Autor Tópico: Foto em RAW na Canon SX50  (Lida 2083 vezes)

Renato Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Abril de 2014, 18:13:15
Sou novato nesse mundo da fotografia e tenho algumas dúvidas para vocês me ajudarem.

Comecei a fotografar em RAW e notei que as imagens ficam com aparência que foram tiradas com um lente do tipo eyefish (distorcidas) e nos quatro cantos aparecem "sombras". Quero saber se isso é normal, ou seja, seria uma característica do próprio formato RAW?

Se eu fotografar tudo em RAW e fizer conversão em lote no Photoshop, por exemplo, vou manter a aparência do RAW ou a foto vai ficar quase igual se eu já tivesse fotografo em JPEG?

Adaptei um parasol não original num filtro polarizador. Quando a lente está em 24mm (sem zoom), aparece partes do parasol, independente da posição que estiver colocado. A especificação dele é para 67mm, mas por não ser original, penso que ele é grande demais. Seria isso mesmo?

Desde já, obrigado pela atenção e colaboração

As fotos abaixo mostram o que relatei na primeira pergunta sobre o RAW e o JPEG
http://olharpanoramico.com/tmp/igreja-raw.jpg

http://olharpanoramico.com/tmp/igreja-jpg.jpg

EDITADO. Fotos com tamanho maior do que o permitido. Favor, ler Regras de Uso do Fórum (na sala Suporte) e ler Instruções de Uso desta sala.
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 09:02:39 por Helena Bsb »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2014, 18:28:40
Compre o parasol original ou deixe sem.    :ok:

Já tentou fazer as mesmas fotos SEM o parasol ?


Renato Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2014, 07:59:59
As fotos que postei como exemplo foram feitas sem o parasol.  Se eu fizer a foto com parasol e em RAW, as bordas escuras ficam bem maiores. Dá para ver claramente um pedação do parasol  :D

Um coisa que notei é que - como a resolução máxima da câmera é de 12 MP, a foto na proporção 4x3 fica - obviamente - com 4000x3000 MP em JPEG. Em RAW a mesma foto está com resolução maior: 4074 x 3 mil e pouco, dando pouco mais de 12.3 MP.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2014, 08:19:59
Você tinha algum filtro lente? Acredito que sim. Aquilo é parasol, filtro ou no caso de uma SLR lente errada. RAW não faz esse tipo de alteração.
Ao converter o Raw em JPEG, ele só terá as características que você incluiu na sua edição. Essa conversão não é igual da câmera. Se quer o mesmo resultado continue no JPEG. Raw é pra que pretende editar pessoalmente cada foto. Não sei se vc tem a opção de Raw+JPEG, mas se tiver é interessante. A cam produz os dois arquivos a partir de uma única foto e aí vc escolhe qual deseja trabalhar.
Daniel

Instagram: @danacqua


Renato Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2014, 09:30:39
Em todas elas eu usei um filtro polarizador...
Tenho a opção dos dois formatos, mas em alguns casos o RAW é mais fiel às cores, pelo que notei nas que pude comparar.
Vou fazer uns testes aqui em RAW sem filtro e sem parasol e depois posto aqui. Valeu.