Autor Tópico: Calibração dos fotometros  (Lida 5718 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Online: 04 de Abril de 2014, 06:05:20
Bom dia

Todas as marcas de equipamento fotográfico usam as mesmas regras para a calibração dos fotómetro das suas câmaras? Vi no site do Sit Kong Sang que era usada a tabela da Kodak para essa estandardização, mas será que é global?


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2014, 09:30:04
Boa pergunta.

Estava aki pensando com meus botões. Se eu tirar uma foto fotometrada de um cartão cinza 18% o fotometro de mão deve apontar para a mesma configuração correto? Estou com preguiça de ir até o estúdio para fazer o teste.


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2014, 08:36:47
Sempre leio nos manuais das DSLR e os fotômetros das câmeras são setados, na maioria da vezes, em cinza 18%.  São difíceis os casos, porém já li sobre algumas câmeras e fotômetros de mão calibrados em cinza 13%. Mas creio que essa diferença entre 18 e 13% não tenha significância alguma.

Tenho um fotometro de mão Sekonic l308s e te digo que ele é o bicho. Muito bom! Ele sim te dá a exposição SEMPRE correta. Até porque a medição dele e feita pela luz incidente. A quantidade de luz real que está presente na cena.  É um equipamento específico para este fim. A tecnologia das DSLR's avança e o preço dos fotômetros não cai. Pode reparar.

O fotometro da câmera é só mais um dos zilhões dos serviços secundários que a dslr tem além do primário que é... fotografar.

Não adianta colocar o modo de medição da câmera em CENTRAL nem mesmo em PONTUAL. A medição da câmera na maioria das situações será influenciada por outros fatores.

Já vi gente discutindo que o fotometro da câmera tal fotometra melhor que o da câmera tal. rs Isso não existe. São muitos e mínimos fatores que influenciam na medição REFLETIDA do fotometro da câmera. O fotometro da câmera se baseia em cálculos "prováveis".

O que pode existir é se o fotometro da câmera esta ruim ou não. Se estiver muito fora da realidade, aí sim é questão de mandar pra calibrar. Testa fotometrar com o cartão cinza 18%. Se mesmo assim a fotometria não for correta ou satisfatória, o fotometro da câmera tá na M.

 Vlw
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 08:47:07 por thiago.paz »
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2014, 08:45:04
Tenho um fotometro de mão Sekonic l308s e te digo que ele é o bicho. Muito bom! Ele sim te dá a exposição SEMPRE correta. Até porque a medição dele e feita pela luz incidente. A quantidade de luz real que está presente na cena.  É um equipamento específico para este fim. A tecnologia das DSLR's avança e o preço dos fotômetros não cai. Pode reparar.

O fotometro da câmera é só mais um dos zilhões dos serviços secundários que a dslr tem além do primário que é... fotografar.

Não adianta colocar o modo de medição da câmera em CENTRAL nem mesmo em PONTUAL. A medição da câmera na maioria das situações será influenciada por outros fatores.

Já vi gente discutindo que o fotometro da câmera tal fotometra melhor que o da câmera tal. rs Isso não existe. São muitos e mínimos fatores que influenciam na medição REFLETIDA do fotometro da câmera. O fotometro da câmera se baseia em cálculos "prováveis".

O que pode existir é se o fotometro da câmera esta ruim ou não. Se estiver muito fora da realidade, aí sim é questão de mandar pra calibrar. Testa fotometrar com o cartão cinza 18%. Se mesmo assim a fotometria não for correta ou satisfatória, o fotometro da câmera tá na M.

 Vlw

 Tenho exatamente o mesmo fotometro. Como eu trabalho com fundo branco ou preto o fotometro da câmera não serve para nada. Para mim o fotometro de mão é literalmente uma mão na roda.


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2014, 08:53:00
Boa pergunta.

Estava aki pensando com meus botões. Se eu tirar uma foto fotometrada de um cartão cinza 18% o fotometro de mão deve apontar para a mesma configuração correto? Estou com preguiça de ir até o estúdio para fazer o teste.

NATTIS, eu já fiz este teste é o resultado é: SIM! O cartão cinza, te dá o mesmo resultado do fotometro.
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2014, 16:49:57
Mas o fotometro de luz incidente, muito bom por sinal, nao eh a panaceia da exposicao correta.

Tem situacoes em que o fotometro de luz refletida eh muito melhor: foto de uma montanha, foto de shows, foto de esportes... E fotografo experiente conhece bem a maquina e como ela mede, entao nao tem problemas com coisas que eventualmente enganam o fotometro da camera.

Acho que sao ferramentas diferentes com usos diferentes. :ok:
D600 - E-M10


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2014, 18:25:20
Pois é:

1= EU ainda não tive a chance de ir escalar a montanha ir medir com o fotometro de mão e voltar pra tirar a foto.

2 = Nem invadir um palco pedir pra parar um show pra fotometrar e depois tirar a foto.

3 = Nem entrei na frente do Usain Bolt pra fotometrar.
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Po cara, fotometro é para situações controladas e viáveis... Tipo chegar ANTES de um casamento... aniversário.. estúdio... em casa...fotos de produtos.
Sempre ando com ele no pescoço e sempre na bolsa junto com a câmera. Só não uso quando realmente é inviável. Tipo subir na montanha.  :hysterical: :hysterical:
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2014, 18:48:44
Sim, por isso falei que sao ferramentas diferentes com usos diferentes. :ok:
D600 - E-M10


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2014, 12:39:31
Os vosso comentários já me ajudaram a ter uma noção mais correcta sobre esta problemática.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2014, 12:46:08
NATTIS, eu já fiz este teste é o resultado é: SIM! O cartão cinza, te dá o mesmo resultado do fotometro.

Ha bacana colega! É bom saber disso para se alguma coisa parecer errada da para isolar o problema.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2014, 12:51:40
A maioria dos lightmeters possui a função de calibração, assim, se o fotógrafo de alguma forma não se adaptar ou preferir outra calibração, pode alterar.

Câmeras avançcadas como a OMD EM1 também possuem esta função, e o melhor, possibilitam uma calibração independente para cada modo de leitura do fotômetro, isto poderia ser padrão nas câmeras mais profissionais, assim quem tem diversas câmeras pode calibrar todas com o mesmo ponto médio, seja 18% ou não.

Eu tenho 3 sekonic e precisei utilizar calibração interna para que os 3 me entregassem exatamente a mesma resposta, minha OMD Em1 idem, já minha 5D antiga tem 0.75 pontos aproximadamente de desvio.



« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 12:52:52 por Claudio Rombauer »


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2016, 08:37:42
Ressuscitando o tópico...informação de grande utilidade...estava procurando isso  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2016, 09:41:18
Ressuscitando o tópico...informação de grande utilidade...estava procurando isso  :ok:

Então são dois! Pesquisei isso agora também! Esse Sekonic é realmente fantástico e o colega que disse que "a tecnologia das DSLR's avança e o preço dos fotômetros não cai" é puramente verdade... To querendo comprar um mas aqui tá caro demais... e ele é o mais barato na B&H, 172 obamas... esperar minha tia ir pra Miami mesmo...  :shock:
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/