Autor Tópico: Dúvida - ruído:  (Lida 2351 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 03 de Abril de 2014, 12:34:07
Olá caros!

Nos últimos dias tenho feito alguns testes em fotografias noturnas mas não consegui chegar a uma conclusão sobre um determinado aspecto:

Em se tratando de ruído, para evita-lo, é mais aconselhável um ISO mais baixo e uma exposição maior ( Ex: ISO 100 e 300 segundos de exposição )
ou o inverso, ISO alto e exposição curta ( Ex: ISO 1000 e 30 segundos de exposição )?

Em suma, o que gera mais ruido na imagem: ISO alto ou exposição maior de tempo?

Ou os dois são prejudiciais na mesma conta...... :ponder:


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2014, 13:31:35
5 minutos de exposiçao? Qual a finalidade da foto?  :shock:

Em tese, o resultado será o mesmo.. mas é mais prático elevar o ISO.. nem sempre estamos com um tripé nas maos, enfim..

recomendo a leitura: http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/image-noise.htm

vai deixar tudo mais claro  :ok:
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 13:32:33 por martineschen »
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2014, 13:43:43
Não sei a teoria, mas de minha prática, prefiro aumentar o tempo de exposição, me dá resultados melhores.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2014, 13:56:16
Também não sou expert, mas a princípio o ruído gerado pelo aumento do ISO é causado pela amplificação do sinal analógico, o ruído gerado pela longa exposição é ruído térmico.

Sem grandes conhecimentos do assunto, eu preferiria aumentar o tempo de exposição. O aumento do ISO além de elevar o ruído acaba também diminuindo o range dinâmico. Além disso, o ruído térmico pode ser já grandemente reduzido através da técnica de  "Dark Frame Subtraction", que é implementada em grande parte das DSLR como "Redução de ruído de longa exposição". Esta redução de ruído não tem nada a ver com as rotinas de redução de ruído convencionais, é aplicada também ao arquivo RAW e não degrada a qualidade de imagem.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2014, 14:00:00
Eu normalmente utilizo:

- Maior tempo;
- Menor ISO;
- Utilizar Long Exposure Noise Reduction (NIKON);

Normalmente, o tempo de exposição aumenta significativamente, mas os resultados obtidos são excelentes, pelo menos na minha tentativas!!!

 :ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2014, 14:12:18
ISo baixo e longa exposição também me oferecem resultados melhores, na minha opinião e para as minhas fotografias.

Obviamente o "resultado melhor"de um fotógrafo pode ser "pior" para outro.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2014, 14:17:19
Legal pessoal...sinceramente sempre tive pra mim que expor por mais tempo prejudica menos do que aumentar o ISO.

Só pra complementar, as fotos que mencionei são com tripé ( claro ), todas somente em RAW, com e sem o sistema de redução de ruído ativado ( testes ).

Ainda não parei pra "tratar" as imagens e fazer uma avaliação significativa, mas na primeira olhada que dei tive a impressão de que as fotos feitas
com 5 minutos de exposição e ISO 200 tiveram a mesma aparencia ( ruídos ) que as de 30 segundos e ISO 1000, por exemplo, o que "derrubaria" em tese esse meu pensamento.

Vou continuar "testando"....rsrs

Ah, as fotos são de paisagens noturnas, rastros de estrelas, e mesmo sabendo da possibilidade de programar várias fotos ou time lapse prefiro um tiro só. :ok:


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2014, 14:35:06
Existem vários tipos de ruido.. no link que eu postei eles explicam um a um.. Sem tripé.. dependendo do momento, voce nao vai ter como prolongar a exposiçao, ou terá uma foto tremida, mas varia de caso a caso.. Como suas fotos sao de paisagens com estrelas e a noite, o segredo está na longa exposiçao.. como o colega falou é um rudio diferente, e em RAW.. sempre existe um jeito de melhorar!  :ok:
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2014, 14:39:29

Ainda não parei pra "tratar" as imagens e fazer uma avaliação significativa, mas na primeira olhada que dei tive a impressão de que as fotos feitas
com 5 minutos de exposição e ISO 200 tiveram a mesma aparencia ( ruídos ) que as de 30 segundos e ISO 1000, por exemplo, o que "derrubaria" em tese esse meu pensamento.

Com isos próximos será mais difícil você concluir alguma coisa, use casos mais limite, por exemplo ISO100 com bastante tempo de exposição e ISO6400 com pouquíssimo tempo. Depois vá aproximando os ISOs e veja que a diferença pode sumir.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2014, 16:01:12
E nunca esqueça de ligar a Redução de Ruído de Longa Exposição. O único porém é que vc irá demorar o dobro do tempo da exposição para conseguir a foto, já que a câmera precisar gerar o Dark Frame. Mas não afeta a qualidade da foto e é muito efetivo em retirar os hot-pixels gerados pelo aquecimento dos fotodiodos.

Se quiser saber mais, https://www.google.com.br/search?client=ubuntu&channel=fs&q=dark+frame+subtraction&ie=utf-8&oe=utf-8&gfe_rd=cr&ei=jq89U7nwO4il8Aa85oGIBA




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2014, 17:29:57
E nunca esqueça de ligar a Redução de Ruído de Longa Exposição. O único porém é que vc irá demorar o dobro do tempo da exposição para conseguir a foto, já que a câmera precisar gerar o Dark Frame. Mas não afeta a qualidade da foto e é muito efetivo em retirar os hot-pixels gerados pelo aquecimento dos fotodiodos.

Alexandre, esse era um dos fatores que precisava analisar, justamente prq acho um saco esse tempo de "redução de ruído".

Mas se fizer diferênça ta valendo, a não ser que o Lightroom consiga resolver o que a camera faz e leva o dobro de tempo na captura...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2014, 19:46:28
Alexandre, esse era um dos fatores que precisava analisar, justamente prq acho um saco esse tempo de "redução de ruído".

Mas se fizer diferênça ta valendo, a não ser que o Lightroom consiga resolver o que a camera faz e leva o dobro de tempo na captura...

Não exista nada feito em pós que possa substituir a técnica do Dark Frame. Antigamente (e até hoje para quem usa câmeras menos especializadas), o pessoal fazia isso a mão. Fazia uma foto, tampava a lente e fazia outra foto com os mesmos parâmetros. Depois ia para os programas de edição para "subtrair" o ruído existente na segunda foto da primeira. Hoje as câmeras mais modernas e com mais recurso fazem isso automaticamente, e o processo é feito em memória antes da imagem ser gravada, ou seja, o RAW é o resultado do processo e já vem limpinho.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thiago Drummond

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2014, 16:30:06
e no caso de fotografia noturna com movimento, no caso retratos a noite, qual a melhor solução para nao ter tanto ruido nas fotos? qual o iso maximo para fazer um retrato externo a noite e ter um resultado aceitavel?
a nikon d7000 tem essa funçao do  Dark...?

Thiago Drummond
www.drummondstudios.com.br
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, 16:30:54 por Thiago Drummond »


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2014, 18:12:18
e no caso de fotografia noturna com movimento, no caso retratos a noite, qual a melhor solução para nao ter tanto ruido nas fotos? qual o iso maximo para fazer um retrato externo a noite e ter um resultado aceitavel?
a nikon d7000 tem essa funçao do  Dark...?

Thiago Drummond
www.drummondstudios.com.br

Acredito que o ruído aceitável é relativo de pessoa pra pessoa.. cada câmera tem sua limitação. Melhor forma de você descobrir isso é fazendo testes e até onde você acha o seu resultado aceitável? Em movimento a noite ao meu ver é flash+lente clara.. Minha câmera (60d) pelos testes que fiz acho aceitável até 1600.. mas tem gente que sobe mais.. só testando mesmo!
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2014, 18:26:19
A redução de ruído para longa exposição só serve pra fotos tiradas em Jpeg, né? Se fotografa em raw não terá essa “melhora“ no ruído. Aí resolve-se na pós. Estou certa? Só pra esclarecer mesmo.