Autor Tópico: Fotografando na balada com Nikon D90  (Lida 3267 vezes)

Adriano Monezi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • Clicando
    • Guia Lacerda
Online: 01 de Abril de 2014, 19:33:35
Pessoal, vi um tutorial na internet mais ainda não tive tempo de ver se tem como fazer ou se é mesmo verdade, é o seguinte:

COM FLASH

Modo " Manual"
Iso100
Abertura f3.1 ou f4.5 Sony, Canon, Nikon.
Velocidade: 1/125(diminua para 1/50 ou 1/60 caso queira as luzes como efeitos nas fotos de exemplo).
Fotometria: Multi ou multi-zona, ou matricial(canon),
Acione o flash.
Ponto!!! não precisa mexer em nada.Mas caso você tenha "medo" do modo manual, não coloque no automático. Ajuste em modo "SP", aperte o botão menu e escolha "Festa"(ou fotografia noturna em algumas câmeras), acione o flash. E você terá fotos tipo as abaixo. A câmera pode ter dificuldades em fazer o foco, neste caso faça em algo claro como parte da roupa de cor clara, quando focar trave o botão(aperte ate a metade até focar e segure)e aponte para o assunto e faça a foto.



Essa configuração acima funciona? Meu equipamento é uma D90 + Flash Yungno YN 467 II (uso em TTL) e com o difusor no flash, existe alguma dica de configuração pra min usar na minha D90?
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 19:37:22 por Adriano Monezi »
Aprendendo a clicar...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2014, 20:35:13
Eu tentaria 1/10 ISO100 F7.1, acho que 1/50 ainda é muito rápido para captar rastros de luzes.

Qualquer câmera se comporta do mesmo jeito.
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, 20:35:57 por Roberto Dellano »


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2014, 00:50:35
Eu acho que fotografar com ISO 100 vai exigir MUITA potencia do flash, bem como vai depender do local para funcionar, pois as vezes o rebatimento é impossível etc. Tenho a D7100 e usar ISO 800 fica com resultados bem bacanas, mas eu recomendaria ISO 400, pois assim você não precisa forçar o flash à 1/1 e sim usar entre 1/8 ou 1/4, pois já ajuda MUITO na bateria e na velocidade de reciclagem (que para mim, é o mais importante)! TTL pode desligar também, pois trás resultados imprecisos e consome ainda mais bateria em ambientes porcamente iluminados!

Sobre a velocidade do obturador, eu coloco o flash em rear sync (segunda cortina) e uso velocidade de obturador em 1/8 ou 1/6, com isso acabo não pegando muitos rastros (mas essa configuração pode variar MUITO dependendo de onde você está fotografando, as vezes não tem jeito, tem que ser mais rapido mesmo.

Eu já perdi MUITAS fotos de eventos tentando me aproveitar das aberturas maiores, mas acaba que o AF vive sofrendo nestas condições, então o melhor jeito é usar lentes calibradas e usar aberturas de f/4.5 ou menores, pois assim tu perde menos fotos. Sobre a fotometria, eu particularmente acho irrelevante o modo como vai fotometrar, mas eu preferiria fotometria pontual, pois a matricial pode se embolar com as luzes de fundo em 90% do tempo (isso ocorre mais qndo vc usa modo de prioridade de velocidade ao inves do manual).

Espero ter sido util.
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 01:20:19 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Thiago Drummond

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2014, 16:39:35
Eu gosto de rebater a luz no teto, e controlo a intensidade dela para mesclar com a iluminação do ambiente, normalmente tenho um resultado quente e bem iluminado sem ter que passar do iso 800

Thiago Drummond
www.drummondstudios.com.br