substituindo o SCR por um transistor NPN de baixa potência.

OBS: Em esquemas de circuitos digitais, as ligações da alimentação para os CIs não são desenhadas, sub entende-se que isso já esta ligado aos locais corretos. Ou seja, no 4017 o pino 8 deve ser ligado o GND eo pino 16 ao (+).
Olá Amigo

Eu mandei um tecnico fazer numa eletronica.. ele fez exatamente igual ao esquema n. 1 (pra usar com pré flash)

Esta acontecendo o seguinte.. o Led acende.. e qdo clico no start ele apaga.. e qdo solto, acende denovo.. mas o flash nao dispara..   e tambem no disparador externo, nao dispara. e nada acontece no led..

Bom, se o cara seguiu exatamente o esquema, o que falta fazer entao, alem do esquema.. ou seja. algo q nao esta la..  sobre alimentacao da placa, estou fazendo externo.. entao.. nao precisa do flash ser de alta voltagem.. alias.. tenho certeza q ele eh.. eh um Frata 140 desse antigos de mao.. deve ter pelo menos uns 20 anos..

Ah, soh mais uma coisa.. abri um mouse.. e lah tem 2 tipos de led/sensor.. um tem tres fiozinhos no fundo, e eh escuro.. e o outro eh transparente, e tem soh dois fiozinhos.. qual deles eh o fototransistor?   siglas q esta impresso..  ptx e irx  e na outra rodinha eh pty e iry

Se for o de tres perninhas, como eu faco pra ligar ,se no esquema mostra q sao duas perninhas?

To achando q o CI nao esta sendo alimentado..

desculpe o modo de falar.. nao entendo muito disso.. mas queria q o meu esquema funcionasse.. gastei 50  pau :P hehehheheh

Abracos
« Última modificação: 21 de Julho de 2006, 22:04:18 por Edgar »


VanHelsing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #34 Online: 21 de Julho de 2006, 22:16:56

Edgar, ele não esta disparando manualmente também não?

[]'s
Ismael


Edgar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #35 Online: 22 de Julho de 2006, 08:14:01
Citar
Edgar, ele não esta disparando manualmente também não?

[]'s
Ismael
Olá amigo

No proprio flash, sim..

Mas usando a plaquinha ( no disparador externo) não..

Abracoss  


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 24 de Julho de 2009, 03:49:59
Desculpem-me reavivar o tópico, eu irei fazer um desses circuitos, mas eu não consigo encontrar um flash de baixo custo igual esse... alguem sabe de algum modelo ou onde eu o encontro, aqui em Campinas?? Obrigado.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 16 de Agosto de 2009, 08:22:19
Alguém aqui sabe se o Mirage M 42 serve para essa aplicação?


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Agosto de 2009, 14:59:13
pksato,
 
  Estou pensando na possibilidade de aquisição de um slave-flash para a minha Canon A710.
  Existe um modelo, o DF-120, da Vivitar, que "segundo o fabricante", possui um circuito inteligente que, pleo menos teoricamente, "aprende" o "timing" de pre-flash de cada câmera, e desta forma, seria compatível com qualquer compacta digital.
  Isto não resolveria o teu problema sem a necessidade de construção desse circuito ?
  Atenciosamente,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 18 de Agosto de 2009, 15:02:16
ERRATA : A resposta acima é para o colega GuiCastro e não para o pksato. Desculpem o equívoco.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 18 de Agosto de 2009, 17:13:44
Eu vi este produto, mas eu realmente preciso montar um. Eu faço um curso de eletrônica, e um professor sugeriu um projeto livre. Aí eu uni o útil ao agradável, que será ganhar uns pontinhos e ter algo a + para eu aprender mais sobre fotografia, já que eu sou iniciante.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #41 Online: 19 de Agosto de 2009, 15:36:13
..
« Última modificação: 19 de Agosto de 2009, 15:37:32 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


betopaes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #42 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:02:31
Caros,

Gostaria de saber se existe algum modo de disparo para máquinas fotográficas que não seja via controle remoto ou cabo. Eu tenho uma D 90 e pergunto se no Brasil existe um sistema de disparo por magneto, pois tomei conhecimento de uma caixa estanque para fotos aquáticas na França que utiliza esse método (http://www.liquideye-whs.com/us/system.html). Vocês podem me ajudar ?
 Desde já agradeço sua colaboração.
Att,
Robeto Leme
betopaesleme@gmail.com