Autor Tópico: O Dress code x Sua personalidade  (Lida 11215 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #15 Online: 31 de Março de 2014, 16:51:19
Em eventos a discrição é mais do que um código. É uma aliada do fotografo que precisa captar fotos espontâneas. Nada mais frustrante que você querer fazer isso e a pessoa perceber a câmera apontada para ela e soltar aquele sorriso engessado. Rsrs
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #16 Online: 31 de Março de 2014, 16:59:46
Sempre qualifiquei um profissional pelo seu trabalho e nao pela sua aparencia: seja ele advogado, medico, dentista ou fotografo.

Você pode ser uma exceção, mas qualquer profissional que queira trabalhar com gente é não seja procurador Jedi, Mark Zuckerberg ou Einstein deve levar em conta que a gente julga sim pela aparência. Todos nós, mesmo que não percebamos.

Você levaria um filho em um dentista velho todo relaxado, com uma camisa amarrotada escapando da calça, uma barba por fazer e um olho fundo parecendo que saiu do botequim? Que usasse um equipamento velho, estivesse em um consultório com chão de caco de telha vermelha e um sofá todo rasgado na sala de espera?

A maioria das pessoas, tendo condições, nem pensaria duas vezes. Você pensaria "ah, mas não vamos julgar pela aparência, vou buscar antigos clientes, avaliar o trabalho dele... ". Simplesmente não vale a pena o trabalho, vou avaliar um que pelo menos eu ache que tem chance de ser competente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #17 Online: 31 de Março de 2014, 17:05:59
Ainda bem que nao trabalho amarrotado, nem sujo, nem despenteado. Eu levaria. num dentista usando uma baby look rosa como o exemplo dado pelo mister Hyde. Se ele for bom profissional ta valendo. Agora podia ser um engravatado porco e eu podia enganar a mim mesmo dando importancia só ao traje dele. Talvez as pessoas ainda julguem muito pela aparência. Mas ta em nós querer compactuar com velhas regrinhas ou quebrar esses tabus pra nossos filhos vivam num mundo menos hipócrita. Não pra dizer amém para a hipocrisia.

« Última modificação: 31 de Março de 2014, 17:10:25 por jefersonpaz »
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #18 Online: 31 de Março de 2014, 18:29:29
O fato é que as aparências enganam. Mas raramente.

Se essa característica humana é boa ou ruim não vou julgar. Mas não podemos ignorar esse fato ao tomarmos nossas decisões.

Sempre procuro me lembrar que profissão não é hobby. Além de usar uma roupa com a qual não me identifico, acordo num horário que agride a minha natureza, fico longe da minha filha, convivo com pessoas com as quais não necessariamente me identifico. E em troca dessas inconveniências eles me dão dinheiro. Eu me considero um cara de sorte porque gosto do que faço, mas não me iludo, faço só por dinheiro.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Março de 2014, 20:35:12
Sobre o Einstein, diz-se que a quase todas as camisas dele eram brancas e calças pretas, pois ele dizia que não podia se dar ao luxo de perder tempo tentando combinar a roupa...

O que eu vi foi o contrário. Inclusive quando ele veio ao Brasil foi levado a uma loja de roupas para que pudesse comprar roupas decentes pois iria se encontrar com o presidente.. e a imagem dele era.. err terrível. Usava uma gravata listrada péssima que foi trocada por uma para que combinasse com seus novos trajes.. Seus ternos eram surrados e todos iguais, chegou a ser confundido com um faxineiro e as vezes não usava sapatos, andava descalço..  foi falado em um episodio de Detetives da Historia no History Channel  :D

Maas enfim, você resumiu tudo, discrição é a palavra chave o cara não pode chamar mais atenção que os noivos!

PS: Sugiro abertura de um tópico fixo pra esse assunto.. sempre rende esse lance de como se vestir!  :hysterical: :hysterical:
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Março de 2014, 20:41:07
Você pode ser uma exceção, mas qualquer profissional que queira trabalhar com gente é não seja procurador Jedi, Mark Zuckerberg ou Einstein deve levar em conta que a gente julga sim pela aparência. Todos nós, mesmo que não percebamos.

Você levaria um filho em um dentista velho todo relaxado, com uma camisa amarrotada escapando da calça, uma barba por fazer e um olho fundo parecendo que saiu do botequim? Que usasse um equipamento velho, estivesse em um consultório com chão de caco de telha vermelha e um sofá todo rasgado na sala de espera?

A maioria das pessoas, tendo condições, nem pensaria duas vezes. Você pensaria "ah, mas não vamos julgar pela aparência, vou buscar antigos clientes, avaliar o trabalho dele... ". Simplesmente não vale a pena o trabalho, vou avaliar um que pelo menos eu ache que tem chance de ser competente.

Man, eu disse de um modo geral.. profissionais autônomos se vestem como quiserem. Eu não completei, mas quando me referi a médico e dentista.. estava me referindo as vezes ao estilo.. tatuado e tal, o cara trabalha com saúde.. não vai andar todo amarrotado, parecendo que saiu de um buteco. Uma coisa é se vestir formalmente.. de terno e gravata, outra coisa é adotar um estilo casual e outra coisa é o cara aparentar ser acabado: olhos fundos, camisa amarrotada e barba por fazer.. em nenhum momento eu disse isso  :shock:

Estou dizendo o seguinte: O cara anda de calça jeans e camiseta branca.. fotografa bem, tem experiência.. sabe o que faz.. não é nenhum iniciante.. Do outro lado o jovem de terno.. bonitão com sua rebel recém financiada sem a menor experiência clicando um casamento.. O outro tem mais tempo de experiência do que o jovem de vida.. Sabe o que faz.. Se você julga alguém pela aparência.. me desculpa man, eu quando contrato algum profissional avalio muito o seu trabalho, suas indicações.. afinal as aparências enganam..  :ok:
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #21 Online: 31 de Março de 2014, 20:44:26
Boa essa, Martineschen. Não confundir estilo casual com desleixo! Muita gente confunde.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 31 de Março de 2014, 20:49:22
O que mais vejo no meu metiê é engravatado que não sabe nem o que ta fazendo! Se bem que todos andam engravatados..  :ponder:... kkkk  :hysterical: :hysterical:
Mas enfim.. o que quero dizer é que aparência não é tudo, nunca foi e nunca será. Meu pai foi operado há algumas semanas por um cirurgião-ortopedista.. quando estava no hospital foi atendido por um ortopedista clínico que pediu para que a gente esperasse o chefe da ortopedia do hospital chegar para ele avaliar o caso.. ( meu pai sofreu um acidente).. Esse médico estava todo alinhado.. de branco, jaleco.. impecável.. E eu estava esperando um cirurgião a altura..  :doh: Quando o cara chegou.. de calça jeans, sapatênis e camisa polo da C&A eu me preocupei.. depois descobri que o cara é professor em faculdade, fez cursos fora do país.. é referência em ortopedia! Se eu fosse julgar pela aparência dele.. teria levado meu pai a outro hospital, mas em nenhum momento ele aparentava ter saido de um boteco.. só era o estilo casual de trabalhar!  :ok:

« Última modificação: 31 de Março de 2014, 20:50:45 por martineschen »
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Março de 2014, 20:50:31
Gosto de usar terno e gravata. Acho bonito.
Nos casamentos, eu uso de boa. Só nas igrejas que não tem ar condicionado, aí tiro e fico só de colete e gravata.

Acho que o bom é tentar sumir na multidão. Se tá todo mundo de roupa social, eu coloco e me misturo. Se tá todo mundo de bermuda e regata, eu tbm o faço.
Não tenho essa de "meu estilo". Tenho no meu armário, bermudão de tactel, daqueles surfwear, calça jeans, terno, regata, sapato envernizado de bico fino, havaianas, etc...
Me visto conforme a ocasião.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 31 de Março de 2014, 21:09:26
Gosto de usar terno e gravata. Acho bonito.
Nos casamentos, eu uso de boa. Só nas igrejas que não tem ar condicionado, aí tiro e fico só de colete e gravata.


Mas não te incomoda fotografar com o casaco do terno? Eu acho terrível, a cada vez que levanto e abaixo a câmera para clicar, preciso ajeitar de novo o casaco. Limita o movimento dos braços, esquenta demais, eu acho bem desconfortável para trabalhar. A gravata a mesma coisa, me atrapalha em alguns momentos, me sufoca um pouco o pescoço, não gosto não...


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #25 Online: 31 de Março de 2014, 21:12:14
Lembro da época em que via fotógrafos em casamentos usando camiseta preta e um colete de fotógrafo por cima e indo fotografar casamento. E não via nada de ruim nisso.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 31 de Março de 2014, 21:15:27
O que mais vejo no meu metiê é engravatado que não sabe nem o que ta fazendo! Se bem que todos andam engravatados..  :ponder:... kkkk  :hysterical: :hysterical:
Mas enfim.. o que quero dizer é que aparência não é tudo, nunca foi e nunca será. Meu pai foi operado há algumas semanas por um cirurgião-ortopedista.. quando estava no hospital foi atendido por um ortopedista clínico que pediu para que a gente esperasse o chefe da ortopedia do hospital chegar para ele avaliar o caso.. ( meu pai sofreu um acidente).. Esse médico estava todo alinhado.. de branco, jaleco.. impecável.. E eu estava esperando um cirurgião a altura..  :doh: Quando o cara chegou.. de calça jeans, sapatênis e camisa polo da C&A eu me preocupei.. depois descobri que o cara é professor em faculdade, fez cursos fora do país.. é referência em ortopedia! Se eu fosse julgar pela aparência dele.. teria levado meu pai a outro hospital, mas em nenhum momento ele aparentava ter saido de um boteco.. só era o estilo casual de trabalhar!  :ok:

Mas você mesmo disse que estava esperando um médico bem vestido. Já julgou antes mesmo de ver o cara.

Veja que todos os exemplos dados neste tópico mostram pessoas super experientes em seus ramos de atuação, que já não precisavam provar nada pra ninguém.

Sou muito a favor de cada um usar o que se sente melhor. Só que por ora não posso me dar a este luxo. E se eu fosse um profissional liberal tentando construir uma reputação, me vestiria da forma que fosse necessário.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #27 Online: 31 de Março de 2014, 21:24:17
Eu vestido para trabalhar em um ensaio fotográfico e eu vestido para fotografar um evento social. E se tiver quente tiro o Blazer e fico de T-shirt de manga curta ou comprida. No inverno as vezes de gola alta, as vezes de cachecol preto de lã.

http:/img822.imageshack.us/i/v7jc.jpg/
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Março de 2014, 21:43:20
Eu vestido para trabalhar em um ensaio fotográfico e eu vestido para fotografar um evento social. E se tiver quente tiro o Blazer e fico de T-shirt de manga curta ou comprida. No inverno as vezes de gola alta, as vezes de cachecol preto de lã.

http:/img822.imageshack.us/i/v7jc.jpg/

Boa! Demonstrou bem.. discrição em ambos os casos, com diferença de ocasião..  :ok:
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 01 de Abril de 2014, 02:23:50
O Brasil eh um pais da imagem e aparencias (nao exclusivamente). Eu percebo que boa parte do que as pessoas fazem eh como forma de prestar satisfacao a si mesmo e aos outros sobre o julgamento/olhos alheios, o que faz parte de umacultura com preconceito social altissimo.

Por exemplo. No fundo as pessoas estao preocupadas que se nao estiver usando o que esta na moda, o terno quadradao em evento social, se nao tiver um carro para ir ao trabalho, as demais pessoas vao julgar como pobre, excluido, um intruso no lugar errado, e ninguem quer ser tratado assim. E isso faz com que as pessoas fiquem quadradonas e padronizadas. Diferente de lugares onde tal julgamento nao eh prodominante e as pessoas se sentem livres para terem seu estilo, o resultado sao eventos sociais e casuais muito mais interessante com pessoas interessantes, com variados estilos, nao para posar para os outros mas apenas pq se sentem mais confortaveis e si mesmas.

Por issono Brasil muita coisa soa muito artificial. Como eu estava lendo em outro forum, no Brasil muitas pessoas tem roupas separadas/especiais so para sair a noite (a roupa/estilo da moda que todos vestem na balada e esperam que os demais tambem vista), as pessoas se preocupam com o que vai vestir para em um final de semana na praia, em uma viagem de aviao ou barco, etc. Da ate para perceber que as pessoas ficam meio padronizadas, sem personalidade pq seguem a convensao.

Roupa nao tem misterio. Em evento social vc se veste social, seja trabalhando ou nao. Em eventos casuais se se veste mais casual.
Cabelo, tatuagem, brinco, unhas, deficiencia fisica ou mental, isso eh coisa da pessoa e nao roupa, e ninguem tem nada com isso.
Obviamente que em lugares mais conservadores se vc tiver um fio de cabelo branco natural as pessoas em volta vao ficar falando de vc e nao vao conseguir tirar os olhos de vc. Logo, se vc nao eh um velho conservador no em um vilarejo no meio do mato eh melhor se mudar para uma cidade mais atualizada onde vc pode usar seu cabelo longo, careca ou laranja sem que ninguem tenha um ataque cardiaco por isso.


------------------------


PS: Outro fato curioso eh que no Brasil, principalmente as mulheres, ter cabelo liso lambido eh sinonimo de beleza. Cabelo volumoso eh associado a cabelo ruim, pq eh associado a cabelo de negros. Enquanto que em outras culturas cabelo liso lambido eh sem graca, sem personalidade. Cabelo volumoso, para cima, de diferentes formas eh sexy, sempre diferente um do outro, mais interessante e atraente.