Autor Tópico: Dúvida sobre Sony RX 100  (Lida 5759 vezes)

LuizSP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Março de 2014, 23:43:29
Oi pessoal.

Eu sou novato aqui, e esse é meu primeiro post no fórum, e esse tópico caiu como uma luva pra mim!

Na verdade, eu sou novato em tudo hehehe eu gosto muito de fotografia, mas nunca adentrei no hobby ora por achar que eu não iria tão longe assim, ora por faltar $$.
Farei uma viagem pros EUA em abril, e como não tenho nenhuma câmera, a idéia é comprar uma logo no primeiro dia e sair por aí fotografando. Se possível, eu gostaria muito da opinião e ajuda de vocês! eu comecei a pesar as coisas:

- Eu sou um amador completo, então eu preciso pelo menos inicialmente, de uma câmera que tenha uma boa função automática pra poder registrar bem a viagem.
- Eu quero algo compacto, que caiba no bolso! lentes fixas! Eu tenho amigos fotógrafos e eles sempre pensam muito antes de sair de casa com todos os equipamentos pra fotografar. No fim quase sempre acabam deixando tudo em casa, e as fotos dos eventos são as de celular mesmo...  :shock: Pra mim, caber no bolso é obrigatório! Ainda pq vamos pra orlando e Miami e provavelmente vamos andar muito. ficar carregando o tempo todo a câmera está fora de cogitação! E mesmo pensando além dessa viagem, para outras que virão ou mesmo sair casualmente, quero que ela caiba no bolso. isso é um ponto importante a considerar qd comprar a câmera.
- Qualidade de imagem é muito importante pra mim talvez a prioridade 1! Provavelmente o que falarei na sequencia será "heresia", mas eu tenho um Galaxy Note 2, e a câmera dele costuma servir bem pra registrar eventualidades do dia dia. então, se eu vou gastar $ com uma câmera, eu queria que valesse a pena!
- E finalizando, queria uma câmera que possibilitasse lidar bastante com as opções manuais e de foco, pois se eu de fato tirar boas fotos, quem sabe me animo e parto para câmeras mais profissionais (ou, pelo jeito, talvez nem precise! a julgar pela qualidade de imagem que vi aqui hoje!!!!).


depois de colocar tudo no papel, achei que seria impossível reunir tudo isso numa câmera só. Mas pesquisando cheguei nessa RX100 ou RX100 mark II.

Talvez soe meio óbvio, mas devo perguntar para quem entende!
- é realmente a melhor opção levando em consideração todos os pontos?
- heresia de novo, mas não posso deixar de perguntar pra quem sabe da coisa: o galaxy S5 da Samsung que acabou de ser lançado, tem uma câmera que filma a 4k!!!!! Será que se eu comprar uma RX100 ela terá uma vida curta? ficará obsoleta muito rápido?
- Vale o que custa? (se não me engano 500 dólares a RX100 e 700 dólares a RX100II)

Já antecipo meus agradecimentos a qualquer um que possa me ajudar antes da viagem! (em especial ao Fernando que já me ajudou sem querer  :ok:)
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 08:33:31 por Helena Bsb »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Acho que seus interesses sao meio conflitantes. Qualidade de imagem maxima nunca combina com algo que caiba no bolso rsrsrs

Mas depende do seu nivel de exigencia.

Sempre ha q se fazerem compromissos. A rx100 eh uma compacta com boas imagens. Mas nao chega aos pes de apsc ou ff. Com disse, eh um compromisso! Hehehe
D600 - E-M10


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
1) Sim, a RX100 (I ou II) é realmente a melhor opção do confronto qualidade de imagem versus "pocketabilidade". O sensor maior, de 1" faz realmente a diferença, aliado a uma boa ótica (lentes) do conjunto.

2) Sem comparação. Não é uma heresia achar que uma câmera de celular/tablet possa competir com uma compacta qualquer, em especial aquelas abaixo dos 100 dólares, tanto é que alguns smartphones (tenho em mente o Xperia Z com sensor de 1/2.3") realmente empataria nesse quesito. Mas essas compactas premium ficam sim bem acima.

3) Valer o que custa é complicado. Pra mim vale (apenas o modelo I, o II subiu muito de preço para poucos extras). Tanto vale que também quero uma RX100. Mas se quiser gastar menos e ter quase a mesma qualidade, dê uma olhada na Panasonic LX7, na Olympus XZ-2, na Fuji XQ1 e na Canon G15. Todas vem acompanhadas por um sensor menor que o da RX100, porém bem maior que o das compactas comuns e celulares. Além disso, custam bem menos e possuem bons modos automáticos e manuais para ir praticando.

EDIT: 4) Tudo isso falando de compactas que caibam no bolso, que fique claro. Como o kokimoto bem falou acima, é uma comparação entre saboneteiras da vida. É possível extrair muita coisa boa com um bom olhar e um pouco de técnica nos modos manuais ou um pouco de sorte nos automáticos. Se não for para impressões grandes, já deve satisfazer uma parcela muito grande da população. Mas, sem comparar com câmeras de sensores maiores.

Segue para referência: http://cameraimagesensor.com/size/#237,151,231,105,163,10,a

« Última modificação: 31 de Março de 2014, 23:58:26 por greatwalker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


LuizSP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Obrigado pela ajuda!

Realmente, eu estou ciente de que existe um conflito e que sempre algum lado vai perder. difícil ter o melhor dos 2 mundos numa mesma câmera. mas tenham em mente que eu sou completamente amador e meu nível atual de qualidade de imagem é a de um celular Galaxy Note 2!



obs: acabei de ver o "selfie" do Fernando da RX100 e da RX1. nossa a RX1 acabou com a rx100! mas tb custa mais de 2000 dólares! (e não cabe no bolso!!! hehe)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2014, 08:35:17
Luiz, seu tópico foi separado do outro. Aquele tópico é para quem já é usuário das Sony, para impressões e expressões sobre a câmera.  :ok:
Peço inclusive que leia as instruções de uso da sala.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=81400.0
Se vc está em dúvida sobre qual câmera comprar, faltou colocar aí uma informação bem importante...


LuizSP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2014, 14:49:15
Luiz, seu tópico foi separado do outro. Aquele tópico é para quem já é usuário das Sony, para impressões e expressões sobre a câmera.  :ok:
Peço inclusive que leia as instruções de uso da sala.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=81400.0
Se vc está em dúvida sobre qual câmera comprar, faltou colocar aí uma informação bem importante...

Obrigado Helena. Desculpe criar confusão. é que como o assunto estava justamente no ponto onde eu mais tinha dúvidas, acabei me apresentando e pedindo ajuda por ali mesmo. Desculpe pelo deslize!

EDIT: Bom, a finalidade de uso acho que ficou bem clara, e o valor que pretendia gastar está no máximo nos 700 dólares (lá) que por sinal é o preço da RXM2.

Como alguns já comentaram no outro post, as modificações da I pra II são mínimas, então eu imagino que compensaria mais comprar a RX100 I e alguns acessórios.
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 14:53:00 por LuizSP »


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2014, 16:12:29
Obrigado Helena. Desculpe criar confusão. é que como o assunto estava justamente no ponto onde eu mais tinha dúvidas, acabei me apresentando e pedindo ajuda por ali mesmo. Desculpe pelo deslize!

EDIT: Bom, a finalidade de uso acho que ficou bem clara, e o valor que pretendia gastar está no máximo nos 700 dólares (lá) que por sinal é o preço da RXM2.

Como alguns já comentaram no outro post, as modificações da I pra II são mínimas, então eu imagino que compensaria mais comprar a RX100 I e alguns acessórios.

Luiz, vou dar alguns palpites, como usuário da Sony RX-100.
Tenho uma D7000 e algumas lentes, além de flash, bateria extra, etc e tal.
É uma cam muito boa, com um sensor APS fabuloso, mas assim como você, estava com uma viagem programada e não estava disposto a levar a tralha toda, pois no final do dia você fica escravo do equipamento e nem aproveita a viagem, sem dizer que você acaba vendo a viagem através do visor. Pintou algo legal, algo bonito, algo interessante, lá estará você pegando a cam, trocando de lente e tentando o melhor ângulo. É mesmo desgastante e não aproveitamos a viagem.

Sendo assim comecei a procurar uma cam que fosse a melhor possível, mas que coubesse no bolso. Após muita pesquisa e dicas, optei pela Sony RX-100 e te afirmo que não poderia ter feito melhor escolha. Fiz a viagem, longa, muito longa e ela sempre no meu bolso da calça. Que coisa boa você poder registrar tudo o que quiser, sem carregar peso e ficar preocupado com assaltos, etc.

Pra você ter uma idéia, no cofre de um hotel 5* de Beijin tinha uma aviso que dizia que o hotel não se responsabilizava pelos objetos ali guardados. Fiquei puto, desci na recepção, armei um barraco, afinal pra serve um cofre no quarto se o hotel não se responsabiliza por ele. Tudo em vão. Portanto, sua cam sempre precisará estar contigo e portanto uma "saboneteira" é o melhor que você fazer em viagens.

Pode comprar uma Sony RX-100 sem susto. Pelo link postado pelo nosso colega, você pode verificar o tamanho dos sensores das várias cams. O da Sony é de 1 polegada, enquanto que de um celular é de 4 milímetros. É alí que a imagem será registrada. Você não acha que fará diferença? Sem falar que meter um zilhão de pixels num sensorzinho destes, só vai piorar as coisas.

Comprei uma bateria extra, mas nunca usei. Nem na grande viagem, nem depois, porque a bateria da Sony é muito boa e dura o dia inteiro numa boa. Acho que tira umas 300 ou 350 fotos.

Um dia antes da viagem, compre na B&H e mande entregar no hotel que você ficará em Miami ou Orlando.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/869238-REG/Sony_DSC_RX100_Digital_Camera.html

Neste valor já está incluso um bom memory card classe 10 que você vai precisar.

Em tempo: ela fotografa em RAW e em Jpeg, conforme sua escolha. Ou em ambos os modos, no mesmo cartão. Tem o modo Automático, além dos manuais, caso queira. Tem um flashzinho parrudinho que pode ser rabatido para o teto, para evitar o estouro na luz na cara do sujeito e um zoom bastante honesto. Você vai conseguir fotos fabulosas que muita gente nem vai acreditar que foi com uma saboneteira.
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 16:17:10 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2014, 17:17:10
diogenes,
parabéns.. vc conseguiu resumir TUDO que penso da rx100 - como de muita gente aqui no fórum, a minha opção de compacta ;)
mais que o sensor, o que aquela zoom clara da zeiss faz nas fotos que vemos por aí é brincadeira!
abs,


LuizSP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2014, 01:15:25
Luiz, vou dar alguns palpites, como usuário da Sony RX-100.
Tenho uma D7000 e algumas lentes, além de flash, bateria extra, etc e tal.
É uma cam muito boa, com um sensor APS fabuloso, mas assim como você, estava com uma viagem programada e não estava disposto a levar a tralha toda, pois no final do dia você fica escravo do equipamento e nem aproveita a viagem, sem dizer que você acaba vendo a viagem através do visor. Pintou algo legal, algo bonito, algo interessante, lá estará você pegando a cam, trocando de lente e tentando o melhor ângulo. É mesmo desgastante e não aproveitamos a viagem.

Sendo assim comecei a procurar uma cam que fosse a melhor possível, mas que coubesse no bolso. Após muita pesquisa e dicas, optei pela Sony RX-100 e te afirmo que não poderia ter feito melhor escolha. Fiz a viagem, longa, muito longa e ela sempre no meu bolso da calça. Que coisa boa você poder registrar tudo o que quiser, sem carregar peso e ficar preocupado com assaltos, etc.

Pra você ter uma idéia, no cofre de um hotel 5* de Beijin tinha uma aviso que dizia que o hotel não se responsabilizava pelos objetos ali guardados. Fiquei puto, desci na recepção, armei um barraco, afinal pra serve um cofre no quarto se o hotel não se responsabiliza por ele. Tudo em vão. Portanto, sua cam sempre precisará estar contigo e portanto uma "saboneteira" é o melhor que você fazer em viagens.

Pode comprar uma Sony RX-100 sem susto. Pelo link postado pelo nosso colega, você pode verificar o tamanho dos sensores das várias cams. O da Sony é de 1 polegada, enquanto que de um celular é de 4 milímetros. É alí que a imagem será registrada. Você não acha que fará diferença? Sem falar que meter um zilhão de pixels num sensorzinho destes, só vai piorar as coisas.

Comprei uma bateria extra, mas nunca usei. Nem na grande viagem, nem depois, porque a bateria da Sony é muito boa e dura o dia inteiro numa boa. Acho que tira umas 300 ou 350 fotos.

Um dia antes da viagem, compre na B&H e mande entregar no hotel que você ficará em Miami ou Orlando.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/869238-REG/Sony_DSC_RX100_Digital_Camera.html

Neste valor já está incluso um bom memory card classe 10 que você vai precisar.

Em tempo: ela fotografa em RAW e em Jpeg, conforme sua escolha. Ou em ambos os modos, no mesmo cartão. Tem o modo Automático, além dos manuais, caso queira. Tem um flashzinho parrudinho que pode ser rabatido para o teto, para evitar o estouro na luz na cara do sujeito e um zoom bastante honesto. Você vai conseguir fotos fabulosas que muita gente nem vai acreditar que foi com uma saboneteira.

Diogenes, muito obrigado pelo tempo dedicado e pelas dicas. Com certeza ajuda demais a opinião de alguém que já é usuário. A ultima coisa que quero é ficar me preocupando com equipamentos durante a viagem e como eu disse antes, sou completamente amador. Por alguns vídeos no youtube eu já vi esse flash é realmente bem interessante!

Agora, se não for pedir demais, gostaria de te incomodar mais um pouco com algumas dúvidas:

- o SD Classe 10 é o mais rápido correto? tem alguma recomendação quanto a cartões de classes menores? (se isso influencia muito na performance da cam) e quantos GB vc acha que são necessários pra alguém que vai mesclar bastante entre fotos e vídeos? (a dica da bateria já ajudou muito!!)
- Qual a diferença entre RAW e JPEG? O RAW é o que significa mesmo em inglês? seria sem compactação? No caso pra alguém que não pretende editar as fotos e apenas tirar e mantê-las para visualização, o ideal seria usar JPEG correto?
- Em um dos vídeos que vi, algum avaliador disse que o sensor de 1inch é muito bom para fotos de 12 ou 14Mpixel e se tirar fotos usando o máximo de 20 os "ruídos" de imagem aumentam muito. Eu não entendi isso muito bem. vc tem alguma dica de quantos Mpixel usar pra tirar as fotos pensando na relação espaçoxqualidade?

valeu!  :ok:
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 01:17:59 por LuizSP »


LuizSP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2014, 01:29:08
Acho que seus interesses sao meio conflitantes. Qualidade de imagem maxima nunca combina com algo que caiba no bolso rsrsrs

Mas depende do seu nivel de exigencia.

Sempre ha q se fazerem compromissos. A rx100 eh uma compacta com boas imagens. Mas nao chega aos pes de apsc ou ff. Com disse, eh um compromisso! Hehehe

Eu acho que meu nível de exigência é bem baixo, vai ser a primeira câmera então acho q vou ficar bem animado com os resultados!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2014, 09:12:17
- o SD Classe 10 é o mais rápido correto? tem alguma recomendação quanto a cartões de classes menores? (se isso influencia muito na performance da cam) e quantos GB vc acha que são necessários pra alguém que vai mesclar bastante entre fotos e vídeos? (a dica da bateria já ajudou muito!!)
- Qual a diferença entre RAW e JPEG? O RAW é o que significa mesmo em inglês? seria sem compactação? No caso pra alguém que não pretende editar as fotos e apenas tirar e mantê-las para visualização, o ideal seria usar JPEG correto?
- Em um dos vídeos que vi, algum avaliador disse que o sensor de 1inch é muito bom para fotos de 12 ou 14Mpixel e se tirar fotos usando o máximo de 20 os "ruídos" de imagem aumentam muito. Eu não entendi isso muito bem. vc tem alguma dica de quantos Mpixel usar pra tirar as fotos pensando na relação espaçoxqualidade?

1) Hoje em dia, boa parte dos cartões - ou ao menos os melhoeres deles - já superam de longe a especificação mínima para ser considerado classe 10. A Sandisk, por exemplo, tem cartões com velocidades declaradas de 45mb/s e até 90mb/s. Pode comprar qualquer um classe 10 da vida que, até onde li e entendi, o gargalo estará no processamento da câmera (buffer etc) e não exatamente no cartão. O tamanho varia muito de pessoa pra pessoa, mas a partir de 8gb já é um tamanho legal. Pense em 2 de 8 ou 2 de 16 ao invés de 1 de 16 ou 1 de 32, já que terá mais flexibilidade no armazenamento e até de fracionar as fotos numa viagem para caso dê problema em algum deles.

2) RAW é o arquivo "cru" que a câmera faz na captura. Aquele resultado que vemos pronto em jpeg é a foto RAW processada pela câmera com as opções que definimos no menu para balanço de brancos, cores, saturação, etc etc... Ou seja, costuma-se usar o RAW para não ter que ficar acertando todas essas característcas na hora, permitindo um tratamento mais fino depois. Isso até é possível de ser feito mesmo a imagem já estando em jpeg, porém o RAW preserva mais informações, permitindo um tratamento com "maior alcance".

3) As fotos são geradas sempre na resolução máxima do sensor. Se ele tem 20MP, mesmo que você configure a câmera para 12MP, ela vai registrar em 20MP em RAW, processar e compactar o arquivo para o tamanho de 12MP. O comentário deve ter sido no sentido de que se a sony tivesse optado pelo mesmo sensor de 1" porém com menor resolução, teria uma densidade de pixels menor, ou seja, menos pixels na mesma área, o que geraria pixels maiores e consequentemente maior qualidade para preservar detalhes e texturas, reduzindo o ruído. Pode notar que todas as compactas premium com sensor de 1/1.7" tem em média entre 10 e 12MP, contra 15, 18, 20 das compactas para "o povão". Como o sensor da RX100 é bem maior, esses 20MP não chegam a ser um problema, mas se fosse menor essa resolução, certamente ficaria ainda melhor. Em resumo, se não vai tratar as fotos posteriormente, coloque o WB em automático ou configure manualmente se as cores estiverem muito dispersas, veja os perfis de cores/contrastes que mais te agradam, e depois saia clicando em jpeg mesmo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2014, 09:27:18
Diogenes, muito obrigado pelo tempo dedicado e pelas dicas. Com certeza ajuda demais a opinião de alguém que já é usuário. A ultima coisa que quero é ficar me preocupando com equipamentos durante a viagem e como eu disse antes, sou completamente amador. Por alguns vídeos no youtube eu já vi esse flash é realmente bem interessante!

Agora, se não for pedir demais, gostaria de te incomodar mais um pouco com algumas dúvidas:

- o SD Classe 10 é o mais rápido correto? tem alguma recomendação quanto a cartões de classes menores? (se isso influencia muito na performance da cam) e quantos GB vc acha que são necessários pra alguém que vai mesclar bastante entre fotos e vídeos? (a dica da bateria já ajudou muito!!)
- Qual a diferença entre RAW e JPEG? O RAW é o que significa mesmo em inglês? seria sem compactação? No caso pra alguém que não pretende editar as fotos e apenas tirar e mantê-las para visualização, o ideal seria usar JPEG correto?
- Em um dos vídeos que vi, algum avaliador disse que o sensor de 1inch é muito bom para fotos de 12 ou 14Mpixel e se tirar fotos usando o máximo de 20 os "ruídos" de imagem aumentam muito. Eu não entendi isso muito bem. vc tem alguma dica de quantos Mpixel usar pra tirar as fotos pensando na relação espaçoxqualidade?

valeu!  :ok:

Como você vai estar nos USA, não pode perder a oportunidade de comprar um bom cartão, já que os preços por lá são muito melhores que por aqui e será nele que você irá armazenar todas as imagens/videos. De forma bem simplista você tem que considerar 2 coisas para a escolha do cartão: o tamanho, ou seja, quantos Gb de memória você vai querer e qual a velocidade de transmissão dos dados da cam para o cartão. Assim, um bom cartão para fotos e vídeos, sem medo de ser feliz, seria um de 16Gb e 45mb/s ou 32Gb e 45Mb/s.

http://www.bhphotovideo.com/c/buy/Memory-Cards/ci/1097/N/4093113320

Se quiser melhorar ainda mais, pegue um de velocidade maior

http://www.bhphotovideo.com/c/product/824140-REG/SanDisk_SDSDXPA_032G_A75_Extreme_Pro_32_GB.html

Um cartão de velocidade de transmissão baixa, ainda que grande em capacidade de armazenamento, é o mesmo que você ter um Morumbi para arquivar dados mas com uma portinha de entrada de 60cm. Imagine quanto tempo levará para encher o estádio! Ou para esvaziá-lo. E se você comprar na B&H, o cartão de 32GB e 45Mb/s já vem de brinde.

RAW é o arquivo cru. É a imagem tal qual foi registrada no sensor, sem qualquer tratamento ou manipulação feita. É o modo que os fotógrafos costumam usar para depois, através de programas como Photoshop, Lightroom entre outros, fazer tratamentos nas imagens como melhorar a nitidez, diminuir os pontos super ou sub expostos, recuperar sombras entre outras quase infinitas maneiras de você tratar ou manipular uma imagem. Melhor portanto que se faça isso à partir do arquivo cru.

Jpeg é um arquivo que a própria cam já tratou internamente, ou seja, ela pegou o arquivo RAW registrado e fez algumas manipulações melhorando algumas partes da imagem de acordo com o critério exclusivo dela. Você receberá uma foto já tratada. É o melhor para uso amador, muito embora mesmo um arquivo Jpeg poderia ser tratado por um Photoshop posteriormente.

Quanto ao tamanho dos arquivos, não se preocupe muito com isto. O ideal para um sensor de 1 polegada seria talvez no máximo uns 12 Mp, mas o fato da cam ser de 20Mp não vai te trazer problemas para um uso puramente amador. Esquece por enquanto isto e manda bala. Você vai ter que configurar a cam, para iniciar o uso e neste momento deverá colocar data, dia, hora etc e também definir como você vai querer as imagens. Nesta hora opte apenas por Jpeg, já que o arquivo RAW é grande e você não vai usa-lo à posteriori para tratamento. Assim seu cartão terá muito mais espaço para fotos, muito embora um cartão de 16 ou 32Gb te permitirá ficar fotografando uns 15 dias sem parar...e ainda não vai encher.


« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 09:31:31 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


LuizSP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2014, 12:00:52
Greatwalker e Diogenes muito obrigado mesmo pela ajuda! Vocês 2 zeraram todas as duvidas que tinha! Vou de RX100 mesmo!


Valeu!!!  :ok: