Autor Tópico: campanha contra estupro  (Lida 22477 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #105 Online: 03 de Abril de 2014, 12:39:40
Não sei qual seria o resultado, mas a pergunta fica absolutamente diferente.

Sim, a pergunta fica completamente diferente, mas o que eu quero dizer é que, se a pessoa não prestar atenção direito ao que está sendo perguntado, pode ser que ambas soem como a mesma coisa. O que pode levar a resultados enviesados.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #106 Online: 03 de Abril de 2014, 13:28:35
Principalmente se for gente sem estudo, como grande parte da população pesquisada.

Mas não sei avaliar até que ponto isso influencia o resultado.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #107 Online: 03 de Abril de 2014, 14:52:55
Nem me surpreendi com a pesquisa. Num país que ficamos nas últimas colocações no ranking da educação, desenvolvimento, corrupção, saúde, tecnologia, etc...nada de anormal que o povo pense assim.

Na última vez em que fui assaltado (meados de 2001), levaram meu tênis e jaqueta. Muitos disseram q fui assaltado pq estava mostrando e foi culpa minha por não usar vestimentas mais baratas.

Se um dia roubarem minha câmera, não duvido que me culpem por usar uma 6D e não uma Tekpix....rs



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 03 de Abril de 2014, 14:55:52
Nem me surpreendi com a pesquisa. Num país que ficamos nas últimas colocações no ranking da educação, desenvolvimento, corrupção, saúde, tecnologia, etc...nada de anormal que o povo pense assim.

Na última vez em que fui assaltado (meados de 2001), levaram meu tênis e jaqueta. Muitos disseram q fui assaltado pq estava mostrando e foi culpa minha por não usar vestimentas mais baratas.

Se um dia roubarem minha câmera, não duvido que me culpem por usar uma 6D e não uma Tekpix....rs

É uma triste realidade, quando roubaram o rolex do Luciano Hulk muita gente falou que ele pediu pra ser roubado ao ostentar um Rolex de ouro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #109 Online: 03 de Abril de 2014, 15:39:17

Se um dia roubarem minha câmera, não duvido que me culpem por usar uma 6D e não uma Tekpix....rs

O preço é quase o mesmo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 03 de Abril de 2014, 15:39:40
É uma triste realidade, quando roubaram o rolex do Luciano Hulk muita gente falou que ele pediu pra ser roubado ao ostentar um Rolex de ouro.

Lembro quando ostentei meu celular na rua, o cara apontou a arma na minha cabeça e levou... o esquema é andar na rua de camiseta furada e havaianas branca e azul.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 03 de Abril de 2014, 15:44:13
Lembro quando ostentei meu celular na rua, o cara apontou a arma na minha cabeça e levou... o esquema é andar na rua de camiseta furada e havaianas branca e azul.

É uma questão parecida.

1) O sujeito merece ser roubado quando atravessa a favela com um rolex de ouro no pulso?
2) O sujeito tem mais chance de ser roubado quando atravessa a favela com um rolex de ouro no pulso?
3) Podemos questionar o sujeito apenas por usar seu relógio favorito enquanto exercia seu direito constitucional de ir e vir?



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #112 Online: 03 de Abril de 2014, 15:58:03
Se um dia roubarem minha câmera, não duvido que me culpem por usar uma 6D e não uma Tekpix....rs

Bem por aí mesmo: qualquer coisa usada que chame um pouco mais a atenção já tem gente de olho e "agourando".

Daí se "eu não tenho" a culpa é da sociedade, da burguesia, dos políticos, até de Deus....."podre de mim"....


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #113 Online: 03 de Abril de 2014, 17:10:59
Principalmente se for gente sem estudo, como grande parte da população pesquisada.

Mas não sei avaliar até que ponto isso influencia o resultado.

Essa foi (minha opinião) a maior falha da pesquisa.

Para ter um carater sério do ponto de vista estatístico, uma pesquisa com múltiplas variáveis deveria ser avaliada com a significância de resultado em cada variável.

Por exemplo, calculando a significância de uma pessoa que mora no sul ou sudeste (56,7% dos entrevistados) responderem afirmativamente. Ou se as mulheres que responderam a pesquisa afirmativamente "que as mulheres merecem ser estupradas por causa de uma roupa" tem valor estatístico (significância estatística). Caso contrário, são apenas dados lançados ao acaso.

Outro questionamento (não me dei ao trabalho de ler a pesquisa) é como foi aplicado o questionário. O próprio entrevistador pode influenciar na resposta.

Outro ainda: a amostragem reflete a população estudada (no caso o Brasil todo). Pela respostas no Brasil todo e aqui mesmo no forum, acho que esta amostragem não condiz com a realidade.

De qualquer forma, (mesmo se não tiver valor estatístico), um resultado desse (61,5% dos entrevistados disseram que as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas) é vergonhoso em um país que eu achava tolerante, multicultural, etc.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 03 de Abril de 2014, 17:30:19
De qualquer forma, (mesmo se não tiver valor estatístico), um resultado desse (61,5% dos entrevistados disseram que as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas) é vergonhoso em um país que eu achava tolerante, multicultural, etc.

Bota vergonha nisso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #115 Online: 03 de Abril de 2014, 17:59:40
De qualquer forma, (mesmo se não tiver valor estatístico), um resultado desse (61,5% dos entrevistados disseram que as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas) é vergonhoso em um país que eu achava tolerante, multicultural, etc.

Eh normal as pessoas terem percepcoes erroneas sobre seu ambiente e o ambiente alheio (Esteriotipo).
O Brasil eh sum multicultural, com pessoas, cultura e tradicao de muitos cantos do mundo. O Brasil deve ter somente mais de 5 estilos musicais proprios (maracatu, frevo, bossa nova, samba, sertanejo, etc).
Mas toleranteo Brasil nao eh. Eh tolerante com o que esta estabelecido, ou com o que representa afirmacoes pessoais a um grupo de aceitacao. Mas somente isso. Pode ver que alguns anos atras dizia-se no Brasil que era um pais sem preconceitos, quando na verdade o Brasil nunca foi um pais sem preconceitos. Foi colonizado por povos preconceituosos e conservadores.

Aqui esta uma materia falando um pouco sobre isso: http://www.livescience.com/9393-submissive-canadians-efficient-germans-yeah.html

O texto fala de um estudo que aponta que nao conhecemos a nos mesmos. Por exemplo, alemaes gostam de baterem no peito e dizerem que sao eficientes em tudo que fazem. E pode ate parecer verdade para quem olha de fora ou para o alemao que nunca olhou para fora. Mas nao eh preciso ser nenhum genio para perceber que alemaes estao longe de serem eficientes. Irlandeses que nao levam o trabalho tao a serio sao mauito mais eficientes em tudo. Por outro lado, irlandeses se julgam mal educados e mal exemplares, sempre se auto criticando por isso mas comparando com o resto da Europa eh o povo mais educado e exemplar em atitude e relacao social.
E os russos antes das guerras mundiais eram vistos pelos americanos como povos honrados e batalhadores... Depois das guerras os americanos os viam como pessoas malvadas, arrogantes, etc... E por ai vai.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 04 de Abril de 2014, 09:49:09
É uma questão parecida.

1) O sujeito merece ser roubado quando atravessa a favela com um rolex de ouro no pulso?
2) O sujeito tem mais chance de ser roubado quando atravessa a favela com um rolex de ouro no pulso?
3) Podemos questionar o sujeito apenas por usar seu relógio favorito enquanto exercia seu direito constitucional de ir e vir?

1) Ninguem merece ser roubado
2) Com certeza
3) Não, mesmo sabendo que ele será roubado

Mas não se pode comparar um simples roubo com o estupro que é algo muito pior, é algo que vai marcar a pessoa pra toda a vida e nunca vai ser apagado da memoria, relógio você compra outro, mas dignidade e confiança são coisas difíceis de recuperar.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 04 de Abril de 2014, 09:54:34
1) Ninguem merece ser roubado
2) Com certeza
3) Não, mesmo sabendo que ele será roubado

Mas não se pode comparar um simples roubo com o estupro que é algo muito pior, é algo que vai marcar a pessoa pra toda a vida e nunca vai ser apagado da memoria, relógio você compra outro, mas dignidade e confiança são coisas difíceis de recuperar.

Incomparável, um roubo de um relógio, carro, casa, mesmo de todo o seu dinheiro é algo insignificante se comparado a um crime horroroso como estupro, pedofilia, etc.

Por isso me assusta o fato a maioria da população do nosso paía achar que uma mulher mereça isso.
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, 09:55:39 por Claudio Rombauer »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #118 Online: 04 de Abril de 2014, 09:58:59

Mas não se pode comparar um simples roubo com o estupro


Depende do roubo... tem uns malucos que fazem um verdadeiro terror. Vi alguns casos em que os bandidos entram na casa da família, amordaçam, ameaçam os filhos com arma na cabeça até que a grana apareça. Simulam (ou fazem) roleta russa contra as vítimas... será que o trauma não é semelhante?
INFELIZMENTE, existem uns seres das trevas, irrecuperáveis, onde a única solução pra esses é o paredão do Fidel.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #119 Online: 04 de Abril de 2014, 10:06:46
Incomparável, um roubo de um relógio, carro, casa, mesmo de todo o seu dinheiro é algo insignificante se comparado a um crime horroroso como estupro, pedofilia, etc.

Por isso me assusta o fato a maioria da população do nosso paía achar que uma mulher mereça isso.

Eu prefiro acreditar que não são más e sim ignorantes.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr