Autor Tópico: O Dress code x Sua personalidade  (Lida 11142 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 31 de Março de 2014, 14:39:54
              Há um tempo atrás li algo em um fórum sobre como um fotógrafo deve se vestir em eventos. Semana passada lembrei dessa ocasião. A maioria dos integrantes dizia que o traje social e um corte de cabelo padrão confere uma imagem mais profissional ao fotógrafo. E comecei a refletir sobre isso, já que sempre que posso visto o acho que me cai bem, que tem a ver com minha personalidade, obviamente sempre cuidando com a discrição, mas sem me apegar tanto a convenções muito retrógradas na minha opinião. Não é raro eu fotografar uma formatura usando uma camiseta preta lisa ou com uma estampa discreta e com um moletom canguru escuro, por exemplo. Ou apenas o básico Jeans azul com camiseta preta. Sábado fiz uma foto usando um traje nesse estilo. Camiseta branca com a cara do David Bowie de cabelo vermelho e a cara pintada sobrepondo um casaco de moletom preto. Comparei a uma foto que fiz ano passado após ouvir conselhos de um colega que dizia que era importante eu ter uma foto de terno no meu Facebook, no meu site pois isso me renderia propostas de trabalho, eu pareceria mais sério, mas alinhado etc. No fim aceitei fazer a foto usando blazer sobreposto a uma camiseta preta. E já me senti estranho.

              Comecei a me questionar o porquê de um terno, uma camisa social, um sapato social ter tanta importância nos dias de hoje num país onde os maiores ladrões usam terno num calor de 42°. Cadê o profissionalismo?? Onde até alguns colegas fotógrafos vestem traje social até pra ir a academia de ginástica mas que de profissionais nem sempre tem algo. O que é importante? Parecer ou ser de fato?? É mais importante eu ser uma réplica ou eu ser o Jeferson em sua essência? Comparando a foto onde eu apareço com uma camiseta levemente estampada e um casaco de moletom e uma onde apareço de blazer, sisudo e me sentindo um coxinha eu vejo o Jeferson na primeira foto. A segunda parece uma espécie de marionete.

              A dica é a seguinte, gente: contrariando em partes todos os colegas que indicavam o terno, a camisa social, o sapato, a gravata, eu diria o seguinte: SEJAM VOCES MESMOS. Personalidade forte sempre andou lado a lado com  atitude, criatividade. Vista-se conforme seu estilo, use um corte de cabelo que lhe agrade. Se esse estilo for o terno e gravata e um cabelo padrão, ótimo! Simplesmente seja o que você é na essência!

Grande abraço, queridos!
« Última modificação: 31 de Março de 2014, 14:47:32 por jefersonpaz »
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2014, 15:03:01
concordo 100% com vc, primeiro de tudo pq acho um absurdo usar terno e gravata,  em um pais tropical como o nosso, seja qual for a profissão..

mas como sempre vc eh julgado antes pela aparência do q pelo seu trabalho/personalidade..


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2014, 15:08:42
É difícil generalizar. No meu casamento eu jamais aceitaria um profissional vestido de punk. Mas em profissões nas quais a criatividade é imperativa, não se pode esperar padronizar a expressão pessoal do artista, sob pena de padronizar também o pensamento e matar o espírito criativo.

O importante é balancear a expressão pessoal com as exigências da profissão. Um fotógrafo que vai registrar um evento formal precisa no mínimo garantir a discrição. Quem vai cobrir um evento esportivo pode ir numa boa de jeans, tênis e boné. Quem tem seu próprio estúdio deve pensar  em qual imagem quer passar, e aí vale tudo. Inclusive passar uma imagem deliberadamente descolada, usar uma cabelo minuciosamente rebelde.

Vale muito uma auto análise sobre insegurança e auto conhecimento. E saber que somos reféns das nossas escolhas, quem escolhe não usar uniforme nunca vai poder ser gari. Quem se declara ateu nunca vai ser presidente da República.


Você já sabe onde quer chegar?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2014, 15:09:23
Esse assunto já foi mais do que discutido aqui no fórum, tem pelo menos uns 2 ou 3 tópicos falando disso...

Mas enfim, acho que importante é sempre se vestir de acordo com a ocasião. Quem vai fotografar um casamento não pode se vestir igual quem vai fotografar uma formatura, ou uma balada. A questão que eu penso não tem nada a ver com código de vestimenta, e sim com ser discreto e não chamar a atenção. Se eu for de bermuda a um casamento estarei tão "errado" quanto se for de terno e gravata a uma festa infantil.

Dito isso, acho importante também que se mantenha seu estilo pessoal, sem ferir muito o que disse acima. Eu nunca uso gravata e nem casaco, apenas camisa (cinza ou preta) e calça social (azul escura ou preta). Uso sapatênis ou sapato, dependendo da formalidade do evento. Faz parte do meu estilo pessoal, e sempre que posso, me mantenho nesse estilo.


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2014, 15:10:07
Concordo com voce! Nao sou profissional e nunca fiz cobertura de grandes eventos como casamentos ou festas grandes. Trabalho de roupa social de segunda a sexta e é um saco.. a empresa afirma que: Voces passam para os clientes a sensaçao de segurança ao se vestirem assim.. e eu penso:  :hysterical:

Sempre qualifiquei um profissional pelo seu trabalho e nao pela sua aparencia: seja ele advogado, medico, dentista ou fotografo. Canso de ver em casamentos a moçada carregando 5d mark ii + 85mm + bolsa + flash.. de terno completo.. gravata.. suando meio litro por segundo naquela igreja a 50 graus.. Acho o fim da picada, muitas vezes trabalham em empresas e provavelmente é um traje "obrigatório" (imagino eu).. So acho interessante o cara vestir preto ou uma roupa discreta.. injusto o malandro chamar mais atençao que o noivo né?  :D

Abraços
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2014, 15:12:48
Eu não vou muito com a cara do Mark Zuckerberg porque não acho ele um cara honesto. Mas tem uma coisa que ele faz que acho o máximo que é comparecer de tênis, jeans, camiseta e casaco da GAP  num evento onde TODOS estavam engravatados. O único que problema é que sabendo come ele é, a gente saca um que de arrogância na atitude dele. O recado não é "Vista-se como se sentir bem" mas sim, "Me visto assim porque sou o dono do Facebook e posso fazer o que eu quiser". Ainda assim gosto de ver que ele de certa forma ta quebrando um tabu.
« Última modificação: 31 de Março de 2014, 15:13:34 por jefersonpaz »
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2014, 15:15:37
Esse assunto já foi mais do que discutido aqui no fórum, tem pelo menos uns 2 ou 3 tópicos falando disso...

2 ou 3? A cada 2 dias surge um novo tópico desse  :hysterical:
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2014, 15:18:07
2 ou 3? A cada 2 dias surge um novo tópico desse  :hysterical:


 :D


Quis dizer 2 ou 3 onde o assunto desenvolveu bastante, eheheh...


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2014, 15:21:34
Quanto a discrição em eventos eu concordo. Eu uso sempre preto liso. Mas uso uma T-shirt de tecido flexível com jeans preto ou azul bem escuro junto com sapatenis. Até o momento nunca tive problemas nem deixei de fechar negocio por isso. Não fotografo casamento porque sei que o buraco é mais embaixo. Não adianta em fazer algo me sentindo mal. Mas se algum casal for mente aberta o suficiente e quiser me chamar é porque avaliou aquilo que realmente importa: o meu portofólio. E se chamar eu vou mesmo!
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2014, 15:21:40
Trabalho com um Procurador que é simplesmente o Papa do Direito Administrativo e Constitucional aqui, sendo professor de faculdade de Direito por mais de 40 anos, formando ao menos 1/3 dos principais operadores do direito aqui do estado, sejam Juízes, Procuradores, Advogados, Desembargadores, Delegados, etc...

O cara simplesmente se reúne com advogados e diretores de grandes empresas (grandes, GRANDES MESMO... tipo multinacional operando em todos os continentes, marcas conhecidas globalmente, valores de marcados na casa do Bilhões de obamas, etc...), secretários de estado, Procuradores, Diplomatas, etc... de camiseta babylook rosa coladinha.  :hysterical:
E é totalmente respeitado pelo aguçado raciocínio, estofo intelectual, postura séria e combativa em prol do estado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2014, 15:52:58
de camiseta babylook rosa coladinha.  :hysterical:
E é totalmente respeitado pelo aguçado raciocínio, estofo intelectual, postura séria e combativa em prol do estado.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pootz, esse manja dos paranaue! Mas faz sentido.. quando voce é bom naquilo que faz.. o jeito como se veste é detalhe.. ninguém está preocupado com isso! Outro exemplo era o Einstein que apesar de toda sua genialidade e estar sempre de terno e gravata (padrao da sua epoca).. nunca combinava as cores, nem gravatas.. roupas sempre amarrotadas e pouco zelo no visual!  :D
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #11 Online: 31 de Março de 2014, 16:27:22
Acho que nesse assunto o que impera (e deveria imperar sempre) é o bom senso. O Humberto já resumiu muito bem a questão.
Essa máxima do "seja você sempre" precisa ter seus limites Jeferson. Tudo tem sua hora e local adequados, pelo bom senso. Como no exemplo dado, num dá pro cara chegar vestido de Punk pra fotografar um casamento, por mais amigo do Sid Vicious que ele tenha sido... Eu não fotografo profissionalmente, mas também não usaria terno e gravata. A menos claro, que isso seja uma exigência dos noivos ou algo sim. Mas uma roupa convencional e discreta vai bem sempre.

Uma vez fui num casório que tinha um fotógrafo que quem não conhecia (não fosse pelo equipamento) pensaria que ele era o noivo  :hysterical: Baita terno top, sapato envernizado brilhante... Esse exagerou pro outro lado rsrsrs

Nos outros ramos da fotografia cada um no seu ambiente... Fotógrafo de moda geralmente é mais descolado, quem tem seu próprio estúdio faz a sua imagem como quiser (como foi falado) e assim por diante.

Sobre o Einstein, diz-se que a quase todas as camisas dele eram brancas e calças pretas, pois ele dizia que não podia se dar ao luxo de perder tempo tentando combinar a roupa...


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #12 Online: 31 de Março de 2014, 16:35:25
Claro que vale o bom senso. Isso eu mesmo falei. Não sou punk, mas se fosse o meu traje seria o mesmo para eventos: T-shirt preta lisa e calça da.mesma cor com sapatenis.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #13 Online: 31 de Março de 2014, 16:46:28
Não discordei de você não Jeferson. Sua colocação foi perfeita.
Só observei que tem pessoas que levam essa questão do "seja você" ao pé da letra, daí tem ocasião que não rola né :ok:


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #14 Online: 31 de Março de 2014, 16:47:05
Certamente
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia