Autor Tópico: Ajuda Como focar todo o Objeto.  (Lida 7516 vezes)

RenatoBagio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 03 de Abril de 2014, 15:08:40
Olá a todos..

Meu nome é Renato trabalho como web designer a 8 anos, sou casado e minha esposa tem uma loja física de acessórios femininos e resolvemos partir para uma loja virtual de acessórios femininos (Bijoux, bolsas, óculos etc) a montagem da e configuração da loja correu tudo OK afinal, esse é meu trabalho, então chegou a hora de fazer as fotos e ai começou o INFERNO, meu deus fotografia é muito difícil.

1- A mais ou menos dois meses estou estudando fotografia, já entendo um pouco sobre ISO, Obturador, velocidade,  sei que os três de certa forma fazem o controle de luz porém não sei como cada um interfere no resultado final da fotografia. Possuo um Nikon d3200 com a lente do kit 18-55.   
 
2 - Alguém poderia me dar uma dica de como conseguir foco uniforme em todo um objeto.



Como podem ver na imagem o objeto não fica inteiramente focado. Para conseguir uma foto igual a que eu gostaria seria indispensável o uso de uma lente macro? ou seria outro tipo de lente?

Durante meus estudo li que para conseguir um funfo 100% branco o fundo  tem que estar 2 vezes mais iluminado que o objeto em questão, e estar um pouco afastado do mesmo.
minha dúvida é para este caso do anel que fica no chão coloca um luz de baixa para cima para iluminar o chão do anel?  Alguém conhece outra técnica de fotografia de anel?

Minha iluminação hoje é bem precária preciso urgente investir em iluminação porem não sei o que comprar por isso gostaria de opinião de vcs sobre o que compra para montar meu estúdio o anel é só um dos objetos que terei que fotografar, para vcs terem um ideia da gama de produtos que terei que fotografar da uma olhada no meu site
www.versatilacessorios.com.br  preciso de equipamentos que me permitam fotografar todos esses objetos.  não tenho muita grama mas se tratando de fotos para e-commerce não posso abrir mão da qualidade da fotografia por isso farei um esforço para conseguir equipamentos bons. blz..

Bom acho que para o primeiro post é isso, desde já agradeço a atenção de todos.

 


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2014, 15:20:02
1. Ver se não é melhor investir em um fotógrafo profissional.

2. Investir e estudar iluminação (nas fotos still a iluminação faz toda a diferença), para iniciar, sugiro o livro "Luz, Ciência e Magia".

3. Para focar a peça toda precisa fechar mais a abertura da lente. Uma lente macro é desejável (mas não vai te ajudar sem a iluminação certa).

Dê uma estudada nos tópicos abaixo:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0 (iluminação)

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=74129.0 (lente)

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72073.0 (tripé)


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2014, 15:20:06
Utilize de preferência aberturas menores, ( ex f16, f22 ) para obter maior profundidade de campo, pois quanto maior a abertura, menor será a área totalmente focada.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2014, 15:48:38
Sobre a luz não vou comentar, pois precisaria de umas 10 páginas pra escrever.

Sobre a profundidade de campo, você tem algumas alternativas.

1) uso de uma objetiva tilt-shift vai ajudar a resolver o problema da foto, fazendo o plano de foco se aproximar do plano do objeto deitado.

2) utilizar aberturas menores, apesar de prejudicar a qualidade da imagem, aumenta a nitidez ao longo do objeto.

3) utilizar a técnica de focus stacking, através de várias fotos com foco em pontos diferentes, é tipo um "hdr de foco", existem softwares para este tipo de finalidade.

http://www.epicmind.com/blog/tag/jewelry-photography/


Assim como a pausa é imprescindível na música, a ausencia de luz (sombra) é imprescindível na fotografia. Cercar um produto por todos os lados com luz uniforme e homogenea não resulta em uma representação real e agradável da sua forma, o ideal é trabalhar, bem posicionadas, luz e sombra, reflexos brancos e pretos, caso contrário o metal se parecerá com plástico.
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 15:51:28 por Claudio Rombauer »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2014, 16:08:10
Busca as mensagens do Cláudio aí de cima que você vai ver muitas ideias bacanas.

Coloque a lente em 55 mm e faça o enquadramento afastando ou aproximando a câmera. Isso vai minimizar o problema de foco.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2014, 16:41:08
Busca as mensagens do Cláudio aí de cima que você vai ver muitas ideias bacanas.

Coloque a lente em 55 mm e faça o enquadramento afastando ou aproximando a câmera. Isso vai minimizar o problema de foco.

Isso é uma boa idéia, se é foto pra web, ajuda fazer uma foto com menos produto enquadrado, mais de longe e depois cropar, assim funciona como um crop do crop, e a profundidade de campo aumenta. Mas há perda de qualidade.

Ainda acho que a TS é a saída. Existem adaptadores TS de terceiros, para usar com sua objetiva.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2014, 16:58:06
Assim como a pausa é imprescindível na música, a ausencia de luz (sombra) é imprescindível na fotografia.

Cara, gostei disso.   :D :D   Simples e direto :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2014, 17:16:49
Essa é a saída elegante, mas para nós iniciantes o aprendizado para usar uma lente TS é longo. Idem pro foco manual.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2014, 17:23:02
faz testes com, f/11. 16, 22
isto e o mais simples a ser feito,
depois pode ler todo o material que a turma indicou aqui.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2014, 17:34:24
Essa é a saída elegante, mas para nós iniciantes o aprendizado para usar uma lente TS é longo. Idem pro foco manual.

É só tirar da caixa e usar. Na pior das hipóteses dá uma lida em um tutorialzinho.
O mais trabalhoso é mexer na carteira.

A minha eu já saí usando. O segredo é não abusar do tilt, um pouco as vezes já é suficiente, por conta daquela regrinha do paralelogramo.

O principal ponto em fotografia de pequenos objetos é miniaturizar o esquema de luz de forma a atuar com maior precisão. Eu não tenho fotografado jóias, mas a próxima que aparecer, farei com light painting e lanterninhas com difusores.




RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2014, 17:55:50
Viu?  Eu, que nunca nem vi uma lente TS pessoalmente, nem sabia que existia regrinha do paralelogramo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2014, 18:07:25
Viu?  Eu, que nunca nem vi uma lente TS pessoalmente, nem sabia que existia regrinha do paralelogramo.

http://www.luminous-landscape.com/tutorials/focusing-ts.shtml



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2014, 19:59:39
As vezes o papo de ser iniciante é só uma muleta! Eu concordo com o Cláudio que a melhor saída é uma lente TS! A Samyiang tem uma 24mm que custa a metade de uma Canon ou Nikon!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2014, 20:11:04
Outra alternativa eh fazer focus stacking, da um pouco de trabalho mas o resultado final eh exatamente o q vc quer ;)


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2014, 20:16:24
Cara,
Aqui tem um vídeo que explica bem o uso de uma lente TS! :ok:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr