Autor Tópico: Contrato que evita nossos maiores problemas  (Lida 948 vezes)

queliicoelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 23 de Outubro de 2014, 11:23:17
Bom dia!
Vim colaborar com um modelo de contrato, que alterei com base em experiências minhas e fatos que vi se repetir com vários fotógrafos.

Por exemplo: Já diagramei um álbum para um estúdio. O dono me disse que o álbum que diagramei tinha DOIS ANOS que a noiva tinha casado e só tinha selecionado a foto há poucos dias. Nesse tempo, o fotolivro que ela escolheu pode ter aumentado o preço da impressão e frete, eaí complica  o bolso de quem se ela pagou tudo no ato da contratação?

Então, o que coloquei:

*Número de fotos que irão para o CD e/ou álbum
* Valor para adicionar mais fotos além do combinado no álbum (porque se é para cagar o álbum com 20 fotos numa lâmina A4, que ao menos cobremos pelo trabalho extra para tentar fazer isso da melhor forma possível)
*Prazo para seleção de imagens e caso o cliente não as faça no prazo, a seleção fica a critério do fotógrafo
* Que apenas trato as imagens, mas não faço milagres no photoshop (Calma! Lembre-se, no contrato escrevei de maneira formal. kkkkk)
*Número de páginas do álbum
*Valor por página que extra no álbum
*O cliente não gostou de alguma lâmina? Ok, cada um tem um gosto diferente, então especifiquei duas alterações, acima disso será cobrada uma taxa por alteração.

A pior experiência que já tive, foi com alterações, mas não diagramando e sim criando um trabalho de design. Se eu tivesse feito um contrato e especificado essa parte das alterações teria muito menos dores de cabeça. Além disso, fiz tantas alterações que acabei pagando para trabalhar...

O arquivo está em dois formatos:

*PDF para imprimir e preencher com caneta
*IDML para editar no InDesign

https://onedrive.live.com/redir?resid=AF64489F2C1DFC48%211056
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, 11:25:04 por queliicoelho »


lcrc

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2014, 17:14:18
 :ok:
Luiz Cláudio Ribeiro                       
Câmera Sony ILCE A6000
Várias lentes prime antigas