Autor Tópico: 18 minutos.  (Lida 6241 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Abril de 2014, 20:50:04
Você está disposto a jogar fora um bem preciso: o tempo? Você está disposto a "perder" tempo, durante 18 minutos? Seja pelo menos curioso!  :assobi:

http://www.youtube.com/watch?v=rekQ9IZqmVA
-22.352971,-48.775582


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2014, 03:15:53
Aqui tem um da co-irmã ( por coincidência estava olhando quando vi seu post )

http://www.youtube.com/watch?v=cjlkOaiPujY
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 03:16:38 por costaedu »
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2014, 06:39:32
De onde vem tanto apego por essa camera? Vejo sempre as pessoas falando dela nesse forum.
Eh de fato uma otima camera mas nada de novo. Existem muitas outras cameras tao boas ou ate melhores em diversos aspectos.

https://www.youtube.com/watch?v=9RriTn06WQg Fiji GX680 (Maior negativo, pode usar ela completamente no automatico ou completamente no manual, lentes tops e preco muito acesivel).

https://www.youtube.com/watch?v=UOd39-JaMMI Pentax 67 (melhor pegada e mais agil, como tambem mais resistente, muito mais apropriado para fotos de acao, viagens, esportes, festas e tudo mais fora de estudio, usado em larga escala por profissionais em sua epoca ate hoje).

https://www.youtube.com/watch?v=lNEEbT7yrNg Bronica ETRSi 6x4.5 (Formato menor do que o 6x7 mas muito mais leve, muito mais portatil. Da para fotografar um assessao inteira segurando ela sem cancar o braco). E a qualidade das lentes ainda sao muito boas e muito de seus equipamentos disponivel em larga escala no mercado.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2014, 23:36:19
De onde vem tanto apego por essa camera? Vejo sempre as pessoas falando dela nesse forum.
Eh de fato uma otima camera mas nada de novo. Existem muitas outras cameras tao boas ou ate melhores em diversos aspectos.

https://www.youtube.com/watch?v=9RriTn06WQg Fiji GX680 (Maior negativo, pode usar ela completamente no automatico ou completamente no manual, lentes tops e preco muito acesivel).

https://www.youtube.com/watch?v=UOd39-JaMMI Pentax 67 (melhor pegada e mais agil, como tambem mais resistente, muito mais apropriado para fotos de acao, viagens, esportes, festas e tudo mais fora de estudio, usado em larga escala por profissionais em sua epoca ate hoje).

https://www.youtube.com/watch?v=lNEEbT7yrNg Bronica ETRSi 6x4.5 (Formato menor do que o 6x7 mas muito mais leve, muito mais portatil. Da para fotografar um assessao inteira segurando ela sem cancar o braco). E a qualidade das lentes ainda sao muito boas e muito de seus equipamentos disponivel em larga escala no mercado.

A grande vantagem das RB / RZ com certeza é o custo benefício e versatilidade.
A Pentax 67 não é da mesma categoria de equipamento, se você precisar usar vários tipos de filme ao mesmo tempo terá que ter mais de uma máquina.
A Bronica parou de ser fabricada faz muito mais tempo, então a dificuldade de arrumar peças de reposição é maior. Sem contar o fato de ser 6x4.5, ou seja, outra categoria.
A GX680 realmente é uma alternativa interessante.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2014, 00:15:07
Antes de comprar a minha hasselblad eu estava de olho nesse tanque de guerra aí. Achei o custo benefício bastante interessante. O fator que contou na minha decisão foi o peso, pois as minhas fotos são feitas ao ar livre em sua grande maioria. Eu até que vi uns videos da galera levando ela pro combate ao ar livre, mas a minha mulher se assustou com o peso e como ela também fotografa, acabei indo de hassel mesmo. Com o visor prismático 90graus e a empunhadura, ela fica bastante pesada tambem. Mesmo assim eu ainda prefiro usar os dois pois ainda me confundo bastante em relação às perspectivas com o microprisma e, além disso, quando a velocidade está baixa, o obturador na empunhadura ajuda a não tremer a camera. Minha mulher prefere a camera mais leve e sem nenhum acessório.
Gosto desses modelos de camera em que as peças vêm separadas. O problema é que voce acaba gastando mais do que imaginou gastar se fosse somente o básico. Já comprei um back polaroid, agora estou de olho num back A16, num visor prismático 45 graus e num despolido novo. Todas essas brincadeiras devem sair pelo preço que paguei na camera :(. Sem contar as lentes?
Enfim, supérfluos. Acho que a minha prioridade é um segundo back, pra não precisar esperar um filme acabar pra poder usar outro e ponto final. O resto a gente vai levando. E na verdade as limitações acabam sendo fator importante de aprendizagem.
« Última modificação: 01 de Maio de 2014, 00:24:20 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2014, 02:08:11
A grande vantagem das RB / RZ com certeza é o custo benefício e versatilidade.
A Pentax 67 não é da mesma categoria de equipamento, se você precisar usar vários tipos de filme ao mesmo tempo terá que ter mais de uma máquina.
A Bronica parou de ser fabricada faz muito mais tempo, então a dificuldade de arrumar peças de reposição é maior. Sem contar o fato de ser 6x4.5, ou seja, outra categoria.
A GX680 realmente é uma alternativa interessante.

Mas a Pentax tem enormes vantagens em outros aspectos, eh muito mais solida e resistente para fotos fora de estudio e condicoes de tempo (humidade) mais critica. Eh muito mais pratica e confortavel de se fotografar na mao. Tem imanesa vantagem on se fotografar cenas de acao e expontaneas. ou seja, atende muito mais propositos e situacoes enquanto que a RB/RZ sao muito mais limitadas em diversos aspectos.

Abronica, apesar de ter sido parada de se fabricar ha mais tempo, existe uma imensa disponibilidade de pecas e acessorios. Eh mais facil achar lentes, magazines e view finders da bronica nas lojas e ebay do que achar lentes, pecas e acessorios da RB/RZ. E o tamanho menor do negativo tambem tem suas vantagens.

A real vantagem das RB/RZ sao as magazines rotativas, podendo mudar de retrato para paisagem sem precisar mover a camera, e alguns aspectos da qualidade de algumas lentes expecialmente para retratos, como tambem o sistema de zoom podendo fazer macro com qualquer lente (para quem se dedica mais a tal area). Ou seja, eh uma camera desenhada para estudio e de fato muito boa. Mas esta longe de ser uma camera versatil, confortavel e amigavel de se usar em outras situacoes fora do estudio e sem tripe.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2014, 02:39:38
Antes de comprar a minha hasselblad eu estava de olho nesse tanque de guerra aí. Achei o custo benefício bastante interessante. O fator que contou na minha decisão foi o peso, pois as minhas fotos são feitas ao ar livre em sua grande maioria. Eu até que vi uns videos da galera levando ela pro combate ao ar livre, mas a minha mulher se assustou com o peso e como ela também fotografa, acabei indo de hassel mesmo. Com o visor prismático 90graus e a empunhadura, ela fica bastante pesada tambem. Mesmo assim eu ainda prefiro usar os dois pois ainda me confundo bastante em relação às perspectivas com o microprisma e, além disso, quando a velocidade está baixa, o obturador na empunhadura ajuda a não tremer a camera. Minha mulher prefere a camera mais leve e sem nenhum acessório.
Gosto desses modelos de camera em que as peças vêm separadas. O problema é que voce acaba gastando mais do que imaginou gastar se fosse somente o básico. Já comprei um back polaroid, agora estou de olho num back A16, num visor prismático 45 graus e num despolido novo. Todas essas brincadeiras devem sair pelo preço que paguei na camera :(. Sem contar as lentes?
Enfim, supérfluos. Acho que a minha prioridade é um segundo back, pra não precisar esperar um filme acabar pra poder usar outro e ponto final. O resto a gente vai levando. E na verdade as limitações acabam sendo fator importante de aprendizagem.

Nao existe sistema perfeito, apenas o mais amigavel para o uso que fara. A hasselblad tem lentes otimas as suas cameras com frequencia tem problemas de vazamento de luz e travamento do obturador. Uma das maiores vantagens de algumas lentes hasselblad esta na maior velocidade do sync speed.

A bronica eh estremamente mais leve, mais facil e pratico de se usar para retratos fora do estudio e sem tripe, principalmente 6x4.5 obviamente mas a 6x6 apesar de grandinha tambem eh muito amigavel para ambientes naturais, muito mais barata e muitas pecas disponivel no mercado. A maior desvantagem esta somente na qualidade das lentes que nao chegam ao nivel da mamyia e hasselblad, mas nao quer dizer que nao sejam de otima qualidade. E o sync spreed das Bronicas nao chegam a velocidade super sonica das hasselblad mas ainda eh melhor do que o das Mamiya.

A pentax 67, apesar de nao tem back magazine (a principal desvantagem), ela eh muito mais apropriada para uso em diferentes condocoes, principalmente fora de estudio. Ela eh pesada mas muito mais confortavel e apropriada para se fotografar com ela na mao, alem de ocupar menos espaco na mala. Eh praticamente uma 35mm gigante. Eu nao diria que as lentes da Pentax sao piores do que as da Mamyia em qualidade visual. Eu diria que apenas tem caracteristicas diferentes ja que as lentes Mamiya foram desenhadas para retratos mais expecificadamente. Pentax sempre teve nivel alto em suas lentes

As cameras de lentes duplas tambem sao otimas, costumam serem mais leves, ocuparem menos espaco e serem muito mais pratico para viagens. E nao chama a atencao com a lapada do espelho. Mas ate nesse genero de camera sempre falam, ou somente ouco falar por aqui da RolleiFlex, que de fato teve uma otima constricao de camera, mas existem outras marcas tao boas ou ate melhores em diversos aspectos. Pelo o que eu li uma vez o custo/qualidade que se paga pela Rolleiflex esta mais no fato de ser uma "peca de colecao".

A impressao que fico eh que estao ignorando e perdendo os inumeros beneficios dos demais sistemas, marcas e modelos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2014, 03:12:27
Eu esqueci de dizer... Atualmente, acredito que uma fuji gx 680 tem um custo beneficio e qualidade muito alem do que esses sistemas antigos mamiya e hasselblad.

Tem todas as vantagens e qualidades mamiya e hasselblad e muito mais, por um preco muito amigavel e tecnologial atual.
-Tilt e shift.
-Lentes com abertura ate f64 a f3.5
-Tamanho do negativo 6x8
-Qualidade visual quase 1 passo das grandes formatos
-Eh grande e pesada, mas ainda da para fotografar com ela pendurada no pescoco por uns 10 min antes de cancar.
-Pode usar ela totalmente no altimatico ou totalmente no manual (tem auto focus, sistema de medida de luz muito acurado e muitos pontos de foco, passa e rebobina o filme automaticamente).
-Da para usar magazine com filme ou traseiro digital.
-As lentes sao de uma qualidade de nivel estupenda.
-Da para adapatar para se usar filme 5x4 (grande formato).

A primeira versao usada custa apenas um pouco do que se pagaria em uma RZ. E a ultima versao nova custa na faixa dos 3000 a 6000 dolares dependendo do pais. Sinceramente, barato demais.



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2014, 09:21:04
Nao existe sistema perfeito, apenas o mais amigavel para o uso que fara. A hasselblad tem lentes otimas as suas cameras com frequencia tem problemas de vazamento de luz e travamento do obturador. Uma das maiores vantagens de algumas lentes hasselblad esta na maior velocidade do sync speed.

A bronica eh estremamente mais leve, mais facil e pratico de se usar para retratos fora do estudio e sem tripe, principalmente 6x4.5 obviamente mas a 6x6 apesar de grandinha tambem eh muito amigavel para ambientes naturais, muito mais barata e muitas pecas disponivel no mercado. A maior desvantagem esta somente na qualidade das lentes que nao chegam ao nivel da mamyia e hasselblad, mas nao quer dizer que nao sejam de otima qualidade. E o sync spreed das Bronicas nao chegam a velocidade super sonica das hasselblad mas ainda eh melhor do que o das Mamiya.

A pentax 67, apesar de nao tem back magazine (a principal desvantagem), ela eh muito mais apropriada para uso em diferentes condocoes, principalmente fora de estudio. Ela eh pesada mas muito mais confortavel e apropriada para se fotografar com ela na mao, alem de ocupar menos espaco na mala. Eh praticamente uma 35mm gigante. Eu nao diria que as lentes da Pentax sao piores do que as da Mamyia em qualidade visual. Eu diria que apenas tem caracteristicas diferentes ja que as lentes Mamiya foram desenhadas para retratos mais expecificadamente. Pentax sempre teve nivel alto em suas lentes

As cameras de lentes duplas tambem sao otimas, costumam serem mais leves, ocuparem menos espaco e serem muito mais pratico para viagens. E nao chama a atencao com a lapada do espelho. Mas ate nesse genero de camera sempre falam, ou somente ouco falar por aqui da RolleiFlex, que de fato teve uma otima constricao de camera, mas existem outras marcas tao boas ou ate melhores em diversos aspectos. Pelo o que eu li uma vez o custo/qualidade que se paga pela Rolleiflex esta mais no fato de ser uma "peca de colecao".

A impressao que fico eh que estao ignorando e perdendo os inumeros beneficios dos demais sistemas, marcas e modelos.
Voce esqueceu da Contax e de suas lentes zeiss. A queridinha dos fotógrafos de casamento mundo afora.
Só o precinho que eu acho um absurdo pagar por um 6x4.5.  >:(
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2014, 09:22:11
Eu esqueci de dizer... Atualmente, acredito que uma fuji gx 680 tem um custo beneficio e qualidade muito alem do que esses sistemas antigos mamiya e hasselblad.

Tem todas as vantagens e qualidades mamiya e hasselblad e muito mais, por um preco muito amigavel e tecnologial atual.
-Tilt e shift.
-Lentes com abertura ate f64 a f3.5
-Tamanho do negativo 6x8
-Qualidade visual quase 1 passo das grandes formatos
-Eh grande e pesada, mas ainda da para fotografar com ela pendurada no pescoco por uns 10 min antes de cancar.
-Pode usar ela totalmente no altimatico ou totalmente no manual (tem auto focus, sistema de medida de luz muito acurado e muitos pontos de foco, passa e rebobina o filme automaticamente).
-Da para usar magazine com filme ou traseiro digital.
-As lentes sao de uma qualidade de nivel estupenda.
-Da para adapatar para se usar filme 5x4 (grande formato).

A primeira versao usada custa apenas um pouco do que se pagaria em uma RZ. E a ultima versao nova custa na faixa dos 3000 a 6000 dolares dependendo do pais. Sinceramente, barato demais.


Não é por nada não Croix, mas se for pra andar com esse trambolho ai talvez seja melhor ir de grande formato mesmo, não?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Maio de 2014, 10:59:57
Não é por nada não Croix, mas se for pra andar com esse trambolho ai talvez seja melhor ir de grande formato mesmo, não?

Croix e Spiderman, desculpe-me por me meter, mas vou dar meu pitaco.

Spiderman, acho que vc está certíssimo nesse ponto. Além do fato de ser uma película GF 4x5, ainda se pode trabalhar com backs para filme 120 e em vários formatos: 6x17, 6x12, 6x9, 6x8, 6x7, 6x6, 6x4.5. Existe um da Sinar que faz todos esses formatos aí. Se não me engano é o Sinar Vario Roll Film Holder.

A propósito, uma coisa que me incomoda um pouco na Pentax 67 (e eu tenho duas: a P67 e a P67 II) é a baixíssima velocidade de sincronismo. Concordo que ela é muito prática para se trabalhar em externas, mas mesmo nessa situação, às vezes a gente não pode abrir mão de luz artificial. Claro que existem as lentes do tipo LS (Leaf Shutter), porém, com elas, o fotógrafo fica limitado às duas únicas distâncias focais disponíveis: a 90mm LS e também a 165 LS.

Tenho também a Mamiya RB67 PRO SD. Não acho, nem nunca eu disse isso, que ela seja a melhor câmera do mundo. Já se falou aqui que NÃO EXISTE SISTEMA PERFEITO e essa é um verdade incontestável. O Marcio falou que essa câmera foi concebida para estúdio. Tanto é verdade que no auge de sua fama, a Mamiya RB67 foi apelidada de WORKHORSE de estúdio.

Concordo com o Spidermann quanto à construção modular dessas câmeras, assim com também o é as Hasselblad, pois facilita muito a vida. Não, claro, sem ter de pagar mais por isso, afinal de contas... ficar comprando acessórios depois faz com que o molho fique mais caro do que o frango.

Com a Mamiya RB67:
  • é possível back 6x4.5,
  • nela existe sincronismo de velocidade em todas as velocidades,
  • existem lentes de altíssimo nível, como a 150mm (não estou falando da soft, mas sim da 150mm normal)
  • no modelo PRO SD ainda existe o back 6x8 (vejamos bem isso, uma câmera com 6x4.5, 6x7 e 6x8)
  • para se trabalhar em externas com a câmera à mão levantada (sem tripé), o hand grip ajuda bastante (mas, claro, o peso é enorme).




-22.352971,-48.775582


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2014, 11:20:08
Voce esqueceu da Contax e de suas lentes zeiss. A queridinha dos fotógrafos de casamento mundo afora.
Só o precinho que eu acho um absurdo pagar por um 6x4.5.  >:(

Eu nao conheco muito a Contax entao nao tenho informacao para comentar sobre ela. :/

Não é por nada não Croix, mas se for pra andar com esse trambolho ai talvez seja melhor ir de grande formato mesmo, não?

Ela ah mais uma camera de estudio para tripe, e nao para andar por ai, apesar de ser possivel.
Mas como todos os sistemas ela tambem tem seus problemas (tamanho e peso). Apesar da desvantagem do tamanho e peso, ela tem as vanatgens das tecnologias modernas (pode usar tudo automatico igual as cameras 35mm de hoje), a vantagem do rollo do medio formato e as vantagens da grande formato, pq ela tambem pode se usada para fazer fotos grande fomato.
Se for para andar por ai com a camera eh melhor uma menor e com menos opcoes mesmo.
Outra desvantagem eh o numero de lentes disponiveis, mas nada que faca muita falta.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2014, 11:28:05
A propósito, uma coisa que me incomoda um pouco na Pentax 67 (e eu tenho duas: a P67 e a P67 II) é a baixíssima velocidade de sincronismo. Concordo que ela é muito prática para se trabalhar em externas, mas mesmo nessa situação, às vezes a gente não pode abrir mão de luz artificial. Claro que existem as lentes do tipo LS (Leaf Shutter), porém, com elas, o fotógrafo fica limitado às duas únicas distâncias focais disponíveis: a 90mm LS e também a 165 LS.

Pois eh, a Pentax 67 foi pensada para ser usada igual uma 35mm, fora de estudio, etc.

As opcoes de lentes com obturadores sao somente essas mesmo, que sao justamente as lentes para retratos e as melhores eu acredito. Para quem gosta de mais opcoes deixa a desejar.


coisasdavida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2014, 20:43:05
Voce esqueceu da Contax e de suas lentes zeiss. A queridinha dos fotógrafos de casamento mundo afora.
Só o precinho que eu acho um absurdo pagar por um 6x4.5.  >:(

Pouca gente se dá conta, mas a Contax 6x4.5 foi a última câmara a usar as lentes Zeiss "verdadeiras", depois que a Hasselblad passou a usar o vidro EBC. Eram as lentes da quinta geração que a Hasselblad nunca viu. Por outro lado, isso não pode durar tanto assim, afinal pararam de fazer as Contax 6x4.5 em 2005 se não me falha a memória e agora é usar o que ainda existe enquanto não pifa.