Autor Tópico: DSLR descontinuadas, quanto tempo permanecem no mercado?  (Lida 2106 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Online: 01 de Abril de 2014, 12:49:40
Boa tarde

A minha questão parece-me bastante simples, no entanto é algo que me intriga.

Ainda tenho dúvidas sobre o corpo que irei adquirir, se a 60D se a D7000, no entanto enquanto não me decido, e também junto mais uns trocos para a lente, e considerando que ambos estes modelos estão descontinuados, a minha dúvida é a seguinte:

Quanto tempo permanece um modelo descontinuado no mercado? Até esgotar o stock? Continua ser produzido de forma a atingir determinado consumidor alvo? Por norma quanto tempo resiste?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2014, 13:25:25
Bem, não acho que isso seja um fator relevante na escolha, mas respondendo a sua pergunta, varia muito.

Varia de acordo com o fabricante e com a linha. Por exemplo, na linha de entrada da Canon, normalmente quando entrava uma nova Rebel, o que acontecia anualmente, a Rebel de duas gerações atrás saia, ficando a nova e a última "em linha". No entanto, depois da T3i isso mudou, já estamos na T5i e a T3i continua sendo fabricada. No lado da Nikon, a D90 continuou sendo fabricada e vendida por um longo tempo, mesmo depois do lançamento da D7000. Acho que até hoje se encontram unidades novas a venda por aí.

Mesmo na linha superior não existe regra, a Nikon lançou a D600 e logo em seguida a D610. Lançou a D4 faz pouco tempo e já está descontinuada, substituida pela D4s.

Ou seja, não existe nenhuma regra para isso e se vc começar a pensar nisso, não vai comprar máquina nenhuma  :ok: :ok:

Só para corrigir o que vc postou, a D7000 já foi descontinuada até porque já existem rumores de substituição da D7100 ainda este ano. A 60D continua, pelo menos por enquanto, sendo produzida.

No frigir dos ovos, escolha aquela que mais te agradar e pronto.

Abçs
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 13:27:11 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2014, 14:02:36
Obrigado AlexandreS por essa tua explicação.

No entanto entendeu mal a razão da minha questão, não é esse um dos factores de compra. A questão é que ainda estou juntando uns trocados e não gostaria que quando tivesse a minha escolha feita já não conseguisse encontrar no mercado  :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2014, 14:07:44
Descontinuada significa que não fabrica mais. Vai ser vendida enquanto durarem os estoques.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2014, 00:44:33
Normalmente não vale a pena comprar uma descontinuada (nova) a menos que o valor seja bem baixo. Caso contrário o upgrade da mesma câmera frequentemente custa pouco mais. FRQUENTEMENTE.
D200


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2014, 05:58:29
Normalmente não vale a pena comprar uma descontinuada (nova) a menos que o valor seja bem baixo. Caso contrário o upgrade da mesma câmera frequentemente custa pouco mais. FRQUENTEMENTE.

Neste caso a D7000 tem um valor apetecível comparativamente com a D7100, 1.834 R$ contra 2.551 R$


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2014, 07:49:31
Se tiver num preço legal vale a pena sim, câmeras descontinuadas não deixam de serem boas, um exemplo disso é a D90, que já sai de linha faz tempo e é uma uma senhora câmera. Mas tem que ser barato.