Autor Tópico: Cláudio Rombauer, da um help com lente TS  (Lida 4080 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Online: 03 de Abril de 2014, 13:10:40
Estou pensando em comprar uma lente TS, decidi pela 24mm porém tem as opções Nikon, Canon e Samyiang... Poderiam discursar aobre as vantagens e desvantagens de cada uma?
Cameras a serem usadas Nikon D3s ou Canon 5D...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2014, 14:53:54
No seu caso, sem nenhuma dúvida, a Nikon PC-E

Primeiro, a incompatibilidade parcial de movimentos dela é com a D800 e outras que possuem flash, no caso da D3s vai ser perfeitamente funcional. E tem outra, ela ainda serve na Canon com adaptador, se não estou enganado.

Apesar da Canon ser mais nítida e ter movimentos mais completos sem precisar desparafusar, a nikon no seu caso será mais versátil. E esta diferença de nitidez é mais perceptível nas bordas, não é nada gritante.



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2014, 04:32:13
Você foca pelo VF ou em modo live Viee?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2014, 06:46:44
Eu já pesquisei um pouco e consegui ver para que servem essas lentes. São muito usadas para arquitectura em que se pretende reduzir as distorções ao mínimo e controlar o plano de focagem ao máximo. E são caras pra xuxu...  :eek:

Na prática quais são outras utilidades destas lentes?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2014, 07:07:57
Eu já pesquisei um pouco e consegui ver para que servem essas lentes. São muito usadas para arquitectura em que se pretende reduzir as distorções ao mínimo e controlar o plano de focagem ao máximo. E são caras pra xuxu...  :eek:

Na prática quais são outras utilidades destas lentes?
Landscape, produtos, e qualquer uso criativo do foco, retratos, eventos...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2014, 08:51:58
Você foca pelo VF ou em modo live Viee?

Depende da situação, se estiver usando uma abertura pequena e a foto é be precisa, tenho que recorrer ao LV, mas no geral, em uma câmera com um bom VF, dá pra focar bem. O foco manual dessas objetivas é excelente, curso longo, muito suave.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2014, 08:54:48
Eu já pesquisei um pouco e consegui ver para que servem essas lentes. São muito usadas para arquitectura em que se pretende reduzir as distorções ao mínimo e controlar o plano de focagem ao máximo. E são caras pra xuxu...  :eek:

Na prática quais são outras utilidades destas lentes?

Produtos principalmente, podemos estender a nitidez no plano desejado, usando uma abertura mais nítida, diminuir distorções, controlar o desfoque em fotos de gastronomia, só um exemplo desta abaixo:



http://www.midiaarte.com.br/midiafoto/wp-content/uploads/2010/11/FEIJOADA-1024.jpg


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2014, 09:03:03
Sabe dizer qual foi usada pra fazer essa imagem?


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2014, 09:05:16
Produtos principalmente, podemos estender a nitidez no plano desejado, usando uma abertura mais nítida, diminuir distorções, controlar o desfoque em fotos de gastronomia, só um exemplo desta abaixo:



http://www.midiaarte.com.br/midiafoto/wp-content/uploads/2010/11/FEIJOADA-1024.jpg

Penso que essa imagem escolhida por ti foi perfeita para me explicar o uso dessa lente. A zona focada é a superfície da feijoada, e mais nada em redor se encontra focado (norte/sul/este/oeste)... Obrigado, foi muito esclarecedor

É quase como se fosse um DOF controlado também nas laterais
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, 09:06:18 por taunus »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2014, 09:05:20
Sabe dizer qual foi usada pra fazer essa imagem?

90mm TS Canon
5DMKII





Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2014, 09:31:55
Obrigado, achei mto boa :ok:

Obrigado, existem mais 7 fotos deste shoot, com outros pratos, mas apenas nesta usei a TS de forma seletiva, nas outras deixei-a com os movimentos zerados.

Eu acho a 90mm TS muito boa pra produtos, pois além de termos os movimentos, tanto pra controlar desfoque quanto pra nitidez, ainda podemos montar tubos de extensão nela pra fotografar pequenos produtos. E ela se comporta muito bem na questão difração. Depois que comprei ela, encostei a 100mm macro.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2014, 09:48:03
Lembro que quando fiz algumas fotos de doces pela primeira vez tive dificuldade justamente com isso, e apesar de terem ficado bonitas, me decepcionaram neste quesito


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2014, 19:32:54
Claudio, uma curiosidade.
Você usa muito focus staking com essa objetiva? No caso de desejar uma foto completamente nítida. Ou simplesmente usa uma macro normal com abertura mais fechada?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2014, 19:40:21
Claudio, uma curiosidade.
Você usa muito focus staking com essa objetiva? No caso de desejar uma foto completamente nítida. Ou simplesmente usa uma macro normal com abertura mais fechada?
Com a Tilt-Shift não precisa fazer staking. Você fica o primeiro plano com o foco e os demais fica com o tilting...
Da uma olhada no vídeo a seguir.
http://youtu.be/XBT7GDrWr-Y
« Última modificação: 05 de Abril de 2014, 19:42:15 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr