Autor Tópico: O que posso postar no flickr? Preciso de autorização da pessoa fotografada?  (Lida 1620 vezes)

santanasampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • "A felicidade só é completa quando compartilhada."
Olá pessoal, quero postar fotos no flickr dos colegas e de situações do dia dia do curso, mas aconteceu que um colega não gostou nem um pouco de ter sua foto publicada e me ameaçou.
Preciso de autorização de cada pessoa fotografada se eu quiser deixar que a foto esteja como pública?
O que posso fazer para não ter problemas com isso?
Abraço!
"A felicidade só é completa quando é compartilhada."

http://www.flickr.com/photos/32297570@N05/


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Até hoje eu nunca passei por uma situação dessa, porem sempre pergunto para a pessoa fotografada se posso publicar as fotos na web.
Eu não gostaria que alguém publicasse uma foto minha sem me avisar antes.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Se a pessoa que se incomodou com a foto está evidente ( se sobressai em relação as outras ou se destaca na foto ) ela poderia, teoricamente te processar, o que não significa que ganharia a causa, pois teria que provar o constrangimento.

Essa é uma questão bem delicada e muito debatida aqui no fórum.

No uso de imagens vc pode se defrontar com alguns "fotografados" que volta e meia vem tirar satisfação...e o ideal é ter mesmo autorização, nem que seja só de boca, quando não é um uso comercial, prq nesse caso a coisa complica bastante.





martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Esse tópico vai render!  :fight: hehehe
brincadeiras a parte.. acho sempre uma boa perguntar se a pessoa concorda né, sem a anuência não rola. Mas nesses casos de colegas de trabalho, que tem meia empresa na foto.. se for perguntar pra um a um, melhor nem postar a foto. Agora, se a pessoa se incomodou eu retiraria a foto do ar e me desculparia na hora, como falaram alí.. pode rolar um processinho (difícil de ganhar, mas dor de cabeça na certa pra você).  :ok:

Ahn, uma vez fui fazer um curso e tinha uma mulher que ficava tirando foto dos outros alunos comendo. Tipo, na hora do almoço o pessoal rangava na copa do local.. levava quentinha e tal e a mulher ficava comendo e tirando foto das pessoas mastigando, de boa cheia.. eu falei uma vez pra ela: Se você tirar uma foto minha comendo ou distraído eu vou fazer você engolir megapixel por megapixel dessa câmera, e olha que pelo que eu estou vendo daqui não serão poucos! Depois disso todo mundo começou a falar que ela era um pé no saco mesmo e já cortaram o barato dela! Ela postava as fotos no face e legendava geral nas piores posições!
« Última modificação: 05 de Abril de 2014, 09:22:39 por martineschen »
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Pela lei de direitos autorais e direito de imagem é sim necessário ter autorização de TODOS os presentes em uma foto. A única exceção é de pessoas públicas (famosas). Aconselho ler um conjunto de postagens no blog da Editora Photos no tema (são cerca de meia dúzia, incluo também um link da Wikipedia):
Link Wikipedia
Link Blog da editora Photos

Os demais links do Blog da Editora Photos eu não achei rápido. Tinha um especificamente sorbe esta parte de uso de fotos de terceiros, o que exige autorização, exceto no caso de políticos, famosos e afins (desde que o uso não seja constrangedor, como indicado no link da wikepedia acima). I.e., se teu colega não quer a foto dele lá ele tem o direito de restringir o uso da imagem dele próprio (deirito este que é inalienável), mas deixo mais detalhes para os colegas que são advogados que atuam na área (Em tempo: eu não sou advogado).

Mais um link que encontrei e que mostra restrições também a fotos de famosos (bem como situações onde a restrição não existe).
« Última modificação: 05 de Abril de 2014, 09:44:57 por jauvane »
JVc.


santanasampaio1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • "A felicidade só é completa quando compartilhada."
Obrigado a todos pelas contribuições.
A grande maioria das pessoas pedem as fotos, e eu nao tenho como ficar salvando foto por foto de quem vem pedir, então vou liberar o link no flickr.
Quem se sentir ofendido ou quiser eu retiro as fotos e peçe desculpas.
"A felicidade só é completa quando é compartilhada."

http://www.flickr.com/photos/32297570@N05/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
A regra é: Alguém reclamou, retire imediatamente a foto da rede.

Em tese, veja bem, EM TESE, não é necessário a autorização de todas as pessoas que estejam no frame para se publicar uma foto. Se a foto em questão tiver cunho documental ou jornalístico a foto pode ser publicada. Se a pessoa não for o motivo principal da foto tb é possível a publicação.
Evidentemente, sempre haverá o risco de um processo, mas seguindo essas instruções básicas a chance de sucesso do retratada na ação judicial cai enormemente, mas não totalmente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
A regra é: Alguém reclamou, retire imediatamente a foto da rede.

Em tese, veja bem, EM TESE, não é necessário a autorização de todas as pessoas que estejam no frame para se publicar uma foto. Se a foto em questão tiver cunho documental ou jornalístico a foto pode ser publicada. Se a pessoa não for o motivo principal da foto tb é possível a publicação.
Evidentemente, sempre haverá o risco de um processo, mas seguindo essas instruções básicas a chance de sucesso do retratada na ação judicial cai enormemente, mas não totalmente.

Exato, e complemento com outras regras simples para evitar problemas:

Se a foto for publicada em algum local em que ela porventura venha a lhe enriquecer, agregar valor ou de alguma forma monetizá-lo, ainda que indiretamente, a regra geral é: PEGUE AUTORIZAÇÃO.

Caso a foto seja exposta em locais sem fins lucrativos, não exponha a intimidade de outrem, não corra risco de expor a pessoa à opinião pública e não esteja misturada a outras fotos de gosto duvidoso e tampouco associe a imagem desta pessoa a algum produto ou serviço, a regra geral é: NÃO PRECISA DE AUTORIZAÇÃO.

« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 22:51:11 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure