Autor Tópico: Sigma APO 50-150 2.8 EXDC HSM - Impressões  (Lida 4967 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Abril de 2014, 17:20:34
Boa tarde galera, beleza?
Então, como ninguém aqui no MF tem (ou se pronunciou), resolvi comprar "às cegas" a tal lente Sigma:
APO 50-150 2.8 EXDC HSM.
É da versão antiga, sem OS:



Eu ainda não fiz testes muito conclusivos com ela, mas na brincada que dei em casa quando cheguei com ela, gostei do que ví.
Primeiras impressões:
- Ela é do modelo antigo, com aquele acabamento que pode descascar com pancadas, etc...
- O case dela é muito legal, bonito, resistente, dá de 10 a 0 no da Canon 70-200 2.8L
- Diametro do filtro de 67mm, facilita pra quem quiser usar filtros.
- Auto-foco rápido e silencioso. Adorei.
- Full Time Manual - Mesmo com o foco automático, ela permite que se movimente o anel de foco sem danificar o sistema.
- Zoom muito macio, e não altera o comprimento da lente.
- Compacta e leve. Mede 14cm, se incluir o parasol vai a 20cm.
- Compatível com tele-converter Sigma APO 1,4x e 2x, podendo "transformá-la em uma 70-210 f:4 ou 100-300 f:5.6.

Fiz a compra, baseado em reviews gringos, porque ninguém aqui no BR tem essa lente, kkkk

Paguei U$ 600,00, na Digital Center, em Ciudad del Este, com o dólar a R$ 2,45, deu R$ 1470,00.

Agora vamos aos questionamentos:
-Porque eu não peguei a estabilizada?
POrque custava 230 dólares a mais. (Com a diferença entre elas, comprei uma Samsung ES 95 pra dar de presente pro meu pai, uma mochila Case Logic SLRC-206, um SDHC Sandisk 16gb classe 10 45mb/s, e um jogo de pilhas AA com carregador Sony.)
-Porque não peguei a Sigma 70-200 2.8?
Porque tava 1050 dólares.
-Porque não peguei a 70-200 f:4L?
Porque pra mim vale mais o ponto extra de abertura, que o range maior, pois só uso cropadas.

Assim que eu tiver umas fotos decentes pra postar aqui, farei, em alta resolução.
Se alguém tiver alguma dúvida, ou quiser acrescentar algo, fique à vontade.
Abraço.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2014, 17:24:59
Legal, Mike, vou acompanhar o tópico. Essa é uma objetiva que sempre quis ter quando usava cropadas mas, como sempre tive planos de ir para FF, acabei deixando de lado. Seria muito interessante uma dessas para FF, exatamente nesse range de 50-150, ficaria uma retrateira de primeira!

Abraços


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2014, 18:02:04
Poxa, Mike, desde que comecei a entender alguma coisinha sobre equipamento fotográfico que me pergunto como ninguém (ou quase ninguém) tem essas 50-150 para cropadas. É um range bacana, digamos que equivalente as digníssimas 70-200 em full-frame (tá, um pouco diferente, mas enfim...). Já vi alguém com uma dessas, talvez o ALEX, mas não tenho certeza. Ainda assim, era de se esperar que tivessem mais delas pelo forum.

Já pesquisei bastante a respeito, olhei vários reviews, mas nunca criei coragem de investir numa tele-zoom assim. Primeiro porque minhas fotos quase não pedem esse alcance. Seria mais naquela de "se tivesse usaria", mas não sinto falta a ponto de justificar a compra, mesmo num uso amador e totalmente passional onde se gasta o que não tem! hahaha

Enfim, vou acompanhar.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2014, 18:12:47
 :snack: no aguardo as fotos!
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2014, 19:02:54
Então, eu sempre fui doido por essa lentezinha... Acho que ela casa tão bem com a 17-50, mais até do que a 85 1.8.

O range dela equivaleria a uma 80-240 em FF. Por isso acredito que não sentirei falta de mais zoom.
E outra, se achar que tá faltando, compro um TC 1,4x da Sigma e já era.

Edit: Subi umas fotos toscas pra caramba, que fiz da janela dos fundos do estúdio, não reparem, por favor...  :D
1/1600 f:2.8 Iso 800, 50mm

_MG_0018 por mikecastrofotografia, no Flickr

1/1600 f:2.8 Iso 800, 150mm

_MG_0020 por mikecastrofotografia, no Flickr
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 19:13:53 por Mike Castro »


Claudiofulas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2014, 15:03:21
Mike,

Já tem mais algumas fotos com essa lente, se possivel algum retrato... me apareceu uma boa oportunidade e assim como o Humberto "sempre quis essa lente"...

A versão com OS seria melhor, mas o preço esta fazendo a diferença pra mim... estava olhando uma Tokina (tanque) 50-135mm 2.8, porem essa é projeto mais antigo...

Bom meu principal interesse é para casar com a Tamrom 17-50 ai fecho com duas zoons e depois resolvo as fixas com a 85mm 1.8G

Vc comprou pessoalmente?
2x Nikon D7000
Fixa - Nikon AF-S 10.5mm 2.8 | Nikon AF-S 50mm f/1.8G | Nikon AF-D 85mm 1.8
Zoom - Tamron 17-50mm f/2.8 (no VC) | Nikon 35-70mm 2.8 (macro em 35mm) | Sigma 50-150mm 2.8 | Tokina AF 100-300mm f4


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2014, 16:06:09
Mike,
Já tem mais algumas fotos com essa lente, se possivel algum retrato... me apareceu uma boa oportunidade e assim como o Humberto "sempre quis essa lente"...

Fala Claudio, beleza?
Tem sim, mais fotos com ela:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101547.msg1031899#msg1031899



Eu tbm, desde que saí do estudio onde trabalhava, olhava com muito carinho essa lente. Apesar de não ter muita informação sobre ela na internet, comprei "no escuro" e acho que valeu o investimento.

A versão com OS seria melhor, mas o preço esta fazendo a diferença pra mim... estava olhando uma Tokina (tanque) 50-135mm 2.8, porem essa é projeto mais antigo...
Já ouvi falar muito bem da Tokina, mas nunca achei pra comprar por um preço justo.
Sobre o estabilizador, então, ele ajuda muito, mas pra mim não dava, a diferença de preço pesou no orçamento  :D

Bom meu principal interesse é para casar com a Tamrom 17-50 ai fecho com duas zoons e depois resolvo as fixas com a 85mm 1.8G

Exatamente o meu set: Tamron 17-50 2.8 e Sigma 50-150 2.8. Só não tenho a 85 2.8.
Vc comprou pessoalmente?

Sim. Sou de Maringá-Pr, a 450 km de Foz do Iguaçu. Pra mim compensa comprar direto lá. Indo de carro, e sozinho, o custo daqui até lá não passa de 250 reais. Se chamar alguém pra dividir a gasosa, fica melhor ainda.
Como eu conheço as lojas lá em Ciudad del Este, compro tranquilo.

Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade.
Abraço.


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2014, 22:20:22
Cara, eu tive um tempo uma lente desta...gostava bastante, acho que as cores e contraste dela são muito legais, a empunhadura dela me agradava, parece que encaixava certinho na mão, com um peso ideal, era uma lente que eu gostava de pegar na mão....o problema foi que com o tempo fui perceber....o back focus.
Ela tinha um sério problema com isto, em 2.8 se tornava evidente, eu mandei 2 vezes (quando morava fora) para arrumar na Sigma, e não deu muito certo...se a sua não tem isto, deve ser muito bom usar ela...rs.

"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2014, 08:49:53
Caramba, Mike. Essa foto da moça aí é apaixonante! Se até eu gostei, imagine o marido dela? hahaha

Curiosidade: essa lente tem versão com e sem estabilização? É isso mesmo?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2014, 11:21:28
Caramba Mike, a Scarlett Johansson é sua cliente??
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2014, 14:52:51
Cara, eu tive um tempo uma lente desta...gostava bastante, acho que as cores e contraste dela são muito legais, a empunhadura dela me agradava, parece que encaixava certinho na mão, com um peso ideal, era uma lente que eu gostava de pegar na mão....o problema foi que com o tempo fui perceber....o back focus.
Ela tinha um sério problema com isto, em 2.8 se tornava evidente, eu mandei 2 vezes (quando morava fora) para arrumar na Sigma, e não deu muito certo...se a sua não tem isto, deve ser muito bom usar ela...rs.

Eu não percebi esse problema. Se acontecer, vou relatar aqui.

O que eu gostei nela é que ela complementa certinho a 17-50. Peguei uma 70-200 emprestada algumas vezes, ótima lente, mas as vezes sentia um pouco fechada demais...

Caramba, Mike. Essa foto da moça aí é apaixonante! Se até eu gostei, imagine o marido dela? hahaha
Curiosidade: essa lente tem versão com e sem estabilização? É isso mesmo?

Linda mesmo, né, kkkkkk O casamento será dia 24/08. Fizemos o ensaio agora porque ela não queria fazer as fotos no frio, kkkk

Sobre a lente, há uma versão estabilizada sim:

É mais nova, acho que a minha, se não saiu de linha, tá pra sair... A versão nova é bem filé, mexi nela no PY, mas é bem mais cara. Pra mim não dava...  :D :D
 :ok:
Caramba Mike, a Scarlett Johansson é sua cliente??
Parece, né!
Pior que além de muito bonita, é um amor de pessoa!


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2014, 15:25:42
Ví muitos relatos desse back e front focus, chequei a comprar uma pra um amigo e testamos muito, não percebi nenhum problema. ;)
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2014, 16:12:34
Gosto desse brinquedinho pra caramba,  já testei uma vez na minha antiga 7D e achei muito massa!!!
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2014, 17:57:38
Bem grandinha..... Parece uma mini bazuca.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudiofulas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2014, 09:48:28
Mike,

Mais uma vez muito obrigado pela suas impressões sobre essa lente SIGMA... muito legal mesmo...

Quanto a Tokina, sei q a construção é mto boa, achei por 1350 (for Nikon) na Angel em SP, mas essa Sigma além de mais recente apareceu tbm (para atrapalhar minhas economias) hahahaha...

Ps: Viu não foi só eu que lembrei da Scarlet (no tópico do ensaio deles).

greatwalker
Sim existe, mas o preço já é mais elevado obviamente... Dizem (dizem) q o peso e tamanho é bem parecido com as 70-200 Nikon... Assisti um video do Fro falando dela... mto boa tbm, mas no momento essa versão do Mike é a que meu bolso alcança...

Obrigado pessoal
2x Nikon D7000
Fixa - Nikon AF-S 10.5mm 2.8 | Nikon AF-S 50mm f/1.8G | Nikon AF-D 85mm 1.8
Zoom - Tamron 17-50mm f/2.8 (no VC) | Nikon 35-70mm 2.8 (macro em 35mm) | Sigma 50-150mm 2.8 | Tokina AF 100-300mm f4