Enquete

Vc quer participar do livro? Em qual tema?

Sim, quero participar se o tema for Natureza
27 (61.4%)
Sim, quero participar se o tema for Fotos de rua (e arquitetura)
4 (9.1%)
Sim, quero participar se o tema for Retratos
6 (13.6%)
Nao, prefiro calendario.
1 (2.3%)
Nao, nao quero participar (mas gosto de responder enquetes).
6 (13.6%)

Votos Totais: 43

enquete encerrada: 03 de Julho de 2014, 13:54:04

Autor Tópico: Criar algo junto como livros ou calendarios (a galera do forum)?  (Lida 53587 vezes)

fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #60 Online: 04 de Abril de 2014, 12:35:34
Pra fins de abatimento de preço na hora de negociar a impressão, acho que quem participar tem que obrigatoriamente comprar pelo menos 1 unidade...

Boa ideia essa de comprar uma unidade.  :D

E ao invés de imprimir uma quantidade de livros, ele poderia ser colocado em sites de impressão, aí vai vendendo sob demanda e não precisa de um investimento inicial... Pelo que entendi era essa a proposta inicial do Croix.
fkuhne.tumblr.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 04 de Abril de 2014, 13:47:25
A tentativa anterior morreu na casca. Se bem que era uma proposta um pouco diferente.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84051.135
A principio nao tem misterio, eh so os interessados mandar a imagem em high resolution para alguem que se candidate a organizar as paginas em um arquivo, e fazer o upload nesses sites de auto publicacao. Ta pronto.

So estou esperando ver se consigo a permissao do proprietario do forum em usar o nome e layout do forum na capa. Caso nao permita pensamos em outro nome.

Boa ideia essa de comprar uma unidade.  :D

E ao invés de imprimir uma quantidade de livros, ele poderia ser colocado em sites de impressão, aí vai vendendo sob demanda e não precisa de um investimento inicial... Pelo que entendi era essa a proposta inicial do Croix.
Exatamente. Ninguem precisa tirar 1 centavo do bolso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #62 Online: 04 de Abril de 2014, 13:57:20
Criei a enquete. Daqui alguns dias saberemos o numero de pessoas e assim ja ter uma ideia de quantas paginas o livro pode ter e quantas fotos de cada participante. :)

E assim podemos organizar um post onde as pessoas colocam os links das suas fotos que gostariam (respeitando uma certa curadoria para nao virar bagunca). :)

Qual eh a sugestao de curadoria? Obviamente fotos tremidas, fora de foco, obviamente desnivelada de maneira desfavoravel, etc, nao podem ser aceitas. Mas o que mais? Talvez Imagens com um minimo de ruido lisa? Talvez nao aceitar vinhetas tambem? Nao permitir fotos que obviamente foram feitas no quintal de casa e parques urbanos com pessoas/carros/constricao aparecendo? Nao permitir fotos com de animais com luz direta/chapada ou mal balanceada? Nao permitir fotos com Balanco de branco obviamente desreguado (de forma artificial/desagradavel)?

Talvez o que ja citei acima seria o basicao, mas tem algo a mais para ser definido?

E se for mais extremista para manter um padrao pode tambem ser so fotos em preto e branco ou so fotos coloridas. Talvez desnecessario ou talvez nao.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.218
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #63 Online: 04 de Abril de 2014, 14:00:16
Não seria mais interessante outros escolherem as fotos q mais gostam de cada usuário que quiser participar? Tipo o Favorite game aqui do fórum
Assim já terá um certo critério na seleção


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #64 Online: 04 de Abril de 2014, 14:02:36
Não seria mais interessante outros escolherem as fotos q mais gostam de cada usuário que quiser participar? Tipo o Favorite game aqui do fórum
Assim já terá um certo critério na seleção


Sei não... Acho que cada um poderia mandar a(s) sua(s) favorita(s) mesmo. Ou, no máximo, cada um manda tipo umas 3 ou 4 fotos, e a partir dessas os outros escolhem, sei lá...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #65 Online: 04 de Abril de 2014, 14:11:19

Sei não... Acho que cada um poderia mandar a(s) sua(s) favorita(s) mesmo. Ou, no máximo, cada um manda tipo umas 3 ou 4 fotos, e a partir dessas os outros escolhem, sei lá...

Concordo. Assim fica uma obra democrática, porque quem quiser pode participar, e também algo que agradeço a mais pessoas.

Mas ainda assim precisa ter alguma regra pra ter um mínimo filtro,  senão quem impede de vir um engraçadinho só pra zoar e coloca pra votação 4 fotos do avô dele sentado no trono.?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #66 Online: 04 de Abril de 2014, 14:15:23
Mas ainda assim precisa ter alguma regra pra ter um mínimo filtro,  senão quem impede de vir um engraçadinho só pra zoar e coloca pra votação 4 fotos do avô dele sentado no trono.?


Sim, isso sim, daí entra a parte da tal curadoria, apenas pra filtrar as imagens baseado no escopo, no tema do livro (e não na qualidade da foto).


Marcio, concordo com todos os pontos que você levantou, mas acho que isso deveria ficar mais como um guia pras pessoas que forem enviar fotos do que como uma forma de veto mesmo. Se, apesar de estar ciente de tudo isso, a pessoa ainda assim quiser que sua foto seja publicada, daí não acho que deva ser vetado não.


Eu sou a favor de fotos tanto coloridas quanto PB.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #67 Online: 04 de Abril de 2014, 14:29:54
Ok,

Mais para frente eu organizo um topico para os participantes apresentarem as fotos (no maximo 5 fotos), e os curadores escolhidos pela galera dao uma olhada em cada uma, e eles so se manifestam caso decidirem que alguma das fotos nao representa uma qualidade boa o suficiente basica para a categoria.

E assim sendo, eu mando uma mensagem para cada pedindo para que me mande a imagem em alta resolucao (com o nome proprio ou artistico e o nome da foto), para eu organizar as paginas do livro.

E assim nos damos sequancia.

Algo que nao ficou claro para mim eh se querem que o livro tenha uma pequena auto biografia de cada participantes e EXIF das imagens ou nao.

Pessoalmente eu prefiro sem EXIF e se tiver informacoes sobre os participantes (alem do credito de cada imagem obviamente) esse texto deve ficar nas ultimas paginas do livro (minha opiniao).

E no final de tudo nos pensamos em uma capa.

So esperar mais um pouco para eu ter nocao de quantas pessoas realmente querem participar.



Lembrando que esse fica sendo mais um projeto piloto. Tendo ele pronto e vendo se a galera realmente gosta, fica mais facil em organizar um segundo livro mudando os detalhes e com outro tema, ou ate mesmo fazer uma segunda edicao aperfeicoando os detalhes.


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 04 de Abril de 2014, 14:39:25
Não posso responder por todos, mas acho que provavelmente teremos no mínimo uma impressão do livro por participante ...
No meu caso, se minhas fotos fossem selecionadas pro livro, com certeza eu gostaria de ter ao menos um exemplar impresso em casa ...
E digo mais, se for um sucesso, o que eu acredito que vai ser, poderíamos fazer uma edição por ano (com novas fotos, claro!), ia ser muito bacana!

Abraço!
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #69 Online: 04 de Abril de 2014, 15:18:01
Eu estou dando uma olhada no Lulu.com onde ja tenho experiencia em publicacao de livro e calendario. Se alguem tiver melhor recomendacao me avise.

To fazendo uns testes aqui...

Querem capa de papel para o custo ficar menor ou capa dura?


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #70 Online: 04 de Abril de 2014, 15:21:35
Pessoalmente eu prefiro sem EXIF e se tiver informacoes sobre os participantes (alem do credito de cada imagem obviamente) esse texto deve ficar nas ultimas paginas do livro (minha opiniao).

E no final de tudo nos pensamos em uma capa.

Isso, tudo no final, conforme a página. Não sou favorável à menção do EXIF e/ou qualquer dado técnico (câmera, lente, ...).

Sobre a capa, um baita mosaico com todas as fotos acho que ficaria legal... No canto, o logo do fórum e o título do livro.
fkuhne.tumblr.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #71 Online: 04 de Abril de 2014, 15:26:56
Isso, tudo no final, conforme a página. Não sou favorável à menção do EXIF e/ou qualquer dado técnico (câmera, lente, ...).

Sobre a capa, um baita mosaico com todas as fotos acho que ficaria legal... No canto, o logo do fórum e o título do livro.
Bem pensado!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #72 Online: 04 de Abril de 2014, 15:40:54
Boa ideia essa de comprar uma unidade.  :D

E ao invés de imprimir uma quantidade de livros, ele poderia ser colocado em sites de impressão, aí vai vendendo sob demanda e não precisa de um investimento inicial... Pelo que entendi era essa a proposta inicial do Croix.

se compra várias unidades de uma vez só o preço cai...

No caso do site que o Marcio sugeriu por exemplo (www.lulu.com), tem lá: "No inventory, no risk. Volume discounts start at 15 copies."  Então, teoricamente é mais barato comprar 15 unidades ou mais do que individualmente, assim todo mundo economiza.
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, 15:42:03 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #73 Online: 04 de Abril de 2014, 15:45:06
No caso do site que o Marcio sugeriu por exemplo (www.lulu.com), tem lá: "No inventory, no risk. Volume discounts start at 15 copies."  Então, teoricamente é mais barato comprar 15 unidades ou mais do que individualmente, assim todo mundo economiza.


Bom, saber! Acho que dá pra se comprometer a cada um comprar uma cópia sim (ainda mais se aceitar parcelamento no cartão, eheheh  :D ), espero que tenhamos mais de 15 autores interessados em participar...


Gostei da ideia do mosaico de fotos na capa!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #74 Online: 04 de Abril de 2014, 15:46:13
Pessoalmente eu prefiro sem EXIF e se tiver informacoes sobre os participantes (alem do credito de cada imagem obviamente) esse texto deve ficar nas ultimas paginas do livro (minha opiniao).

Concordo. Exif pra mim só se fosse um livro didático.
O que ficaria interessante seria um pequeno texto do autor acompanhando cada foto. Uma explicação do contexto, uma frase edificante, um poema...  Ao gosto do freguês.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube