Autor Tópico: Escolha entre mirrorless: 2 APS-C vs 1 m4/3  (Lida 3842 vezes)

Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 17 de Março de 2014, 01:15:49
agsantos, essas três mirrorless são ótimas, o avanço tecnológico atual dessas marcas coloca a qualidade muito próxima entre elas. Até a GX7 que tem um sensor bem menor entrega uma qualidade de imagem fantástica...

Mas, analisando mais de perto, entre as suas opções apresentadas, eu descartaria a GX7 de cara por ter o crop 2x. Gosto muito de usar lentes GA e o crop 2x me desanimou e acabei vendendo uma GH1 que tinha... A X-E1 está bem mais barata devido ao lançamento da sua sucessora X-E2 e da notável X-T1.

A Sony A6000 recém lançada vem com melhoras de hardware e o preço está próximo da X-E1. Eu gosto das Nex pois a qualidade da imagem é excelente quando uso minhas lentes manuais de qualidade. O recurso focus peaking da Sony é excelente. A X-E1 com a atualização do firmware incorporou um recurso meia boca para focar manualmente, quebra o galho... esse recurso na GX7 não conheço...

As lentes do kit: Sony é quebra galho... da Fuji é espetacular a 18-55 f2.8/4... da Panasonic tem boas lentes...

Na minha opinião pessoal, até mesmo a Nex6 me atende plenamente.

Mas, se quer esbanjar qualidade de imagem, imprimir fotos em tamanho grande, vá de X-E1 ou 2.  Os sensores X-Trans não têm rivais entre as APS-C.

Sobre o tamanho delas ficam muito próximas, são pequenas notáveis:

Reafirmando o meu gosto, sou mais a Nex (ou A6000) por ser APS-C e ter boa portabilidade devido à empunhadura mais confortável e segura. Não é maior nem é mais pesada. A X-E1 é um pouco mais volumosa e tenho sempre receio de cair devido à empunhadura pequena demais. Opinião pessoal...

 :ok:

Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Março de 2014, 20:08:03
É incrível como os corpos das APS-C e de algumas Full Frames diminuiram de tamanho, quase igualando com as de formatos menores, como bem podemos ver no exemplo das imagens do post anterior. O grande problema para quem quer um equipamento compacto são as lentes. À excessao de algumas pancakes compactas fixas para APS-C e FF, as zooms, incluindo as do kit, são grandes e desproporcionais ao tamanho do corpo, resultando em um conjunto que de  compacto nao tem nada. Quando se trata de zoons claras a desproporção é gritante, além de nada ergonomico para fotografar, mas muitos nao se importam com isso,  é questão de gosto e necessidade. Para quem quer portabilidade real com boa qualidade,  o sistema m4/3 é o mais equilibrado: as lentes, fixas e zoom sao significativamente menores e no geral mais baratas, apesar de nao muito populares por aqui.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Março de 2014, 20:16:23
É incrível como os corpos das APS-C e de algumas Full Frames diminuiram de tamanho, quase igualando com as de formatos menores, como bem podemos ver no exemplo das imagens do post anterior. O grande problema para quem quer um equipamento compacto são as lentes. À excessao de algumas pancakes compactas fixas para APS-C e FF, as zooms, incluindo as do kit, são grandes e desproporcionais ao tamanho do corpo, resultando em um conjunto que de  compacto nao tem nada. Quando se trata de zoons claras a desproporção é gritante, além de nada ergonomico para fotografar, mas muitos nao se importam com isso,  é questão de gosto e necessidade. Para quem quer portabilidade real com boa qualidade,  o sistema m4/3 é o mais equilibrado: as lentes, fixas e zoom sao significativamente menores e no geral mais baratas, apesar de nao muito populares por aqui.

Tenho a X-E2 com a 18-55 da Fuji (que de lente "de kit" não tem nada, ela é considerada melhor que a fixa 18mm). Realmente a lente é um pouco desproporcional ao corpo, mas mesmo assim, comparado com a minha antiga 60D+qualquer lente, é um conjunto bem menos volumoso e beeem menos pesado.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 17 de Março de 2014, 22:00:50
Tenho a X-E2 com a 18-55 da Fuji (que de lente "de kit" não tem nada, ela é considerada melhor que a fixa 18mm). Realmente a lente é um pouco desproporcional ao corpo, mas mesmo assim, comparado com a minha antiga 60D+qualquer lente, é um conjunto bem menos volumoso e beeem menos pesado.
Fora a qualidade né!?!?!

Você também concorda com as inúmeras afirmações de que o processamento jpeg deles (Fuji) é o melhor (seja pela fotos normais, seja pelos filtros como o Velvia) dentre as câmeras digitais?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Março de 2014, 22:27:21
Fora a qualidade né!?!?!

Você também concorda com as inúmeras afirmações de que o processamento jpeg deles (Fuji) é o melhor (seja pela fotos normais, seja pelos filtros como o Velvia) dentre as câmeras digitais?

Dentro das que já usei, sim!
Dias atrás estava alterando uma foto (mudando exposição e balanço de branco) no LR pensando que era um RAW e só depois que percebi que ela estava em JPEG, rs. Consegui alterar bastante coisa sem "arrebentar" a foto como acontece em outros JPEGs.

A qualidade  visual da foto (sem entrar em análise pixel a pixel) em JPEG também é muito boa. Primeira vez que me sentiria tranquilo de fotografar só usando JPEG.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 17 de Março de 2014, 23:13:43

Dentro das que já usei, sim!
Dias atrás estava alterando uma foto (mudando exposição e balanço de branco) no LR pensando que era um RAW e só depois que percebi que ela estava em JPEG, rs. Consegui alterar bastante coisa sem "arrebentar" a foto como acontece em outros JPEGs.

A qualidade  visual da foto (sem entrar em análise pixel a pixel) em JPEG também é muito boa. Primeira vez que me sentiria tranquilo de fotografar só usando JPEG.
Valeu por compartilhar. Realmente estou bem afim desta X-E2. A A7 me tenta mas é muita grana para um sistema paralelo à minha 6D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 17 de Março de 2014, 23:48:03
tsouto, concordo com o que disse o sri_canesh. O arquivo em JPeg da minha X-E1 é impressionante. Para quem não gosta de ficar editando os arquivos RAW, vai ficar satisfeito em fotografar só em JPeg com as Fuji X.
 :ok:
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 18 de Março de 2014, 06:38:13
Tenho a X-E2 com a 18-55 da Fuji (que de lente "de kit" não tem nada, ela é considerada melhor que a fixa 18mm). Realmente a lente é um pouco desproporcional ao corpo, mas mesmo assim, comparado com a minha antiga 60D+qualquer lente, é um conjunto bem menos volumoso e beeem menos pesado.

Estou muito inclinado a ficar no APS-C mesmo, apesar de achar a GX7 muito legal também.

Mas agora surgiu mais uma dúvida: nos kits que citei no primeiro post, coloquei o corpo da câmera mais uma boa prime por volta dos 35mm. Nas 3 opções o valor é quase o mesmo no exterior (gira em torno de 1K dólares).
No caso da Fuji, iria comprar a X-E1 com a 35mm 1.4 que, se não me engano, o Pope disse ter sido a melhor lente que já utilizou em APS-C, o Luiz C tem lindas fotos com ela e também gosto muito dos reviews que vejo.
Agora, com a qualidade da 18-55mm citada por vocês, será que compensa perder a claridade da 35mm mas ganhar angular e de quebra economizar uns 200 dólares??
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 18 de Março de 2014, 07:10:29
Agora, com a qualidade da 18-55mm citada por vocês, será que compensa perder a claridade da 35mm mas ganhar angular e de quebra economizar uns 200 dólares??
Prime é sempre prime, ainda mais em máquinas de sensores menores. Vale cada centavo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #24 Online: 18 de Março de 2014, 07:42:05
Eu não abro mão da 35
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93308.msg950601#msg950601
Aqui foi o primeiro retrato que fiz com ela! Foi amor desde o começo.
Ainda vou adicionar a 56 no Line up de lentes e sossego!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Março de 2014, 08:32:48
Estou muito inclinado a ficar no APS-C mesmo, apesar de achar a GX7 muito legal também.

Mas agora surgiu mais uma dúvida: nos kits que citei no primeiro post, coloquei o corpo da câmera mais uma boa prime por volta dos 35mm. Nas 3 opções o valor é quase o mesmo no exterior (gira em torno de 1K dólares).
No caso da Fuji, iria comprar a X-E1 com a 35mm 1.4 que, se não me engano, o Pope disse ter sido a melhor lente que já utilizou em APS-C, o Luiz C tem lindas fotos com ela e também gosto muito dos reviews que vejo.
Agora, com a qualidade da 18-55mm citada por vocês, será que compensa perder a claridade da 35mm mas ganhar angular e de quebra economizar uns 200 dólares??

Olha, é um caso de comparação de maçãs com laranjas. São lentes de propósitos diferentes e se você precisa de algo mais wide com certeza a 35mm não vai te atender. E se você precisar de mais "claridade", com certeza a 35mm é melhor.
Com relação à qualidade da imagem, podes ter uma idéia por esse post http://www.fujivsfuji.com/18-55mm-vs-35mm-1pt4/

Quanto à 18mm vs 18-55mm se você der uma catada na net vai ver que muitos falam que a 18-55 é muito melhor, principalmente pelo fato da 18mm ser muito soft nos cantos, ter mais aberração cromática e distorção.Só um exemplo: http://www.fujix-forum.com/index.php?/topic/6404-fuji-xf18-55mm-lens/page-2   (a diferença entre a 18 e a 18-55 é muiiito mais visível que a diferença entre a 35 e a 18-55.

Eu queria ter comprado a 18mm por ser mais compacta,  mas depois de tantos exemplos que vi na net achei melhor optar pela zoom mesmo.


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 18 de Março de 2014, 21:36:47
Ainda vou adicionar a 56 no Line up de lentes e sossego!

+1  :assobi:

... e como gosto de GA, gostaria também de adicionar a Fujinon 14mm f2.8 que está sendo muito elogiada como a melhor GA de todas!
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 30 de Março de 2014, 14:28:43
Aproveitando que há vários tópicos com discussões ao redor das Fuji X, alguém poderia me dizer se  as encontro não região da 7 de abril ou em algum shopping de Sao Paulo?
Quero fazer os ultimos testes antes de escolher entre a XE1 e a a6000  :D
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #28 Online: 30 de Março de 2014, 14:31:32
Vi umas usadas e novas na galeria da 7/abr. Na angel foto tb tem!
D600 - E-M10


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 30 de Março de 2014, 16:21:09
Vi umas usadas e novas na galeria da 7/abr. Na angel foto tb tem!

Opa, bom saber. Valeu Loki!
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/