Autor Tópico: Calibrando AF com Micro Ajuste: +20 é defeito?  (Lida 1829 vezes)

dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:04:38
Me considero um iniciante e sempre me senti muito incomodado porque minhas fotos não ficavam super nítidas. Estou estudando cada vez mais e descobri que é bastante comum uma determinada lente ficar descalibrada em uma determinada camera enquanto que a mesma lente em outra camera assim como a mesma camera com outra lente funcionar bem.

Estou há umas 2 horas tentando fazer um teste e não estou muito convicto mas parece que minha Nikkor 50mm 1.8G na minha D750 fica descalibrada e é preciso colocar no Ajuste Fino de AF +20 (o máximo). Fiquei meio preocupado até mesmo porque como não dá para botar +25, não sei se o +20 é o ideal ou o menos pior.

1) Será que eu posso considerar a lente ou a máquina defeituosa? Alguém aqui já teve que ajustar com +20?

2) Será que tem algum lugar no Rio que faça essa calibragem de forma mais profissional e confiável?



Abs



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:18:57
Fiquei meio preocupado até mesmo porque como não dá para botar +25, não sei se o +20 é o ideal ou o menos pior.

1) Será que eu posso considerar a lente ou a máquina defeituosa? Alguém aqui já teve que ajustar com +20?

2) Será que tem algum lugar no Rio que faça essa calibragem de forma mais profissional e confiável?

Boa pergunta! Eu tenho 3 lentes, e as três precisaram de micro ajustes, mas nenhuma foi mais que 20 ou menos que 20.

Só uma observação: isso é muito comum, não existe menos pior ou ideal — na verdade, o ideal é o número onde sua lente e o corpo da sua câmera irão ficar alinhados.