Autor Tópico: Calibrando AF com Micro Ajuste: +20 é defeito?  (Lida 1829 vezes)

dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:04:38
Me considero um iniciante e sempre me senti muito incomodado porque minhas fotos não ficavam super nítidas. Estou estudando cada vez mais e descobri que é bastante comum uma determinada lente ficar descalibrada em uma determinada camera enquanto que a mesma lente em outra camera assim como a mesma camera com outra lente funcionar bem.

Estou há umas 2 horas tentando fazer um teste e não estou muito convicto mas parece que minha Nikkor 50mm 1.8G na minha D750 fica descalibrada e é preciso colocar no Ajuste Fino de AF +20 (o máximo). Fiquei meio preocupado até mesmo porque como não dá para botar +25, não sei se o +20 é o ideal ou o menos pior.

1) Será que eu posso considerar a lente ou a máquina defeituosa? Alguém aqui já teve que ajustar com +20?

2) Será que tem algum lugar no Rio que faça essa calibragem de forma mais profissional e confiável?



Abs



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:18:57
Fiquei meio preocupado até mesmo porque como não dá para botar +25, não sei se o +20 é o ideal ou o menos pior.

1) Será que eu posso considerar a lente ou a máquina defeituosa? Alguém aqui já teve que ajustar com +20?

2) Será que tem algum lugar no Rio que faça essa calibragem de forma mais profissional e confiável?

Boa pergunta! Eu tenho 3 lentes, e as três precisaram de micro ajustes, mas nenhuma foi mais que 20 ou menos que 20.

Só uma observação: isso é muito comum, não existe menos pior ou ideal — na verdade, o ideal é o número onde sua lente e o corpo da sua câmera irão ficar alinhados.

Tem um software pra isso também, o Reikan FoCal (www.reikan.co.uk/focalweb). Eu comprei, mas não consegui usar direito, é preciso um tripé muito estável e um pouco de paciência. Como eu tinha que fazer algumas fotos importantes, acabei mandando para uma assistência em São Paulo (Portssar: http://www.portssar.com.br/) e eles me entregaram tudo calibrado em 2 dias se não me engano — custou 35 Reais cada lente. Quando fotografei com as lentes calibradas, parecia outra máquina! :hysterical:
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 23:21:36 por bfscf »


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:27:03
Boa pergunta! Eu tenho 3 lentes, e as três precisaram de micro ajustes, mas nenhuma foi mais que 20 ou menos que 20.

Só uma observação: isso é muito comum, não existe menos pior ou ideal — na verdade, o ideal é o número onde sua lente e o corpo da sua câmera irão ficar alinhados.

Tem um software pra isso também, o Reikan FoCal (www.reikan.co.uk/focalweb). Eu comprei, mas não consegui usar direito, é preciso um tripé muito estável e um pouco de paciência. Como eu tinha que fazer algumas fotos importantes, acabei mandando para uma assistência em São Paulo (Portssar: http://www.portssar.com.br/) e eles me entregaram tudo calibrado em 2 dias se não me engano — custou 35 Reais cada lente. Quando fotografei com as lentes calibradas, parecia outra máquina! :hysterical:


Você mandou a máquina e as lentes, né?

É um saco ficar calibrando isso.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:34:51

Você mandou a máquina e as lentes, né?

É um saco ficar calibrando isso.

Isso!

As novas Nikons virão com uma opção chamada "Auto AF Fine Tune", que irá fazer esse processo automaticamente! :shock: